Não sou o autor do texto: cada caso é um caso, e, no momento eu prefiro diesel!

http://oglobo.globo.com/economia/mat...-914383111.asp

------------------------------------------------------------------------
diesel ou flex?


Após rodar 1.900km com a Ranger e a S10, fizemos as contas e
analisamos os prós e contra


RIO - A discussão sobre a venda de carros de passeio movidos a diesel
voltou à pauta no Brasil. Para saber se compensa gastar mais na compra
para economizar no posto, rodamos 1.900km com duas picapes e fizemos as
contas. Primeiro, testamos a Ford Ranger a diesel. Depois, avaliamos a
Chevrolet S10 Flexpower.

Medir o consumo deu trabalho. A Ranger trazia computador de bordo; a
S10, não. A solução foi zerar um tanque de gasolina e outro de álcool
para fazer o cálculo - e são 80 litros de capacidade...

A conta considerou o quanto seria necessário rodar com a Ranger para
compensar a diferença de valores para uma S10 abastecida com álcool ou
com gasolina. A picape GM é a única flex do segmento, e a Ranger é o
modelo a diesel com menor preço do mercado.

Para sermos justos, fizemos os mesmos caminhos com as duas picapes, com
o cuidado de considerar as variações do tráfego por conta de
engarrafamentos e trechos de estrada. Na média, rodamos 70% na cidade e
30% em rodovias.

Como era de se esperar, a Ranger bebeu pouco. Seu eficiente motor 3.0
turbodiesel cravou a média de 10,8km/l. Mas a S10 não decepcionou:
obtivemos as marcas de 7,7km/l com gasolina e 6,2km/l com álcool.

Calculando apenas as despesas com combustível, na Ranger a diesel, são
gastos R$ 0,18 por quilômetro rodado, enquanto na S10 são R$ 0,33 (com
gasolina) ou R$ 0,28 (com álcool)

A vantagem do diesel cai na comparação de preços. A Ranger custa a
partir de R$ 77.960 (XLS) e traz de série ar-condicionado, direção
hidráulica e acionamento elétrico de vidros, travas e retrovisores. Com
os mesmos itens, a S10 Advantage sai por R$ 63.125.

Assim, a picape movida a diesel custa R$ 14.835 a mais. Levando em conta
apenas esta diferença, seria possível rodar 44.954 quilômetros usando só
gasolina na S10, ou 52.982 quilômetros abastecendo sempre com álcool.

Para quem gosta de economia, há ainda outra conta: aplicando a diferença
de preços entre a Ranger a diesel e a S10 flex em um fundo de
investimentos com retorno de 0,70%, teríamos um rendimento de R$ 103 - o
que daria para rodar 367 quilômetros ao mês, com álcool "por conta".

Seguro

Há outros pontos que não entraram na conta, mas precisam ser
considerados. O principal é o gasto na contratação do seguro. Simulamos
o valor das apólices de duas Chevrolet S10 na versão Executive - a topo
da linha. Uma era movida a diesel (R$ 90.615) e a outra era flex (R$
69.560). Os valores são um forte argumento a favor da versão bicombustível.

Para um homem com 40 anos de idade, morador da Zona Sul, casado e com
garagem em casa, o seguro da Chevrolet S10 Flexpower sairá pelo valor
médio de R$ 2.360. Já a versão movida a diesel desta picape tem a
apólice cotada em R$ 6.080.

A explicação sobre a diferença de preços das apólices está nos índices
de roubo. Tal comparação entre picapes Ranger a diesel e a gasolina
segue o mesmo caminho da S10, mas segundo corretores consultados, o
seguro das Ford custa entre 10% e 15% menos que o das GM.

Manutenção

Na opinião de especialistas, os custos com manutenção são equivalentes:

- Comparando duas picapes do mesmo modelo, uma movida a diesel e outra a
gasolina, tem-se valores similares de manutenção. Apesar de o preço das
peças de um carro a diesel ser mais elevado, estes motores são bastante
robustos e duráveis, o que reduz os gastos com reposição - explica
Marcos Amorim, proprietário de uma oficina especializada em motores e
sistemas de injeção eletrônica.

O diesel oferece vantagens para quem precisa de mais torque para, por
exemplo, vencer terrenos difíceis com a caçamba carregada - e a
capacidade de carga costuma ser maior. Quem roda muito e usa o carro
para o trabalho também terá na diesel uma boa opção.

- Para o trabalho pesado, optamos por três modelos a diesel: Toyota
Hilux, Nissan Frontier Mitsubishi L200. Levamos em conta a durabilidade
e o menor gasto com abastecimento - explica o empresário Luís Minardi,
sócio da Barbosa Andrade Engenharia. Cada picape da frota roda, em
média, 60 mil quilômetros por ano, e a empresa só começa a considerar a
troca dos veículos após um período de cinco anos de uso.

Na hora da revenda, as picapes a diesel também são mais valorizadas,
justamente pela economia de combustível e pela comprovada durabilidade.

Recentemente, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que há
estudos para a liberação do uso do diesel em carros de passeio - o que
poderá ocorrer em médio ou longo prazo. Mesmo que o combustível seja
liberado aos veículos pequenos, suas vantagens serão restritas, ainda
mais como opção urbana no país dos carros flex. Os cálculos que fizemos
provam isso.

/FICHAS TÉCNICAS:/

1) FORD RANGER

PREÇO: R$ 77.980

ORIGEM: Argentina

MOTOR: Turbodiesel, quatro cilindros, 16v, 2.958cm³, potência de 163cv
(a 3.800rpm) e torque de 33,7kgfm (a 1.600rpm)

TRANSMISSÃO: Tração traseira, câmbio manual de cinco marchas

PNEUS: 235/75 R15 (245/70 R16 a partir da versão XLI)

DIMENSÕES: Comprimento: 5,14m; largura: 1,79m; peso: 1.680kg

CAPACIDADE DE CARGA: 1.091 quilos

DESEMPENHO: De 0 a 100km/h em 12,8s; máxima limitada a 170km/h

CONSUMO: 10,8km/l

2) CHEVROLET 2.4 FLEX

PREÇO: a partir de R$ 57.265

ORIGEM: Brasil

MOTOR: Bicombustível, quatro cilindros, oito válvulas, 2.405cm³,
potência de 141cv (G) e 147cv (A) (a 5.200rpm) e torque de 21,9kgfm (a
2.800rpm)

TRANSMISSÃO: Tração traseira, câmbio manual de cinco marchas

PNEUS: 225/75 R15 (235/70 R16 opcional)

DIMENSÕES: Comprimento: 5,25m; altura: 1,73m; peso: 1.035kg

CAPACIDADE DE CARGA: 720 quilos

DESEMPENHO: de 0 a 100km/h em 12,8s (G) e 11,5s (A); máxima limitada a
150km/h

CONSUMO: 6,2km/l (A) e 7,7km/l (G)