Afinal o problema do superaquecimento foi resolvido ?? Se foi a partir de ano?? Também estou pretendendo comprar uma Pick up Hilux 3.0 TD, mas com essa dúvida fica difícil.
Alguém pode ajudar ??
Um abraço
Cabeção
Versão Imprimível
Pessoal,
este problema de aquecimento é das 97-98-99, mas sempre que ocorreu o aquecimento foi por uso extremo, ou seja, se verificar a temperatura no painel e ver que tá aumentando, da uma parada e espera, caso o esquente ocorra, então só novo cabeçote...no mais esta peça ainda tem de ser entregue sem custos, pois é um defeito de fabricação...entrar em conato com a Toyota e correr atrás dos seus direitos...
Sérgio Holanda
Pessoal,
Também tive a infeliz experiencia de ter a minha SW4 96/97 super-aquecer e ter o cabeçote trincado.
Na verdade eu colocava agua e RadCool da Bardal no radiador.
Falei com o SAC da Toyota e me disseram que se eu provar que usava o liquido de radiador original da Toyota eles me daria outro cabeçote. Mas não foi o caso. Estou agora na duvida se coloco um novo cabeçote que custa 5000 reais ou se tento recuperar o antigo com solda numa boa retifica. Ainda não sei o que fazer, só sei que aprendi de maneira cara que esse motor não pode ser resfriado com água.
Quando o motor ferveu, estava a 110Km na reta! Não teria razões para o ocorrido.
Gostaria de saber se alguem aqui já recuperou um cabeçote de aluminio e se funcionou. Não quero passar pelo famoso: O barato saiu caro!
Meu mecanico de confiança me falou que cada caso é um caso, e que teria que estudar a trinca do meu... Enfim, quero ter um carro que possa me guarantir segurança. Outro problema que pode ser resolvido é o intercooler... Alguem aqui já fez isso no 1KZT ? Funciona bem?
Aguardo os comentarios !
Obrigado,
Marcelo - São Paulo
Grande Marcelo,
O pessoal alegou que foi a falta de uso do adtivo original para radiador toyota, isso foi uma forma de tirar o deles da reta, pois isso não é motivo pro motor ferver e estourar o cabeçote...na realidade, o que acontece é que o motor ferve depois da trinca...pensem nisso...e não o contrario, agora pra tincar tem de ter um certo esquente ou tempo mesmo, uma vez que estes cabeçotes possuem falha de usinagem criando uma especie de fusivel...
em relação a encher teu cabeçote de aluminio e tentar, acho que se a empresa que faz este serviço for boa, vale a tentativa e fica de olho no painel...afinal fazemos muito trabalho de mexer em motor e aterar aqui e ali e nem sempre da bronca...dependendo do custo deste trabalho talvez vale a pena tentar...aproveita manda varetar teu radiador, verifica o sistema de acoplamento viscoso da ventuinha e em relação ao intercooler, tenho um amigo no sertão da Paraíba que interculou a SW4 98 com aquele maxcooler e o motor passou a trabalhar mais aliviado e ainda pode aumentar a pressão da turbina, embora ele tenha preferido aumentar muito pouco era possível ter ganho mais potência, mas no caso dele ele queria o motor mais aliviado...
em relação ao SAC toyota, se vc puder provar que a trinca é falha de fabricação vc não só ganha outro cabeçote mas também pode ganhar mais, afinal não faltam casos como o seu.
Espero ter ajudado,
Sérgio Holanda
Oi, respondendo ao amigo q perguntou: coloquei o intercooler e ficou bão pra daná, como dizem aqui na minha região "sobe se agarrando de tanto que puxa". Escrevi sobre isto nas pag. anteriores deste tópico q vc pode conferir.
abraç
No consumo nao deu diferença, apesar de ter aberto a bomba em 10% como recomendou o fabricante ficou nos mesmos 10Km/l na estrada variando um pouco p/ + ou para - dependendo da estrada e peso da butina e na cidade em torno de 7,5km/l. O equipamento funciona bem melhor na estrado pq a refrig. do ar é maior.
ok?
Então, eu gastei R$1.600,00 do cooler + 50 de frete me pediram um pouco mais, porem se vc chorar um pouco eles te fazem este preço e aindo me deram 30 dias no boleto, mais informações e fotos e fone pra contato www.intercooler.com.br.
Qto a instalação ñ gastei nada pois eumesmo instalei na oficina de um amigo q me emprestou as ferramentas e deu palpites q facilitaram o meu trabalho, o mais chato é colocar dois pequenos calços de alumínio, que ja vem no kit, sob a bomba que regula a pressão do turbo e q fica quase atrás da turbina estes calços aumentam a pressão do turbo p 1kg, e tirar o para-choque tirando isso é so borracha, braçadeiras e parafusos e uma batida aqui outra ali e pronto. Serviço de 3 horas no meu caso de meca de fim de semana. O kit vem com uma cartilha explicando tudo passo-a-passo e com fotos dos detalhes. Depois disso passei em umbambista e pedi pra dar 1/4 de volta na abertura da bombo como me instruiram na maxcooler e pronto... tá rodando q uma beleza, amanha vou pra Palmas-Pr q fica a 360 km de onde moro, com esta belezinha é um pulinho vc nem vê o tempo passar, comprei ela em julho e estou adorando a viatura, qto aos aquecimentos , o ponteiro da temperatura vai até um pouco abaixo do meio e fica por ali, mesmo que pise eté o talo mesmo em serra.
Qdo comprei troquei todos os fluidos e óleos e no radiador coloquei Paraflu, já rodei c/ ela quase 15 mil e o liquido do radiador q era azul qdo coloquei o aditivo foi esverdeando e agora começou a amarelar, sinal q tá na hora de trocar, segundo o fabricante o q vou fzer correndinho qdo retornar desta viagem.
Abraç
Desculpem os erros de digitação da mens. anterior, já tô meio atrapalhado, vou dormir, Tchau!
Gostei Muito Destas Dicas E Do Material Didático Da Empresa.