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  • #37
    Usuário Avatar de Leandro-SC
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    Orione

    Sei que o topico é meio antigo, mas resolveu o problema por completo da cambagem? Pois o meu esta 1,5 ~ 2,0 graus fora a roda dianteira esquerda ou seja ela esta assim /, parece que so eu percebo, que olha nem se liga, sei que em caminhoes o correto é levemente assim \ /, entao fui atraz aqui na minha regiao e tem um local que alinha sem desmontar a um custo de 450~500 reais.
    é viavel? quanto vc gastou? se vou mexer seria interessante deixar assim \ /? e se eu deixar do jeito que ta vai dar problema?


    Grato
    Leandro






  • #38
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    É o ângulo de inclinação do eixo dianteiro, cada veiculo possui um valor angular para determinar o funcionamento perfeito da suspensão transmitindo ao motorista estabilidade em curvas e uma direção mais firme...


    Problema c/ cambagem quase resolvido. Vale a pena ler!-cambagem1.jpg

    Um ângulo de cambagem muito negativo ocasiona desgaste irregular na parte interna dos pneus e caso tenha um ângulo muito positivo a situação de consumo dos pneus é inversa...

    Problema c/ cambagem quase resolvido. Vale a pena ler!-cambagem2.gif

    Um veiculo rodando fora das especificações de alinhamento e cambagem gera um maior consumo de combustível e fadigas acentuadas na caixa de direção, rolamentos, bandejas e principalmente desgaste irregular nos pneus acima descritos

    Problema c/ cambagem quase resolvido. Vale a pena ler!-cambagem4.jpg

    Os pneus devem estar o mais perto possível do ângulo reto (que seria o ângulo ideal).
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

  • #39
    Usuário Avatar de haundrich
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    Leandro-SC

    Não sou entendido disso, tenho essas informações:

    Tem lugar que diz que alinha sem desmontar, mas eles esquentam o eixo com maçarico, para trazer o grau correto. E normalmente não deixam você ver o trabalho deles.
    Fui informado que quando esquenta dessa maneira, eixo amolece, e aumenta a chances de empenar mais facilmente e voltar ao defeito.

    Tem lugar que diz que alinha sem desmontar, usam um macaco hidraúlico de trocentas toneladas, e não verificam se o semi-eixo dianteiro ficou centrado. Daí começa comer bucha, forçar homocinética e o semi-eixo. Então, se eu for fazer esse alinhamento a frio, vou pedir para desmontar para companhar o semi-eixo. E antes disso, lendo o tópico inteiro, tem que desmontar a manga de eixo e conferir essa peça, antes de partir para o conserto mais pesado.
    Penso que o ideal é colocar um tubinho de aço, bem alinhadinho, no lugar do semi-eixo, encaixado nas espigas do diferencial, para acompanhar o progresso, uma vez que a homocinética pode se mexer e levar a erro. Eu penso que não dá alinhar veículos com tração dianteira e eixo rígido sem desmontar.

    O meu está todo desmontado e está no tornearia, para conferir todo o alinhamento, antes de iniciar o processo, para saber certinho onde está o empenamento. Que é bem provável que seja lá no C onde fica o pino mestre.

    Alinhar sem desmontar, só se for eixo sem tração, como é feito no dianteiro de caminhões. E ainda assim, eles desmontam e conferem a manga do eixo, antes de iniciar o processo. Penso que é mais honesto assim.



    Citação Postado originalmente por Leandro-SC Ver Post
    Orione

    Sei que o topico é meio antigo, mas resolveu o problema por completo da cambagem? Pois o meu esta 1,5 ~ 2,0 graus fora a roda dianteira esquerda ou seja ela esta assim /, parece que so eu percebo, que olha nem se liga, sei que em caminhoes o correto é levemente assim \ /, entao fui atraz aqui na minha regiao e tem um local que alinha sem desmontar a um custo de 450~500 reais.
    é viavel? quanto vc gastou? se vou mexer seria interessante deixar assim \ /? e se eu deixar do jeito que ta vai dar problema?


    Grato
    Leandro
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  • #40
    Usuário Avatar de ORIONE
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    Pessoal,
    Mais um avanço no resultado da cambagem!

    Troquei as Duas Articulações de direção (munhão, cara d cavalo).
    As minhas ñ estavam apresentando diferença na abertura lá naquela medida d 255mm, porem o furo cônico de ambas onde vai o pivô inf. sim! Agora ñ me lembro das medidas dos furos... O q também ajudava a causar a medida neg. da cambagem. Alem de uma certa descentralização do semi-eixo no retentor amassando o retentor com o trab. da direção.

    Troquei uma por vez, 1ª direito, depois esq., comprei cada uma em um lugar diferente.
    A 1ª:
    R$620,00
    Frete não lembro pois paguei na retirada...
    vendas@rota4x4.com.br

    A 2ª:
    R$551,25
    Frete R$ 75,00
    Total R$626,25

    pecastroller@eurocar.com.br

    Depois disso fiz o alinhamento, pois tambem troquei aquele retentor q é direto na barra, colocando uma barra onde agora pode ser trocado somente o terminal..
    Porem eu ñ me lembro como ficou a cambagem , + melhorou!
    T4 02 VJ910 33" Bead Lock, 200% E-Locker, Smittybilt 10Klbs, HiLift, SL 3", Alargdrs, Ranchos, Prots, Pin Booster, Turbina Hibrida, Ar Comprimido...

  • #41
    Usuário Avatar de ORIONE
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    Leandro-SC

    Fazer esse desempeno é errado! Pois a carcaça irá fazer o efeito mola, p/ desempenar terá q ir alem do alinhamento p/ qdo voltar ficar na posição alinhada, e isso irá fazer c/ q os semi-eixos amassem os retentores, e depois vai ter q desmontar d qlq jeito p/ trocar.

    Primeiro vc tem q identificar quais são os problemas. Vou listar os q sei:
    -Pivôs inferiores empenados
    -Mangas de eixo empenadas
    -Rolamentos sem ajuste (se levantar a roda do chão e c/ 1 mão em cima outra em baixo balançar vc certifica se tem folga)
    -Articulações de direção c/ o furo cônico inferior (onde encaixa o pivô inf.) fora dos padrões
    -Carcaça do eixo empenada

    Uma forma prática de identificar se a carcaça está empenada é c/ o semi-eixo conectado na "bolota", movimentar a ponta dele em movimento de circulo e observar se ele apresenta resistência em ir p/ algum sentido (geralmente p/ tráz e p/ cima, posição 7~9hs).

    []´s
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  • #42
    Usuário Avatar de haundrich
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    Pior. Há oficinas que tentam desempenar a frio eixos dianteiros com tração com uso de macacos hidráulicos . Isso não se faz.
    Isso só funciona com eixos sem tração . E ainda pode ocorrer esmagamento de rolamentos.

    Como pode ser possível o furo cônico do pivô inferior ficar fora dos padrões?
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  • #43
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    Boa tarde tchurma! Vcs sabem me informar de que carro são os pivôs inferior e superior, lado esq. e dir. do TDI 01/01.
    Os terminais de direção direito e esquerdo também. Vou ter que troca-los pois o pessoal da Eskelsen- Lorena-SP condenou todos eles.
    Se vcs tiverem o fabricante e o numero dos pivôs para me informar eu ficaria muito agradecido.
    Orione, sou de Itanhandu, vc sabe de alguma oficina pra Troller em nossa região.
    Valeu

  • #44
    Usuário Avatar de haundrich
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    Os pivô são de F-1000

    Terminal de direção, eu fiz uma barra nova com HS, acho que usei de MB 608, esquerda e direita. Apenas tive que abrir um pouquinho os cônicos.


    Citação Postado originalmente por BACANÃO Ver Post
    Boa tarde tchurma! Vcs sabem me informar de que carro são os pivôs inferior e superior, lado esq. e dir. do TDI 01/01.
    Os terminais de direção direito e esquerdo também. Vou ter que troca-los pois o pessoal da Eskelsen- Lorena-SP condenou todos eles.
    Se vcs tiverem o fabricante e o numero dos pivôs para me informar eu ficaria muito agradecido.
    Orione, sou de Itanhandu, vc sabe de alguma oficina pra Troller em nossa região.
    Valeu
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  • #45
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    Obrigado Haundrich. O pivô da F 1000, qualquer ano?? Desculpe a "Inguinorança", o que seria (uma barra nova com HS)?
    Valeu.

  • #46
    Usuário Avatar de jaime_sandim
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    acho que posso ajudar amigo.

    os pivôs são da f1000 4x2 pós 1992.
    e o HS que ele fez acredito que é ''high steer''
    muito usado em willys preparados em geral.
    Problema c/ cambagem quase resolvido. Vale a pena ler!-high-steer.jpg

    consiste numa peca com 2 furos na parte do munhão(lado direito).
    uma manda a barra pra outra roda e outra pro pitman.

    abs
    '' Flecha de prata''Troller 2010 chip /Colossus Max 37''R17 /molas 3'' /bilstein shock's /elocker /acessórios power off-road
    EX ''Jegão azul''

  • #47
    Usuário Avatar de haundrich
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    Na loja que comprei, vi o ano 1995, pivô 4x2 da F-1000.

    Pelo mercado livre encontro especificação 92 a 98

    HS é High Steer. Em vez da barra que vem do pitman ir até o pivôzinho no meio da barra de link entre as duas rodas dianteiras, como é original do troller, modifiquei e reforcei o munhão para que a barra que vem do pitman vá direto ao munhão direito. O link entre as duas rodas fica livre.
    Fiz isso para liberar mais curso de suspensão, um dos enforcamentos acontece ali. De bônus, acabou aquela passarinhada nas curvas quando há ondulação na pista.

    Existe kit pronto para comprar, acho que tinha na rota4x4, gama4x4, ...


    lembro que minha viatura é engesa diesel mwm com eixo troller.


    Citação Postado originalmente por BACANÃO Ver Post
    Obrigado Haundrich. O pivô da F 1000, qualquer ano?? Desculpe a "Inguinorança", o que seria (uma barra nova com HS)?
    Valeu.
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  • #48
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    13/09/2013
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    Caros,Fiz uma inspeção visual no jipe hoje e notei que a porca do pivo dianteiro está bem próxima do disco. Mal passa uma folha de papel dobrada. Tenho a impressão que o disco todo está mais perto da "cara de cavalo" também. Nada está pegando no disco ainda.Os rolamentos tem 52.000 km e nunca foram trocados, mas estão sem folgas (sempre mantive ajustado) e sem nenhum ruído. Cambagem está ok, o pivo está Ok.O que me parece: rolamento gasto. Afinal, quando vc aperta pra tirar folga, o conjunto todo entra um poquinho para dentro, certo?
    S10 2.5 Ecotec LTZ 4x4
    Pela terra, um Brasil que você nunca viu.

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