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  • #1
    Usuário Avatar de Glaicon
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    Citação Postado originalmente por andreaslmp Ver Post
    Boas!

    Outra dúvida sobre a SW TD 1998 e a SW V6 1998 é se a Diesel seria ruim de se usar para andar apenas uns 10km e parar.
    O motor mal esquentaria e já seria desligado...

    Seria ruim?
    Seria pior para o TD ou para o V6?

    Agradeço!
    Acho que é ruim às duas.
    Afinal, nenhuma delas terá o óleo aquecido de maneira plena.
    A válvula termostática nem abrirá totalmente para a passagem da água.
    Se for uma termostática antiga e a água do radiador estiver com ferrugem, pode ser que trave parcialmente e não abra totalmente quando realmente pegar a rodovia.
    Aí dá problema de super aquecimento por má refrigeração do motor.
    Mas, das duas, acho que pode ser pior à diesel, pois as pessoas não têm o costume de pré aquecê-la por um minuto, para a correta lubrificação da turbina.
    Simplesmente ligam e já engatam marcha.
    Para mim, felizmente, esse cuidado já virou religião.
    Até o carro da esposa, que é seminovo, à gasolina e usa óleo sintético, faço um aquecimento em neutro.
    Mal não faz.

  • #2
    Usuário Avatar de sandro_ventania
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    Glaicon...o que vou dizer aqui, eu também ainda não consegui entender, mas é o que especialistas dizem.

    Motor trabalhando sem carga (neutro) tem vida útil diminuido.
    Segundo dizem, assim que a luz do oleo apagar, já deve sair com o carro, devarinho, sem acelerar muito, fazendo aquele pedacinho de rua da sua casa até a pista principal é o suficiente para aquecer o motor.
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #3
    Usuário Avatar de Glaicon
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    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    Glaicon...o que vou dizer aqui, eu também ainda não consegui entender, mas é o que especialistas dizem.

    Motor trabalhando sem carga (neutro) tem vida útil diminuido.
    Segundo dizem, assim que a luz do oleo apagar, já deve sair com o carro, devarinho, sem acelerar muito, fazendo aquele pedacinho de rua da sua casa até a pista principal é o suficiente para aquecer o motor.
    Não acredito nos especialistas.
    O aquecer é de 60 a 90 segundos.
    Não vejo lógica em ocorrer danos em tão curto espaço de tempo, estando o motor desacoplado da caixa.
    A marcha lenta dos veículos diesel gira em torno de 800 RPM´s.
    Sob carga por horas de trânsito giram a 2.500 RPM´s em média, acarretará somente a perda da vida útil, ou seja, rodarão de 300.000 a 500.000 Km´s, em média.
    Os caminhões com motor diesel, rodam muito acima destas médias e não desligam nas paradas de postos e outros locais com tempos semelhantes a parada em um posto.
    Então, me esforço em não aceitar o conceito de ligar, apagar do luz do óleo e sair, mesmo com a boa qualidade dos óleos atuais e sua multiviscosidade.
    Não vejo sentido nisso.
    4X4 Brasil

  • #4
    Usuário Avatar de vi_ortega
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    24/05/2016
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    Boa tarde foristas!

    Primeiro, agradeço a quantidade de informações e opiniões concentradas nesse fórum. Foi fundamental para conhecer e decidir qual seria o 4x4 que vai levar a família para a Patagônia em 2017.
    Depois de 9 meses de pesquisa decidi que meu 4x4 seria uma sw4 v6 ou 2.7, já que uma a diesel em boas condições começa em 35k. Depois disso, foram mais 5 meses de procura, até que encontrei a verdona, uma sw4 3.4v6 97/97, 7 lugares, com 174mil km em Joinville, de segundo dono, com todos os manuais e folhetos da Toyota.

    Embora pouco rodada para o ano, estava precisando de um carinho e aos poucos está tomando jeito. Troquei velas e cabos, amortecedores da tampa traseira e filtros de ar e combustível importando da Rockauto (ficou 52% mais barato que na Toyota, porque quis velas iridium de 4 eletrodos ngk, se não era mais em conta ainda), amortecedores traseiros, reparos dos bicos injetores (tinha um vazamento que pingava no cabeçote... um perigo), todo o sistema de freios, discos, pastilhas, cilindro mestre, panelas, sapatas e fluido (2,8k no total). Ainda faltam 2 pneus e trocar os outros fluidos, como os diferenciais, caixa de redução e transmissão.
    Estamos muito felizes aqui, embora tenha quase 20 anos, tudo funciona. Aguentou todos os desaforos de subir e descer a Serra do Corvo Branco (Braço do Norte a Urubici) com 7 dentro debaixo de chuva.. parecia estar passeando. Aos poucos vamos pegando confiança e indo mais longe.

    Consumo, 8,2km/l na estrada (depois de tapar os vazamentos nos bicos), 5,6 na cidade e 3,2 na trilha. O que me chama atenção é que não importa a carga, se cheia ou vazia, se com ar ou sem, é sempre 8.

    Por que gasolina? Porque custou 25k. Se quisesse uma 2.7, tinha uma no Paraná por 21k. É muita diferença se comparar com o diesel, e como temos um Focus pro dia a dia, o consumo não atrapalha.

    Enfim, se roda muito, 20mil+ km/ano, o diesel justifica mesmo, se não o bolso vai gostar mais da gasolina.. só vai ter que passar mais vezes no posto.

    Agora é só achar um grupo na grande Florianópolis pra sair pulando barranco!
    SW4 3.4 V6 - Vovó

  • #5
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    Olá pessoal, dando nova vida ao tópico .....

    Estou querendo trocar meu Grand Vitara (1999) por um veículo maior.

    Ando pouco, cerca de 500km por mês, não pego engarrafamento porque moro numa cidade pequena e de vez em quando gosto de viajar (em média 600km ida e volta), por isso acho que um veículo a gasolina seria mais indicado no meu caso.

    Pois bem, a SW4 ( entre 97 e 2001) é uma das minhas preferidas. Tenho olhado em vários classificados as SW4 á gasolina e tenho encontrado poucas 2.4 e 2.7 e num maior número as V6.

    Vocês sabem me dizer qual a diferença do consumo (urbano e estrada) entre estas opções á gasolina ?

    Obrigado.
    Pela longa estrada eu vou. Estrada eu sou.



  • #6
    Usuário Avatar de Glaicon
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    Citação Postado originalmente por Angelo RJ Ver Post
    Olá pessoal, dando nova vida ao tópico .....

    Estou querendo trocar meu Grand Vitara (1999) por um veículo maior.

    Ando pouco, cerca de 500km por mês, não pego engarrafamento porque moro numa cidade pequena e de vez em quando gosto de viajar (em média 600km ida e volta), por isso acho que um veículo a gasolina seria mais indicado no meu caso.

    Pois bem, a SW4 ( entre 97 e 2001) é uma das minhas preferidas. Tenho olhado em vários classificados as SW4 á gasolina e tenho encontrado poucas 2.4 e 2.7 e num maior número as V6.

    Vocês sabem me dizer qual a diferença do consumo (urbano e estrada) entre estas opções á gasolina ?

    Obrigado.
    A modelo V6 desses anos é a mais completa de todas, tendo como diferenciais câmbio automático, piloto automático e teto solar.
    Mecânica de baixa manutenção.
    Na cidade fará 5,5 Km/l e na estrada 8,5 Km/l.
    Se estiver bem cuidada e com manutenção em dia, pode comprar sem medo.

  • #7
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    03/08/2006
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    Miguel Pereira/RJ
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    Olá Glaicon, obrigado pela atenção.

    Então realmente existe uma diferença de consumo entre a V6 e as 2.7, com a V6 consumindo mais, certo ?

    Preciso pensar bem nessa diferença de consumo, ou seja, se vale a pena pegar um V6 ou se seria melhor ir num 2.7


    grande abraço.
    Pela longa estrada eu vou. Estrada eu sou.



  • #8
    Usuário Avatar de Rubens Linhalis
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    20/04/2012
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    Angelo,

    V6 = Na cidade fará 5,5 Km/l e na estrada 8,5 Km/l.
    2.7 = Na cidade fará 7 Km/l e na estrada 10 Km/l.

    Agora faz a conta..rs

  • #9
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    03/08/2006
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    Valeu Rubens......


    Pois é, os números são diferentes mesmo. Tenho que pensar muito. O 2.7 é mais econômico e o V6 é mais completo.

    Eu lí esse tópico todo, assim como outros que tratam sobre a questão diesel ou gasolina. É um assunto sem fim.

    Para a quantidade de km que eu rodo a gasolina será sempre mais indicada, mas, por exemplo, pretendo viajar até o sul da Bahia em janeiro, e aí, nesse caso, um carro a gasolina vai me fazer gastar bem mais dinheiro do que se fosse a diesel.

    A gente sempre fica nesse dilema.


    obrigado.
    Pela longa estrada eu vou. Estrada eu sou.



  • #10
    Usuário Avatar de Glaicon
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    Citação Postado originalmente por Angelo RJ Ver Post
    Valeu Rubens......


    Pois é, os números são diferentes mesmo. Tenho que pensar muito. O 2.7 é mais econômico e o V6 é mais completo.

    Eu lí esse tópico todo, assim como outros que tratam sobre a questão diesel ou gasolina. É um assunto sem fim.

    Para a quantidade de km que eu rodo a gasolina será sempre mais indicada, mas, por exemplo, pretendo viajar até o sul da Bahia em janeiro, e aí, nesse caso, um carro a gasolina vai me fazer gastar bem mais dinheiro do que se fosse a diesel.

    A gente sempre fica nesse dilema.


    obrigado.
    A minha SW4 1998 era à diesel, e minha atual Pajero Full é a diesel.
    De fato, o custo para as viagens é bem menos preocupante.
    Todavia, se vais rodar pouco e fazer somente eventuais viagens, a gasolina te servirá muito bem.
    Exemplo: da sua cidade, Rio de Janeiro, até Ilhéus, sul da Bahia: 1.293 Km´s.
    Velocidade constante de 100 Km/h.
    Sw4 diesel fará 12 Km/l, ou seja, gastará 107,75 litros. Multiplicando esses litros por R$ 2,89 (preço de Fpolis) gastarás R$ 311,39.
    Modelo 2.7, gasolina: serei mais otimista que o Rubens e colocarei 11 Km/l, gastando 117,54 litros. Multiplicando por R$ 3,69 (preço de Fpolis) gastarás R$ 433,74.
    Ou seja, estamos falando de apenas R$ 122,00 de diferença numa viagem longa.
    Ida e volta totalizam R$ 244,00.
    Faça suas contas.
    Antes, porém, te dou um pequeno alerta: Se você comprar viatura à diesel os passeios longos de final de semana vão aumentar, pois o custo com o combustível será pouco preocupante.
    Há três semanas eu estava rodando pelo Uruguai.
    Total de 3.220 Km´s.
    Média geral de 11,8 Km/l, só no piloto automático.
    O custo com o diesel foi bem tranqüilo.
    Boa sorte nessa doce dúvida.

  • #11
    Citação Postado originalmente por Angelo RJ Ver Post
    Valeu Rubens......


    Pois é, os números são diferentes mesmo. Tenho que pensar muito. O 2.7 é mais econômico e o V6 é mais completo.

    Eu lí esse tópico todo, assim como outros que tratam sobre a questão diesel ou gasolina. É um assunto sem fim.

    Para a quantidade de km que eu rodo a gasolina será sempre mais indicada, mas, por exemplo, pretendo viajar até o sul da Bahia em janeiro, e aí, nesse caso, um carro a gasolina vai me fazer gastar bem mais dinheiro do que se fosse a diesel.

    A gente sempre fica nesse dilema.


    obrigado.
    Angelo, fiquei vários anos nesse mesmo dilema, decidi pela gasolina por : 1- ser mais barata que a diesel consideravelmente, 2- valor do seguro mesma coisa, 3- não ando muito com ela na cidade, em viagens fazendo 9/10 km/l de média tá valendo pelo que economizei na compra e seguro, 4- é bem dificil achar as de 97 / 01 em bom estado, as diesel são mais judiadas, talvez até por serem mais resistentes, ou usadas em viagens longas, expedições, trilhas, enfim, parece que trabalharam mais que as gasolina. Tenho a minha 2.7 99 gasolina á 5 anos, só alegrias, sem nenhum problema, manutenção preventiva com pçs originais, óleo a cada 5 mil km, gasolina no tanque e rodar seguro.

  • #12
    Usuário
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    03/08/2006
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    Miguel Pereira/RJ
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    Pois é Glaicon,

    Já tive 3 carros á diesel (Bandeirante, JPX e Sportage) e realmente na época eu nem esquentava muito para viajar, tanto que fui ao Pantanal na Band, além da Mantiqueira, Ibitipoca, Ouro preto, Bocaina, etc....
    Mas penso que hoje em dia, mesmo para carros á diesel, o custo de viagens ta muito caro, pois todos os combustíveis estão caros.

    Quanto a SW4 a questão não é "apenas" o preço do combustível e sim o que o dinheiro que vou economizar não comprando um carro á diesel, pode me proporcionar, por exemplo, em alguma obra que eu possa fazer em casa.

    Ps: Além da SW4 também considero a compra de uma pajero sport (2004 ou 2005), mas os problemas de aquecimento desse carro me desanimam um pouco, além do consumo ser maior que a SW4.

    abraços
    Pela longa estrada eu vou. Estrada eu sou.



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