Eu tive um 06/06 (que foi furtado) e agora tenho um 06/07.
Basicamente, do 06/06/ para o 06/07 houve mudança da relação de marchas. Se não me engano, no 06/06 a primeira e segunda eram mais longas e a quinta mais curta e no 06/07 inverteram isso. Porém não tenho muita certeza desta informação. Por dentro, os carros são idênticos.
Do 07 para o 08, por dentro continuam iguais porém o cofre do motor parece de outro carro. No 08 ele arrumaram o posicionamento de várias mangueiras e etc. Agora até parece um motor

O único problema que tive com o meu foi a quebra da bomba d'água por volta dos 22 mil km. Agora está com 25 mil e não tenho do que reclamar. Faço trilhas pesadas e com muita lama e até hoje não tive problemas com isto.
Já o preço.... Nos dias de hj, não saberia te passar uma referência. Olha no WebMotors e faz uma média. Acho que é a melhor forma.
Abraço.
Relaxa RAAC, é que o pessoal as vezes ficam muito euforicos com certos assuntos que lhes interessam, e algum assunto fora do tal tema passa despercebido, mas vc foi bem respondido conforme vc mesmo colocou.
O principal vc ja tem, é a procedencia e a pessoa ser seu amigo, quanto a mecanica, o AKPG ja colocou bem, dependendo de como vc vai usar o T4 é só mudar as mangueiras, se é que ainda não foram mudadas nas revisões, quanto ao motor todos NGD 3.0 são iguais, tenho um T4 06 com 43000 sem problemas nenhum, exceto a bb d'agua que tbm troquei com 22000 o resto só alegria, leva em um mecanico de confiança e da uma checada, o preço depende da oferta e procura de cada região mas se orienta pela tabela fipe e webmotors.

Quanto a km rodada