x
Convex Datacenter
Página 2 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 52

VELOCIDADE MÁXIMA COM A RODA-LIVRE MANUAL...................

Olá, agradeço as explicações e dicas dos amigos jipeiros experientes mas sobre o assunto RODA-LIVRE MANUAL, suponhamos que eu conecte a roda-livre manual SOMENTE NA RODA , e alavanca de dentro esteja DESLIGADA, qual seria a velocidade máxima para não danificar as engrenagens, digo, se podemos andar no asfalto a 80,90 km/h, no caso do Jeep Ford????
    Um abraço,
    Jameson.

Usuário Avatar de Alexandre Vaz Ferreira
    Entrada
    23/03/2003
    Local
    São José do Inhacorá/RS
    Agradecimentos: 0

Re: roda livre tá mesmo livre?

Citação Postado originalmente por leopoldo

a limitação de velocidade a mais de 40 km/h é só quando o conjunto está ligado. ou seja:

1- roda livre automática + alavanca acionada.
    2- roda livre manual+alavanca acionada.

aquí, com tudo ligado, na areia ou asfalto todo o conjunto diferenciais, cruzetas, cardans, engrenagen e carcaça do câmbio são forçados pois no CJ não há o diferencial central.

Mas

tem um caso que pode:
    roda livre manual ligada e alavanca não acionada.

aqui você só gasta mais combustível e se tiver blocante tem de ter cuidado ao fazer as curvas.

num fora de estrada em que não se sabe como vai estar lá na frente, faça assim, pois não precisa ficar descendo e subindo do jeep.
    Jamesom
    Conforme a explicação do Leopoldo, se a roda livre estiver acionada(em 4x4) e a alavanca da tração desligada pode sim andar acima de 40 km/h, este é o caso do Jeep com "queixo duro", ou seja, que vinham original sem roda livre (somente com um flange) e o conjunto estava sempre acionado, como se fosse uma roda livre sempre em 4x4 .

Um abração
    CJ5 66 4.1 MPFI, CX C10,Spoa, Vj910 35, eixos Rural.
    F75 66 4.1 MPFI, CX Band,Spoa, BF 33, carroceria Kia.
    Rural 66 2.5 maxxion, diesel, ar cond...

Usuário Avatar de marco cruz
    Entrada
    13/03/2003
    Pessoal,
    Tive uma situação parecida - viraram as orelhas para o 4x4 na roda livre enquanto eu tomava café na padoca sem que eu percebesse, e em seguida, peguei a trabalhadores a caminho de sta branca e, na altura do posto BR (itaquaquecetuba), o rolamento da roda livre foi para o saco, fazendo com que eu perdesse a trilha e alguns $$$$ para pagar a plataforma.
    Assim, não arrisco andar com a roda livre acionada (4x4) em velocidades altas...

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5

rolamento da roda livre???

ué essa eu não entendí.

roda livre manual não tem rolamento !

que diabos de rolamento é esse???

LauroRH
    Visitante
    Precisamente. Nao há problemas maiores de transmissao, T-case e/ou diferencial, porem os rolamentos das rodas dianteiras terao desgaste prematuro (roda livre acionada, alavanca 4x4 desligada).

Citação Postado originalmente por LauroRH
    Precisamente. Nao há problemas maiores de transmissao, T-case e/ou diferencial, porem os rolamentos das rodas dianteiras terao desgaste prematuro (roda livre acionada, alavanca 4x4 desligada).

heim?!?!?!?

Abraços vendo mais um colega ir viajando no maionese,

LauroRH
    Visitante
    Rolamentos das "rodas livres" - nao propriamente da roda (aro+pneu) em si.

Citação Postado originalmente por LauroRH
    Rolamentos das "rodas livres" - nao propriamente da roda (aro+pneu) em si.

Piorou.............

LauroRH
    Visitante
    estou tentando enviar um anexo que mostra onde está a "coruja"....
    mas nao consegui... vao até http://www.avm.com.br/products2.htm e vejam ali o rolamento a que me refiro.....

Usuário Avatar de marco cruz
    Entrada
    13/03/2003
    Prezados,
    Acertando o que saiu errado: o rolamento da roda estourou e, por conseqüência, minha roda livre foi pro saco. Daí, não ando com ela acionada.

Apesar de saber que tecnicamente o rolamento da roda não estourou por causa da roda livre, acabei me convencendo de que não devo andar com a mesma acionada.

Mania de advogado.

LauroRH
    Visitante
    Pessoal,
    Mesmo que a tracao (alavanca) esteja desligada, se a roda-livre estiver acionada, o conjunto de rodas dianteiras gira (pois as rodas dianteiras estao no chao, sendo impulsionadas pela tracao traseira, certo?).

Por consequencia, continua tb girando todo o conjunto diferencial+cardan dianteiros, alem da propria caixa de tranferencia tb (pois, embora nao engatada, recebe toda a tracao/forca do cardan dianteiro, que esta funcionando "morto", por assim dizer).

Conclusao: desgasta todo (ou quase) o conj. de tracao dianteiro, alem do oleo do diferencial.

Se a roda livre pudesse estar sempre ligada, nao teria sentido prover uma forma de desliga-la (i.e., a roda girar livremente, sem transmitir movimento a mais nada...)

Deu pra entender...?

Facamos o seguinte: estou acionando agora o pessoal da AVM, e posto aqui em questao de horas o parecer deles s/ assunto, ok?

Assim todos ganhamos...

Oi Lauro,

Pode girar a vontade que o desgaste é mínimo já que existe somente uma força mínima devido ao peso dos componentes.
    Basta andar 1 metro em 4x4 que já vai gastar mais que 10 km em 4x2.
    A roda livre foi feita mais para economia de combustível, mas com a melhora das linhas de transmissão e dos lubrificantes sua vantagem é cada vez menor.
    Abraços sem roda livre e sem maiores desgastes e com pouca ou nenhuma diferença no consumo.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. RODA LIVRE É LIVRE?
      Por Ribeiro no fórum Mitsubishi
      Respostas: 14
      Última resposta: 21/02/2007, 20:10
    2. Modelo de roda livre
      Por Beto Lacerda no fórum Jeep Willys
      Respostas: 18
      Última resposta: 11/04/2004, 14:06
    3. Calota do cubo de roda dianteiro - sem roda livre
      Por Mauricio Mei no fórum Jeep Willys
      Respostas: 2