deu muita sorte de ter descoberto antes de tomar um baita prejuízo!
Versão Imprimível
Bom dia amigos!!
Li todo o tópico e percebi que a minha pode estar com algum problema.
Toda vez que funciono minha SW4 93 2.8D solta uma fumaça branca, não é muita, mas da para perceber saindo a fumaça branca e o cheiro ruim. Coloquei o dedo no escapamento e está com aquela sujeita preta mas meio molhada, desculpem a ignorância, mas é meu primeiro carro a diesel, nos carros a gasolina sei que suja, mas é uma sujeira seca, motores a diesel é normal essa sujeira ser pegajosa?
Ela não está difícil para pegar quando fria, claro que não pega como pega com o motor quente, mas pega tranquilo, só reparei na fumaça branca que antes não fazia e a sujeira pegajosa no escapamento.
Outra coisa que acredito ser muito importante, ela baixa na faixa de 1,5 ltr. de óleo em 5.000 km, isso é normal?
Estou com o carro a 9 meses e o mecânico onde o ex-proprietário sempre a levou me informou que fez o motor a pouco tempo, só não soube me informar com quantos km foi feito, disse que o motor está zero, hoje com 365.000km.
Desde já, agradeço pela ajuda.
Abraços!!!
Dá uma olhada aqui Retifica do bloco do motor. Fique atento! @ Clube do Diesel será que o motor ainda tá na garantia? Boa sorte!
Herick,
Acabei de olhar o site que me mandou, putz, será que meu bloco foi retificado. Quando comprei ela não apresentava essa fumaça branca, nunca esquentou, temperatura sempre um pouco abaixo do meio, fumaça preta só quando subia um pouco a rotação, sempre ando em 2.500 RPM pra baixo. Será que não é uma desrregulagem.
Esqueci de avisar, fiz umas 3 trilhas nos últimos 2 meses, andei muito com a reduzida engatada, lavei o motor a umas 2 semanas atrás, eu mesmo lavei com uma mangueira comum sem jato d´água, e foi justamente a umas 2 semanas que começou com essa fumaça branca. será que fiz alguma coisa errada tanto na trilha como ao lavar o motor?
Desculpem a ignorância galera, mas como eu disse, é meu primeiro carro a diesel.
Carro a diesel, ainda mais esses sem eletrônica, podem ser lavados sem estresse algum.
Como está a água no radiador? Se estiver no nível correto, pode ser água acumulada no tanque de combustível ou até mesmo no filtro do diesel.
Comece pelo mais barato. Troque o filtro, depois lave o tanque pra só depois comece a se preocupar com cabeçote.
Quando fiz o motor do meu carro deu a mesma bronca, pouco tempo depois. Refiz e parou o problema.
Carro novo (motor novo) o normal é baixar óleo quase que de forma imperceptível. O problema maior não é a fumaça branca e sim esse consumo de óleo. Se teu motor não tivesse sido feito, acho que vc poderia esperar, mas com motor feito, com várias peças novas, acho negócio abrir pra mexer.
Outra questão, talvez na hora de fazer o motor do teu carro só tenham feito a parte de baixo, esquecido o cabeçote (embora esse cabeçote da 2.8 não seja problemático, já que é de ferro).
É,
A primeira coisa que vou fazer agora é procurar o mecânico que fez e tentar puxar toda história do motor, o que foi feito, a data exata de quando foi feito e as peças que foram trocadas, bem como o motivo do motor ter de ser feito. Depois de conseguir isso eu posso traçar uma estratégia para poder sanar e vou postando o resultado.
Valeu Dorderf e Herick, me ajudaram bastante.
Abraços!!
Obrigado pelo post Vittorassi. Contribuiu e muito! A Maria Preta é do mesmo ano que a sua e o problema é idêntico. Comentei com diversos mecânicos sobre o problema ocorrer somente quando ela fica desnivelada e nenhum deles parece ter acreditado muito. Vira pesado como se um dos pistões está sob calço hidráulico, faz um estalo no motor e solta uma fumaceira branca de dar inveja a qualquer fumacê. Mas somente quando fica algumas horas estacionada em declive. Já estava dando como certo morrer na compra de novos bicos mas agora vou investigar com mais calma a possibilidade dos anéis. Assim que resolver voltarei a postar os resultados.