Interessante sua sugestão Titanium.... foi a primeira coisa que pensei também, bloqueio traseiro na Kombi... tem opção de bloqueio selecionável? porque automático para um carro de expedição, não deve compensar.
Como o Rubens também falou, são poucas as situações que realmente exigem um 4x4, agora como a ideia é uma volta ao mundo, não sei como são as condições... aqui no Brasil, pelo pouco que já viajei, vejo que o 4x4 é realmente útil para economizar algumas caminhadas (isso para cachoeiras e afins) e ou em época de chuva, fora isso, uma tração traseira vai bem em praticamente todos os lugares... para as viagem, particularmente, acho que a tração 4x4 é necessária em lugares com muita chuva e / ou muuuuito remotos... basta ver esses vilarejos aí nos "sertões" do Brasil... raramente se vê muitos 4x4 a disposição.. a galera sobrevive com Unos / Fuscas / D20.... claro que tem lugar que não tem jeito de ficar sem o 4x4... mas isso é quando vai realmente nas "quebradas".... Porém não sou um cara tão viajado, isso é uma impressão que tenho lendo e vendo muita coisa aí por essas internets da vida...
abs!