x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 33

Tópico: Kombi Traçada!

Hybrid View

Kombi Traçada!

Kombosa 4x4! Pena que não foi pra frente...

"VW Kombi 4x4 chegou a passar pelas pranchetas da VW"

Imagine só um sistema de tração nas quatro rodas para a utilitária de maior custo-benefício do Brasil

Texto: Rodrigo Samy
    Fotos: Mario Vilescusa

Ontem publicamos uma reportagem sobre a Kombi Export de Ernst Martin Scherwits. No mesmo dia em que marcamos a entrevista, o administrador de empresas e ex-funcionário da Volkswagen também nos mostrou outra loucura. Uma Kombi com tração 4x4 capaz de subir até paredes.

Apesar da exclusividade tecnológica, o modelo não faz os olhos de ninguém brilharem. Com uma pintura maltratada pelo tempo, o grande trunfo da Kombi de Scherwits é o projeto que foi engavetado pela Volkswagen brasileira.

A história desta Kombi começa em 1979, quando a empresa paulista Dacunha Veículos, associada à QT Engenharia, desenvolveu um sistema inédito de tração 4x4 para a Kombi. A vantagem é que a empresa Dacunha era especializada em veículos off-road. Chegou a desenvolver veículos para o exército e o Jeg.

O projeto não vingou e sobraram apenas duas unidades da utilitária 4x4. Uma foi totalmente desmontada e a outra ficou com o funcionário da Volkswagen, na época, Scherwits. A idéia do funcionário era viabilizar o projeto como kits, já que a multinacional o havia deixado de lado.

O administrador de empresas conta que esperou a patente da Dacunha caducar e virar domínio público para tocar o projeto para frente com a ajuda de um empresário. Mais uma decepção: o kit também esbarrou nos custos operacionais e no fornecimento de peças.

Hoje, Scherwits se vangloria de ter a única Kombi 4x4 do Brasil (além daquela Export que mostramos ontem) e sonha em ver a tração nas quatro rodas abraçada por ele engrenada nas utilitárias pelo país.

Mesmo demonstrando todo o carinho por estas raras vans, o saudosista afirma que ambas estão à venda. A única coisa que ele não revelou foi o preço, só adiantou que é impossível praticar o preço de tabela nas jóias raras.

Como funciona a Kombi 4x4

Ao câmbio original é acoplada uma nova caixa de transferência, diferente da dos veículos 4x4 tradicionais, sem marcha reduzida. Desta nova caixa de transferência saem dois eixos-cardã que se conectam com um diferencial dianteiro. Vale lembrar que a Kombi possui câmbio e motor originais na parte traseira.

A sustentação dos eixos é feita por travessas adaptadas ao próprio chassi do automóvel. O diferencial dianteiro joga força nas rodas dianteiras por meio de semi-eixos, conhecidos no mundo dos pesados como cruzetas.

Para acionar a tração 4x4, a Kombi tem no assoalho uma segunda alavanca que tem a incumbência de acionar o sistema. Para agüentar o tranco e o peso extra, a suspensão dianteira recebeu reforço.

Fonte:

http://www.webmotors.com.br/wmpublic...pub?hnid=39956

Usuário
    Entrada
    19/12/2007
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 0

Thumbs up VW 4x4

Beto, acabo de ler na revista 4x4 & Cia, edição de agosto a materia de capa sobre um Gurgel X12, 4x4. Sensacional, recomendo a leitura. Um trabalho muito bem feito do mecanico Joel Meireles Santos de Cuiabá, MT.
    Vale a pena ler sobre o "desenvolvimento" deste 4x4. Era isto, boa leitura. Badia

Citação Postado originalmente por Beto Marcicano Ver Post
    Kombosa 4x4! Pena que não foi pra frente...

"VW Kombi 4x4 chegou a passar pelas pranchetas da VW"

Imagine só um sistema de tração nas quatro rodas para a utilitária de maior custo-benefício do Brasil

Texto: Rodrigo Samy
    Fotos: Mario Vilescusa

Ontem publicamos uma reportagem sobre a Kombi Export de Ernst Martin Scherwits. No mesmo dia em que marcamos a entrevista, o administrador de empresas e ex-funcionário da Volkswagen também nos mostrou outra loucura. Uma Kombi com tração 4x4 capaz de subir até paredes.

Apesar da exclusividade tecnológica, o modelo não faz os olhos de ninguém brilharem. Com uma pintura maltratada pelo tempo, o grande trunfo da Kombi de Scherwits é o projeto que foi engavetado pela Volkswagen brasileira.

A história desta Kombi começa em 1979, quando a empresa paulista Dacunha Veículos, associada à QT Engenharia, desenvolveu um sistema inédito de tração 4x4 para a Kombi. A vantagem é que a empresa Dacunha era especializada em veículos off-road. Chegou a desenvolver veículos para o exército e o Jeg.

O projeto não vingou e sobraram apenas duas unidades da utilitária 4x4. Uma foi totalmente desmontada e a outra ficou com o funcionário da Volkswagen, na época, Scherwits. A idéia do funcionário era viabilizar o projeto como kits, já que a multinacional o havia deixado de lado.

O administrador de empresas conta que esperou a patente da Dacunha caducar e virar domínio público para tocar o projeto para frente com a ajuda de um empresário. Mais uma decepção: o kit também esbarrou nos custos operacionais e no fornecimento de peças.

Hoje, Scherwits se vangloria de ter a única Kombi 4x4 do Brasil (além daquela Export que mostramos ontem) e sonha em ver a tração nas quatro rodas abraçada por ele engrenada nas utilitárias pelo país.

Mesmo demonstrando todo o carinho por estas raras vans, o saudosista afirma que ambas estão à venda. A única coisa que ele não revelou foi o preço, só adiantou que é impossível praticar o preço de tabela nas jóias raras.

Como funciona a Kombi 4x4

Ao câmbio original é acoplada uma nova caixa de transferência, diferente da dos veículos 4x4 tradicionais, sem marcha reduzida. Desta nova caixa de transferência saem dois eixos-cardã que se conectam com um diferencial dianteiro. Vale lembrar que a Kombi possui câmbio e motor originais na parte traseira.

A sustentação dos eixos é feita por travessas adaptadas ao próprio chassi do automóvel. O diferencial dianteiro joga força nas rodas dianteiras por meio de semi-eixos, conhecidos no mundo dos pesados como cruzetas.

Para acionar a tração 4x4, a Kombi tem no assoalho uma segunda alavanca que tem a incumbência de acionar o sistema. Para agüentar o tranco e o peso extra, a suspensão dianteira recebeu reforço.

Fonte:

http://www.webmotors.com.br/wmpublic...pub?hnid=39956

Mais sobre a Kombosa 4x4:

http://www.webmotors.com.br/wmPublic...pub?hnid=39956 .

http://www.jeepclubecampinas.com.br/kombi4x4.htm .

http://www.angelfire.com/sk2/volksline/kombi/kombi4.htm .

Segue anexo também, uma reportagem que eu escaneei de uma revista "Fusca & Cia", ANO 3, Nº 35.

[]'s
    Arquivos Anexos

Usuário
    Entrada
    18/10/2016
    Local
    Lajeado/RS

Kombi 4x4

Alguem por aqui sabe de tem ou viu uma Kombi 4x4?

Toda informação será bem vinda.

Abraços,

Joe

Usuário Avatar de lcdalzoc
    Entrada
    01/06/2009
    Local
    Farroupilha/RS
    Agradecimentos: 9

Usuário
    Entrada
    18/11/2017
    Local
    Joinville/SC

Question Kombi 4x4... DÁ PRA FAZER???

Olá pessoal tudo bem!

Estou com um projeto de volta ao mundo em uma kombi e gostaria de saber se alguém conhece alguma empresa que faça uma adaptação nela 4x4? Viajamos a muito tempo já com ela (2 anos) e no nosso estilo de viagem, um 4x4 seria muito bem vindo.

Não sou nenhum conhecedor profundo de mecânica/4x4, por isso estou recorrendo ao vocês aqui do Fórum para ajudar!Talvez alguém que trabalhe com gaiolas? ele trabalham bastante com o chassi do fusca...

Alguém já viu uma? O melhor seria fazer a adaptação, sei que existem algumas kombis no brasil já de fábrica (Raridade e caríssimas).

É isso! Resolvi abordar o tema pra ver se alguém tem alguma dica! Nas minhas pesquisas nunca encontrei nada, e mecânicos por hora não faziam...

Valeu abraços!

Usuário Avatar de Rubens Linhalis
    Entrada
    20/04/2012
    Local
    Mucugê - Chapada Diamantina/BA
    Agradecimentos: 13
    Citação Postado originalmente por Otaviano Oliveira Ver Post
    Olá pessoal tudo bem!

Estou com um projeto de volta ao mundo em uma kombi e gostaria de saber se alguém conhece alguma empresa que faça uma adaptação nela 4x4? Viajamos a muito tempo já com ela (2 anos) e no nosso estilo de viagem, um 4x4 seria muito bem vindo.

Não sou nenhum conhecedor profundo de mecânica/4x4, por isso estou recorrendo ao vocês aqui do Fórum para ajudar!Talvez alguém que trabalhe com gaiolas? ele trabalham bastante com o chassi do fusca...

Alguém já viu uma? O melhor seria fazer a adaptação, sei que existem algumas kombis no brasil já de fábrica (Raridade e caríssimas).

É isso! Resolvi abordar o tema pra ver se alguém tem alguma dica! Nas minhas pesquisas nunca encontrei nada, e mecânicos por hora não faziam...

Valeu abraços!

Tudo é possível, o que vai determinar se dá ou nao pra fazer é o quanto você quer gastar.

Eu pegaria uma Ford Furglaine (carroceria de fibra e chassi de F1000) e adaptaria o conjunto de tração da F1000 4x4 ou troca toda a carroceria por um chassi e mecanica da F250 4x4..

Usuário
    Entrada
    18/11/2017
    Local
    Joinville/SC
    Citação Postado originalmente por Rubens Linhalis Ver Post
    Tudo é possível, o que vai determinar se dá ou nao pra fazer é o quanto você quer gastar.

Eu pegaria uma Ford Furglaine (carroceria de fibra e chassi de F1000) e adaptaria o conjunto de tração da F1000 4x4 ou troca toda a carroceria por um chassi e mecanica da F250 4x4..
    Mas e a grana pra tudo isso? Tenho a kombi pronta já!

Seria como começar tudo do Zero... Ainda por cima encontrar esses Furglaine em bom estado é praticamente impossível...

É mais fácil fazer o seu 4x4 no caso daí! Eu tive um igual ao seu, o "Brutus", comprei ele, porque o cara disse que era fácil fazer o 4x4 (Tipo aquele que rola as fotos ai no fórum), mas na hora do vamo vê, o bixo pegou, adaptação de tudo que era gambiarra e o valor orçado era quase o valor do carro...

Aquele que rola as fotos parece que no final das contas passou de 30 pila de investimento pra fazer rodar com 4x4.

Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Agradecimentos: 94
    Olá Otaviano, boa noite. Pois é...Eu me interesso , leio e mexo em carros desde os meus 12 anos e essa sua idéia é bem difícil de ser executada. Eu entendo
    a sua intenção e a sua decepção, mas infelizmente, na boa, o que vc vai gastar e o trabalho que vai dar, compensa mais vc pensar em um outro projeto. Abs e boa sorte.
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Agradecimentos: 66
    4x4 na Kombi até eu já pensei... e olha que nem tenho kombi! rsrsr

Penso que o caminho mais fácil, até em razão do motor não ser tão forte (não é uma crítica!), seria utilizar o BLOQUEIO de diferencial (que já existe há muito tempo, e até no mercado livre tem a venda) + Guincho de 9.000 libras.

Não é a mesma coisa de um 4x4, eu sei.

MAS é o mais fácil e barato de fazer e certamente já dá uma capacidade interessante para estradas enlameadas.

Aí se entra no ponto importante da conversa: no seu projeto de volta ao mundo você realmente pretende fazer trilhas com ela?

Se SIM, considere fortemente ir na linha do que o Rubens sugeriu: muda a plataforma, por que adaptar a kombi para virar um legítimo 4x4 vai ficar difícil e caro... mesmo que você compre uma mecânica de um utilitário 4x4 e coloque a kombi sobre um chassi, vai dar um trabalho imenso.

Sai mais fácil mudar a plataforma e investir numa coisa já 4x4 e com possibilidade de montar uma "casinha"

Aí se tem as Bands CD, Defender 110, F250 4x4 ou outras caminhonetes com um Camper Duaron, por exemplo.

Enfim, TMHO.

Abraço e vá postando a evolução da ideia.
    --
    Viajar é bom e necessário!

Usuário
    Entrada
    18/11/2017
    Local
    Joinville/SC
    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    4x4 na Kombi até eu já pensei... e olha que nem tenho kombi! rsrsr

Penso que o caminho mais fácil, até em razão do motor não ser tão forte (não é uma crítica!), seria utilizar o BLOQUEIO de diferencial (que já existe há muito tempo, e até no mercado livre tem a venda) + Guincho de 9.000 libras.

Não é a mesma coisa de um 4x4, eu sei.

MAS é o mais fácil e barato de fazer e certamente já dá uma capacidade interessante para estradas enlameadas.

Aí se entra no ponto importante da conversa: no seu projeto de volta ao mundo você realmente pretende fazer trilhas com ela?

Se SIM, considere fortemente ir na linha do que o Rubens sugeriu: muda a plataforma, por que adaptar a kombi para virar um legítimo 4x4 vai ficar difícil e caro... mesmo que você compre uma mecânica de um utilitário 4x4 e coloque a kombi sobre um chassi, vai dar um trabalho imenso.

Sai mais fácil mudar a plataforma e investir numa coisa já 4x4 e com possibilidade de montar uma "casinha"

Aí se tem as Bands CD, Defender 110, F250 4x4 ou outras caminhonetes com um Camper Duaron, por exemplo.

Enfim, TMHO.

Abraço e vá postando a evolução da ideia.
    Já estou em Viagem, moro a 2 anos em uma Kombi, Projeto Vivendo Mundo Afora.

Queria ver se existia essa possibilidade, rss! Realmente nunca precisei do 4x4, mas percebemos com o nosso estilo de aventura poderíamos ir mais longe em alguns lugares que acabamos limitados.

E antes de trocar nossa querida parceira de aventuras a Maria Eugênia (kombihome), precisava descartar a possibilidade de fazer essa adaptação nela de forma mais barata.

O pessoal da Território 4x4 por exemplo tá instalando em Iveco, Master e Sprinter, só que custa na faixa de R$ 40.000,00... é de assustar!

Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Agradecimentos: 66
    Citação Postado originalmente por Otaviano Oliveira Ver Post
    Já estou em Viagem, moro a 2 anos em uma Kombi, Projeto Vivendo Mundo Afora.

Queria ver se existia essa possibilidade, rss! Realmente nunca precisei do 4x4, mas percebemos com o nosso estilo de aventura poderíamos ir mais longe em alguns lugares que acabamos limitados.

E antes de trocar nossa querida parceira de aventuras a Maria Eugênia (kombihome), precisava descartar a possibilidade de fazer essa adaptação nela de forma mais barata.

O pessoal da Território 4x4 por exemplo tá instalando em Iveco, Master e Sprinter, só que custa na faixa de R$ 40.000,00... é de assustar!

POOO OTAVIANO!!!!

É tu rapaz!? Não liguei o nome a pessoa! Acompanho o canal de vocês!
    rsrsrs

Manda um salve aí pra baixinha também!

Então... o projeto de vocês ganhou adeptos justamente por ter sido desenvolvido sobre uma das plataformas mais "Fofas" do mundo, as Kombis!

Cara, tem uma galera ao redor do globo apaixonado nesse carro!

Então abrir mão da kombi, para vocês, não tem só o aspecto do "retrabalho", mas talvez a perda de alguns espectadores do canal que admiram a viatura.

O canal "Viajo Logo Existo" iniciou o projeto com uma Land Rover Defender e depois que abandonaram o carro para viajar de avião perdeu um bocado de gente (posso estar enganado, mas é minha percepção).

Mas uma coisa te garanto: com um Bloqueio na kombi + guincho vocês terão capacidade de ir a qualquer lugar. A suspensão da Kombi é muito robusta!

Olha aqui um tópico falando de bloqueio para Kombi:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...-gaiola-3.html (Bloqueio On/Off para Gaiola)

MAS FINANCEIRAMENTE FALANDO, se a ideia for ter um 4x4 com capacidade offroad média, é mais vantagem mudar para uma plataforma que já seja offroad, por que vocês lembram que, apesar de trabalhoso, montar o madeiramento no veículo não sai tão caro!

Aliás, tem um camarada vendendo no grupo do facebook chamado Toyota Bandeirante Venda e Troca (acho que é esse o nome) uma Bandeirante Cabine Simples já transformada em motor home.

Aí vocês teriam um veículo global (peças ao redor do globo), é carismático (aqui conhecido por Toyota Bandeirante, no exterior conhecido por Land Cruiser, série 40), é simples de manter, peças são mais caras que as da Kombi, mas não costumam dar problemas quando bem revisados...

Ainda falando de adaptação, me ocorreu que uma saída seria adaptar o sistema de tração dos Subaru!
    MAS o custo de adaptação ainda assim seria alto!rsrsrs

Abraço!
    --
    Viajar é bom e necessário!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem