Postado originalmente por
malobra
Senhores, R$85 mil por um Troller é caro, claro. Mas o que vocês têm para dizer sobre pagar, por exemplo, R$45 mil por um CrossFox? E R$25 mil por um Uno? Pessoal, todos (eu disse todos) os carros no Brasil são caríssimos! Esses dois exemplos (eu poderia citar vários outros) não são superiores em tecnologia, quantidade e qualidade de material, potência, torque, nada, quando comparados ao jipe brasileiro. Se um Fox custa 40, um T4 custar 80 não é absurdo. Ou, se preferir, se 80 por um T4 é absurdo, 25 num Uno também é!
E, antes de culparmos os "gananciosos" empresários, alguém saberia dizer, com toda certeza, sem achismos, sem disse-que-disse,qual a margem de lucro da Ford ao vender um jipe? Eu não sei. Por isso não digo que nos exploram, lucram absurdos, não têm concorrentes (isso é verdade, não há concorrente pro T4 no país, há?).
Troller gasolina é outra polêmica. Quando montavam o jipe com os APs, a maioria (isso é oficial, a fonte é a fábrica) perguntava sobre os motores diesel. Um jipe, do inglês GP, de general purpose, como diz o nome, tem que fazer de tudo. Incluíndo trilhas!! Tem que ser muito resistente, trabalhar em todo tipo de situação, ter autonomia, andar também em asfalto (!). Tenho muitas dúvidas se um bom motor gasolina substituiria um bom motor diesel em todas esses situações. Um gasolina superaria um jipe a óleo na trilha, sem dúvida, mas e nas demais circunstâncias? Acho que não.
O diesel me parece muito mais fiel à proposta de "general purpose"!
Um abraço.