x
Convex Datacenter
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 33

Tópico: Kombi Traçada!

Hybrid View

Usuário Avatar de jorgeffn
    Entrada
    23/06/2008
    Local
    Diamantina/MG
    Agradecimentos: 45

Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    4x4 na Kombi até eu já pensei... e olha que nem tenho kombi! rsrsr

Penso que o caminho mais fácil, até em razão do motor não ser tão forte (não é uma crítica!), seria utilizar o BLOQUEIO de diferencial (que já existe há muito tempo, e até no mercado livre tem a venda) + Guincho de 9.000 libras.

Não é a mesma coisa de um 4x4, eu sei.

MAS é o mais fácil e barato de fazer e certamente já dá uma capacidade interessante para estradas enlameadas.

Aí se entra no ponto importante da conversa: no seu projeto de volta ao mundo você realmente pretende fazer trilhas com ela?

Se SIM, considere fortemente ir na linha do que o Rubens sugeriu: muda a plataforma, por que adaptar a kombi para virar um legítimo 4x4 vai ficar difícil e caro... mesmo que você compre uma mecânica de um utilitário 4x4 e coloque a kombi sobre um chassi, vai dar um trabalho imenso.

Sai mais fácil mudar a plataforma e investir numa coisa já 4x4 e com possibilidade de montar uma "casinha"

Aí se tem as Bands CD, Defender 110, F250 4x4 ou outras caminhonetes com um Camper Duaron, por exemplo.

Enfim, TMHO.

Abraço e vá postando a evolução da ideia.
    Interessante sua sugestão Titanium.... foi a primeira coisa que pensei também, bloqueio traseiro na Kombi... tem opção de bloqueio selecionável? porque automático para um carro de expedição, não deve compensar.

Como o Rubens também falou, são poucas as situações que realmente exigem um 4x4, agora como a ideia é uma volta ao mundo, não sei como são as condições... aqui no Brasil, pelo pouco que já viajei, vejo que o 4x4 é realmente útil para economizar algumas caminhadas (isso para cachoeiras e afins) e ou em época de chuva, fora isso, uma tração traseira vai bem em praticamente todos os lugares... para as viagem, particularmente, acho que a tração 4x4 é necessária em lugares com muita chuva e / ou muuuuito remotos... basta ver esses vilarejos aí nos "sertões" do Brasil... raramente se vê muitos 4x4 a disposição.. a galera sobrevive com Unos / Fuscas / D20.... claro que tem lugar que não tem jeito de ficar sem o 4x4... mas isso é quando vai realmente nas "quebradas".... Porém não sou um cara tão viajado, isso é uma impressão que tenho lendo e vendo muita coisa aí por essas internets da vida...

abs!
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
    Triton Sport GLS Ex: Niva, Vitara(s), Pajero, Jimny, Troller, Triton GL

Moderador Avatar de xibiu!!!
    Entrada
    15/01/2012
    Local
    Londrina/PR
    Agradecimentos: 128

Aí óóó...as dificuldades de só ter um 4x2...!

Muito legal a sua aventura!
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    18/11/2017
    Local
    Joinville/SC
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por xibiu!!! Ver Post

Aí óóó...as dificuldades de só ter um 4x2...!

Muito legal a sua aventura!
    Pois é... como disse, foram 5% da aventura, mas esses 5% deixaram o gostinho do querer mais! rsrsr!

Ps: Queria ter ido até o final dessa estrada por exemplo do Vídeo 1, parei pois sabia dos nossos limites.

Obrigado querido! TMJ!

Olha só quem apareceu por aqui!!!

Maria Eugênia! rsrs

Otaviano, acompanho seu canal tb, parabéns pelas edições dos vídeos, estão muito boas!
    As tomadas com o Drone, sonoplastias, etc... muito bom!

Me pergunto como conseguem fazer tudo isso: planejar a viagem, editar vídeos, manter a rotina de uma casa (ainda mais numa kombi), depender muito de internet e tudo nos cantos mais remotos!?!?! São guerreiros!!!

PARABÉNS!

Nas minhas viagens mal organizo as fotos depois, rsrs!

Entendo e concordo com a necessidade do 4x4.
    As vezes rodamos 5.000km em boas estradas, mas por conta de 100m de off-road puro, não chegamos ou temos que mudar a rota por falta do 4x4... Já ocorreu comigo numa viagem, tive que pagar um absurdo num passeio pois não estava de 4x4! É frustrante...

Enfim, Kombi 4x4 como vc viu existe, mas são raras e não devem ter peças para reposição. Aqui no fórum mesmo, tem um pouco de material sobre elas.

Fazer uma adaptação complexa (que não seja plug&play) em carro de expedição, no meu ponto de vista é furada. A não ser que seja você o criador e saiba exatamente as peças que foram utilizadas, como foram adaptadas, etc...
    Já imaginou quebrar no fim do mundo e não ter ideia qual peça é?! de que carro é?!

Sendo assim, como o Titanium disse, a Maria Eugênia é extremamente carismática em qualquer canto do mundo, e isso ajuda a ter ajuda, como vocês já devem ter percebido.
    Então, eu presentearia ela com um bloqueio de diferencial e um guincho, que já daria muito mais segurança para entrar em alguns lugares. Um pneu mais Off- Road tb deve ajudar um pouco. Já pensou num par de pneu mud na traseira?
    Um macaco Hi-Lift e alguns acessórios tb ajudam a tirar de enrascadas (vale uma pesquisa)

Algo que acho que pode ajudar, não na lama, mas no pó, é colocar um snorkel.
    O cofre do motor em estrada de pó é um vácuo sugando tudo pra dentro dele e o filtro de ar lá dentro acaba sendo judiado.
    Um snorkel com tomada de ar fora e elevada ajuda e pegar ar mais limpo, pense nisso...

Agora o mais importante vc está fazendo, pé na estrada!

Muitos aqui ficam em busca do carro perfeito e ficam só pensando, pensando, estudando... e vocês foram lá, de kombi e estão deixando muitos com água na boca (me incluo nessa)!

Os 4x4 mais próximo do espirito kombi (pela simplicidade, robustez, global; e respectivas lista de probleminhas de fábrica para o dono ter com que se divertir) é a Bandeirantes, depois as Defender, mas os preços estão proibitivos!

Resumindo, eu partiria para melhorar as aptidões off-road da kombi, e depois, caso ainda queira um 4x4 para cair no resto do mundão pensar sempre num carro mais global possível (as toyota sw 92~97 são boas opções mas normalmente muito rodadas e sempre terão coisas para fazer e peças mecânica custam muito mais que as da kombi) - Não tem almoço grátis!

Vamos em frente!

Abraço, um beijo e um queijo - VMA.... vái!!!!

T+

Usuário Avatar de Sergioporto
    Entrada
    22/05/2009
    Local
    Belo horizonte/MG
    Agradecimentos: 8
    Meu pitaco .
    Trabalhei bastante tempo com Kombi de carroceria em região de lavouras de arroz no RS e usava na Kombi pneus cidade e campo,agressivos,a Kombi era um trator mas não resistiu muito tempo aos pneus ,moeu o diferencial.
    Poderia pensar no sistema do Gurgel ,freio de mão independente para as rodas traseiras ,ajuda bastante no sufoco.
    Abs
    Band 92 , a branquela! Direçao,turbo,intercoler,5 marchas, guincho biselli,33x12,5, flutuante,disco nas quatro,Freio àr,train horn.

Usuário Avatar de Rubens Linhalis
    Entrada
    20/04/2012
    Local
    Mucugê - Chapada Diamantina/BA
    Agradecimentos: 13
    Otaviano, Quando começou a falar que já tinha Kombi, imaginei serem vcs! Bela viagem.

Antes do Everest (nosso Agrale), nós viajamos e moramos 6 meses no Pacato (uma Toyota Sw4).

Fizemos a troca pois a prioridade de ter uma estrutura melhor como casa é muito mais importante do que o 4x4, além de mais autonomia, visto que temos banheiro, cozinha e água e placas solares.
    Já pesquisei em transformar o nosso MH em 4x4, ficaria em uns 60 mil colocando todo o sistema de F250 4x4, inclusive motor. Se um dia eu tiver muito dinheiro e for viver na estrada, eu faço isso, mas por enquanto o valor é proibitivo.

A solução, eu nao sei..rs. Mas vai anotando todas as considerações que os colegas vão postando e veja o que é melhor e possível para seu cenário.

O que eu mais penso é: Não abra mão do conforto do lar por um 4x4, a casa é importante 100% dos dias viajados, já o 4x4 é 0,001% .

Boa vida na estrada!

Também acompanho o canal
    E até agora só acho que Maria precisa de uma proteção no motor e pneus para uso misto, passaria bem melhor nas estradas de terra que cruzaram até hoje.

Se acrescentar um guincho ou bloqueio de diferencial e pranchas para desatolar ela vira um tanque.

Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Agradecimentos: 66
    Citação Postado originalmente por Marcio Pita Ver Post
    Também acompanho o canal
    E até agora só acho que Maria precisa de uma proteção no motor e pneus para uso misto, passaria bem melhor nas estradas de terra que cruzaram até hoje.

Se acrescentar um guincho ou bloqueio de diferencial e pranchas para desatolar ela vira um tanque.
    E ainda pode ver com a OffShocks a produção de amortecedores especiais para a Maria de modo que ela encare melhor as estradas de terra e ganhe um lift de 2 polegadas.. aí "fecha a conta e passa a régua"! Fica top!
    --
    Viajar é bom e necessário!

Usuário
    Entrada
    09/08/2010
    Local
    SP & Franco da Rocha./SP
    Agradecimentos: 5
    Quando vi falar de Kombi nessa área também lembrei de vocês!

Então, acredito que mecanicamente a maior dificuldade é encontra uma caixa de transferência que acople ao cambio da kombi, mesmo pensando em confeccionar uma flange, acredito não ser possível... Outro desafio seria achar um conjunto de cambio e cx de transferência que fique na traseira e jogue a tração para a traseira com opção para a dianteira.

A kombi te atende bem mecanicamente?
    Chutando o balde diria que a opção mais "simples" é colocar o motor embaixo/atras dos bancos dianteiros, assim abriria o leque de conjuntos mecânicos possíveis (mesmo mantendo o motor de for o 1.4).

Abraços!
    Murilo Beltrame

Usuário Avatar de sandro_ventania
    Entrada
    24/01/2012
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Agradecimentos: 38
    O Otaviano passou por aqui e eu nem vi...kkkk!!!

Otaviano meu amigo...para você não largar a Maria (e acho que não deva), o pessoal já deu as boas opções.
    Eu faria as seguintes modificações.

- Lift (subir a suspensão um pouco)
    - bloqueio do diferencial
    - guincho
    - Uso de Pneus um pouco maiores e A/T (uso misto asfalto e terra)
    - Passaria o motor para 1.8 ou 2.0 (vai fazer o motor trabalhar mais folgado e se adaptar melhor aos novos pneus)
    - snorkel ( um tubo de 3" saindo para cima até a altura do bagageiro)...já era pra ter desde o começo!

Boa sorte e não suma daqui!

-img_20160903_145508431.jpg
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

Usuário Avatar de Pagel
    Entrada
    02/12/2013
    Local
    Santarém/PA
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    O Otaviano passou por aqui e eu nem vi...kkkk!!!

Otaviano meu amigo...para você não largar a Maria (e acho que não deva), o pessoal já deu as boas opções.
    Eu faria as seguintes modificações.

- Lift (subir a suspensão um pouco)
    - bloqueio do diferencial
    - guincho
    - Uso de Pneus um pouco maiores e A/T (uso misto asfalto e terra)
    - Passaria o motor para 1.8 ou 2.0 (vai fazer o motor trabalhar mais folgado e se adaptar melhor aos novos pneus)
    - snorkel ( um tubo de 3" saindo para cima até a altura do bagageiro)...já era pra ter desde o começo!

Boa sorte e não suma daqui!

-img_20160903_145508431.jpg
    Salve aventureiros!

Acompanho o canal e sei o quanto é importante um 4x4 para o tipo de viagem que voces fazem.
    Mesmo não indo em trilhas pesadas, alguns caminhos são complicados com pedras, lama fina (liso), rípio, areia...
    Então, mesmo que tenha macaco hi-lift, prancha de desatolagem, bloqueio e guincho, nada disso vai tirá-los de trechos como o do vídeo postado anteriormente, com trechos longos (mais que 100m já basta) sem apoio para guincho, ou com barro (tabatinga é liso demais kkkk) então tenho uma solução para vocês que talvez possa unir o útil (Maria Eugênia com todo seu espaço e estrutura) e o agradável (4x4 para tirar de enrroscos):
    Um sistema 4x4 hidráulico que equipa os Renaut Logan e Sandero russos eu acho conforme fotos:

-2dsc_0008.jpg
    -4dsc_0297.jpg
    -5dsc_0299.jpg
    -6dsc_0300.jpg
    -7dsc_0302.jpg
    -poclain-addidrive-assist-system.jpg
    -akzizy.jpg
    -2757341ee92a56d5aa2c2f56d5a4d9.jpg

Não sei o quanto custa o sistema, mas acredito que não é tão absurdo quanto um sistema mecanico com diferencial caixa de transferencia, etc...
    É um sistema mais leve, flexível, e acho que o que tem o motor central (igual diferencial) é melhor, e se usa apenas quando precisa, massss.........
    Até onde eu vi só é usado nas rodas TRASEIRAS em carros com a tração dianteira, na KOMBI precisa deste sistema na dianteira, então, não sei até que ponto isso pode ser alterado, não sou mecânico, mas acho que é possível sim

Se conseguires esta adaptação (sem gambiarra escrota) pode ser que você seja pioneiro neste sistema no Brasil, então servirá de exemplo para muitos aventureiros que amam a Kombi, seu espaço único e sua simplicidade.

O sistema se chama AddiDrive

Vivendo mundo afora, VAAAAAiii !!!!!!!!!
    4X4 Brasil
    F-1000 86 - MWM 229

Usuário Avatar de Diogo_Vargas
    Entrada
    28/03/2014
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 7
    Buenas Otaviano

Vi que chegaram na nova fase da viagem, e que estão trocando de viatura.
    Mas como percebi estão partindo para um pickup cabine simples que com certeza deverá receber a nova casa de vocês na caçamba né?
    Mas cuidado com a nova casa para ela não ficar pesada demais e ficar acima do limite de peso, como aconteceu com o amigo Almir que comprou o conjunto completo, pickup+camper, e estava acima do peso conforme pode ver no tópico dele.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ve...dicoes-18.html (Pickup 4x4 com Camper Fixo para Expedições.)

E no mais do que precisar é só prender o grito aqui pelo fórum.

Um abraço.
    BandRED - Curta - 91 - OM364 - 4 marchas - Instagram @campeandofronteiras
    https://www.youtube.com/@campeandofronteiras

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem