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Fumaca branca ao ligar frio - Hilux D4D

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  • 17/03/2011, 17:33
    ZZ Top
    Ola amigo Potência,
    Olha, quando as velas aquecedoras nao funcionam o carro fica ruim de pegar na primeira partida do dia qto está frio, e nos dias mais frios fica pior ainda, tendo que forçar a partida até o motor pegar, e sai a fumacera nos primerios segundos ou minutos até que a temperatura nos cilindros aumente e para de fumacear. Porém esses estalos que mencionou, provavelmente pode ser outro problema, e como tenho poucas informaçoes, nao dá pra chegar a um diagnostico mais preciso. Mas alguns itens como regulagem de bomba(presao e ponto), valvulas, correia dentada( se nao trocou ainda), bicos entre outros vele a pena fazer uma revisão, e com isso pode solucionar o prolema da fumaça, agora muito cuidado com este estalo ! pois se for muito forte, tipo barulho de ferro batendo pode ser coisa séria, nao demore a verificar este problema, pois pode causar prejuizos maiores. Procure um mecanico de confiança e verifique.
    Abs.
  • 20/03/2011, 12:05
    Tadi
    Nos veiculos apartir de 2006, o bico injetor é lubrificado com o oleo do motor. Nele existe dois anéis, um de borracha e outro de latao. Geralmente o anel de borracha parte ao meio e no anel de latao fica passando a compressao do motor para o oleo e o oleo passao para o pistao. Entao quando o motor é funcionado pela primeira vez ou quando o mesmo está frio ocorre esta fumaça demasiada. É necessario trocar os dois anéis do bico injetor.
  • 21/03/2011, 01:34
    Potência
    Olá, Tadi! Primeiro, agradeço a atenção dispensada ao meu caso. Na verdade estou muito aflito em razão deste problema. Vamos lá! Na verdade já troquei os anéis e os oringis, mas não resolveu. Basta o carro ficar parado por um tempo que a fumaceira branca com cheiro de borracha queimada aparece. Tenho percebido também uns barulhos estranhos vindos do motor quando eu ligo a caminhonete. Não é sempre e só quando dou a partida. Parece uns estalos. Sou leigo no assunto e não tenho muitas opções de mecânico aqui em Belém. Qualquer ajuda será muito bem vinda. Abç
  • 21/03/2011, 01:44
    Potência
    Olá, Japa! Scaneamos o motor na Toyota e não encontraram nada. É, claro, a informação que me passam. Mas a bendita fumaceira não para. Como disse troquei os anéis e os oringis dos bicos e nada. Falei sobre a bomba e as velas aquecedoras mas descartaram. Não sei mais o que fazer!! Será que esse motor está batido/fundido? Aqueles estalos (acompanhados de ausência de energia para a partida) a que fiz menção só surgem quando dou a partida. O carro fica fraco no inicio e depois é que desenvolve bem e diminui a fumaça branca. Caso fique parado por algum tempo, volta tudo. Estou no escuro! Grato.
  • 25/03/2011, 22:20
    RONIE_VALIM
    Assinando o tópico...

    Boa sorte na solução do problema e não deixe de postar aqui :concordo:
  • 25/03/2011, 22:52
    ZZ Top
    Citação:

    Postado originalmente por Potência Ver Post
    Olá, Japa! Scaneamos o motor na Toyota e não encontraram nada. É, claro, a informação que me passam. Mas a bendita fumaceira não para. Como disse troquei os anéis e os oringis dos bicos e nada. Falei sobre a bomba e as velas aquecedoras mas descartaram. Não sei mais o que fazer!! Será que esse motor está batido/fundido? Aqueles estalos (acompanhados de ausência de energia para a partida) a que fiz menção só surgem quando dou a partida. O carro fica fraco no inicio e depois é que desenvolve bem e diminui a fumaça branca. Caso fique parado por algum tempo, volta tudo. Estou no escuro! Grato.

    Cara se for pensar no pior, pode estar com folga nos aneis e pistões e perdendo compressão e na hora de retificar, mas com qts km esta seu carro ? pelo ano pelo menos se foi bem cuidado nao era pra já ter este desgaste não.
  • 26/09/2011, 18:31
    jean fernandes
    parabens é bom quando vemos final feliz
  • 13/12/2011, 02:22
    Fabricio Barbosa
    Pessoal! Estou com o mesmo problema: na primeira partida do dia ( motor frio ), custa 3,4 seg pra pegar e quando pega: tremedeira e fumaça branca por mais 4,4 segundos e aquele cheiro de queimado.
    Aí troquei as velas aquecedoras. Nada.
    Troquei os bicos injetores. Nada.
    O que pode ser?
    obs.: há 3 meses foi feita uma revisão caprixada: correias, filtros(diesel,ar,óleo).
    Vou trocar os filtros novamente na esperança de que o carro esteja assim por ter ficado muito tempo sem revisão.
    Quem sabe não grudou alguma crosta no sistema de combustível?
  • 13/12/2011, 09:25
    ZZ Top
    Fabricio, vc ja verificou o funcionamento das velas aquecedoras ? tipo, se elas estão esquentando ? , pois mesmo trocando as velas por novas, se estiver com problemas no rele, ou fusivel queimado etc, as velas não funcionam ! Isso é a primeria verificação para fazer! se verificar que as velas estão funcionando direito, então deve continuar investigando para tentar descobrir o problema. Verificar bomba inj. e bicos, mas como disse que trocou os bicos, então acho que os bicos pode ser tirado da lista de possiveis causas.
    Boa sorte.
  • 13/12/2011, 10:03
    Fabricio Barbosa
    Infelizmente nao é rele nem fusível..foi td verificado. agora é partir pra investigação na bomba injetora..
  • 13/12/2011, 16:01
    José Tito de Lima Neto
    2 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por Fabricio Barbosa Ver Post
    Infelizmente nao é rele nem fusível..foi td verificado. agora é partir pra investigação na bomba injetora..

    Boa tarde Fabricio, a melhor alternativa nestas situações é realmente levar a uma oficina especializada em bombas injetoras e ficar esperto com o orçamento deles. Fiz o motor da minha japa 98 recentemente, para completar fiz a bomba também, com uuma especializada de joinville. o primeiro orçamento foi de 1790,00 (orçamento anexo). Depois verificando o orçamento percebi que a solenoide não estava com defeito e que poderia conseguir bicos mais baratos na faixa de 380,00 posto aqui. O orçemento final foi reduzido para 670, entre peças e mão de obra mais 380 dos bicos.
    Bomba é uma coisa que devemos sempre estar revisando, principalmente por conta da qualidade do diesel que utilizamos, os efeitos de uma bomba mal calibrada são nefastos, primeiro pelo consumo exagerado de diesel, junto com a poluição causada depois pelo desgaste direto na cabeça dos pistões ocasionado pelo excesso de diesel, conforme estas duas páginas de um catalogo de defeitos de pistão mahle (arquivos anexo).
    Com bomba não se brinca, se faz td para que ela funcione como deveria.
    Anexo 324722Anexo 324723
  • 13/12/2011, 20:38
    Fabricio Barbosa
    Com certeza Jose Tito. Muito interessante os anexos e realmente não tem como brincar com a bomba injetora, ainda mais que a minha hilux 98 nunca viu uma revisão de bomba. Troquei óleo, filtros(ar,diesel,óleo), correia(direcao,ac,alternador,etc), bielas, pastilhas de freio, tambores, enfim, mexi no básico e agora chegou a hora de abrir o motor. To até com receio, mas é o típico caso que é melhor prevenir do que remediar, ainda mais que mesmo com a troca das velas aquecedoras e dos bicos injetores a caminhonete continuou fumegando branco quando fria.
    Vou levar numa autorizada toyota de São José dos Campos - SP, perto da cidade onde meus pais moram.
    Ao que devo ficar atento? Você fez o motor todo na autorizada? Além dos bicos, o que mais pegou por "fora"?
    Abraço
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