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  • #1
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    Dúvidas na compra - HILUX SR5 2.8 4x4 anos 1998 à 2001




    Prezados, boa noite!

    Então... Há tempos tenho vontade de ter uma caminhonete 4x4. Hoje eu tenho um Polo hatch 2009 bem bom, que não me dá dor de cabeças, mas como este modelo desvaloriza muito e como não quero mais carros devido a esta questão acredito que chegou o momento de comprar a caminhonete.

    Já faz mais de um ano que estou pesquisando. Neste período olhei várias, desde Ranger XLT/XLS 2.8 e 3.0 (de 2001 à 2005), Frontier 2.8 (2003 e 2004), vi até Bandeirante (desisti pelos preços), por fim cheguei a conclusão que o que realmente quero é a HILUX com foco no modelo SR5 2.8 (anos 1998 à 2001). A opção pelo modelo, primeiro pelo preço de aquisição (na faixa de até 40milR$) e segundo porque todos falam bem delas devido a baixa manutenção e pela facilidade de encontrar peças.

    Já vi e andei em algumas SR5, todas de anunciantes particulares. Não estou dando muita importância para quilometragem (pois KM pode ser alterado), o que estou dando importância é o histórico de manutenção delas e faço um verdadeiro interrogatório aos proprietários vendedores.

    Particularmente me agradei de três:
    • Uma SR5 1998/1998 cinza, cujo dono possui ela há 8 anos e ele a mantêm toda revisada (com notas e tudo). Ela está com 4 pneus zerados, suspensão e freios feitos neste ano e o dono jura de pés juntos que ela tem 189mil km originais. Ele pede nela 37mil. O detalhe é que esta 1998 não possui vidros e travas elétricas e os bancos não são de couro e é lerdinha para andar;
    • Me agradou também uma SR5 1999/1999, verde escura, cujo dono possui ela há 5 anos. Esta está bem bonita de aparência, possui bancos em couro, vidros e travas elétricas, muito bem conservada de aparência e anda muito bem. A mecânica neste caso me preocupa um pouco, pois o proprietário não entende nada de mecânica e foi muito sincero comigo dizendo que realmente não entende nada e que desde que comprou rodou 60mil km e só fez o básico (óleos, filtros, etc). Esta caminhonete está turbinada e vi que as mangueiras estão um pouco sujas de óleo. O dono está pedindo também 37mil por ela (ele anunciou por mais, mas a vista ele baixa para 37mil e acho que consigo melhorar para uns 36mil);
    • Vi também uma SR5 2001/2001, cor vinho. Esta era de um proprietário de uma oficina mecânica de caminhões que faleceu e um dos filhos dele que acabou ficando com ela no inventário a pôs a venda. Segundo o vendedor (filho do mecânico), o pai dele a comprou há 9 anos e ela está com 120mil km originais (vendedor afirma). Para vender ele fez uma revitalização na pintura e pôs 4 pneus novos. A mecânica está boa (toda revisada segundo o vendedor), mas ele não sabe dizer o que foi revisado e quando foi revisado. Os únicos defeitos que vi nela (que nem é defeito) são o encosto de braço da porta do motorista que precisa ser trocado e como o pai do vendedor utilizava ela para transportar peças da oficina, o protetor de caçamba plástico está judiado. O proprietário pede 39mil na caminhonete. Esta eu não cheguei a andar ainda.


    Vi outras também, mas como são muitas as opções me atentei a estas três.

    Seguem dúvidas:
    Quais dos três modelos vocês recomendariam?
    Vi que têm algumas pessoas que dizem que os modelos de 1997 e 1998 das SR5 não são muito boas. Por quê?
    Vale a pena eu pegar uma mais básica, porém revisada e mais cara ou uma mais completa com preço de aquisição bom e arcar com as revisões?
    O fato da mangueira que vai do turbo até o filtro de ar estar suja de óleo representa realmente um problema? Uns dizem que sim outros que não, o que realmente é verdade?

    Estas seriam minhas principais dúvidas. Tenho outras, mas se responderem estas já estarão me ajudando e muito!!

    Não comentei anteriormente, mas meu foco nestes anos de caminhonetes também leva em conta o valor do IPVA e seguro. Consegui valor bom de seguro para caminhonetes Hilux até 2001, depois deste ano o valor é absurdo... Também levo em conta o fato dos motores 2.8 terem menos eletrônica do que os modelos 3.0 e também das demais caminhonetes que experimentei.

    Desde já, agradeço pela atenção dos senhores.

    Atenciosamente!

  • #2
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    Cleberpi,

    Você esqueceu de citar as motorizações dos 3 veículos. Outra coisa esta 99 é originalmente turbinada? Ou foi turbinada pós fabrica? Pelo que vejo aqui no fórum eu correria da 3.0 aspirada que observo muitos relatos de super aquecimento com consequências drásticas.

    Sem ver é dificil, mas uma coisa eu te digo um carro com vidros e travas manuais tem boas probabilidades de ser original, se tem o tecido original melhor ainda, o tecido do banco fala muito sobre a pick up.

    A minha era assim quando comprei e até hoje só coloquei o couro (porque o banco do motorista estava deformado e tinha que reformar) e a trava elétrica porque eu ficava neurótico para ver se as portas estavam fechadas.

    Você disse "cujo dono possui ela há 8 anos e ele a mantêm toda revisada (com notas e tudo). Ela está com 4 pneus zerados, suspensão e freios feitos neste ano e o dono jura de pés juntos que ela tem 189mil km originais."

    Se fosse eu conferiria todas as notas fiscais as datas e tudo o mais, porque este histórico é o mais importante para a aquisição. Fazendo assim você só vai dar prosseguimento a manutenção preventiva da pick up. É lerdinha para andar mesmo mas a 110 km/h vai para qualquer lugar sem judiar do motor, acho que atende a finalidade do projeto com folga.
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  • #3
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    Citação Postado originalmente por Macbsenior Ver Post
    Cleberpi,

    Você esqueceu de citar as motorizações dos 3 veículos. Outra coisa esta 99 é originalmente turbinada? Ou foi turbinada pós fabrica? Pelo que vejo aqui no fórum eu correria da 3.0 aspirada que observo muitos relatos de super aquecimento com consequências drásticas.

    Sem ver é dificil, mas uma coisa eu te digo um carro com vidros e travas manuais tem boas probabilidades de ser original, se tem o tecido original melhor ainda, o tecido do banco fala muito sobre a pick up.

    A minha era assim quando comprei e até hoje só coloquei o couro (porque o banco do motorista estava deformado e tinha que reformar) e a trava elétrica porque eu ficava neurótico para ver se as portas estavam fechadas.

    Você disse "cujo dono possui ela há 8 anos e ele a mantêm toda revisada (com notas e tudo). Ela está com 4 pneus zerados, suspensão e freios feitos neste ano e o dono jura de pés juntos que ela tem 189mil km originais."

    Se fosse eu conferiria todas as notas fiscais as datas e tudo o mais, porque este histórico é o mais importante para a aquisição. Fazendo assim você só vai dar prosseguimento a manutenção preventiva da pick up. É lerdinha para andar mesmo mas a 110 km/h vai para qualquer lugar sem judiar do motor, acho que atende a finalidade do projeto com folga.
    Boa tarde,

    Na verdade todos modelos que estou vendo possuem motor 2.8. Minha preferência é por esta motorização.
    Particularmente eu gostei mais da verde, mas como eu relatei a manutenção dela está me preocupando um pouco.
    A 1998, que o dono diz que está revisada, só não me agradou o fato do ano ser mais baixo e o fato de ser mais básica (não ter vidros e travas elétricas, por exemplo). Mas é a que está mais inteira de todas. Neste caso fico em dúvida se vale a pena ficar com a 1998 ou as mais novas.
    Att,
    Cleber.
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  • #4
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    Citação Postado originalmente por cleberpi Ver Post
    Boa tarde,

    Na verdade todos modelos que estou vendo possuem motor 2.8. Minha preferência é por esta motorização.
    Particularmente eu gostei mais da verde, mas como eu relatei a manutenção dela está me preocupando um pouco.
    A 1998, que o dono diz que está revisada, só não me agradou o fato do ano ser mais baixo e o fato de ser mais básica (não ter vidros e travas elétricas, por exemplo). Mas é a que está mais inteira de todas. Neste caso fico em dúvida se vale a pena ficar com a 1998 ou as mais novas.
    Att,
    Cleber.
    cleberpi,

    Vai na que tem histórico de manutenção e esta mais conservada. Banco de couro, vidros e travas é detalhe que vc coloca depois se quiser.

    Confere no histórico de manutenção se realmente foi feito coisas importantes e "normais".

  • #5
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    Acho que deveria arrumar algum bom mecanico toyota para ele fazer uma avaliação da mecanica para você .

    Sobre a questão de vidros e travas e banco de couro , isso e coisa facil e barata de instalar , o que pega mesmo e o custo de retifica de um motor diesel , peças de suspensão tbem são caras , mas a durabilidade das peças toyotas são grandes em media 10a.
    E o historico de manutenção conta muito em toyota.. principalmente as diesel

    Não citou a kilometragem da que mais gostou.
    EX .Toyota Hilux Sw4 97 "Ambulância"

  • #6
    Usuário Avatar de Macbsenior
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    Cleber,

    Esta verde se é 2.8 foi turbinada pós fabrica (vai saber em que condições e porque) muitos fazem isto e fica muito bom, eu particularmente não faria, como você mesmo disse o dono não entende nada de mecânica, é até estranho, porque quem tem Toyota antiga normalmente procura entender, até para fazer a manutenção preventiva com mais cuidado e gastar menos em coisas previsíveis que acabam arrancando um monte de grana do seu bolso.

    Na minha modesta opinião o ano não importa 98 ou 2001 é tudo carro velho kkkkk Não se aplica aqui o mesmo que se aplica para carrinhos de plástico, acho que você não interpretou meu post corretamente:

    "Sem ver é díficil, mas uma coisa eu te digo um carro com vidros e travas manuais tem boas probabilidades de ser original, se tem o tecido original melhor ainda, o tecido do banco fala muito sobre a pick up.

    A minha era assim quando comprei e até hoje só coloquei o couro (porque o banco do motorista estava deformado e tinha que reformar) R$ 1.500 e a trava elétrica + alarme R$ 300,00 porque eu ficava neurótico para ver se as portas estavam fechadas."

    O que te preocupa é o que mais valoriza o carro, você mesmo acabou entregando que esta é a mais inteira. Eu só pelo seu relato eu já imaginei que esta seria a mais inteira. A minha esta com a mesma Quilometragem 186k/km, para estes carros isto é plena juventude.
    Macbsenior
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  • #7
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    Cleberpi,
    Eu iria na 1998 com proprietario de 8 anos e com as notas das revisões.
    Se voce estiver perto de Porto Alegre vale a pena levar o carro na Toyosul Multipeças, comprei minha Prado ai em Porto Alegre tem 15 dias levei neles e paguei R$ 60,00 para eles avaliarem o carro, fazem um checkup e voce fica mais seguro na compra, se o carro tiver algum problema o proprietário certamente vai correr.
    Vidro elétrico e banco de couro é barato pra resolver.
    Abs.
    Carlos Feitosa.
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    EX - SW4 3.0 TD 2002

  • #8
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    Citação Postado originalmente por feitosac Ver Post
    Cleberpi,
    Eu iria na 1998 com proprietario de 8 anos e com as notas das revisões.
    Se voce estiver perto de Porto Alegre vale a pena levar o carro na Toyosul Multipeças, comprei minha Prado ai em Porto Alegre tem 15 dias levei neles e paguei R$ 60,00 para eles avaliarem o carro, fazem um checkup e voce fica mais seguro na compra, se o carro tiver algum problema o proprietário certamente vai correr.
    Vidro elétrico e banco de couro é barato pra resolver.
    Abs.
    Bem... Aproveitando a recomendação do amigo, também aproveitando o gancho para tirar dúvidas, resolvi ligar para a Toyosul Oficina e Mutipeças de Porto Alegre para saber quanto eles cobravam por uma pequena avaliação de caminhonete. Eles informaram que depende do que precisa ser avaliado, por exemplo: avaliação do sistema de suspensão, embreagem, freios e níveis de fluídos, gira em torno de R$ 50,00. Eles informaram também que avaliar motor é mais complicado, mas dá para fazer sim, demora um pouco e precisa ser agendado. Com relação a Hilux 2.8 turbinada, eles informaram que não fazem avaliação de Hilux 2.8 turbinadas, pois a turbina não é recomendada para este tipo de motor...

    Com base na resposta do senhor que me atendeu, por telefone, na Toyosul, pergunto: Realmente não é recomendado turbinar o motor 2.8 do hilux? Vejo um monte de gente turbinando e todos dizem que melhora bastante o motor? Sei lá, fiquei confuso agora... hehehe

  • #9
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    Citação Postado originalmente por cleberpi Ver Post
    Bem... Aproveitando a recomendação do amigo, também aproveitando o gancho para tirar dúvidas, resolvi ligar para a Toyosul Oficina e Mutipeças de Porto Alegre para saber quanto eles cobravam por uma pequena avaliação de caminhonete. Eles informaram que depende do que precisa ser avaliado, por exemplo: avaliação do sistema de suspensão, embreagem, freios e níveis de fluídos, gira em torno de R$ 50,00. Eles informaram também que avaliar motor é mais complicado, mas dá para fazer sim, demora um pouco e precisa ser agendado. Com relação a Hilux 2.8 turbinada, eles informaram que não fazem avaliação de Hilux 2.8 turbinadas, pois a turbina não é recomendada para este tipo de motor...

    Com base na resposta do senhor que me atendeu, por telefone, na Toyosul, pergunto: Realmente não é recomendado turbinar o motor 2.8 do hilux? Vejo um monte de gente turbinando e todos dizem que melhora bastante o motor? Sei lá, fiquei confuso agora... hehehe
    Sai fora desse lugar! Fazendo uma analogia, há um ditado que diz: "arma não mata gente. Gente mata gente". Da mesma forma motor e turbina. Turbina não estraga motor. Quem estraga é o dono/condutor. Esse seu mecânico deve ser mais um daqueles que vendem o status (de ter trabalhado na autorizada ou só trabalhar com esta marca) e não sua mão de obra! Está cheio deles na praça, aqui em Brasília mesmo tem alguns. Eu fujo deles, a maioria espertalhões que escapelam os clientes e ainda oferecem serviço ruim. Abraço.
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  • #10
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    Citação Postado originalmente por rfdex Ver Post
    Sai fora desse lugar! Fazendo uma analogia, há um ditado que diz: "arma não mata gente. Gente mata gente". Da mesma forma motor e turbina. Turbina não estraga motor. Quem estraga é o dono/condutor. Esse seu mecânico deve ser mais um daqueles que vendem o status (de ter trabalhado na autorizada ou só trabalhar com esta marca) e não sua mão de obra! Está cheio deles na praça, aqui em Brasília mesmo tem alguns. Eu fujo deles, a maioria espertalhões que escapelam os clientes e ainda oferecem serviço ruim. Abraço.
    Então... Minha intenção, caso eu compre uma Hilux 2.8 sem turbo, é turbiná-la. Mas... E se eu já pegar uma toda equipada e turbinada? Como vou saber se está tudo bem de motor? Fiz o teste de retirar a vareta do óleo com o motor funcionando e não aconteceu nada (não saiu nem vapor nem óleo pelo cano da vareta), isso indicaria que o motor está bom? Já que a oficina especializada em Toyota não avalia o negócio é eu mesmo avaliar e ir com a sorte... hehehe.

  • #11
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    Citação Postado originalmente por cleberpi Ver Post
    Então... Minha intenção, caso eu compre uma Hilux 2.8 sem turbo, é turbiná-la. Mas... E se eu já pegar uma toda equipada e turbinada? Como vou saber se está tudo bem de motor? Fiz o teste de retirar a vareta do óleo com o motor funcionando e não aconteceu nada (não saiu nem vapor nem óleo pelo cano da vareta), isso indicaria que o motor está bom? Já que a oficina especializada em Toyota não avalia o negócio é eu mesmo avaliar e ir com a sorte... hehehe.
    CLEBERPI

    Vc só ir por estas informações de sair fumaça daqui ou dali é muito pouco para quem não entende muito de motor , ocerto é vc levar num ecânico de sua confiança .

    Eu qdo compro meus carros nunca levei em mecânico ,pq eu qdo vejo um carro gosto , gosto do estado geral , peço pra andar se esta tudo quetinho sem barulhos internos vou gostar dete carro , obesrvo se esta saindo fumaça no escapamento e se tem barulho de motor diferento do que é normal , compro sem problema pq NA MINHA OPINIÃO prefiro mil vezes comprar um carro conservado sem barulho interno algum com tudo funcionando e bom estado de conservação , como bancos forrações de portas teto e mecânica ruim do que comprar um com boa mecânica e todo barulhento , pq um carro SAMBADO não tem como vc fazer ele ficar conservado e sem barulho e qualquer problea de mecânica vc conserta e fica bom .

    Meus 0,0002% de colaboração , só pra ilustrar , esta última SW4 2011 que comprei a +- 30 dias comprei ela sem mesmo andar nela , só olhei examinei tudo nela liguei e fechei negócio , o cara insistiu muito para que eu desse uma andada nela e falei que não precisava e o caro é um espetáculo , estou babando até hoje .

    Boa sorte na compra .

  • #12
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    Citação Postado originalmente por cleberpi Ver Post
    Então... Minha intenção, caso eu compre uma Hilux 2.8 sem turbo, é turbiná-la. Mas... E se eu já pegar uma toda equipada e turbinada? Como vou saber se está tudo bem de motor? Fiz o teste de retirar a vareta do óleo com o motor funcionando e não aconteceu nada (não saiu nem vapor nem óleo pelo cano da vareta), isso indicaria que o motor está bom? Já que a oficina especializada em Toyota não avalia o negócio é eu mesmo avaliar e ir com a sorte... hehehe.
    Minha opinião e experiência é de comprar uma original aspirada, pois o kit turbo se não for bem,instalado vai dar pau no motor cedo cedo, se quer turbinada compre uma turbinada originalmente de fabrica, meus dois cents!!

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