Postado originalmente por
CAPT GOTTLIEB
Se conselho fosse bom ninguém dava, vendia! Mas mesmo assim vou arriscar um palpite e acredite quem quiser. A melhor caminhonete, mais robusta e que exige menos manutenção é TOYOTA. Quem precisa carregar muita coisa deve usar SR5 e quem não precisa de caçamba deve usar SW4. Quilometragem é importante, mas o mais importante na hora de comprar é o antecedente do motorista, os cuidados, a manutenção, o capricho com a funilaria, pintura, tapeçaria e principalmente a mecânica. Um motor Toyota com sinais de desgaste mostra que o veículo foi esmerilhado ao máximo. Fuja dele. A aparência conta ponto, mas a conservação mecânica é sempre o principal. Ter turbo é vantagem, desde que bem instalado. Se tiver dúvida compre sem turbo e mande instalar um como se deve. Banco de couro, vidros elétricos, rádio sofisticado, câmera de Ré, cromados, etc. valorizam o carro, mas são secundários. Dirija a Hilux, engate todas as marchas, use a tração 4x4 e a reduzida para subir e descer uma ladeira. Se gostou, traga um mecânico que entenda de diesel e peça a ele para fazer um check-up final, inclusive olhando por baixo do carro. Se tiver um posto de gasolina por perto use o elevador (dá pra ver melhor), senão, coloque um tapete ou toalha velha embaixo da Hilux e deixe o mecânico verificar. Não esqueça nunca de ver a documentação e conferir bem. Se tiver dúvida a única saída é ir para a vistoria (mas vai custar algum). Este pessoal de vistoria tem muita prática e percebem na hora se o carro tem algo suspeito. Muitas vezes não dá para saber o que tem de errado, porém havendo algo estranho ou errado é melhor não comprar. Comprei minha Hilux 1998 CD motor 2.8 com 1 ano e meio de uso e 22.000 Km. Sou o segundo dono e ela está agora com 240.000 Km. Fiz pouca coisa até agora, tais como: troca da embreagem, pastilhas de freio, amortecedores, bateria, pequenos reparos na parte elétrica, etc. NÃO FREQUENTO AUTORIZADA TOYOTA, sequer passo na calçada! Levo sempre em gente que lida bem com veículos diesel e são de minha confiança.
As peças mereceriam um tópico a parte, pois ali mora o perigo! A Hilux quebra pouco, mas quando quebra pode quebrar teu bolso, se você for ingênuo. Vá na internet e verifique preço, marca e qualidade. Vá depois em 2 ou 3 lojas de peça e veja o preço, a marca e a qualidade do que precisa. Só compre na autorizada peças muito específicas e que realmente precisam muito ser originais. Os preços da mesma peça costumam oscilar mais que as ações da BOVESPA, mas é preciso pensar sempre no preço junto com a qualidade. Compre a peça de boa qualidade que estiver com menor preço. Quando precisei trocar a embreagem, em 2010, uma oficina (que nunca mais voltei) me pediu R$ 3.500,00 ou mais!!! Na autorizada, por telefone, me pediram R$ 5.000,00!!!! Comprei na Rua Barão de Limeira uma embreagem LUK (boa marca) por pouco menos de R$ 800,00 e paguei R$ 200,00 ao mecânico! Em 2014 troquei pneus e mandei balancear e alinhar. Trocaram 2 terminais de direção e o braço Pitman e me cobraram o dobro da média de preço na internet. Fui direto no PROCON e em três dias me chamaram para devolver o que cobraram a mais!!!! Infelizmente existem Mecânicos e mecânicos, Vendedores de peças e vendedores de peças.
Minha Hilux era assim

Mas está assim
Esta capota para a caçamba foi instalada na Zona Leste de São Paulo, perto de São Miguel Paulista. É presa com 4 parafusos de bom tamanho, mas não é difícil de retirar. É de fibra e tem trinco com chave, funcionando com se fosse um amplo bagageiro. Instalei também engate e quando preciso carregar algo maior prefiro rebocar com a carreta. Não está a venda.