Postado originalmente por
enasor
Pois é, meu caro maguba ... sua idéia é muito boa, porém, para alguns uma picape não se ajusta às suas necessidades ... para outros, tanto faz ... Talvez o perfil do colega Solimar, seja igual ao meu ...
Veja meu caso ... jamais uso/necessito de caçamba ... nas últimas viagens que fiz, se tivesse caçamba teria me “funicado” (parafraseando um certo pastor de igreja. Rsrsrs), pois andei em estradas muito poeirentas (não tem jeito, em caçamba entra poeira mesmo, por mais que proteja ... além do trabalho de ter que estar vedando frestas a cada retirada de bagagem!) ... andei com muitas bagagens, e ainda parando para pernoites rápidas em lugares onde, apesar de haver segurança, tornava-se inviável a descarga de tudo (apenas descarregávamos o básico necessário para as pernoites) ... aí, sempre fica aquela preocupação de que tenha aquele “amigo do alheio” que fica de olho nas bagagens e não hesita em rasgar a caçamba para levar nem que seja uma simples maleta ... já numa SUV, ele vai pensar duas vezes para quebrar os vidros, pois, além do barulho da quebradeira, haverá a dificuldade de romper os vidros pela presença de película anti-vandalismo ... outro inconveniente (para o meu caso) é o conforto para as pessoas a bordo, pois, apesar das picapes de hoje serem extremamente confortáveis, sua suspensão está mais dimensionada para cargas (suspensão mais dura), ao contrário das SUVs, cuja suspensão está mais dimensionada para o conforto das pessoas a bordo (suspensão mais macia), o que proporciona aos passageiros chegarem ao final da viagem menos "quebrados" ... em índices de roubos/furtos, as picapes são mais visadas por ladrões, ... em termos de estabilidade em viagens, determinadas SUVs são mais seguras/estáveis, a exemplo das SW4, Full, etc., eis que são dotadas de controle de tração e estabilidade, além de possuírem o sistema 4x4 dotado de diferencial central, muito útil e preventivo para o sistema em determinadas situações, ... etc., etc.
Entretanto, reitero, sua sugestão é muito válida, desde que o colega necessite de caçamba em determinadas ocasiões, ou, por outro lado, seja apaixonado por picapes ... tenho vários colegas de trabalho que simplesmente adoram picapes, pois acham o veículo ideal, a exemplo de pescarias, para carregarem tralhas, motores, coisas que vazam na caçamba e deixam aquele cheiro horrível, mas que, na caçamba é mais fácil de limpar, etc. ... outros, necessitam de picapes, pois, uns mexem com construção, outros tem terras agropecuárias, etc., e precisam, mesmo, de caçambas ...
Quanto à oportunidade de compra citada pelo amigo Solimar, vou dar minha opinião ... estou com o amigo Guilherme ... se o amigo aprecia e necessita desta viatura (SW4 7 lugares diesel 14/15), acho que não deve perder a oportunidade de adquiri-la, se realmente for possível consegui-la pelo preço de R$ 160 mil ... e se der uma “espremida” no vendedor, e consegui-la por R$ 155 ficaria melhor ainda ... apenas para constar, cito que a minha Full 13/14 diesel 4P eu comprei em março por R$ 165 mil ... na época, eu tinha a mesma SW4 14/14 ofertada por R$ 170 mil, já “espremendo” o vendedor, mas acabei ficando com a Full porque, na oportunidade, achei a melhor opção em termos de custo/benefício ...
Abs.