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  • #1
    Usuário Avatar de jeb
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    Citação Postado originalmente por leojaz Ver Post
    A Rav4 4x2 tem 2 air bags e a 4x4 possui 6, teto solar e controle de tração ( ou estabilidade? Ou os dois).
    O consumo da 4x2 na cidade em torno de 8km/l e na estrada 10,5km/l abastecendo com aditivada e dependendo do peso do seu pé.
    O motor 2.4 de 168cv acho excelente e o porta malas é muito generoso, contando com dois "esconderijos", tipo um alçapão.
    Leojaz, só complementando. Infelizmente nenhuma RAV4 que veio ao Brasil (até hoje!) vem com controles de tração e estabilidade. Lá fora vem com isso desde 2006 e ainda em versões diesel....

    Só para reforçar da terceira geração:
    RAV4 de 2006/07 a 2010 (todas 4x4, airbag duplo e abs, teto)
    de 2011 a 2012 (4x2: airbag duplo e abs - sem teto; 4x4: airbags duplo, lateral e cortinha; aquecimento dos bancos, banco elétrico, teto).

    Um dos motivos que eu não peguei uma RAV mais nova é a falta de segurança dos carros Toyota, isso para os dias de hoje. Já senti na pele o efeito que faz o controle de tração e estabilidade na segurança e na condução.

    Hoje a minha esposa está com a nossa RAV4, mas trocaremos em breve. A nossa está com pouco mais de 150mil km e só deu uma dor de cabeça, que foi a troca do alternador. De resto só o normal, e estamos com ela há muitos anos. Nunca trocou uma lâmpada sequer. É excelente, confiável, robusta e com baixíssima manutenção.

    Mas, nós dois pegamos muita estrada e a RAV4 se tornou, para nós, insuficiente do ponto de vista de segurança diante da loucura de nossas estradas. Mas fora isso, a melhor viatura no custo-benefício de sua categoria (isso usada, pois 0km os preços estão brutos e se tem concorrentes melhores). Posso dizer com efetividade que é tão resistente quanto uma Hilux... ela só não pegou muito no Brasil pois não tem versão diesel..... mas se tivesse.... lá fora usa o motor D4D da Hilux, pouco menor, 2.2... aí seria uma outra conversa....

    J.
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    Ex: Renegade Diesel Sport 4x4 2015 (agora com a chefa)
    EX: Toyota RAV4 4x4 2007 - Ex: Ford Explorer V6 4x4 1998

  • #2
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    Isso mesmo Jeb, desculpe a confusão, como é que pode "lá fora" ter tais equipamentos e sendo importado vir sem?!
    outro detalhe interessante:
    Eu abri meu retrovisor do externo e tinha um plug isolado, fui pesquisar e descobri que o retrovisor vem com todo o sistema dde aquecimento (anti embaçamento), inclusive se for comprar outro é bem mais caro por isso.

    E parece que as novas Hilux na Europa tiveram seu software do controle de tração atualizados para evitar capotamento, já as Sul americanas, nada.
    A Toyota decepciona muito nesse quesito.
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  • #3
    Usuário Avatar de jeb
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    Citação Postado originalmente por leojaz Ver Post
    Isso mesmo Jeb, desculpe a confusão, como é que pode "lá fora" ter tais equipamentos e sendo importado vir sem?!
    outro detalhe interessante:
    Eu abri meu retrovisor do externo e tinha um plug isolado, fui pesquisar e descobri que o retrovisor vem com todo o sistema dde aquecimento (anti embaçamento), inclusive se for comprar outro é bem mais caro por isso.

    E parece que as novas Hilux na Europa tiveram seu software do controle de tração atualizados para evitar capotamento, já as Sul americanas, nada.
    A Toyota decepciona muito nesse quesito.
    Tranquilo....
    Uma vez li em algum lugar que as montadoras no Japão tem duas linhas de produção: 1 para mercado interno + EUA + Europa, 1 para outros (vide América do Sul, África, parte da Ásia, etc). Neste último os carros são produzidos de acordo com as exigências mínimas do país. Ou seja, no fundo, recebemos o "refugo" japonês, que, ainda assim, são muito bons os carros (se bem que no Brasil também fazem assim. Quem não lembra da época que a VW exportou Voyage e Passats para Europa e Oriente Médio, e eram bem mais completos que os do mercado interno. Tanto que a mosca branca era ter um desses "tipo exportação").

    Vou citar diversos exemplos:
    Suzuki: as Gran Vitara 2.0 (acima de 2007) só vieram com airbag duplo + abs (fora a V6, que vieram poucas). No Japão vinham com 6 airbags + ESP + TRC e mais umas firulas....

    Mitsubishi: A Outlander, só na versão V6 após 2011 que veio com ESP + TRC. Ainda, coisa que poucos sabem, o sistema de tração das Outs trazidas para cá, é uma básica. Lá fora, é bem mais complexa.

    Honda: Honda Fit na Europa, desde 2005 tem toda essa segurança. Fora que existem versões 4x4 do Fit, para países com neve.

    Do meu conhecimento, os que trazem exatamente o mesmo carro (dos japoneses que conheço mais) são a Subaru e Lexus.

    No Brasil, o cúmulo da Toyota (e não só ela) é dizer que na RAV4 4x2 só se tem airbag duplo (isso desde 2011) e nas 4x4 seis. Ou seja, a vida do cara que comprou a 4x2 vale menos do que do cara 4x4? Isso é bem comum.

    A Honda faz isso também. No caso do HRV, por exemplo, 4 airbags só nas versões EXL. A ASX da MIT, as versões 4x2 só airbag duplo....

    Desculpem o desabafo, mas essa é nossa realidade. Até os nossos importados são "selecionados" para não serem os melhores.

    J.
    ps: a Hilux de fato agora atualizaram, pois nos testes do alce anteriores foi reprovada...
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  • #4
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    Citação Postado originalmente por jeb Ver Post
    Tranquilo....
    Uma vez li em algum lugar que as montadoras no Japão tem duas linhas de produção: 1 para mercado interno + EUA + Europa, 1 para outros (vide América do Sul, África, parte da Ásia, etc). Neste último os carros são produzidos de acordo com as exigências mínimas do país. Ou seja, no fundo, recebemos o "refugo" japonês, que, ainda assim, são muito bons os carros (se bem que no Brasil também fazem assim. Quem não lembra da época que a VW exportou Voyage e Passats para Europa e Oriente Médio, e eram bem mais completos que os do mercado interno. Tanto que a mosca branca era ter um desses "tipo exportação").

    Vou citar diversos exemplos:
    Suzuki: as Gran Vitara 2.0 (acima de 2007) só vieram com airbag duplo + abs (fora a V6, que vieram poucas). No Japão vinham com 6 airbags + ESP + TRC e mais umas firulas....

    Mitsubishi: A Outlander, só na versão V6 após 2011 que veio com ESP + TRC. Ainda, coisa que poucos sabem, o sistema de tração das Outs trazidas para cá, é uma básica. Lá fora, é bem mais complexa.

    Honda: Honda Fit na Europa, desde 2005 tem toda essa segurança. Fora que existem versões 4x4 do Fit, para países com neve.

    Do meu conhecimento, os que trazem exatamente o mesmo carro (dos japoneses que conheço mais) são a Subaru e Lexus.

    No Brasil, o cúmulo da Toyota (e não só ela) é dizer que na RAV4 4x2 só se tem airbag duplo (isso desde 2011) e nas 4x4 seis. Ou seja, a vida do cara que comprou a 4x2 vale menos do que do cara 4x4? Isso é bem comum.

    A Honda faz isso também. No caso do HRV, por exemplo, 4 airbags só nas versões EXL. A ASX da MIT, as versões 4x2 só airbag duplo....

    Desculpem o desabafo, mas essa é nossa realidade. Até os nossos importados são "selecionados" para não serem os melhores.

    J.
    ps: a Hilux de fato agora atualizaram, pois nos testes do alce anteriores foi reprovada...

    Examente isso tudo que vc falou, fazem outra linha de produção para exportar carros pelados.
    Li em alguma revista que o valor de um controle de tração para um carro já equipado com ABS é e cerca de R$200 ! Isso mesmo REAIS! E sabemos que o valor do carro no Brasil é alto não só pelos impostos, mas também pela elevada faixa de lucro das montadoras. Por que não oferecer o controle de tração ou estabilidade, mesmo cobrando por isso?

    Antes do lançamento da atual versão do corolla foi divulgado quais equipamentos a matriz "deixaria" vender para cada mercado.
    Itens de segurança como os já comentados para EUA e p alguns países da Europa. Itens de perfumaria como luz de led, frisos cromados e multimídia para América latina e Ásia. Ou seja, vai a exigência do mercado tb.
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  • #5
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    XIBIU!!!
    Só dando chicotada no pessoal!!!

    Como vc encontra os posts em desacordo? Vc entra em todos os fóruns?!?

    Grande abraço.
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  • #6
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    Citação Postado originalmente por indeciso2015 Ver Post
    Boa noite amigos!
    Ano passado comprei uma rav4, ano 2010, 2.4, 16v. O carro é um espetáculo, não me arrependi da aquisição.
    No entanto, essa semana deu problema no alternador.
    Levei na Toyota e me disseram que o alternador quebrou e me pediram R$ 4.800,00 por um novo, sendo R$ 4.600,00 do alternador e mais R$ 200,00 da mão de obra.
    Acontece que estou achando esse valor salgado, sem condições.
    Alguém tem alguma dica?
    amanhã vou levar em uma oficina de bairro, pra ver se tem algum diagnóstico diferente.
    Alguém já passou por isso?
    Obrigado
    Ainda não tive problemas, mas também acho estupido esse valor para um alternador.
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  • #7
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    Estou comprando filtro de ar do motor e cabine pelo AliExpress. Aconselho se programar e comprar por ele, a difetença de preço é estupida!

    filtro ar do motor: CSS R$250( não tem em estoque); Americanas.com R$75 ( preço com frete, 10 dias p chegar), AliExpress R$36 (preço com frete, 90 dias p chegar.)
    Filtro ar cabine: CSS R$ não tinha; lojas internet no Brasil R$45-55 ( preço com frete, 15 dias); AliExpress R$ 17 (frete grátis , 90 dias)

    Fazendo do um bom planejamento, da pra pedir muita coisa e economizar muito.
    Tem mais dois sites de peças, um japonês que é mais caro, porém frete mais barato (amayama.com). E o partsouq.com ( Dubai eu acho) que ALGUMAS peças são um pouco mais baratas, porém frete sempre elevado.

    Quando chegar meus pedidos avisarei os amigos.
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  • #8
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    A propósito, qual óleo do motor vocês estão usando? Qual é a marca "original" Toyota?

    A minha Rav4 é 4x2 2010/11.
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  • #9
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    Citação Postado originalmente por leojaz Ver Post
    A propósito, qual óleo do motor vocês estão usando? Qual é a marca "original" Toyota?

    A minha Rav4 é 4x2 2010/11.

    Descobri: 5w30 sumi sintético. A marca " original Toyota " rs
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  • #10
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    Citação Postado originalmente por leojaz Ver Post
    A propósito, qual óleo do motor vocês estão usando? Qual é a marca "original" Toyota?

    A minha Rav4 é 4x2 2010/11.
    Blz leo?
    Desde 0km a minha usa 10w40 original Toyota, trocas a cada 10k ou 1 ano.
    []s
    J.
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  • #11
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    Olá Jeb e demais amigos,
    Tenho uma Rav 4x4, ano 2008, gostaria de saber se algum de vcs colocou kit gás na Rav e se há alguma contraindicação no sentido de fazer tal conversão.
    Abraços.

  • #12
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    Citação Postado originalmente por Danielmadureira Ver Post
    Olá Jeb e demais amigos,
    Tenho uma Rav 4x4, ano 2008, gostaria de saber se algum de vcs colocou kit gás na Rav e se há alguma contraindicação no sentido de fazer tal conversão.
    Abraços.
    Daniel, na RAV4 nunca tive e jamais terei kit gas. Tive uma Explorer com gás e não recomendo. Salvo se rodar muito mesmo. Conheço pessoas que colocaram na RAV4 3a geração e colocaram 2 cilindros no "alçapão" do porta-malas.

    De todo gás não é péssimo, mas no meu uso, nunca deu certo.

    J.
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