Como postei acima, tive problema com a bomba d'agua (para quem não sabe ela é construida de carcaça de aluminio eixo de aço com rolamento blindado e rotor de plastico), partiu o rotor, não estava circulando ou estava circulando pouco, ou seja estava roletando no eixo.
Conclusão: no painel estava marcando 90º, quando ultrapassava 2000 giros mais ou menos a centralina desligava o compressor do ar condicionado e cortava potencia do motor, só chegava a 85 km por hora (no painel continuava 90º) ficava um tempo com o motor em lenta ou a 40/50 km/hr voltava tudo ao normal (porque ele descia a temp e a centralina abria novamente potencia), detalhe, em qualquer condições quando ligava o ar quente da ventilação interna ele não funcionava (detalhe quando ligava a ventilação interna a temp. no painel baixava para uns 40º desligava o ar quente voltava a 90º). (o scaner acusava problema de temperatura mas não indicava onde) O que fiz? Desliguei o sensor de temp na carcaça da valvula termostática que envia p centralina e pimba o T não deu mais problema (claro ele ficou sem receber temperatura), troquei o sensor continuou o prob., retirei a valv. termost continuou o prb., só faltava a bomba, saquei a helice do motor, retirei a bomba e achei o defeito.
Gostaria que alguem que saiba me diga a resposta mágica para esta pergunta: PARA QUE SERVE O SENSOR DE TEMPERATURA QUE NÃO É O MESMO DA CARCAÇA DA VALV. TERM. E QUE MANDA A MARCAÇÃO PARA O PAINEL? (O SCANER NÃO ACUSA PROBLEMA NA BOMBA D'AGUA, SÓ TEMPERATURA EXCEDENDE TEM QUE IR POR ELIMINAÇÃO)
Abraço a todos.
(Se eu estiver falando muito me avisem)