All pessoal do fórum e daqueles que estiveram em Castelhanos neste dia 24/04/2010, em alguns dias teremos várias fotos e relato desta trilha no site www.eorsp.com.br, detalhe, as fotos estarão liberadas para download.
Abraços,
Baria.
Versão Imprimível
All pessoal do fórum e daqueles que estiveram em Castelhanos neste dia 24/04/2010, em alguns dias teremos várias fotos e relato desta trilha no site www.eorsp.com.br, detalhe, as fotos estarão liberadas para download.
Abraços,
Baria.
É isso aí, Gnecchi, o maior problema do brasileiro é a sua cultura pobre, onde só dança cultural ( carnaval, frevo, e o cacete ) e futebol são importantes, assim como chegar em uma praia a bordo do 'busão", encher a cara até cair e largar todo o lixo pra trás, sendo esse o ideal de turismo e diversão "da massa"...
político não é burro, é preguiçoso, e é mais fácil cobrar de qualquer mané uma grana que pode ser manipulada e desviada do que dar uma solução de respeito à situação. Somos o 5º maior país do mundo, com uma vastidão de terrenos difíceis a percorrer, e o mercado não enxerga isso, continuam apostando em Ecosports e off-road de mentira, além de cada vez mais asfaltarem as grandes rotas turísticas 4X4 .
Se você for ver na gringa, fazem exatamente isso, organizam e cobram taxas, para vc desafiar a natureza e seus limites de acordo com sua sabedoria e bom senso, duas virtudes nada importantes para amioria dos brasileiros. Na Austrália então, é um paraíso, o país é off-road.. lá quase todo mundo tem um belo SUV pra cruzar o país, mas existe tb as rotas por asfalto, e que são exemplares, perfeito tapete diga-se de passagem.
Transportando esse raciocínio para a prática de outros esportes radicais e de risco, como faríamos com o rafting ? proíbe nego de entrar no rio ? proibido o banho de rio no estado de sp .... funciona isso ?
e alpinismo e escalada? e o downhill ? mountainbike ? fecharemos todas as montanhas do Brasil pq é perigoso e a vovó do fulano não chega lá de andador ???? Ou então asfalta tudo, todas as trilhas de caminhada, tudo com tábua no chão e corrimão, pra segurança, e onde o alpinista profissional treina, parede artificial ??
pelo amor de Deus, que ta acontecendo nesse país ???? só falta o Maradona virar técnico da nossa seleção ........
cara, Vitarinha ou Samuka, vai tá muito bem pra trilha, parabéns pela opções.. heheh
agora, vou ser chato num ponto de vista ... sinceramente, vc acha que o turismo na Ilha vai aumentar por causa de uma estradinha ? o turismo em Ilhabela depende exclusivamente de castelhanos ? Por anos ouvi falar maravilhas da ilha, sem ouvir sequer um resmungo sobra aquela praia. Pra mim, castelhanos eram os oriundos do reino de Castella, e falavam castellano.
Sobre mergulho, lanchas, mulheres lindas e luxo, naufrágios e tesouros piratas, disso sim é que se faz o "grosso" do turismo na ilha, e não uma única praia... E AS PESSOAS CHATAS E COMUNS, QUE APRENDAM E RESPEITAR UM ESTILO DE VIDA E OPÇÃO DE DIVERTIMENTO das pessoas menos comuns. Tem mais heterosexual no mundo, por isso o direito dos outros não merece respeito e atenção ? só pq é minoria ?? q absurdo é sse ????? a gente não pode absorver essas coisas sem reclamar, sem tentar ao menos...
concordo também que há de se pensar na comunidade que por lá reside. Já chegou a ler um artigo que um camarada aqui do fórum colocou à nossa disposição e leitura ? Um gerador elétrico movido a água !!! uma reinvenção da roda d'água, mas muito mais eficiente e de construção e instalação simples e barata, inclusive a garotada da faculdade implantou um modelo de exemplo lá em Castelhanos. ISSO SIM É APOIO Á COMUNIDADE !!!! Pergunta se teve alguma iniciativa privada ou pública pra investir e bancar esse projeto praquela gente !!
honestamente, acho que luz e água encanada e tratada seriam prioridades em vez de um acesso mais cômodo. Além disso tudo, dificilmente aquela comunidade verá os lucros da estrada serem revertidos à sua causa, pior, assitirão à massa degradando o ambiente do qual tiram boa parte de seu sustento, e um dia aquilo vai deixar de ser um paraíso e um forte ponto turístico procurado por um seleta parcela da população, os jipeiros ... trágico, cara...
se for pensar, o "progresso" nunca trouxe nada além de maior dependência do progresso .....
Vai ver que " asfaltando " a estrada alem de incentivar o turismo , vai ficar mais facil tirar o lixo gerado por lá rs! Concordo com Cadü Smith , agua encanda e luz ja seria muito bom ! , mas como ja disse deve ter algum bacana ,que esta querendo construir um pousada exclusiva e para isso ja esta fazendo lobby, afinal é ano eleitoral! :parede::twisted:
Abraços a todos
isso mesmo !!! o q tem q fazer não é cobrar a trilha ou asfaltar, mais simples ainda !!! basta instalar dois ou 3 postos de fiscalização, e o motorista embriagado sofrer as consequencias, não todo e qualquer jipeiro, oras !!! Acidente tem em toda trilha, muito comum jipes capotados e abandonados enferrujando ao lado da trilha. e como o camarada Sérgio citou, é caso de álcool no piloto na maioria dos casos, ou mulecada no volante, isso tb não acho legal, dependendo da dificuldade da trilha ...
cara, to indignado com o rumo que as coisas tomam nesse país, poxa, pq não pensar diferente uma única vez ? e se fizessem a coisa certinha pra todos elogiarem, será q não daria pra lucrar, investir e desviar verba pública dessa maneira ?? com todos ganhando ?? Já faz tempo essa política vem enchendo o saco. Por exemplo a loucura de construir a Transamazônica, pelos militares, e deixaram tudo abandonado, e só agora estão asfaltando tudo por lá . Concordo, por lá, pois é um IMPORTANTE CORREDOR COMERCIAL do país que foi desde sempre mal planejado, realidade bem diferente da passagem de castellanos, onde não existe essa demanda e necessidade.
e vou continuar expondo minha opinião sempre, quem se opuser, que venha e argumente, estamos aqui pra isso
saudações 4x4
Pessoal, pelo que eu li das reportagens que sairam na mídia a trilha não vai ser asfaltada. Eu tô achando que eles estão é vendendo fumaça, tipo esse ministério da segurança que o Serra inventou.
No final vão é jogar um cascalho, ganhar uma eleição para prefeito e depois de 1 anos a trilha está de volta.
Mas resumindo toda essa história, quando é que agente desce novamente?
[]´s
Alex
nossa, espero mesmo q isso aconteça ...
e por falar nisso, a viatura ta pronta pra guerra de novo !!!!!!! o Daniel deu um jeito na Vitarada..
provavelmente desce eu e o meu velho, dois barbado ... heheh
abraço ae galera 4x4
[X2]
O pior é que se arrumarem a estrada, como era um bom tempo atrás, antes do rio vai ter estacionamento de carro do povão com direito a frango e farofa, vai ter gente deixando muito lixo pra trás, e o público sério como nós trilheiros, seja de jipe, moto, bike, ou até apé vai parar de frequentar. Vão acabar trocando o público bom pelo ruim.
E quanto a situação dos moradores de castelhanos, se quiserem morar em um lugar com luz, asfalto, escola etc.. sugiro a prefeitura tirá-los de lá. Oque faz de Castelhanos um lugar turísco é o fato de ser incomum, preservado, natural, quem quer comodidades (tanto turistas quanto moradores) deve procurar outro lugar. Imagine lá na praia com facilidades, a população vai começar a aumentar, vão começar a desmatar, a subir o morro com barracos e a praia de castelhanos vai virar morro do castelhano!! :parede: :mrgreen:
[]s
Pior que é verdade, Zé...
Acho que no mínimo, energia elétrica, não importa a fonte, seja por roda d'água, seja transmissão via postes, gerador por maré , enfim, uma ajudinha seria legal já... água, dá pra se virar c as nascentes da região. Acho legal ter moradores, porque no meu caso por exemplo, gostaria de acampar por lá, fazer as trilhas com calma, conversar com os locais, conhecer de fato a região, e não apenas chegar até lá e voltar...
Já tenho alguns bons anos de campismo em várias situações drásticas, e a pior das dificuldades que já passei é tentar dormir na barraca sem nenhuma segurança contra ladrão, sequestrador e nóia que seja. Se arrumar a estrada bem, daí que esse povinho vai encalhar por lá mesmo, a gente sabe como funciona, e sem querer discriminar, mas é só melhorar um pouco os acessos a lugares desse tipo, que ja tem fulano montando uma birosquinha de madeira pra faturar uma nota, daí chega "os parente", faz um puxadinho, emenda um outro barraquinho, e vira um favelão, mandando esgoto, roubando energia e água e por aí vai, a velha fórmula que a gente tá cansado de saber o resultado, não é novidade pra mim, nem pra vc nem pra ninguém. Nesses casos onde fica-se isolado ou perto de lugar perigoso, vou sempre maquinado, mas mesmo assim dá cagaço... fora as coisas que não se consegue matar..... não, prefiro moradores hospitaleiros.. HAHAHAH
To querendo descer pra lá, ficar uns dias ...
[]
Zelucas, a prefeitura pode levar tudo isso para lá sem precisar mexer na trilha, manter o turismo como está e mesmo assim dar uma qualidade de vida melhor para o pessoal de Castelhanos.
Não é justo tirar as pessoas de suas casas, principalmente porque eles chegaram primeiro e é nós que estamos "invadindo". Não podemos condená-los a viver naquela situação.
Não sei se nós jipeiros somos o público bom, é só dar uma olhada nas árvores da trilha quantas marcas de cabos de aço exite nelas. Pouca gente sabe mas isso mata a árvore e acho que uma cinta não custa tão caro assim.
Também não vou gostar de se ultrapassado por um gol quadrado, rebaixado, roda orbital e bonde do tigrão no último indo para Castelhanos, mas... o que podemos fazer além de ficar discutindo aqui no fórum?
[]´s
Alex
Água eles já tem por lá, mas os problemas dos moradores vão muito além de luz... Escola, hospital, mercado, etc. não tem jeito, eles terão que arrumar bem a estrada para que os moradores de lá tenham acesso a isso. E de barco não vale a pena pois tem que dar a volta na ilha inteira pra chegar do outro lado. O jeito de manter a trilha era construir um teleférico para os moradores de lá mesmo.
[]s
Concordo plenamente, tem que dar o auxílio pra comunidade lá, e acho que o teleférico é uma boa idéia !! Não sei se a manutenção do equipamento compensaria.. cobrando passagem, quem sabe ? até pro turista que não tem um veículo adequado. O problema é se der uma pane no meio do caminho.. são 22 KM, e parou 1, parou todos, é tudo conectado, além disso neguinho vai ficar pendurado a não sei qtos metros do chão durante qto tempo ? e o clima? frio, chuva, etc ? sempre tem muitos desafios nesses problemas...
Talvez um sistema simples de bondinho, elétrico ou óleo/elétrico tipo locomotiva, como os da petrobrás que sobem aquelas encostas brabas da serra em Cubatão, mas aquelas acho q são por sistema de cabos de aço e contrapeso .... o que fosse mais eficaz ...
Mas o teleférico como atração turística seria ótimo, hein ... :pensativo: :idea:
Tem também um caminhão que eu vi num anúncio, GM 6x6, documentado c capacidade pra 40 passageiros, todo restaurado e equipado q ítens de conforto e segurança, 55mil Cruzeiros, uma bagatela pra prefeitura... compra mais um ou dois desses e pronto, cria uma linha castellanos-civilização, com horário fixo, 3 ou 4 viagens por dia, no máximo. Em vez de busão, esses caminhões adaptados... pode ser até um caminhão 4x4 mercedão mesmo, mas com o mínimo de conforto, mais barato e fácil de concertar, acaba com o problema nosso, dos moradores, e do meio ambiente... só não acaba c o problema do lucro do marajá ....
vamo faze alguma coisa ? eu to fazendo o mínimo agitando aqui, mas sou apenas 1 ...
[]'s