
Postado originalmente por
Juarez Pontes
Tem mais é que desconfiar mesmo. Aqui no NE, principalmente Natal e Fortaleza a galera usa o carro e seus recursos à exaustão. Muito litoral, Sol e praias transitáveis por beira mar o ano todo; muita duna de areia fofa e travessia de riachos. Sem falar que a maresia aqui no RN é uma das mais altas do MUNDO. É isso mesmo! Não esqueçam que o RN é um dos maiores exportadores de Sal do Planeta, ou seja, o teor de salinidade da água do mar por aqui só perde para o Mar Morto.
Conclusão: Carro que anda muito em beira de praia, sem a devida manutenção IMEDIATA, com um dois anos de uso já começa a apresentar problemas de corrosão, tanto em chassi, lataria, engrenagens, eletroeletrônicos e muito mais, bem como na fadiga dos componentes mecânicos por uso exaustivo – mesmo que seja só no fim de semana, sem falar claro no estado do acabamento interno, que fica cheio de manchas, carpete encardido – ou mal cheiroso por infiltração d’agua, em travessias de rios, componentes metálicos com crostas de corrosão, etc.
Regra por aqui: Andou na beira mar ou em duna, no mesmo dia ou, no máximo dia seguinte, lavagem em dique com muita água doçe e aplicação de produtos anticorrosivos e lubrificantes em todo o chassi e lataria da parte de baixo do carro, preferentemente vaselina líquida. Se atravessou locais alagados a regra é trocar todos os fluídos, inclusive diferencial, motor, freios, etc. Se fazem isso? Nem sempre!!! Aí é onde mora o problema!
Tem mais: Quem pode comprar zero, compra e usa mesmo, sem pena; dois anos depois, ou após término da garantia, entrega em loja, o próximo proprietário, mais ansioso pelo carro e com menos recursos -- naturalmente, é quem vai arcar com o descaso do primeiro e segundos proprietários. Estes, muitas vezes são aqueles que realmente aproveitaram e fizeram uso de todos os recursos do carro, passando os problemas futuros – por uso radical e falta de zelo, para aqueles que sonhavam estar concretizando seu sonho de metal. É a lógica cruel.
Por isso muitos daqui do RN preferem procurar carro usado desse segmento nos Estados do Sul e Sudeste -- apesar de mais caros; entretanto com o cuidado de observar o uso intensivo em trilhas, picadas e barrancos, tão comum em regiões serranas desses estados.
Conclusão: Achar uma “mosca branca de olhos azuis” dentro desse segmento de SUVs 4x4, é mais difícil que encontrar cabeça de bacalhau...