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Tópico: Diesel S50 !!!

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  • #1
    Usuário Avatar de Chalbuque
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    16/09/2008
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    http://www.4x4brasil.com.br/forum/pi...-e-postos.html (Diesel S50 (preço e postos))

    Tem esse tópico no Picapes que tem várias pg com info sobre o assunto.

    abs

  • #2
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    17/08/2009
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    Meus amigos tenho um relato de um amigo que comprou a nova frontier e num de seus passeios não achou o S50 e adivinha deu M, teve q voltar rebocado, simplesmente a viatura não saiu mais do lugar, teve q descer o tanque, trocar filtro de comb, além do q a central eletrônica deu pau e outras cositas mais, deu um prejú daqueles, sinceramente não sei até q pto é melhor ou pior, forte abraço.

  • #3
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    07/05/2007
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    Estou usando o S50 e percebi que melhorou o consumo. Estou fazendo 8,3 na cidade.

  • #4
    Usuário Avatar de sandro_ventania
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    24/01/2012
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    Guilherme, eu concordo com seu raciocinio...e seguindo ele, o S1800 deve ser então o melhor em termos de consumo...he he he.

  • #5
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    03/03/2008
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    olha, eu uso carro a diesel desde 89 e tenho planilhas de controle de consumo de combustível de todos os meus carros desde que inventaram o Omnicalc (que era uma planilha eletronica que rodava no mainframe antes mesmo de inventarem os computadores pessoais)
    Posso afirmar que o S-50, sem a menor dúvida, resulta em consumo menor - na ponta do lápis. E tem mais: eu sinto a diferença de rendimento do motor/potencia... no pé.
    O S-50 não produz um poder calorífico menor só porque tem menos enxofre. Ele tem o mesmo poder calorífico na hora da explosão, ou mais, do que os diesel antigos - a grande diferença é que com menos enxofre, há também menos resíduos, o que, se do lado de fora (depois que sai pelo escapamento) significa menos fumaça e menos poluição, do lado de dentro, resulta numa queima mais limpa e menos depósito de resíduos na cabeça do pistão e na sede das válvulas.
    ... é tudo de bom.
    e concordo que não tem a menor chance de que o combustível tenha causado a quebra do motor do colega aí em cima.
    abs
    Trovão

  • #6
    Usuário Avatar de Jera
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    14/04/2006
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    copiando o post de um amigo aqui do forum

    "O diesel S-50 tem 46 de cetano, e o S500 tem 42 cetanos, enquanto o diesel Podium (que é S50) tem no mínimo 51 cetanos. Ou seja o disel Podium é mais puro e possui um pacote diferenciado de aditivos o tornando melhor e lógicamente mais caro.
    Lembrando que o cetanos é indíce da qualidade de ignição do diesel, portanto quanto maior o nº de cetanos melhor é a queima do combustível, que se traduz numa queima melhor gerando maior potência e torque, menor emissão de fumaça e melhor rendimento."


    tenho uma hilux 3.0 2009.....desde o inicio do ano só uso o s50! não senti diferença nenhuma, nem no consumo. uso por causa da valvula egr, q com o diesel s50 tem menor chance de entupir. e é bem nitido a diferença no cheiro do escapamento! o cheiro com o s50 é bem mais fraco, dá pra ficar cheirando numa boa! kkkk
    para os motores mais antigos, se nao notaram diferença nenhuma, continuem com o s500 mesmo. já melhorou muito, pois antes era s1800!!!!


    http://www.petropuro.com.br/blog/ind...-desvantagens/
    4X4 Brasil

  • #7
    Usuário Avatar de SandroGaúcho
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    22/08/2011
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    Pessoal

    Tenho uma Japa 94 e tenho usado o S-50 a R$2,14/litro no posto Petrobrás, entretanto, estou preocupado pois eu li que que o novo Diesel não lubrifica adequadamente a bomba injetora, isso procede?

    Valeu

  • #8
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    19/07/2009
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    Acredito que nao tenha nada haver amigo.

    Muito se tem discutido sobre o diesel S50, porém acredito que não melhore o desempenho nem o consumo. Vejo excelentes beneficios a longo prazo, pois se o diesel é mais limpo com certeza vai sujar menos os componentes internos do motor.
    Assim, quando possivel faço uso do diesel s50, além de poluir menos, deixa o motor mais limpo.


    Abçs

  • #9
    Usuário Avatar de F. Oliveira
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    09/10/2011
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    Teresina-PI e Axixá do Tocantins-TO/PI
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    Galera....tomo a liberdade de expor meu testemunho sobre o uso do S50 na minha viatura.
    Abasteci hoje a R$ 2,16 no posto de bandeira Petrobras. A única diferença que percebi, pois não pude mensurar o consumo ainda, foi quanto à segunda marcha (reclamei em outro tópico que a mesma é um pouco amarrada).

    Pois bem, eu estava com o tanque vazio, nas últimas, e espoquei o diesel S-50 e fiz um percurso de 90 km. Como era em rodovia, não senti nenhuma diferença perceptível, mas quando passei em um quebra mola na chegada da cidade onde moro,vindo bem lentamente e reduzindo para a "segundinha" o carro ficou mais vivo, sem querer forçar o motor em razão da pouca velocidade...logo percebi e comecei a andar por dentro da cidade e efetuando trocas de terceira marcha para segunda marcha em valas, quebra-molas e buracos e num é que senti uma resposta muito mais satisfatória do motor?

    Tentei forçar bem com a segunda marcha, andando com rotação baixa, para ter certeza de que houve alguma mudança e realmente não é algo "meramente psicológico". Se melhora ou não o consumo, performance ou qual a razão de uma queima melhor, de uma coisa eu tenho certeza: não reclamarei mais da segunda marcha por falta de força, que dependia sempre de uma esticada maior da primeira marcha.

    Espero eu que assim continue.

  • #10
    Usuário Avatar de Engels Kbça
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    14/06/2005
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    Lauro de Freitas/BA
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    Uma boa explicação sobre o diesel S50.


    Vamos lá turma ... Uma explicação bem simples ,sem frescuras ...

    Nossos motores de segunda e segunda e meia geração diesel ( OM314 ,OM 364 (baixa rotação) e 14B (alta rotação) foram projetados para funcionar com diesel comum da época de 70 e 80 (mesmo os mais novos Daihatsu 14-B) . Na época era o equivalente ao S-5000 (hoje não mais existente) ,substituido posteriormente pelo S-1800 (rodoviário) e atualmente o S-500 (urbano) .
    Devido a leis ambientais o CONAMA instituiu a utilização em cidades da mistura de bio-diesel na proporção de 5% e emulsificantes a fim de baixar a emissão por conta da presença de enxofre na sua composição.
    Com a vinda dos motores " eletrônicos " diesel , houve a necessidade de abaixar o teor de enxofre do diesel de 500ppm p/ 50ppm a fim de adequar a tecnologia com o combustível e minimizar desgastes prematuros nos componentes de injeção (bicos , válvulas , bombas de alta pressão). Foi criado assim o S-50 ,que é o mesmo diesel só que com menos enxôfre na composição.
    Dá pra usar esse diesel ? Claro que sim ! A unica desvantagem do S50 nos nossos motores é que a presença do enxofre nas bombas injetoras e nos bicos injetores mecânicos promove uma lubrificação nos componentes internos evitando desgastes acentuados prematuramente , o que aconteceria com menos kilometragem , além do custo mais elevado. Um exemplo prático disso seria a "bomba de alta pressão" da injetora (componente interno) - em condições normais utilizando diesel S-500 duraria digamos 200.000Km , com S-50 a durabilidade cairia p/ 120.000 Km ( apenas um exemplo teórico sem relevância prática p/ nenhuma marca de injetora).
    Nos motores eletrônicos , a conversa é outra . Quanto mais enxofre tiver o diesel mais desgaste haverá nos bicos de injeção piezelétricos ( e eles custam muito caro!!! ). Portanto é super recomendado o uso de S-50 !
    Daí vcs vão perguntar o porque que o manual da minha SUV 2010 com motor eletrônico diz que é p/ usar o diesel normal . Porque em 2010 foi lançado erroneamente o Super Diesel ou Diesel aditivado da BR distribuidora e não o S-50 (que contém na composição somente menos enxofre). Se vc usar o Diesel aditivado (este sim tem mais cetanas na composição) o sistema eletrônico do motor " se perde " e começa a realimentar informações erradas para a central de gerenciamento deixando o motor " manco " em pouco tempo.
    Portanto se o motor for de injeção direta mecânico utilize o Diesel Comum S-500 Urbano ou S-1800 Rodoviário (OM-314 ,OM364 , 14B)
    Se o motor for com gerenciamento eletrônico utilize o S-50 e não o Premium (aditivado).
    O Diesel Premium (aditivado) por conter um nível de cetanas maior é aconselhável p/ motores mecânicos em condições de partida difícil (muito frio pela manhã - principalmente nas regiões serranas e sul do Brasil) . O resto é só " balela " . O número maior de "cetanas" só vai garantir uma melhor ignação em baixas temperaturas , o resto é tudo igual ! Esse papo de conter mais detergente ,emolientes polares de limpeza é só papo para justificar um custo bem mais alto para o consumidor. O fato de parecer mais potente ou gerar menos fumaça é puramente psicológico e não tem embasamento técnico nenhum ... O que muitas vezes acontece é que o diesel que vc costuma utilizar contém altas taxas de impurezas misturadas e quando vc faz a troca " sente" a diferença no pé. É muito comum comentários de que tal diesel ou outro faz menos fumaça ... Também é puramente psicológico ,pois se vc ligar o motor pela manhã a frio a fumaça será diferente do comportamento ao meio dia ,onde o ar aspirado vai estar numa temp. maior , o motor vai estar aquecido em regime operacional e afins. Só é válido essa análise se o mesmo for testado com opacímetro em condições controladas. Outro detalhe bem comum é afirmar que este ou aquele diesel dá mais potência ... outra bobagem! Potência nos motores diesel só se alteram se a compressão for alterada, se houver uma ingestão "extra" de oxidantes (mais ar dentro da câmara de combustão advindo de uma turbina), mais demanda de diesel ou mesmo da alteração de ponto da injetora (muito pouco tolerada) . As propriedades do Diesel no que tange a operacionalidade é exatamente a mesma e todos são distribuidos no Brasil pela Petrobrás.
    Outra pergunta que fizeram é sobre o uso de querosene ao invés do diesel . Por ser um composto naftênico e aromático (conversor apolar) ,seu uso no diesel comum irá proporcionar uma maior ignação por possuir um número de "cetanas" maior . É muito usado na mistura com o diesel em dias frios no sul do pais (proporciona uma partida mais rápida). Como o querosene também é um solvente apolar ,seu uso "puro" não é aconselhável por não conter aditivos lubrificantes e estabilizantes ,o que com o tempo irá desgastar prematuramente os componentes de injeção. O uso de querosene puro também afeta o início da ignição durante a pulverização,sendo necessária a recalibração do ponto na B.I. Pode ser utilizada nos períodos frios do ano (inverno) em misturas não maiores que 30% (recomendação empírica prática de quem mora em regiões frias ,podendo variar para mais ou menos) para não afetar as características do motor em questão.
    Seu uso contínuo não é recomendado a fim de "limpar" o circuito de injeção .
    Só para vcs terem uma idéia : Todos veículos militares diesel americanos (mecânicos e eletrônicos) são ajustados para utilizarem Diesel S-180 ou Querosene JET-A1 (aviação) por motivos logísticos de transporte de combustível.Assim vc poderá alimentar um Jato ou Tanque com o mesmo combustível sem problemas.

    Abraços

    Rogério Fior
    Desenvolvimento Motores FORD
    SW4 -2000 TD3.0- Ironman - General Grabber AT2 265 /70 - 16

  • #11
    Usuário Avatar de roberto rody
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    Engels Kbça Muito bom ...valeu...
    SW4 97 3.0 td

  • #12
    Usuário Avatar de dorderf
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    Citação Postado originalmente por Engels Kbça Ver Post
    Uma boa explicação sobre o diesel S50.


    Vamos lá turma ... Uma explicação bem simples ,sem frescuras ...

    Nossos motores de segunda e segunda e meia geração diesel ( OM314 ,OM 364 (baixa rotação) e 14B (alta rotação) foram projetados para funcionar com diesel comum da época de 70 e 80 (mesmo os mais novos Daihatsu 14-B) . Na época era o equivalente ao S-5000 (hoje não mais existente) ,substituido posteriormente pelo S-1800 (rodoviário) e atualmente o S-500 (urbano) .
    Devido a leis ambientais o CONAMA instituiu a utilização em cidades da mistura de bio-diesel na proporção de 5% e emulsificantes a fim de baixar a emissão por conta da presença de enxofre na sua composição.
    Com a vinda dos motores " eletrônicos " diesel , houve a necessidade de abaixar o teor de enxofre do diesel de 500ppm p/ 50ppm a fim de adequar a tecnologia com o combustível e minimizar desgastes prematuros nos componentes de injeção (bicos , válvulas , bombas de alta pressão). Foi criado assim o S-50 ,que é o mesmo diesel só que com menos enxôfre na composição.
    Dá pra usar esse diesel ? Claro que sim ! A unica desvantagem do S50 nos nossos motores é que a presença do enxofre nas bombas injetoras e nos bicos injetores mecânicos promove uma lubrificação nos componentes internos evitando desgastes acentuados prematuramente , o que aconteceria com menos kilometragem , além do custo mais elevado. Um exemplo prático disso seria a "bomba de alta pressão" da injetora (componente interno) - em condições normais utilizando diesel S-500 duraria digamos 200.000Km , com S-50 a durabilidade cairia p/ 120.000 Km ( apenas um exemplo teórico sem relevância prática p/ nenhuma marca de injetora).
    Nos motores eletrônicos , a conversa é outra . Quanto mais enxofre tiver o diesel mais desgaste haverá nos bicos de injeção piezelétricos ( e eles custam muito caro!!! ). Portanto é super recomendado o uso de S-50 !
    Daí vcs vão perguntar o porque que o manual da minha SUV 2010 com motor eletrônico diz que é p/ usar o diesel normal . Porque em 2010 foi lançado erroneamente o Super Diesel ou Diesel aditivado da BR distribuidora e não o S-50 (que contém na composição somente menos enxofre). Se vc usar o Diesel aditivado (este sim tem mais cetanas na composição) o sistema eletrônico do motor " se perde " e começa a realimentar informações erradas para a central de gerenciamento deixando o motor " manco " em pouco tempo.
    Portanto se o motor for de injeção direta mecânico utilize o Diesel Comum S-500 Urbano ou S-1800 Rodoviário (OM-314 ,OM364 , 14B)
    Se o motor for com gerenciamento eletrônico utilize o S-50 e não o Premium (aditivado).
    O Diesel Premium (aditivado) por conter um nível de cetanas maior é aconselhável p/ motores mecânicos em condições de partida difícil (muito frio pela manhã - principalmente nas regiões serranas e sul do Brasil) . O resto é só " balela " . O número maior de "cetanas" só vai garantir uma melhor ignação em baixas temperaturas , o resto é tudo igual ! Esse papo de conter mais detergente ,emolientes polares de limpeza é só papo para justificar um custo bem mais alto para o consumidor. O fato de parecer mais potente ou gerar menos fumaça é puramente psicológico e não tem embasamento técnico nenhum ... O que muitas vezes acontece é que o diesel que vc costuma utilizar contém altas taxas de impurezas misturadas e quando vc faz a troca " sente" a diferença no pé. É muito comum comentários de que tal diesel ou outro faz menos fumaça ... Também é puramente psicológico ,pois se vc ligar o motor pela manhã a frio a fumaça será diferente do comportamento ao meio dia ,onde o ar aspirado vai estar numa temp. maior , o motor vai estar aquecido em regime operacional e afins. Só é válido essa análise se o mesmo for testado com opacímetro em condições controladas. Outro detalhe bem comum é afirmar que este ou aquele diesel dá mais potência ... outra bobagem! Potência nos motores diesel só se alteram se a compressão for alterada, se houver uma ingestão "extra" de oxidantes (mais ar dentro da câmara de combustão advindo de uma turbina), mais demanda de diesel ou mesmo da alteração de ponto da injetora (muito pouco tolerada) . As propriedades do Diesel no que tange a operacionalidade é exatamente a mesma e todos são distribuidos no Brasil pela Petrobrás.
    Outra pergunta que fizeram é sobre o uso de querosene ao invés do diesel . Por ser um composto naftênico e aromático (conversor apolar) ,seu uso no diesel comum irá proporcionar uma maior ignação por possuir um número de "cetanas" maior . É muito usado na mistura com o diesel em dias frios no sul do pais (proporciona uma partida mais rápida). Como o querosene também é um solvente apolar ,seu uso "puro" não é aconselhável por não conter aditivos lubrificantes e estabilizantes ,o que com o tempo irá desgastar prematuramente os componentes de injeção. O uso de querosene puro também afeta o início da ignição durante a pulverização,sendo necessária a recalibração do ponto na B.I. Pode ser utilizada nos períodos frios do ano (inverno) em misturas não maiores que 30% (recomendação empírica prática de quem mora em regiões frias ,podendo variar para mais ou menos) para não afetar as características do motor em questão.
    Seu uso contínuo não é recomendado a fim de "limpar" o circuito de injeção .
    Só para vcs terem uma idéia : Todos veículos militares diesel americanos (mecânicos e eletrônicos) são ajustados para utilizarem Diesel S-180 ou Querosene JET-A1 (aviação) por motivos logísticos de transporte de combustível.Assim vc poderá alimentar um Jato ou Tanque com o mesmo combustível sem problemas.

    Abraços

    Rogério Fior
    Desenvolvimento Motores FORD
    Show de bola!

    Agora, aqui em Recife só existe S-50. Aditivado e não aditivado. Pela explicação, vou só usar o comum e às vezes usar STP.
    Pajero Sport 3.5 FLEX 10/11. Ex-SW4 1998.

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