Salve, salve meus caros!
Voltei hoje de Ilhabela. Lugar realmente muito bonito.
Encorajado pelos comentários, fui na trilha de Castalhanos na Terça-Feira (dia 24/01/2012). Fui muito bem atendido e orientado pelo pessoal na entrada do parque, um show de organização! Na subida da serra e início da descida, dificuldade zero, apenas poeira, mas muito mais liso que algumas ruas do Rio de Janeiro.
Na descida tinha pouquíssima lama (não chovia há uns 2 dias), mas a enorme quantidade de pedras me deu trabalho. Meu carro está com a altura original (some isso a 4 passageiros, tanque cheio e amortecedores em fim de vida), então batidas de fundo eram frequentes - preocupação ainda mais agravada com a lembrança de que não tenho protetor de cárter... Tive inclusive que expulsar todo mundo do carro quando fiquei preso em uma baita pedra!

A travessia do rio foi muito tranquila, água bem baixinha e muito bonita para fotos!
No caminho de volta, novamente as pedras deram algum trabalho - só aí tive que ligar a tração para conseguir superá-las (sem, antes, morrer algumas vezes e queimar muita embreagem...).

No geral, achei muito bom o passeio! Uma ótima "iniciação" para amadores como eu! Subidas, pedras, poeira, lama, água... de tudo um pouco.
Em relação à praia dos Castelhanos, é bonita, mas não estava tão bela quanto nas fotos...hehe. Fiquei impressionado com a quantidade de Trackers por lá e vi dois fatos curiosos: Primeiro, um maluco resolveu andar de ASX na areia e acabou ficando preso por um bom tempo, enquanto a maré subia... e depois, quando fui ver os carros que haviam por lá, além dos diversos Bands, Trollers, Lands (...), havia uma CRV, um Ecosport 4x2 (!) e PASMEM, UM XSARA PICASSO!!!! MAS COMO AQUELE CARA PASSOU PELAS PEDRAS!? A CRV SAIU DEPOIS DE MIM E PENOU MUITO NAS PEDRAS, COMO ENTÃO O CARA PASSOU DE PICASSO?!

Bem, isso é tudo.
Abraços a todos.