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  • #1
    Usuário Avatar de Armindo Neto
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    Roda Livre Automatica troller




    bom dia , pessoal comprei o troller tem 1 mes e vim de uma tr4 onde a roda livre é automática, e o meu troller tem roda livre mecanica , e eu não gosto muito de em uma situação ter que descer do jipe para acionar a roda livre , ai eu pergunto vale apena trocar a roda livre mecanica pela roda livre de acionamento automatico ?
    T4 2.8 / T4 3.2 5 cil "Bumblebee"

  • #2
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    Citação Postado originalmente por mindo4x4 Ver Post
    bom dia , pessoal comprei o troller tem 1 mes e vim de uma tr4 onde a roda livre é automática, e o meu troller tem roda livre mecanica , e eu não gosto muito de em uma situação ter que descer do jipe para acionar a roda livre , ai eu pergunto vale apena trocar a roda livre mecanica pela roda livre de acionamento automatico ?
    Mindo, é uma questão polêmica.
    Sei de casos de pessoas que tem hilux automática, que mudam para a manual.
    A automática, até onde sei, é feita através de solenoide electrica, ou a vácuo, dois sistemais mais pacíveis de falha que a manual.
    Existe uma outra forma de utilizar a segunda caixa de marcha da viatura, que somente é possivel com a 4x4 manual, que é nao liga-la e passar a botoeira para reduzida, jogando toda a força da reduzida apenas no eixo traseiro, mas isso é uma outra polêmica que ja foi debatido aqui no forum.
    Sintetizando:
    Passar para toda livre automática, ou deixar em manual, vai depender exclusivamente do uso que voce quer de sua viatura.
    É o que penso.
    Frederico Mendes .'. Mineirinho perdido no mundo.
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    “A mente rege a grande massa corpórea”

  • #3
    Usuário Avatar de Armindo Neto
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    Citação Postado originalmente por Frederico Mendes Ver Post
    Mindo, é uma questão polêmica.
    Sei de casos de pessoas que tem hilux automática, que mudam para a manual.
    A automática, até onde sei, é feita através de solenoide electrica, ou a vácuo, dois sistemais mais pacíveis de falha que a manual.
    Existe uma outra forma de utilizar a segunda caixa de marcha da viatura, que somente é possivel com a 4x4 manual, que é nao liga-la e passar a botoeira para reduzida, jogando toda a força da reduzida apenas no eixo traseiro, mas isso é uma outra polêmica que ja foi debatido aqui no forum.
    Sintetizando:
    Passar para toda livre automática, ou deixar em manual, vai depender exclusivamente do uso que voce quer de sua viatura.
    É o que penso.
    Nao irei fazer trilhas pesadas com a viatura , somentes passeios ,trilhas leves e moderadas, e viagens , e quando chover atravessar pontos alagados . mas tenho um pouco de medo de quando eu mais precisar a roda livre automatica nao engatar...
    T4 2.8 / T4 3.2 5 cil "Bumblebee"

  • #4
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    Citação Postado originalmente por mindo4x4 Ver Post
    Nao irei fazer trilhas pesadas com a viatura , somentes passeios ,trilhas leves e moderadas, e viagens , e quando chover atravessar pontos alagados . mas tenho um pouco de medo de quando eu mais precisar a roda livre automatica nao engatar...
    Já usei uma roda-livre destas modernas no Jeep. Um belo dia, quebrou. Mas durou muitos anos. Para uso eventual, acho que não há problema. Meu primo tem uma na Rural. As modelo antigo eram muito ruins, mas estas que desengatam com marcha ré, são muito melhores.
    Homero Hermida
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  • #5
    Usuário Avatar de Armindo Neto
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    Citação Postado originalmente por homerohermida Ver Post
    Já usei uma roda-livre destas modernas no Jeep. Um belo dia, quebrou. Mas durou muitos anos. Para uso eventual, acho que não há problema. Meu primo tem uma na Rural. As modelo antigo eram muito ruins, mas estas que desengatam com marcha ré, são muito melhores.
    na minha ex l200 93 , o antigo dono tinha colocado roda livre automatica e NUNCA deu problemas , mas no troller e outra conversa... totalmente diferente , fora de estrada so as vezes , nao sera todo fim de semana(eu acho)! para o troller seria uma boa?
    4X4 Brasil Razão: palavra escrita errada
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  • #6
    Citação Postado originalmente por mindo4x4 Ver Post
    na minha ex l200 93 , o antigo dono tinha colocado roda livre automatica e NUNCA deu problemas , mas no troller e outra conversa... totalmente diferente , fora de estrada so as vezes , nao sera todo fim de semana(eu acho)! para o troller seria uma boa?
    Mindo, se você não gosta de descer para engatar a roda-livre manual, por que já não deixa ela engatada sempre? Tenho 1 amigo que faz isso. Você continua com a confiabilidade da manual e não desce nunca para desengatar.

    Agora, depois de um tempo com qualquer jipe 4x4 part time de roda-livre manual (desligando e ligando sempre as rodas-livres), você vai perceber que simplesmente não existe a possibilidade de você descer no meio de uma chuva ou lama para ligar roda-livre. Sempre antes de qualquer trecho off-road, as rodas-livres devem ser ligadas. Seja num posto abastecendo, numa parada pra mijar, no ponto de encontro dos jipes, etc.

    As automáticas duram menos, são menos confiáveis, mas pro seu uso, também não fariam mal. Eu já vi automática desengatar em subida e descida de barrancos bem íngremes. No resto, são tranquilas.

  • #7
    Usuário Avatar de homerohermida
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    Citação Postado originalmente por mindo4x4 Ver Post
    bom dia , pessoal comprei o troller tem 1 mes e vim de uma tr4 onde a roda livre é automática, e o meu troller tem roda livre mecanica , e eu não gosto muito de em uma situação ter que descer do jipe para acionar a roda livre , ai eu pergunto vale apena trocar a roda livre mecanica pela roda livre de acionamento automatico ?
    Acho que a TR4 não possui roda-livre e a automática vendida pela AVM não é nem a vácuo, nem elétrica. É automática mesmo. Quando o semi-eixo traciona, ela engata. E para desengatar, basta uma ré em 4x2. Correto?
    Homero Hermida
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  • #8
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    Citação Postado originalmente por homerohermida Ver Post
    Acho que a TR4 não possui roda-livre e a automática vendida pela AVM não é nem a vácuo, nem elétrica. É automática mesmo. Quando o semi-eixo traciona, ela engata. E para desengatar, basta uma ré em 4x2. Correto?
    correto! e automatica mesmo no possui roda livre nem a vacuo nem eletrica e so empurrar a alavanca de 4x4 que a roda livre entra automaticamente
    T4 2.8 / T4 3.2 5 cil "Bumblebee"

  • #9
    Usuário Avatar de Armindo Neto
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    pessoal nao seria nem roda livre de acionamento automatico seria igual ao da tr4 virou o botao 4x4 entra , ai nao precisaria de nenhum tipo de roda livre, mas o diferencial , carda e etc ficariam trabalhando e causando desgaste das peças correto? e por que acho meio chato descer da viatura para engatar e desengatar roda livre. por exemplo em uma chuva eu teria que descer da viatura e etc. com essa roda livre nao aconteceria isso , mas tambem algumas peças iriam ter desgates desnecessario!?
    T4 2.8 / T4 3.2 5 cil "Bumblebee"

  • #10
    Usuário Avatar de Frederico Mendes
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    Opa!
    No manual consta que nao se pode utilizar a 4x4 do Troller em pavimento rígido, sob risco de quebrar muita coisa embaixo do carro.
    Não se deve utiliza-la no asfalto seco, e algumas coisas mais, que nao me lembro, mas ja li.
    Frederico Mendes .'. Mineirinho perdido no mundo.
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  • #11
    Citação Postado originalmente por Frederico Mendes Ver Post
    Opa!
    No manual consta que nao se pode utilizar a 4x4 do Troller em pavimento rígido, sob risco de quebrar muita coisa embaixo do carro.
    Não se deve utiliza-la no asfalto seco, e algumas coisas mais, que nao me lembro, mas ja li.
    Frederico, mas com a roda-livre ligada, você não está em 4x4.
    O manual também alerta para não rodar com a roda-livre no asfalto, claro. É um desgaste desnecessário, ainda mais num veículo sem diferencial central.

    Mas, isso não acarreta dano algum ao veículo. Na verdade, quem anda muito em asfalto deveria inclusive se preocupar de ligá-las de vez em quando para lubrificação do sistema, e aproveitar e ligar o 4x4h e 4x4l também para os contatos não oxidarem por falta de uso. Só não vai fazer curva em 4x4

  • #12
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    Citação Postado originalmente por Jorgao Ver Post
    Frederico, mas com a roda-livre ligada, você não está em 4x4.
    O manual também alerta para não rodar com a roda-livre no asfalto, claro. É um desgaste desnecessário, ainda mais num veículo sem diferencial central.

    Mas, isso não acarreta dano algum ao veículo. Na verdade, quem anda muito em asfalto deveria inclusive se preocupar de ligá-las de vez em quando para lubrificação do sistema, e aproveitar e ligar o 4x4h e 4x4l também para os contatos não oxidarem por falta de uso. Só não vai fazer curva em 4x4
    Jargao, mas caso se coloque a roda livre automática, é virar para 4x4, e ela acionar, eu me referia é a esta situação, quando falaram em deixar ligada direta igual na TR4.
    Eu quando saio para trilha, quase sempre ja aciono em casa mesmo a roda livre, e ao sair do asfalto, ligo a 4x4, e só desaciono a rola livre, ao fim da aventura (fazendo a mudança de 4x4 para uso na brincadeira, voltando pro asfalto 4x2, com a roda livre ligada), afinal é um saco ficar descendo e desacoplando e acoplando a roda.
    E como voce disse, eu tambem faço o mesmo procedimento, pelo menos uma vez ao mes, ligo o sistema 4x4 e a reduzida, por no mínimo uns 10 minutos a baixa velocidade, para a lubrificação dos componentes.
    No mais... é só alegria... hehehe...
    Frederico Mendes .'. Mineirinho perdido no mundo.
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