x
Convex Datacenter
Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 55

Tenho uma dúvida.

Com o sistema de roda livre manual (quando em 4x2) é possível utilizar o carro reduzido sem usar o conjunto dianteiro, por exemplo ao puxar uma carretinha bem pesada eu poderia usar a reduzida mas mantendo 4x2?

E com a RL automática, seria possível fazer isso? Usar a reduzida 4x2 sem que a RL acione automaticamente o 4x4 reduzido?

[]´s
    Ranger 02 CD 2.8 TGV, 3BL+2SL, 35"
    Ex:
    Troller 07 SFI 230cv+K&N, 3SL, 35" /
    Ex: Explorer 98 4x4 V6, 3BL+2SL, 35" / Ex: Ranger 98 4x2 CS V6, 2SL, 33"

Usuário Avatar de homerohermida
    Entrada
    07/03/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por hugocsl Ver Post
    Tenho uma dúvida.

Com o sistema de roda livre manual (quando em 4x2) é possível utilizar o carro reduzido sem usar o conjunto dianteiro, por exemplo ao puxar uma carretinha bem pesada eu poderia usar a reduzida mas mantendo 4x2?

E com a RL automática, seria possível fazer isso? Usar a reduzida 4x2 sem que a RL acione automaticamente o 4x4 reduzido?

[]´s
    No primeiro caso, sim é possível, embora não recomendado pelo fabricante, pela quantidade de torque concentrado somente no eixo traseiro, corre-se o risco aumentado de quebra dos componentes.
    E no segundo, não é possível pois assim que os semi-eixos dianteiros se movimentarem, a roda-livre engatará.
    Homero Hermida
    Troller 2016
    Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942

Citação Postado originalmente por homerohermida Ver Post
    No primeiro caso, sim é possível, embora não recomendado pelo fabricante, pela quantidade de torque concentrado somente no eixo traseiro, corre-se o risco aumentado de quebra dos componentes.
    E no segundo, não é possível pois assim que os semi-eixos dianteiros se movimentarem, a roda-livre engatará.
    Foi o que eu imaginei.... valeu!
    Ranger 02 CD 2.8 TGV, 3BL+2SL, 35"
    Ex:
    Troller 07 SFI 230cv+K&N, 3SL, 35" /
    Ex: Explorer 98 4x4 V6, 3BL+2SL, 35" / Ex: Ranger 98 4x2 CS V6, 2SL, 33"

Usuário
    Entrada
    20/08/2011
    Local
    ARARAS/SP
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por JEFFCATUNDA Ver Post
    Em um Troller?

Existem alguns casos muito especificos em que você pode acionar o 4X4 no asfalto, mas os riscos são grandes... Sempre que existe a perda de aderencia dos pneus você pode acionar os 4x4, nesse caso, se você esta enfrentando uma chuva fortissima em que a dirigibilidade esteja comprometida por conta da falta de aderencia, você pode acionar sim... MAS O CUIDADO NAS CURVAS DEVE SER REDOBRADO, em algumas curvas muito fechadas ele pode travar e não fazer...Temos que nos lembrar que quando acionada a tração do troller, as rodas dianteiras e traseiras vão girar por igual, ocorre que em uma curva, as rodas que ficam para dentro da curva, rodam menos que as que ficam fora... assim as que rodam menos vão ter que "cantar", arrastar" para compensar o giro da roda externa a curva... Nesse caso, se a aderencia do terreno for grande ela vai prender o pneu e você pode perder uma ponta de eixo ou quebrar outra coisa dentro do diferencial...

O risco então e maior é somente nas curvas, em uma reta nem tanto...

Outro uso de 4x4 em piso de boa aderencia é quando você precisa deslocar ou puxar algo muito pesado, tipo um reboque etc... dai você "traça" o 4x4 e faz o deslocamento inercial do reboque e depois volta para 4x2...

Deixo bem claro que não estou recomendando esses tipos de uso, só relatando que existe sim possibilidade(S) remota(S) de seu uso...

Aqui voce diz que nas curvas as rodas vao girar diferente certo, concordo, no entanto existem os diferencias para fazer a compensacao, só nao compensa o eixo tras com o eixo diant, que é "bloqueado"e essa diferencia nao é tao grande assim. portanto não vejo tanto perigo em quebrar algo o perder a dirigibilidade andando em 4x4 no asfalto com chuva.Pelo menos esse arrasto de pneu que voce mencionou acho que nao vai ter.

Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    FORTALEZA/CE
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por paulosergio Ver Post
    Aqui voce diz que nas curvas as rodas vao girar diferente certo, concordo, no entanto existem os diferencias para fazer a compensacao, só nao compensa o eixo tras com o eixo diant, que é "bloqueado"e essa diferencia nao é tao grande assim. portanto não vejo tanto perigo em quebrar algo o perder a dirigibilidade andando em 4x4 no asfalto com chuva.Pelo menos esse arrasto de pneu que voce mencionou acho que nao vai ter.
    Paulo, esse "arrasto com certeza vai ter, e ainda bem que tem, porque é ele quem salva o conjunto das quebras... Sem arrastos ou a viatura para, freia literalmente, ou quebra... É por isso que só se deve usar 4x4 em terrenos de baixa aderência... Isso justifica o que já foi citado de que em chuva esse risco cai...

Vou contar um episódio que se passou comigo e meu primeiro 4x4, uma SW4 97... eu certa vez acionei o 4x4 no asfalto e achei que a direção ficava mais estável e que a viatura ficava melhor de dirigir, eassim fiz por mais algumas vezes, sempre em retas ou longas estradas (ainda bem)...Até que certo dia eu coloquei o 4x4 e ESQUECI DELE, cheguei em um supermercado e tentei colocar a SW4 em uma vaga de estacionamento, mas a mesma se recusava a obedecer os comandos da direção, ela simplesmente travava quando eu acelerava e virava a direção... Pensei que havia quebrado algo, não entendia bulufas de 4x4...

Entrei aqui mesmo nesse Forum e fiz essa brilhante pergunta, questionei se havia algo errado e descobri que a unica coisa errada era eu mesmo

Dessa forma aprendi, como ainda hoje continuo a aprender por aqui graças a pessoas maravilhosas que aqui frequentam...

Ainda hoje leio essa duvida de colegas novatos e lembro de mim mesmo...
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

Entrada
    07/03/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    X2! O arrasto entre os eixos em curvas é enorme!
    Homero Hermida
    Troller 2016

Usuário
    Entrada
    20/08/2011
    Local
    ARARAS/SP
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por homerohermida Ver Post
    X2! O arrasto entre os eixos em curvas é enorme!
    Ok...OK...voces me convenceram. Em algum lugar aqui do forum, rolou essa discussao, e aí um colega postou um desenho muito esclarecedor do que acontece com as rodas e eixos na curva. Vou procura e citar depois o endereco para nao fugir do assunto do topico, abracos e valeu.

Usuário Avatar de jaime_sandim
    Entrada
    08/09/2009
    Local
    Ponta Porã/MS
    Eu não entendo muito desses sistemas de diferencial mas até onde sei o Paulo Sergio esta certo.

em 4x4H o diferencial esta ''aberto'' , ele vai compensa as curvas e tal(ai esta a necessidade do bloqueio de diferencial amado por todos,na trilha com uma das rodas no ar o eixo entende como uma curva e manda força pra roda que era rodando mais, achando que ela esta do lado de fora da curva).

não sei se me fiz entender

esse arrasto dito por voces eu acho que acontece com jeep bloqueado,ai sim ele não quer obedecer os comandos

como disse não entendo muito disso posso ter falado um monte de coisa errada.

[]'s ainda com duvidas
    '' Flecha de prata''Troller 2010 chip /Colossus Max 37''R17 /molas 3'' /bilstein shock's /elocker /acessórios power off-road
    EX ''Jegão azul''

Entrada
    07/03/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Citação Postado originalmente por jaime_sandim Ver Post
    Eu não entendo muito desses sistemas de diferencial mas até onde sei o Paulo Sergio esta certo.

em 4x4H o diferencial esta ''aberto'' , ele vai compensa as curvas e tal(ai esta a necessidade do bloqueio de diferencial amado por todos,na trilha com uma das rodas no ar o eixo entende como uma curva e manda força pra roda que era rodando mais, achando que ela esta do lado de fora da curva).

não sei se me fiz entender

esse arrasto dito por voces eu acho que acontece com jeep bloqueado,ai sim ele não quer obedecer os comandos

como disse não entendo muito disso posso ter falado um monte de coisa errada.

[]'s ainda com duvidas
    Você está confundindo os diferenciais! Em 4x4H o diferencial não está "aberto" por um motivo: o Troller não possui diferencial na caixa de transferência. Logo não poderia estar, nem aberto, nem fechado!!!! Aliás, por não ter, está permanentemente bloqueado, não compensando rotações distintas entre os eixos durante as curvas. Entre as rodas da esquerda e da direita, o diferencial do eixo faz a compensação. O que estamos falando aqui é sobre diferença entre a traseira e a dianteira. E o bloqueio amado por todos é localizado nos eixos traseiro e dianteiro.
    Homero Hermida
    Troller 2016

Usuário
    Entrada
    09/08/2010
    Local
    SP & Franco da Rocha./SP
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por JEFFCATUNDA Ver Post
    em algumas curvas muito fechadas ele pode travar e não fazer...
    Isso NUNCA vai acontecer.
    O pneu compensa esse diferença derrapando, a direção vai ficar mais pesada e os componentes do eixo vão sofre mais esforço e só!!!

ABS
    Murilo Beltrame

Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    FORTALEZA/CE
    Citação Postado originalmente por M-Beltrame Ver Post
    Isso NUNCA vai acontecer.
    O pneu compensa esse diferença derrapando, a direção vai ficar mais pesada e os componentes do eixo vão sofre mais esforço e só!!!

ABS

Tá bom, liga o 4x4 e faz um retorno, ou tenta estacionar em diagonal entre dois carros... a baixa velocidade e o esterço da roda vai travar a viatura, não tem como ela compensar... e se os pneus forem largos e, ou, maiores que os originais.... vai dar um "treck"
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

Usuário
    Entrada
    09/08/2010
    Local
    SP & Franco da Rocha./SP
    Agradecimentos: 5
    Retorno= rotatória?
    Do jeito que vc escreve deu a entender que ele não dobraria uma esquina...

ABS
    Murilo Beltrame

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Roda livre automática
      Por veterinario no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 25
      Última resposta: 29/05/2011, 21:24
    2. Roda Livre Automatica AVM
      Por Carlos_bass no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 27
      Última resposta: 04/04/2011, 09:30
    3. Roda Livre AVM Automatica- CJ5
      Por nino-ed no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0