Olá,
Eu comprei um Jeep em 1999 e fiquei com ele até 2002, usando para o trabalho. O maior incoveniente quando chovia era ter que descer para "virar as orelhas da tração", como diz o pessoal daqui. O mais chato era ter que "adivinhar" se a estrada estava com muita ou pouca lama... se precisasse de tração, lá vamos nós descer e virar as orelhas.
Isso eu chamo de "corta-tesão" do Jeep, descendo e subindo para ligar e desligar a tração. Em uma oportunidade na época, resolvi trocar o par de rodas livres manuais por automáticas. Passei a usufruir do prazer da tração 4X4 com o devido conforto... Por várias vezes estacionava o Jeep
em uma ladeira, na estrada de terra, e quando tentava sair de ré, ele não subia, derrapando mesmo com terra seca. Bastava puxar a alavanca da tração para ele subir num passe de mágica... Se fosse a manual, teria que descer e fazer o "ritual da torção das orelhas", subir, puxar a alavanca, sair da dificuldade, descer de novo, destorcer as orelhas, subir, empurrar a alavanca e só então sair , pois isso acontece em lugares que se pode andar a 60 ou 70 km/h, nem podendo deixar ligada a tração manual na roda. ALIÁS, QUERIA FAZER UMA PERGUNTA AOS MUITO MAIS EXPERIENTES: COM A RODA-LIVRE MANUAL LIGADA NA RODA SOMENTE, QUAL A VELOCIDADE MÁXIMA PARA NÃO DANIFICAR O SISTEMA???? SÃO OS MESMOS 40km/h?????
Um abraço,
Jameson.