Leojaz, só complementando. Infelizmente nenhuma RAV4 que veio ao Brasil (até hoje!) vem com controles de tração e estabilidade. Lá fora vem com isso desde 2006 e ainda em versões diesel....
Só para reforçar da terceira geração:
RAV4 de 2006/07 a 2010 (todas 4x4, airbag duplo e abs, teto)
de 2011 a 2012 (4x2: airbag duplo e abs - sem teto; 4x4: airbags duplo, lateral e cortinha; aquecimento dos bancos, banco elétrico, teto).
Um dos motivos que eu não peguei uma RAV mais nova é a falta de segurança dos carros Toyota, isso para os dias de hoje. Já senti na pele o efeito que faz o controle de tração e estabilidade na segurança e na condução.
Hoje a minha esposa está com a nossa RAV4, mas trocaremos em breve. A nossa está com pouco mais de 150mil km e só deu uma dor de cabeça, que foi a troca do alternador. De resto só o normal, e estamos com ela há muitos anos. Nunca trocou uma lâmpada sequer. É excelente, confiável, robusta e com baixíssima manutenção.
Mas, nós dois pegamos muita estrada e a RAV4 se tornou, para nós, insuficiente do ponto de vista de segurança diante da loucura de nossas estradas. Mas fora isso, a melhor viatura no custo-benefício de sua categoria (isso usada, pois 0km os preços estão brutos e se tem concorrentes melhores). Posso dizer com efetividade que é tão resistente quanto uma Hilux... ela só não pegou muito no Brasil pois não tem versão diesel..... mas se tivesse.... lá fora usa o motor D4D da Hilux, pouco menor, 2.2... aí seria uma outra conversa....
J.