Abreu, estás sentindo saudades na ranger 3.0 então...
A relação do Troller é quase a mesma da Ranger 2.5, dá 160 a 4000 rpm, o problema é que falta torque para ir além e como a faixa de torque ficou pra trás, só aumentando a relação mesmo, então sai mais barato colocar pneus 33 ou 35" nele. A diferença dos 31 para os 33" são 6,5%, então a 160km/h estarás a 170km/h reais, e se colocar os 35" serão 13% de diferença resultando a 180km real enquanto marcará apenas 160km/h no painel, porém o relato do Caveso não foge à realidade, pois a eficiência dos freios diminui bastante quando se aumenta o diâmetro dos pneus. Na minha Ranger já levei dois sustos ao socar o pé embaixo e o pedal vai afundando até o fundo e o freio parece sumir tendo que soltar e freiar de novo. Dessa forma deixo as lonas traseiras sempre bem justas para ter sempre o pedal bem em cima e compensar essa perda de eficiência com um aumento de curso de pedal. Aconselho ao colocar pneus maiors manter sempre as lonas ajustadas para evitar sustos.
Não sou fã de suvs somados à velocidade, mas conforme tu postasses, a estrada nova, em condições de segurança, sem movimento e principalmente sem polícia, é difícil não abusar, eu mesmo tenho rodado a 120km/h (depois que o meu filho nasceu baixei a bola) mas antes de virar papai era sempre 140, 150km/h de Ranger rodando muitas vezes a 165km/h de final direto. Do meu tempo de monzão e Saveiro era de 150 pra cima! Multas por velocidade já tomeu algumas e depois corria para advogados para tirar os pontos pra não perder a carteira, resumindo, eram R$540,00 da multa e mais R$300,00 de advogado! Ehehehehe!
Atualmente ando na manha sem pressa e sempre quando posso dou palestras sobre primeiros socorros e acidentes rodoviários nas campanhas de segurança no trânsito pelo SEST/SENAT aqui na minha cidade.
Material para convencer e assustar o pessoal tenho aos montes.
A diferença que notei pela forma de dirigir diferente foi que o consumo da minha Ranger que era de 9,5 ~10km/l tem feito de 10,5 ~11km/l.
Na bomba injetora da Ranger tem um parafuso que regula a lente e no outro lado da bomba tem um parafuso igual que regula a rpm máxima, então, com o motor quente e neutro, pisa fundo e olha a quantos rpms a bomba está limitando, HSDs podem girar 5000rpm sem medo. A minha meti 5200rpm e tirei o pé pois o ronco é animal! Bem, dessa forma melhorou um pouco em alta pois conseguia esticar um pouco mais as marchas antes de perder torque. Se a tua é 2.8 acredito que a regulagem é semelhante.
Com pneus 33", a minha ranger não passa de 150km/h no painel, o que resume uns 170km/h, ou seja, a velocidade final não alterou muito, porém como o teu Troller tem maior potência, essa diferença é maior.