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Tópico: Kombi Traçada!

Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de jorgeffn
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    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    4x4 na Kombi até eu já pensei... e olha que nem tenho kombi! rsrsr

    Penso que o caminho mais fácil, até em razão do motor não ser tão forte (não é uma crítica!), seria utilizar o BLOQUEIO de diferencial (que já existe há muito tempo, e até no mercado livre tem a venda) + Guincho de 9.000 libras.

    Não é a mesma coisa de um 4x4, eu sei.

    MAS é o mais fácil e barato de fazer e certamente já dá uma capacidade interessante para estradas enlameadas.

    Aí se entra no ponto importante da conversa: no seu projeto de volta ao mundo você realmente pretende fazer trilhas com ela?

    Se SIM, considere fortemente ir na linha do que o Rubens sugeriu: muda a plataforma, por que adaptar a kombi para virar um legítimo 4x4 vai ficar difícil e caro... mesmo que você compre uma mecânica de um utilitário 4x4 e coloque a kombi sobre um chassi, vai dar um trabalho imenso.

    Sai mais fácil mudar a plataforma e investir numa coisa já 4x4 e com possibilidade de montar uma "casinha"

    Aí se tem as Bands CD, Defender 110, F250 4x4 ou outras caminhonetes com um Camper Duaron, por exemplo.

    Enfim, TMHO.

    Abraço e vá postando a evolução da ideia.
    Interessante sua sugestão Titanium.... foi a primeira coisa que pensei também, bloqueio traseiro na Kombi... tem opção de bloqueio selecionável? porque automático para um carro de expedição, não deve compensar.

    Como o Rubens também falou, são poucas as situações que realmente exigem um 4x4, agora como a ideia é uma volta ao mundo, não sei como são as condições... aqui no Brasil, pelo pouco que já viajei, vejo que o 4x4 é realmente útil para economizar algumas caminhadas (isso para cachoeiras e afins) e ou em época de chuva, fora isso, uma tração traseira vai bem em praticamente todos os lugares... para as viagem, particularmente, acho que a tração 4x4 é necessária em lugares com muita chuva e / ou muuuuito remotos... basta ver esses vilarejos aí nos "sertões" do Brasil... raramente se vê muitos 4x4 a disposição.. a galera sobrevive com Unos / Fuscas / D20.... claro que tem lugar que não tem jeito de ficar sem o 4x4... mas isso é quando vai realmente nas "quebradas".... Porém não sou um cara tão viajado, isso é uma impressão que tenho lendo e vendo muita coisa aí por essas internets da vida...

    abs!
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
    Triton Sport GLS Ex: Niva, Vitara(s), Pajero, Jimny, Troller, Triton GL

  • #2
    Moderador Avatar de xibiu!!!
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    Aí óóó...as dificuldades de só ter um 4x2...!

    Muito legal a sua aventura!
    4X4 Brasil

  • #3
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    Citação Postado originalmente por xibiu!!! Ver Post




    Aí óóó...as dificuldades de só ter um 4x2...!

    Muito legal a sua aventura!
    Pois é... como disse, foram 5% da aventura, mas esses 5% deixaram o gostinho do querer mais! rsrsr!

    Ps: Queria ter ido até o final dessa estrada por exemplo do Vídeo 1, parei pois sabia dos nossos limites.

    Obrigado querido! TMJ!

  • #4


    Olha só quem apareceu por aqui!!!

    Maria Eugênia! rsrs

    Otaviano, acompanho seu canal tb, parabéns pelas edições dos vídeos, estão muito boas!
    As tomadas com o Drone, sonoplastias, etc... muito bom!

    Me pergunto como conseguem fazer tudo isso: planejar a viagem, editar vídeos, manter a rotina de uma casa (ainda mais numa kombi), depender muito de internet e tudo nos cantos mais remotos!?!?! São guerreiros!!!

    PARABÉNS!

    Nas minhas viagens mal organizo as fotos depois, rsrs!

    Entendo e concordo com a necessidade do 4x4.
    As vezes rodamos 5.000km em boas estradas, mas por conta de 100m de off-road puro, não chegamos ou temos que mudar a rota por falta do 4x4... Já ocorreu comigo numa viagem, tive que pagar um absurdo num passeio pois não estava de 4x4! É frustrante...

    Enfim, Kombi 4x4 como vc viu existe, mas são raras e não devem ter peças para reposição. Aqui no fórum mesmo, tem um pouco de material sobre elas.

    Fazer uma adaptação complexa (que não seja plug&play) em carro de expedição, no meu ponto de vista é furada. A não ser que seja você o criador e saiba exatamente as peças que foram utilizadas, como foram adaptadas, etc...
    Já imaginou quebrar no fim do mundo e não ter ideia qual peça é?! de que carro é?!

    Sendo assim, como o Titanium disse, a Maria Eugênia é extremamente carismática em qualquer canto do mundo, e isso ajuda a ter ajuda, como vocês já devem ter percebido.
    Então, eu presentearia ela com um bloqueio de diferencial e um guincho, que já daria muito mais segurança para entrar em alguns lugares. Um pneu mais Off- Road tb deve ajudar um pouco. Já pensou num par de pneu mud na traseira?
    Um macaco Hi-Lift e alguns acessórios tb ajudam a tirar de enrascadas (vale uma pesquisa)

    Algo que acho que pode ajudar, não na lama, mas no pó, é colocar um snorkel.
    O cofre do motor em estrada de pó é um vácuo sugando tudo pra dentro dele e o filtro de ar lá dentro acaba sendo judiado.
    Um snorkel com tomada de ar fora e elevada ajuda e pegar ar mais limpo, pense nisso...

    Agora o mais importante vc está fazendo, pé na estrada!

    Muitos aqui ficam em busca do carro perfeito e ficam só pensando, pensando, estudando... e vocês foram lá, de kombi e estão deixando muitos com água na boca (me incluo nessa)!

    Os 4x4 mais próximo do espirito kombi (pela simplicidade, robustez, global; e respectivas lista de probleminhas de fábrica para o dono ter com que se divertir) é a Bandeirantes, depois as Defender, mas os preços estão proibitivos!

    Resumindo, eu partiria para melhorar as aptidões off-road da kombi, e depois, caso ainda queira um 4x4 para cair no resto do mundão pensar sempre num carro mais global possível (as toyota sw 92~97 são boas opções mas normalmente muito rodadas e sempre terão coisas para fazer e peças mecânica custam muito mais que as da kombi) - Não tem almoço grátis!

    Vamos em frente!

    Abraço, um beijo e um queijo - VMA.... vái!!!!

    T+

  • #5
    Usuário Avatar de Sergioporto
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    Meu pitaco .
    Trabalhei bastante tempo com Kombi de carroceria em região de lavouras de arroz no RS e usava na Kombi pneus cidade e campo,agressivos,a Kombi era um trator mas não resistiu muito tempo aos pneus ,moeu o diferencial.
    Poderia pensar no sistema do Gurgel ,freio de mão independente para as rodas traseiras ,ajuda bastante no sufoco.
    Abs
    Band 92 , a branquela! Direçao,turbo,intercoler,5 marchas, guincho biselli,33x12,5, flutuante,disco nas quatro,Freio àr,train horn.

  • #6
    Usuário Avatar de Rubens Linhalis
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    Otaviano, Quando começou a falar que já tinha Kombi, imaginei serem vcs! Bela viagem.

    Antes do Everest (nosso Agrale), nós viajamos e moramos 6 meses no Pacato (uma Toyota Sw4).

    Fizemos a troca pois a prioridade de ter uma estrutura melhor como casa é muito mais importante do que o 4x4, além de mais autonomia, visto que temos banheiro, cozinha e água e placas solares.
    Já pesquisei em transformar o nosso MH em 4x4, ficaria em uns 60 mil colocando todo o sistema de F250 4x4, inclusive motor. Se um dia eu tiver muito dinheiro e for viver na estrada, eu faço isso, mas por enquanto o valor é proibitivo.

    A solução, eu nao sei..rs. Mas vai anotando todas as considerações que os colegas vão postando e veja o que é melhor e possível para seu cenário.

    O que eu mais penso é: Não abra mão do conforto do lar por um 4x4, a casa é importante 100% dos dias viajados, já o 4x4 é 0,001% .

    Boa vida na estrada!

  • #7
    Também acompanho o canal
    E até agora só acho que Maria precisa de uma proteção no motor e pneus para uso misto, passaria bem melhor nas estradas de terra que cruzaram até hoje.

    Se acrescentar um guincho ou bloqueio de diferencial e pranchas para desatolar ela vira um tanque.

  • #8
    Usuário Avatar de titanium
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    Citação Postado originalmente por Marcio Pita Ver Post
    Também acompanho o canal
    E até agora só acho que Maria precisa de uma proteção no motor e pneus para uso misto, passaria bem melhor nas estradas de terra que cruzaram até hoje.

    Se acrescentar um guincho ou bloqueio de diferencial e pranchas para desatolar ela vira um tanque.
    E ainda pode ver com a OffShocks a produção de amortecedores especiais para a Maria de modo que ela encare melhor as estradas de terra e ganhe um lift de 2 polegadas.. aí "fecha a conta e passa a régua"! Fica top!
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #9
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    Quando vi falar de Kombi nessa área também lembrei de vocês!

    Então, acredito que mecanicamente a maior dificuldade é encontra uma caixa de transferência que acople ao cambio da kombi, mesmo pensando em confeccionar uma flange, acredito não ser possível... Outro desafio seria achar um conjunto de cambio e cx de transferência que fique na traseira e jogue a tração para a traseira com opção para a dianteira.

    A kombi te atende bem mecanicamente?
    Chutando o balde diria que a opção mais "simples" é colocar o motor embaixo/atras dos bancos dianteiros, assim abriria o leque de conjuntos mecânicos possíveis (mesmo mantendo o motor de for o 1.4).

    Abraços!
    Murilo Beltrame

  • #10
    Usuário Avatar de sandro_ventania
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    O Otaviano passou por aqui e eu nem vi...kkkk!!!

    Otaviano meu amigo...para você não largar a Maria (e acho que não deva), o pessoal já deu as boas opções.
    Eu faria as seguintes modificações.

    - Lift (subir a suspensão um pouco)
    - bloqueio do diferencial
    - guincho
    - Uso de Pneus um pouco maiores e A/T (uso misto asfalto e terra)
    - Passaria o motor para 1.8 ou 2.0 (vai fazer o motor trabalhar mais folgado e se adaptar melhor aos novos pneus)
    - snorkel ( um tubo de 3" saindo para cima até a altura do bagageiro)...já era pra ter desde o começo!

    Boa sorte e não suma daqui!

    -img_20160903_145508431.jpg
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #11
    Usuário Avatar de Pagel
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    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    O Otaviano passou por aqui e eu nem vi...kkkk!!!

    Otaviano meu amigo...para você não largar a Maria (e acho que não deva), o pessoal já deu as boas opções.
    Eu faria as seguintes modificações.

    - Lift (subir a suspensão um pouco)
    - bloqueio do diferencial
    - guincho
    - Uso de Pneus um pouco maiores e A/T (uso misto asfalto e terra)
    - Passaria o motor para 1.8 ou 2.0 (vai fazer o motor trabalhar mais folgado e se adaptar melhor aos novos pneus)
    - snorkel ( um tubo de 3" saindo para cima até a altura do bagageiro)...já era pra ter desde o começo!

    Boa sorte e não suma daqui!

    -img_20160903_145508431.jpg
    Salve aventureiros!

    Acompanho o canal e sei o quanto é importante um 4x4 para o tipo de viagem que voces fazem.
    Mesmo não indo em trilhas pesadas, alguns caminhos são complicados com pedras, lama fina (liso), rípio, areia...
    Então, mesmo que tenha macaco hi-lift, prancha de desatolagem, bloqueio e guincho, nada disso vai tirá-los de trechos como o do vídeo postado anteriormente, com trechos longos (mais que 100m já basta) sem apoio para guincho, ou com barro (tabatinga é liso demais kkkk) então tenho uma solução para vocês que talvez possa unir o útil (Maria Eugênia com todo seu espaço e estrutura) e o agradável (4x4 para tirar de enrroscos):
    Um sistema 4x4 hidráulico que equipa os Renaut Logan e Sandero russos eu acho conforme fotos:

    -2dsc_0008.jpg
    -4dsc_0297.jpg
    -5dsc_0299.jpg
    -6dsc_0300.jpg
    -7dsc_0302.jpg
    -poclain-addidrive-assist-system.jpg
    -akzizy.jpg
    -2757341ee92a56d5aa2c2f56d5a4d9.jpg

    Não sei o quanto custa o sistema, mas acredito que não é tão absurdo quanto um sistema mecanico com diferencial caixa de transferencia, etc...
    É um sistema mais leve, flexível, e acho que o que tem o motor central (igual diferencial) é melhor, e se usa apenas quando precisa, massss.........
    Até onde eu vi só é usado nas rodas TRASEIRAS em carros com a tração dianteira, na KOMBI precisa deste sistema na dianteira, então, não sei até que ponto isso pode ser alterado, não sou mecânico, mas acho que é possível sim

    Se conseguires esta adaptação (sem gambiarra escrota) pode ser que você seja pioneiro neste sistema no Brasil, então servirá de exemplo para muitos aventureiros que amam a Kombi, seu espaço único e sua simplicidade.

    O sistema se chama AddiDrive

    Vivendo mundo afora, VAAAAAiii !!!!!!!!!
    4X4 Brasil
    F-1000 86 - MWM 229

  • #12
    Usuário Avatar de Diogo_Vargas
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    28/03/2014
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    Buenas Otaviano

    Vi que chegaram na nova fase da viagem, e que estão trocando de viatura.
    Mas como percebi estão partindo para um pickup cabine simples que com certeza deverá receber a nova casa de vocês na caçamba né?
    Mas cuidado com a nova casa para ela não ficar pesada demais e ficar acima do limite de peso, como aconteceu com o amigo Almir que comprou o conjunto completo, pickup+camper, e estava acima do peso conforme pode ver no tópico dele.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ve...dicoes-18.html (Pickup 4x4 com Camper Fixo para Expedições.)

    E no mais do que precisar é só prender o grito aqui pelo fórum.

    Um abraço.
    BandRED - Curta - 91 - OM364 - 4 marchas - Instagram @campeandofronteiras
    https://www.youtube.com/@campeandofronteiras

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