Prezados, boa noite!
Então... Há tempos tenho vontade de ter uma caminhonete 4x4. Hoje eu tenho um Polo hatch 2009 bem bom, que não me dá dor de cabeças, mas como este modelo desvaloriza muito e como não quero mais carros devido a esta questão acredito que chegou o momento de comprar a caminhonete.
Já faz mais de um ano que estou pesquisando. Neste período olhei várias, desde Ranger XLT/XLS 2.8 e 3.0 (de 2001 à 2005), Frontier 2.8 (2003 e 2004), vi até Bandeirante (desisti pelos preços), por fim cheguei a conclusão que o que realmente quero é a HILUX com foco no modelo SR5 2.8 (anos 1998 à 2001). A opção pelo modelo, primeiro pelo preço de aquisição (na faixa de até 40milR$) e segundo porque todos falam bem delas devido a baixa manutenção e pela facilidade de encontrar peças.
Já vi e andei em algumas SR5, todas de anunciantes particulares. Não estou dando muita importância para quilometragem (pois KM pode ser alterado), o que estou dando importância é o histórico de manutenção delas e faço um verdadeiro interrogatório aos proprietários vendedores.
Particularmente me agradei de três:
- Uma SR5 1998/1998 cinza, cujo dono possui ela há 8 anos e ele a mantêm toda revisada (com notas e tudo). Ela está com 4 pneus zerados, suspensão e freios feitos neste ano e o dono jura de pés juntos que ela tem 189mil km originais. Ele pede nela 37mil. O detalhe é que esta 1998 não possui vidros e travas elétricas e os bancos não são de couro e é lerdinha para andar;
- Me agradou também uma SR5 1999/1999, verde escura, cujo dono possui ela há 5 anos. Esta está bem bonita de aparência, possui bancos em couro, vidros e travas elétricas, muito bem conservada de aparência e anda muito bem. A mecânica neste caso me preocupa um pouco, pois o proprietário não entende nada de mecânica e foi muito sincero comigo dizendo que realmente não entende nada e que desde que comprou rodou 60mil km e só fez o básico (óleos, filtros, etc). Esta caminhonete está turbinada e vi que as mangueiras estão um pouco sujas de óleo. O dono está pedindo também 37mil por ela (ele anunciou por mais, mas a vista ele baixa para 37mil e acho que consigo melhorar para uns 36mil);
- Vi também uma SR5 2001/2001, cor vinho. Esta era de um proprietário de uma oficina mecânica de caminhões que faleceu e um dos filhos dele que acabou ficando com ela no inventário a pôs a venda. Segundo o vendedor (filho do mecânico), o pai dele a comprou há 9 anos e ela está com 120mil km originais (vendedor afirma). Para vender ele fez uma revitalização na pintura e pôs 4 pneus novos. A mecânica está boa (toda revisada segundo o vendedor), mas ele não sabe dizer o que foi revisado e quando foi revisado. Os únicos defeitos que vi nela (que nem é defeito) são o encosto de braço da porta do motorista que precisa ser trocado e como o pai do vendedor utilizava ela para transportar peças da oficina, o protetor de caçamba plástico está judiado. O proprietário pede 39mil na caminhonete. Esta eu não cheguei a andar ainda.
Vi outras também, mas como são muitas as opções me atentei a estas três.
Seguem dúvidas:
Quais dos três modelos vocês recomendariam?
Vi que têm algumas pessoas que dizem que os modelos de 1997 e 1998 das SR5 não são muito boas. Por quê?
Vale a pena eu pegar uma mais básica, porém revisada e mais cara ou uma mais completa com preço de aquisição bom e arcar com as revisões?
O fato da mangueira que vai do turbo até o filtro de ar estar suja de óleo representa realmente um problema? Uns dizem que sim outros que não, o que realmente é verdade?
Estas seriam minhas principais dúvidas. Tenho outras, mas se responderem estas já estarão me ajudando e muito!!
Não comentei anteriormente, mas meu foco nestes anos de caminhonetes também leva em conta o valor do IPVA e seguro. Consegui valor bom de seguro para caminhonetes Hilux até 2001, depois deste ano o valor é absurdo... Também levo em conta o fato dos motores 2.8 terem menos eletrônica do que os modelos 3.0 e também das demais caminhonetes que experimentei.
Desde já, agradeço pela atenção dos senhores.
Atenciosamente!