
Postado originalmente por
LauroRH
Pessoal,
Mesmo que a tracao (alavanca) esteja desligada, se a roda-livre estiver acionada, o conjunto de rodas dianteiras gira (pois as rodas dianteiras estao no chao, sendo impulsionadas pela tracao traseira, certo?).
Por consequencia, continua tb girando todo o conjunto diferencial+cardan dianteiros, alem da propria caixa de tranferencia tb (pois, embora nao engatada, recebe toda a tracao/forca do cardan dianteiro, que esta funcionando "morto", por assim dizer).
Conclusao: desgasta todo (ou quase) o conj. de tracao dianteiro, alem do oleo do diferencial.
Se a roda livre pudesse estar sempre ligada, nao teria sentido prover uma forma de desliga-la (i.e., a roda girar livremente, sem transmitir movimento a mais nada...)
Deu pra entender...?
Facamos o seguinte: estou acionando agora o pessoal da AVM, e posto aqui em questao de horas o parecer deles s/ assunto, ok?
Assim todos ganhamos...
