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  • #1
    Usuário Avatar de titanium
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    16/07/2009
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    Renato e Ezahn!

    Meu caros, quanto ao Pneu eu queria a opinião de vocês (vocês dois e aos demais também)
    Como estou pensando em economizar um pouco com Pneus, em pról de uma revisão de mecânica mais aprofundada, fechei negócio nesses aqui: 4x4 Brasil - Portal Off-Road - Classificados - - Pneus YOKOHAMA Geolander M/T
    O que vocês acham?
    Ele é um Pneu de 30"... um pouco menor... mas acho que nem tanto...
    O desenho é um pouco Off-road.. sei que vai fazer barulho.. MAS ..... é o jeito!! No final de semana, eles já estarão instalados!!!



    Esses são 30"

  • #2
    Usuário Avatar de Ezahn
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    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    Renato e Ezahn!

    Meu caros, quanto ao Pneu eu queria a opinião de vocês (vocês dois e aos demais também)
    Como estou pensando em economizar um pouco com Pneus, em pról de uma revisão de mecânica mais aprofundada, fechei negócio nesses aqui: 4x4 Brasil - Portal Off-Road - Classificados - - Pneus YOKOHAMA Geolander M/T
    O que vocês acham?
    Ele é um Pneu de 30"... um pouco menor... mas acho que nem tanto...
    O desenho é um pouco Off-road.. sei que vai fazer barulho.. MAS ..... é o jeito!! No final de semana, eles já estarão instalados!!!



    Esses são 30"
    Não conheço estes pneus, os 4 por este preço está bom, eu acho. Ele é um pouco menor, o carro vai abaixar 1,2cm. Toyoteiro nunca gosta disto!!! O pneu é tipo lameiro, vai ter mais garra no barro mas não sei seu comportamento no asfalto. Deve gastar mais rápido (palpite, eu não conheço).
    Posta depois fotos com o novo pneu.
    Abraços
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

  • #3
    Usuário Avatar de Renato Camargo
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    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    Renato e Ezahn!

    Meu caros, quanto ao Pneu eu queria a opinião de vocês (vocês dois e aos demais também)
    Como estou pensando em economizar um pouco com Pneus, em pról de uma revisão de mecânica mais aprofundada, fechei negócio nesses aqui: 4x4 Brasil - Portal Off-Road - Classificados - - Pneus YOKOHAMA Geolander M/T
    O que vocês acham?
    Ele é um Pneu de 30"... um pouco menor... mas acho que nem tanto...
    O desenho é um pouco Off-road.. sei que vai fazer barulho.. MAS ..... é o jeito!! No final de semana, eles já estarão instalados!!!



    Esses são 30"
    Infelizmente vou ficar te devendo pois não conheço esse pneu, mas acho que ele vai fazer sua viatura ficar um pouco mais reduzido.

  • #4
    Usuário Avatar de titanium
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    16/07/2009
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    Comentários, Respostas e Mais dúvidas!!! :D

    Queridos Amigos,

    Ontem desci na garagem e resolvi bater umas fotos de Mariposa!!!
    Para quem estava ansioso, segue o Link para ver as fotos!
    OBS 1: As fotos estão escuras porque, obviamente, a garagem estava um breu!
    OBS 2: Adicionei dois vídeos; Um, dela por baixo e o outro do motor!

    https://picasaweb.google.com/1032324...eat=directlink


    Caro André Cajarana!!!
    Meu rapaz, só lhe digo uma coisa: Tenha Fé!!!!!
    Se você for casado, Tenha MUITA Fé e Paciência em dobro!!

    Logo logo chega sua hora!! Eu achei que nunca fosse chegar a minha!!!
    Dê uma olhadinha nas fotos e me diga o que acha!!


    Mestre Jorlex, você é um camarada que tem Jogo de Cintura!!
    hehehe... sua dica da cerveja certamente será utilizada!!!!
    E concordo com você! É bom dar uma lavada antes para poder observar melhor!!

    Aproveito para fazer um Comentário!!
    Hoje passei na MercadoCar (aqui em São Paulo - Barra Funda) e fui comprar o Óleo que vocês haviam me indicado!!
    Bom, resolvi comprar o Castrol!! Saiu por 16 Dilmas, Cada Litrooo!!!
    Até pensei em economizar............. mas não consegui!!! Motor é algo muito importante e morro de medo de colocar óleo fulei*&$ nela!!
    Ainda mais que, muito provavelmente, ela deve ter sofrido bastante na mão do outro dono... então vou cuidar direitinho do motor, para que ele cuide bem de mim!!

    Pois bem, voltando ao ponto....
    Fui na MarcadoCar e comprei o tal Óleo... 6 LITROSS de Óleo Castrol 15W40 para o Motorzinho 2.8 Turbo Diesel de Mariposa!!!!!!!! Eita bichinha gulosa!!!!!
    Aproveitei comprei outras cositas mais:
    • FITA ADESIVA SILVER TAPE 45mm X 5metros = 10,90
    • FITA ADESIVA ISOLANTE 3M 18 metros = 4,90
    • PALHETA TRASEIRA CORSA 94 = 16,99 ***
    • 6 LITROS DE ÓLEO MINERAL CASTROL 15W40 P/ 5 MIL KM = 95,94
    • 1KG DE GRAXA DE SABÃO DE LÍTIO + MOLIBIDÊNIO - MOLYCOTE = 61,80
    • MASSA DE POLIR No2 FINA 500g = 14,90
    • ALGODÃO PARA POLIR 500g = 7,40
    • FILTRO DE ÓLEO 2.8 DIESEL - MANN = 49,90
    • FILTRO DE COMBUSTÍVEL 2.8 DIESEL = 25,90
    • FILTRO DE AR = 45,90
    • VALOR TOTAL DAS COMPRINHAS...... = 336,72



    Gente, a palheta que comprei foi a Traseira do Corsa antigo....
    E tive que fazer um gatinho para poder coloca-la na Hilux (vidro traseiro)!!
    O que fiz??? Bem, como a palheta é diferente das nacionais, porque tem o encaixe específico da Toyota, tive que aproveitar apenas Ferro da Palheta antiga e troquei apenas a Borracha!!
    A borracha do limpador traseiro do corsa é maior, uns 3cm, que a original da Hilux.... mas acaba que não vai atrapalhar em nada...
    De toda forma, fica a dica para que não conseguir (como eu) encontrar as originais, dá para fazer esse gatinho! Até porque é Beeem melhor conviver com um gatinho inocente como esse , a ter que conviver com um Vidro arranhado!!!

    ByTheWay, o motorzinho que captura a Água do meu esguixador não está funcionando ou tem algo entopido... como faço para verificar um ou outro?
    Alguma dica especial?



    Ah!! Vou registrar outra observação....
    Hoje tive problemas com o Filtro de Óleo!!
    NO sistema da MercadoCar consta que o Filtro da Hilux SW4 2.8 Diesel é um modelo X... quando na verdade não é!!
    Resumo da ópera: passei 1 hora para conseguir tirar o filtro que estava lá e mais 10 minutos para descobrir que o que eu havia comprado estava errado!! Acabei tendo que ir trocar o Filtro!!
    DICA: para quem for ler esse Tópico no futuro, quando for comprar o filtro de óleo, verifique se o encaixe dele (rosca) tem a espessura de um Dedo Indicador (o fura-bolos)!! rsrs..

    Enfim, no final acabou dando tudo certo!!


    Amanhã é o dia dos Pneus!!!!!!!
    hehehe...
    Vou colocar os de 30"...
    O glorioso mestre Renato Camargo comentou que ela talvez fique mais amarrada, pois a relação irá diminuir...
    Bom, Renato, como eu gostaria dela para estrada, sei que essa não será uma característica muito interessante...
    Mas o fato de ela baixar um pouco de altura muito me agrada!!
    Afinal de contas, seu camarada aqui é desprovido de altura!!!
    E para eu conseguir entrar nela, hoje, estou tendo que escalar (literalmente)!! Para descer, então, é cômico!! hahahhaha..


    Mas aproveito para fazer um outro comentário, JORLEX....
    Hoje, trocando o óleo, pude reparar que quando se troca o Filtro, boa parte do óleo escorre e fica espalhado no no chassi, caixa de direção e outras coisinhas mais...
    Vou seguir sua dica de dar uma BOA lavada para reparar melhor de onde estão vindo esses benditos vazamentos!!
    Graças a Deus, não são no motor!!

    Senão....


    Galera, é isso ae!!
    Tentarei tirar novas fotos!! Mais legíveis!!
    Mas acho que com essas vocês já conseguem conhecer a Mariposa!!


    Só queria tirar mais a última dúvida!!
    A pintura da bichinha está beeeeeemmmm mals!!!
    Comprei, hoje, uma Massa de Polir... para ver se eu dou um trato na viatura!!
    Porém, entratanto, contudo, todavia, gostaria de Consultar os Professores (Vocês) a respeito!! É uma boa opção???
    Será que vai dar uma animada na cor dela???
    Por que, sinceramente, ela está parecendo que está Envelopada Naturalmente!!!

    Alguém tem alguma dica sobre esse procedimento?? Algum "Pulo do Gato"??
    Será que consigo fazer eu mesmo??


    Bom, é isso ae!!
    Prometo que, pelo menos por agora, parei de escrever!!!



    Fooorrteee abraço para vocês, meus caros!!!!

  • #5
    Usuário Avatar de André Cajarana
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    01/02/2008
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    Caro titanium
    Bela mariposa! Agora, todavia, só lhe resta cuidar muito bem da bichinha, né mesmo? Se você seguir todos os conselhos aqui postados pelos nossos eternos amigos do fórum, jamais iras se desfazer da lindona... Boa sorte! Olha, e fé é tudo que tenho. Abç

  • #6
    Usuário Avatar de Ezahn
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    Titanium, que cor é a sua? Posta umas fotos aqui!

    Quanto ao pneu, eu gosto mioto do que eu uso. É medida 31x10,5x15. Equivale a 265/75/15. É bem facil de achar nesta medida. Eu uso o BF goodhich all terriam. É bom no asfalto, não faz barulho, é bom na terra tb (não em trilha) , dizem que dura mais de 70.000 km, e dá um visual mais "nervoso".
    Eu usaria esta medida mesmo. Um menor vai reduzir mais a relação do carro, alem do que vc teria que trocar os 4.

    Quanto a calibragem, na minha tem um adesivo falando para usar 26 na frente e 29 atrás co pneu 255/75/15. Acho que este adesivo não é original pois não tem nada a ver com o manual. Eu uso isto mesmo apesar de ter um pneu mais largo e teoricamente deveria usar menos pressão. Com esta pressão deve diminuir o "pulinho". Este "pulinho" sendo com o carro firme, é normal com o pneu mais cheio, não pode é pular meio solta, fazer barulhos!

    Cara, o manual dela tem muita coisa. Tem a calibragem (só que para outro pneu), tem o tipo e quantidade dos óleos e fluidos, tem os bicol de engraxar, tem a tabela completa de manutenção com km e tempo e muito mais. Para quem gosta de desmontar tb tem este manual de serviço. Eu mesmo uso direto e já imprimi e traduzi umas partes para levar para o meu mecânico.

    O lance de parecer amarrada, então. Quando está com o 4x4 acionado, ai parece que ta "amarrado" na hora de fazer curvas. Como este carro não é 4x4 integral, então não tem diferencial central para distribuir a tração diferentemente entre a frente e a trás. Com isto, com o 4x4 ligado, quando faz curva mais fechada alguma roda tem que arrastar, e se o piso for asfalto este fato faz o carro ficar com esta sensação de amarrado. É o pneu patinando no asfalto com muita dificuldade. No dia a dia deve se usar o carro em 4x2 e a roda livre (botão que tem no meio de cada roda dianteira) na posição free. Para acionar o 4x4, primeiro gira o botão da roda livre para a posição lock, depois move a alavanca para 4x4 H, e se for o caso, para 4x4 L (reduzida). No manual fala que tem que usar o carro ao menos 16 km por mes com a roda livre no lock, isto é para lubrificar o diferencial dianteiro.
    Obs. Roda livre é um dispositivo no cubo da roda que serve para desacoplar a roda do eixo dianteiro. Quando se coloca a roda livre no free e o cambio da tração no 4x2 o diferencial dianteiro fica isolado, isto é, fica parado. Isto serve para diminuir o consumo do carro e o desgaste das peças.

    Quanto a viagens longas eu ainda não fiz, mas farei se dei quiser! O zeluiz aqui do forum postou um vídeo de uma viagem pela Argentina e Andes que fez com a dele, que é uma SW4 95 gasolina. De uma procurada que vc acha.

    Sorte com a SW e se precisar, grita ai.
    Abraços
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

  • #7
    Usuário Avatar de Jorlex
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    Olá Titanium,
    Uma dica importante. Como seus pneus são largos, pesados e pelo jeito o dono anterior não te deu muitos detalhes de como o carro era utilizado. Sugiro que vc de uma olhada na barra de direção pra ver se tem alguma fissura. Essa barra liga as rodas ao braço Pitman (caixa de direção). A minha quebrou com o carro em movimento, por sorte estava devagar no meio de uma curva. Outros amigos aqui do forum já relataram este mesmo problema. Hoje ando tranquilo com barra novinha original Toyota.
    Abs,
    Jorge


  • #8
    Usuário Avatar de Ezahn
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    Oba Titanium, quanto às correias, as esternas vc abre o capo e já as vê. Se não me engano são 4. Estas até da para avaliar visualmente, e tb estas correias são baratas e genéricas. É só tirar e ir em uma auto peças que é fácil achar outra que sirva, só procure uma marca boa. O tensor destas correias externas tb da para avaliar. Tirando a correia, gira o tensor e ve se o rolamento ta chiando. Estes tensores se precisar trocar da para desmontar e trocar só o rolamento. Sai muuuuittoooo mais em conta.
    O complicado é a correia dentada. Tirando ela e olhando da para ver se ela está para estourar, mais isto não te garante quanto ela vai durar. Esta correia fica fechada e para examinar tem que desmontar todas as outras correias a abrir a tampa plastica que fica atras das correias, no motor. E depois tem que por o motor no ponto novamente. O correto é trocar a correia dentada e o tensor dela. Se ela estragar funde o motor!!!! O pistão atropela as válvulas e já era!!! E ela nem precisa se romper. Pode ocorrer de apenas arrancar alguns dentes, já é o suficiente para estragar tudo. Troquei faz um tempo. Comprei na America por uns 150 a correia e um 350 o tensor. Não é bem isto mas algo do tipo.

    Quanto ao radiador, troque o fluido mas não coloque produto para limpeza de ferrugem pois a bomba d'água já é velha e acaba vazando. Se não esta abaixando a água e não esta esquentando pode ficar tranquilo. Não precisa mexer com o radiador. No máximo troque a tampa se ela estiver ruim, mas veja a pressão certa da tampa pois ela é uma válvula.
    Abraços
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

  • #9
    Usuário Avatar de luiz eduardosh
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    14/11/2008
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    "

    Primeiramente parabéns pelo carro, quando comprei o meu a um ano e meio atrás também tive muuuuitas dúvidas, a diferença foi que fucei muito o fórum para poder comprar, o que já me evitou um monte de dor de cabeça...

    Mas vamos lá a galera já lhe falou muuuuuito e já tens muuuuito o que checar, agora só um detalhe que notei que não falaram e que vc tocou no assunto é com relação a água. A dica do Ezahn é muuuito boa e só complementando, se for mecher na água do radiador, arreia tudo e coloca água desmineralizada, pois água de torneira e mesmo a mineral não tem como, arranca ferrugem e fica sempre com a coloração "barrenta".

    Boa sorte com o verdadeiro "tanque de guerra" que adquiriste!!!
    Hilux Sw4 2.8 - 1995 - Toda original!!!

  • #10
    Usuário Avatar de titanium
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    Respostas e Mais Dúvidas!!!!

    EZAHN,
    Seguindo suas orientações, vou baixar um pouco a calibragem da minha então!!
    Ela está Firme demais! rsrs..

    Quanto a Roda Livre, vou descer Agora mesmo ali na garagem para dar uma olhada se ela está no Free ou se está no Lock!!! E, obviamente, vou ligar o Free!!
    Economizar um Diesel faz bem para o bolso!! rsrs

    Boa dica da viagem do ZeLuiz!!
    Vou procurar e ler com calma!! Curto Muitooooo a idéia de fazer expedições!!!
    Como falei, esse é minha primeira caminhonete, meu primeiro carro a diesel e meu primeiro 4x4!!! E por isso estou querendo deixá-la Muito confiável para fazer esse tipo de viagem!

    Outra coisa, meu caro… você falou das Correias… bem, é uma preocupação minha!
    Estou vendo que a troca dessas garotas sairá beeemmm caro!!
    Estou até acompanhando um outro tópico a turma discutindo a questão de preços e está realmente nesta faixa que você comentou!
    A questão é… eu compro na America e chega em quanto tempo? Depois que chegar, eu levo no Joãozinho da 4WD para revisar tudo? Quanto será que vou gastar com mão de obra? Alguma idéia??



    JORLEX,
    Meu caro voce tocco num ponto que, coincidentemente, reparei hoje!!
    Hoje notei uma folga na direção! Aquele tipo de folga que faz parecer que você está dirigindo um Caminhão!?
    Não é muita coisa… algo em torno de 4 dedos de folga (efeito na direção)..
    ALGUÉM saberia dizer COMO faço para arrumar isso? O que pode estar resultando nessa Folga na direção??? E quanto isso pode custar??



    LUIZ EDUARDOSH
    Muito obrigado pelas congratulações!!
    Realmente estou feliz com a aquisição!
    Mas como voce pode perceber, estou um pouco ansioso para deixá-la nos trinques e evitar que algum prejuízo possa acontecer, afinal, a grana está meio contada!!

    Bom, de toda forma, falando sobre o radiador… bem, como vocês mesmos sujeriram, estou pensando em não mexer… afinal, a temperatura é Sempreeee constante!! não passa do meio de jeito nenhum! rsrs



    MASSS……… gente, estou com algumas dúvidas e gostaria de ajuda!!
    Hoje fui na MercadoCar aqui de SP por que Estou querendo trocar:
    • Filtro de Óleo = ~ 39,90
    • 6 Litros de Óleo 15W40 da CASTROL = ~ 15,99 cada = 95,94
    • Filtro de Ar = ~ 45,90
    • Filtro de Cabine (Filtro de Ar-condicionado) = ~ 26,90
    • TOTAL = 208,64


    Mas minha dúvida é: os preços estão na média?
    Alguém tem alguma dica para dar em relação a troca destes componentes??
    Vocês costumam utilizar Óleo Mineral ou Semi-sintéticos? Estes óleos são específicos para motores Diesel??
    Vocês recomendam algum Aditivo para o Óleo?? Eu usava STP numa Explorer Gasolina que tínhamos e o achava muito bom!!

    Já vi aqui no fórum um tópico que falava de Graxas....... mas não estou conseguindo encontrá-lo novamente..
    Vou procurar com mais calma, mas será que alguém poderia indicar alguma marca, preços e dicas de como proceder com as trocas?
    Vi que no manual aponta os locais de lubrificação.... mas pergunto: será que eu mesmo consigo trocar? como faço?


    Poxa, agradeço IMENSAMENTE a todos daqui pela força que estão me dando!!

    Isso realmente está me deixando mais seguro com a viatura!

    Uma coisa que vou olhar nela daqui há um tempo é a questão de barulhinhos internos.. Painel, forros das portas, proteções de lama nas "caixas" das rodas, etc.. enfim, aqueles grilinhos e peças meio frouxas que ficam enxendo o saco com o tempo! rsrs..
    Alguma DICA???


    Valeu pela força, gente!!!


    ABRAÇÃO a Todos!!!

  • #11
    Usuário
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    01/06/2011
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    Titanium,
    Parabens pela nova viatura...Mas acho que voce está igual a mim...no inicio do ano quando comprei meu primeiro carro a diesel(Band93).achei que iria só rodar, igual vemos os caminhoes nas estradas....ledo engano....carro diesel,(JEEP, SUV) precisa de muito mais..nao é igual a automovel que normalmente se manda o frentista ver agua e oleo..e ta tudo bom...ou leva-se alí na esquina e o mecanico dali mexe e ta tudo certo..
    Caminhonete diesel precisa de carinho, atenção e muito..muito cuidado...(além de muito dinheiro..)pois tudo neles são mais caros e dificeis de achar...além de mecânicos que são os mais raros de se achar .....
    Mas posso te garantir, sonho com essa porcaria aqui na garagem, além que é um verdadeiro prazer andar com ela(prazer de maluco..pois é duro, desconfortável, anda pouco..barulhento..).
    Além de que você sempre terá motivos pra gastar um din.din nela...é um poço sem fundo...mas é muito prazeiroza....
    abraços e boa sorte..
    paulo
    GM BLAZER 2.8 4x4 2005, EX-TROLLER 3.0 07, EX BAND 93

  • #12
    Usuário Avatar de Jorlex
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    17/03/2008
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    Titanium,
    Com relação as correias, como vc mencionou que a grana tá meio curta, eu em seu lugar, não trocaria as correias externas agora, pois se arrebentarem vc pode trocar sem maiores problemas. O resultado seria uma direçãao pesada, um ar que pararia de gelar ou o que seria mais dificil: O alternador ou a bomba d'água pararem, mas estes usam correias duplas.
    Agora!!!! Correia dentada e esticador/rolamento, se não sabe qdo foram trocados, sugiro que os troque para o bem do seu motor. Se a correia arrebentar, pular dentes ou se o rolamento travar, vc está a pé meu amigo.
    Óleos lubrificante:
    Sugiro que vc compre balde. A granel sai muito mais caro. Um balde de 20 lts. do 15W-40 aqui no Rio pago em torno de R$ 140,00.
    Filtro de oleo:
    Pago em torno de RS 25,00
    O filtro de ar paguei mais ou menos o mesmo preço que estão te cobrando.
    Vc esqueceu de incluir o filtro de combustivel. Item muito importante.
    Folga da direção:
    Procure verificar se a folga vem da caixa de direção ou das ponteiras: Deite embaixo do carro e peça para alguem balançar o volante para ambos os lados, só na folga, sem forçar. Se o braço pitman não se mexer, a folga está na caixa. Caso o braço se mexa e as rodas não, pode ser ponteira
    Amigo espero ter ajudado. Valeu!?
    Abs,
    Jorge


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