Realmente já ouvi falar sobre colocar 2 libras a mais para pegar estrada, mas até hoje não entendi porque.
Já fiz bastante medições e realmente a pressão sobe quando aquecemos o pneu! ... então porque aumentar ainda mais para andar com ele quente? É isso que eu não entendo, ok!
Por exemplo: Imagine que o pneu está calibrado com 26 libras (frio). Este é o meu objetivo e é a calibragem indicada pelo fabricante. Aí vou pegar a estrada e aumento para 28 lb(ainda frio). Assim que este pneu aquecer esta pressão irá para umas 30 ou 31 libras. Então qual a conclusão disso!? Quero 26lbs e vou acabar andando com 31lbs! Se voce souber o motivo destas 2 libras, por favor me fale porque eu sou bastante curioso e gostaria de enteder melhor.
Quanto aos manuais das montadoras, sempre vi eles citarem a calibragem recomendada para uso "sem carga" e "com carga" ou "carga total". Ainda não vi um dizendo uso para "cidade" e "estrada".... sei lá!
Quanto ao fato do pneu esquentar e dilatar, aumentando seu volume, certamente acontece, só que é desprezível, por isso que a pressão sobe mesmo havendo o aumento do volume. É fácil de ver isso quando se mede o pneu quente e frio, onde a pressão aumenta assim que o pneu esquenta. Se o aumento de volume fosse considerável, nas medições veríamos exatamente o contrário, ou seja, a pressão diminuiria, o que voce acha!?
Abraços,
Daniel