
Postado originalmente por
Jorgao
Isamaral, dê uma lidinha aqui sobre controle de tração do wrangler:
Wrangler 2008 Controle de Tração - Aventura & Offroad
"
Alguém sabe sobre o funcionamento do ESP (controle de tração) do novo Wrangler??? Tive uma dificuldade: Notei que no 4x4 (sem redução) mesmo com o controle de tração destivado pela tecla ESP OFF, o referido controle continua a funcionar em algumas situações o que atrapalha e muito nas trilhas. Quando acionada a redução, isso não ocorre, o controle de tração fica totalmente desligado e o carro fica um monstro. Mas como fazer para usar só o 4x4 (sem redução) sem que o sistema de controle de tração atrapalhe????? Obrigado. Abraço."
"
Pelo que entendi, a questão se refere ao uso do 4x4 hi em trilhas, oportunidade na qual o controle de tração, indevidamente, acaba por ocasionar perda de desempenho, em razão de leituras indevidas pelos sensores. Situação similar àquela, inclusive, em que abs, vez ou outra, e em situação extrema, acaba por neutralizar a possibilidade da correção da trajetória do veículo, mediante o travamento das rodas... "
O mais comum é desligá-lo nas trilhas! Pode ser que um veículo com controle de tração transponha um obstáculo que uma picape de LSD não transponha, mas também acontece o contrário, e a culpa é toda do controle de tração! Ele tanto pode ajudar como pode atrapalhar muito, diferentemente do LSD, que faz total diferença na transposição de erosões e alguns atoleiros (Lembrando que controle de tração nas 4 é melhor que LSD só na traseira, pelo menos na maioria dos casos), mas nem se compara ao bloqueio propriamente dito (As l200 antigas tinham um 100% acionado por botão).
O problema do LSD é exatamente esse que você mencionou. Desgasta mesmo, assim como diversos outros sistemas. Não tem jeito, mas é muito mais confiável e eficiente do que controle de tração. Mas, tem que fazer bastante trilha desgastar isso. Assim que desgastado, vale a pena investir em coisa séria, bloqueio de diferencial Kaiser, E-Locker, ARB, etc, entre diversas marcas. Tem alguns inclusive acionados automaticamente! (Não gosto muito)
Isamaral, repare bem nessa frase: Os fabricantes visam o desempenho offroad, mas sem deixar de lado o conforto
Isso faz parte da propaganda de veículos cross, suvs, picapes e jipes! Está na boca de todo vendedor desses veículos!
Mas, não existe almoço grátis! Quer uma suspensão de desempenho (estabilidade, retomadas, eliminação de oscilações,etc) ou uma que favoreça resistência? Pra Rally? Pra trilha? Pra Raid? Pra asfalto esburacado? Pra asfalto bom (asfalto de gringo)?
Dá uma volta numa Triton ER de rally e numa Triton convencional. Sacoleja até a alma do sujeito! Não é atoa que entram bancos especiais, duplo amortecimento, feixe de molas no eixo rígido traseiro ao invés das molas helicoidais originais, limite de torque eixo dianteiro independente pra preservar o conjunto, câmbio Eaton ao invés de câmbio Mitsubish...
Por que será que, no caso de jipes, Defender, Marruá, Wrangler e Troller, que continuam a serem fabricados, todos são bem desconfortáveis quando comparados a SUVs e atuais picapes. E ainda custam mais caro em alguns casos! É exatamente a mesma coisa nas picapes. Quem precisa de uma pickup pra uso extremo, não compra Ranger, L200, Frontier, Hilux, etc. Acaba ficando numa Bandeirante, Rural, D20, ou parte para uma Defender 130.
As únicas picapes que têm a proposta da Band é sem dúvida a Defender 130, e as agrales Marruá AM150 e AM200. A Pantanal vinha aí, mas a Ford matou. Há boatos de que agora com a Ranger ficando redondinha e assumindo sua posição na nova geração, talvez lancem uma "nova Pantanal" através da Troller.

Toyota Bandeirante, Histria, Carro, Automvel, Caractersticas Toyota Bandeirante - Pgina 4
"
A recente série Sport, mais uma tentativa de cativar o público jovem. Pouco depois o Bandeirante
entregava os pontos, vítima das normas de emissões e do desinteresse da marca em mantê-lo"
"Foram 103.750 unidades produzidas, que sobem para 104.621 se somados os Land Cruisers montados em CKD. Esse indestrutível desbravador de caminhos com certeza deixará saudades, inclusive por representar uma das poucas opções no segmento dos jipes "puros e duros", que a cada ano dão lugar a todo tipo de utilitários-esporte, mais luxuosos e confortáveis, mas inadequados à proposta original de um legítimo 4x4."
A finada Band
Desculpa aí, o post ficou bem longo!