x
Convex Datacenter
Resultados 37 a 48 de 51

Visão do Encadeamento

Usuário Avatar de ORIONE
    Entrada
    08/03/2009
    Local
    Seritinga/MG
    Agradecimentos: 0

Problema c/ cambagem quase resolvido. Vale a pena ler!

Pessoal, possuo um T4 2002 c/ 80.000Km Cinza. e estou c/ problema na cambagem dele.
    Encontrei tópicos parecidos, + nada a fundo...

Seguência dos fatos (resumido):

Dia 09/06 voltando de uma festa de roça da comunidade do Muquem do município de Carvalhos-MG, pela estrada de terra como outra qualquer. Ia eu e minha namorada conversando, ao sair de uma curva e entrar em uma reta, joguei para esq. para ultrapassar e bummm .
    Havia uma "valeta", "canaleta" na lateral da estrada, onde a água das "enchorradas", chuvas atravessam por baixo da estrada por manilhas de concreto...

Só sei q caí/entrei nessa valeta a uns 40,50km/h e ñ vi + nada, o Troller parou a uns 20m depois com o lado esq. em cima do barranco depois de outra valeta menor. Quase virou

Saindo do carro, verifiquei que o pneu diant. dir. destalonou (descolou da roda e vazou) e o eixo da direção hid. quebrou, ficando sem direção. Cabo de chega no guincho.

Comprei outra direção hid. igual de ômega e instalei, tirei a terra de dentro do pneu q destalonou, esvaziei o pneu esq. pra tirar um pouco de terra q ficou entre a roda e a borda do pneu e remontei os dois.

Achei q meus problemas estavam acabados, Porem estavam .

As rodas dianteiras ficaram com cambagem negativa, ou seja a parte q toca o solo aberta, assim:
    / \

Notei q os pivôs inferiores dois 2 lados estavam frouxos. Apertei e nada

Ao desmontar tudo e colocar a diant. no cavalete:
    Os 2 pivôs inf. estavam empenados.
    As duas mangas de eixo estavam levemente empenadas ñ vizível a olho, somente colocando em uma superfície plana, com um esquadro ao lado, tirando a medida com um paquímetro da borda da ponta que fica para cima até o esquadro, girando 180º e repetindo a medida. Foto em anexo

Troquei os 4 pivôs (os sup. ñ estavam enpenados, + a mão d obra que tive pra desmontar tudo ñ é pouca aproveitei pra trocar tbm e ñ ficar com a pulga atrás da orelha) que são os mesmo de F-1000 entre outros.

Girei as mangas de eixo em 180º, refiz as 4 furações de cada das 8 do total pois as 2 furações inferiores ñ são simétricas as duas superiores, e remontei. Jogando o pequeno empeno das mangas de eixo ao contrário, ja querendo compensar um pequeno próvavel empeno nas orelhas de baixo onde vai os pivôs inf. do popularmente chamado "cara de bói", "cara de cavalo", munhão, onde são instalados os pivôs inf., pivôs sup., terminais das barras de direção, amortecedor de dir., mangas de eixo...

Ao passar o carro na máquina ainda apresentou uma cambagem neg. de 2º e pouco de cada lado .

O próximo passo seria desmontar tudo novamente, para dar um calor na parte inferior da "cara de cavalo" e fazer uma forcinha na prença ou c/ macaco hid. pra girar a orelha pra dentro, jogando a ponta do pivô inf. pra dentro e puxando as rodas para dentro.

A suspeita do empeno nessa peça é grande pois as pontas dos pivôs inf. dos 2 lados ficam mto próximas dos discos de freio. Se for girar as porcas castelo que fixam os pivôs depois de tudo montado, as quinas do sextavado da porca pegam no disco

Segue foto anexo ilustrando as peças depois de tudo montado

Para fazer o desempeno dessa peça c/ + precisão, seria necerrário a medida da parte inf. até a sup., para comparar com a minha e fazer o serviço com precisão. Porem para tirar essa medida talvez seja necessário que a peça esteja fora do carro.

Como acredito que ninguem q esteje c/ a cambagem do Troller dentro dos limites do manual q é de +0,3º a -0,3º vai querer desmontar pra tirar a medida pra mim .
    Peço p/ quem poder, tirar uma foto como a postada por mim pra mim comparar o ângulo dessa orelha inf. da peça e a distância/ângulo q fica o pivô inf. em relação ao disco de freio!

Desde ja Agradecido e Abraço a todos!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Problema c/ cambagem quase resolvido. Vale a pena ler!-manga-eixo.jpg   Problema c/ cambagem quase resolvido. Vale a pena ler!-munhao.jpg   Problema c/ cambagem quase resolvido. Vale a pena ler!-munhao-b.jpg   Problema c/ cambagem quase resolvido. Vale a pena ler!-munhao-c.jpg  
    T4 02 VJ910 33" Bead Lock, 200% E-Locker, Smittybilt 10Klbs, HiLift, SL 3", Alargdrs, Ranchos, Prots, Pin Booster, Turbina Hibrida, Ar Comprimido...

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Motor com problema -> resolvido
      Por aavr1010 no fórum Suzuki
      Respostas: 15
      Última resposta: 26/12/2011, 00:02
    2. Problema cambagem
      Por Crasher no fórum Niva
      Respostas: 31
      Última resposta: 21/09/2010, 00:40
    3. Kit Flex nas 3.0 V6 - Vale ou não vale a pena ???
      Por Pajero GLS no fórum Mitsubishi
      Respostas: 1
      Última resposta: 09/07/2009, 12:51
    4. Resolvido o problema de ferrugem da Rural
      Por leandro_favero no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 5
      Última resposta: 20/01/2009, 00:06
    5. Respostas: 5
      Última resposta: 19/10/2005, 08:26

Permissões de Postagem