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Luz tracao piscando e abs acesa - continua...

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  • 02/09/2015, 14:54
    jacquesfreitas
    Enfim, eu montei o vídeo com as técnicas que eu uso desde minha velha SW4 pra detectar se a tração está funcionando, e onde está falhando apenas pegando e girando o eixo cardan dianteiro. Esse vídeo tem uma função a mais: Ensinar como forçar a tração numa situação de emergência/atoleiro:

    https://www.youtube.com/watch?v=gQHCi6MUiiU
  • 03/11/2015, 23:34
    Ari Willys
    amigos,

    tenho uma tr4 2009, a luz da tracao qnd esta em 4x2 fica piscando,quando engato o 4x4 fica acessa tudo normal, mas qnd volto para o 4x2, nao para de piscar, ela nao esta tracionada, ja fiz os testes, e nem a luz do abs acende, apenas a luz da tracao pisca e nao apaga de jeito nenhum hehehe

    alguma dica de como limpas esses contatos ?!

  • 16/12/2015, 14:14
    SGT AILTON
    Ja ouvi dizer q a valvula solenoide 3 vias do gol,santana,logus,parati servem na pajero sport, solucionando o problema da luz piscando sem parar no painel, alguem sabe ou ja fez a substituição dessa peça por outra paralela????
  • 16/12/2015, 15:08
    JairoM
    Acabei de trocas os dois solenoides originais da Pajero, pelos do GOL flex. Sao identicos... apenas o pequeno filtro original do solenoide da MIT nao cabe no solenoide do Gol, entao tive que improvisar um filtro usando um pedaço de cano de borracha (estes de combustivel), e um pouco de algodao....

    Pra mim, nao funcionou, e eu acho que o problema esta nos dois pinos, que nosso colega mostra no vídeo que esta postado na pagina anterior....

    Vou tentar testar os pinos (liga/desliga) as luzes no painel.... e provavelmente recolocar os solenoides originais....
  • 03/02/2016, 21:52
    Léo-Ctba
    Citação:

    Postado originalmente por JairoM Ver Post
    Acabei de trocas os dois solenoides originais da Pajero, pelos do GOL flex. Sao identicos... apenas o pequeno filtro original do solenoide da MIT nao cabe no solenoide do Gol, entao tive que improvisar um filtro usando um pedaço de cano de borracha (estes de combustivel), e um pouco de algodao....

    Pra mim, nao funcionou, e eu acho que o problema esta nos dois pinos, que nosso colega mostra no vídeo que esta postado na pagina anterior....

    Vou tentar testar os pinos (liga/desliga) as luzes no painel.... e provavelmente recolocar os solenoides originais....

    Eu testei as duas válvulas solenóide e verifiquei que uma estava aberta, coloquei uma 3 vias de mesmo funcionamento e a luz da tração parou de piscar mas não acende quando coloco em 4x4 ainda não consegui achar o problema mas vou checar os interruptores agora.
  • 04/02/2016, 00:02
    Carlo_TR4Flex
    1 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por jacquesfreitas Ver Post
    Enfim, eu montei o vídeo com as técnicas que eu uso desde minha velha SW4 pra detectar se a tração está funcionando, e onde está falhando apenas pegando e girando o eixo cardan dianteiro. Esse vídeo tem uma função a mais: Ensinar como forçar a tração numa situação de emergência/atoleiro:

    https://www.youtube.com/watch?v=gQHCi6MUiiU

    Video espetacular do colega, ensina tudo sobre a tração dos nossos veiculos. Só queria fazer uma consideração que pode ajudar alguns que não estão conseguindo solucionar problemas com a tração mesmo depois de seguir os videos.

    Primeiro um resumo para quem não quiser se aprofundar:

    O modulo 4x4 não controla a solenoide de acionamento da tração dianteira e sim um interruptor/sensor ligado direto da cx de trans. até as solenoides(vejam o diagrama anexo). O unico sensor que influi mecanicamente no 4x4 é o sensor n4 que impede que o diferencial diant. desengate do eixo cardã e do semi eixo. E no que se refere a parte elétrica/eletronica podemos até arrancar o modulo e todos os sensores que ainda teremos 4x4 que é o que importa. A parte mecanica e de vacuo sim é importante pois o atuador travado ou a mangueira de vacuo solta/cortada impede o acionamento da tração dianteira.

    Para quem quer entender melhor:

    Primeiro gostaria de chamar o atuador do dif diant. como roda livre como dos troller só para facilitar diferenciar o engate do 4x4 quando falando da cx de transferencia ao cardan e o 4x4 quando engatado o dif ao cardan (roda livre). Também tudo que eu disser é somente referente a parte eletrica e supondo que toda parte mecanica e de vacuo esteja funcionando pois o video esta correto nestes assuntos.

    Como nosso colega explicou são tres interruptores relacionados a tração dianteira/4x4/4x2, 2 na cx de transferencia e 1 no dif dianteiro. Só que não é o modulo 4x4 que comanda o engate/desengate da roda livre, ele só comanda as luzes do painel. O int. do dif dianteiro esta lá só para verificar quando o atuador conectou/desconectou a roda livre. O primeiro dos int. da cx de transf, o de numero 3 do diagrama serve para verificar quando o 4x4 foi mecanicamente acionado/desligado na cx de trans. mas tambem não comanda nada. O terceiro int.(n. 4 no diagrama) é o mais importante pois é ele que esta ligado as solenoides que comandam o atuador do dif dianteiro(roda livre). O interruptor n 4, que comanda as solenoides, é aterrado em 4x2. Por isso a solenoide fica sempre energizada em 4x2 e desligada em 4x4, acionando o 4x4. É assim para que se o solenoide falhar o carro ainda tem a tracão dianteira funcionando. Então a grande confusão é que para funcionar o 4x4 não tem que ligar a solenoide e sim desligar. Por isso que se o int n. 4 estiver com defeito a roda livre não desengata. A unica coisa que não vai funcionar é a roda livre. No video nosso colega explica que quando os interruptores estão com defeito e se engata o 4x4 o cardã conecta a cx de transf. mas a roda livre não engata mas na verdade ela já estava engatada quando a alavanca estava em 4x2 se o sensor estava defeituoso. Se o painel não piscava em 4x2 era porque o problema é uma combinação mecanica do atuador/vacuo e em 1 2 ou 3 sensores.

    Espero ter ajudado e desde já me desculpo se alguem me mostrar algum engano mas me aprofundei na parte eletrica do 4x4 pois quando tive a embreagem trocada e a oficina mutilou o chicote da cx de transferencia. Então tive que aprender como funcionava para ensinar os mecânicos como o sensores tinham que ser conectados ao chicote.
  • 17/02/2016, 16:44
    nando8891
    Boa tarde! Essa bomba de vácuo ela funciona só com a chave ligada? Vendo o vídeo feito pelo nosso amigo com o motor desligado tem vácuo na linha !
  • 17/02/2016, 17:26
    nando8891
    Também troquei as solenóides por novas e a luz do abs continua acessa !
  • 17/02/2016, 18:33
    nando8891
    Do lado direito do meu carro tem mais duas solenóides também . Alguém sabe pra que serve?
  • 19/02/2016, 18:51
    nando8891
    Já troquei solenóides revisei todo o sistema está tudo certo mais minha roda livre não desengata fica piscando a luz verde no painel como no vídeo. Não sei mais o que fazer na peça que desliga a roda livre embaixo do carro existe alguma membrana interna, pois quando puxo ar nela ou sobro sai ar pelo outro tubo isso e normal! Alguém da um help aí..........
  • 19/02/2016, 21:24
    nando8891
    A luz do abs também está acessa por isso que não destrava?
  • 20/02/2016, 13:37
    vavarusso
    5 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por nando8891 Ver Post
    A luz do abs também está acessa por isso que não destrava?

    meu caro a luz do ABS nada tem a ver com os solenoides da tração ou turbina. Se nao está desengatando é culpa do atuador de roda livre, se voce soprar por uma mangueira e ta saido na outra, membrana furada e foi pro saco. eu tive esse problema e resolvi comprando um usado com outro defeito e dos dois fazendo um.
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