Pela foto do pneu deve ser 15 .
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Pelo foto parece ser r15. Eu tbm pedi para o mecânico olhar pra mim, eu só não consegui entender o número do pneu que ele me passou. Ele vai me entregar o carro só amanhã. O cara é muito enrolado!
O que eu queria entender mesmo é qual a diferença. O que é bom/ruim no aro 15.
A vantagem dos pneus aro 15 é que tem muito mais variedades de marcas, tamanhos e tipos de pneus para serem usados, sendo a desvantagem é que a roda tem uma polegada a menos de circunferência, a qual, nas pinças de freio, dividindo a polegada pela metade, fica mais apertada em torno de 1,25 cm, podendo raspar a roda nas pinças de freio.
Conforme o off set das rodas, tem de dar uma esmerilhada no "lombo" das pinças p não pegar nas rodas.
Já falei em outro tópico pro LEOMREZENDE que com aro 15" e usar ferio a disco nas 4 rodas TEM QUE ESMERILHAR AS COSTAS DAS PINÇAS E MESMO ASSIM AS PINÇAS FICAM QUASE ROÇANDO NA RODA .
O melhor é usar rodas ARO 16" embora a opção de pneus seja menor e os pneus são mais caros , a não ser que use rodas de aço , aí tem mais um pouquinho de margem na folga entre pinça e roda , MAS com roda de liga leve é meio que arriscado se o carro bater num obstáculo de quina e a batida contundente e amssar a roda , VAI TRAVAR A RODA E PODE PROVOCAR UM ACIDENTE GRAVE .
Complementando LEOMREZENDE,
A diferença entre os pneus de aro 15 e os de aro 16 são poucas....
mas resumidamente, são:
- pneus aro 16 são bons para quem roda muito em estrada, pois no caso de furar um pneu rodando a band vai inclinar menos antes de encostar o aro no chão e o risco de acidente, apesar de ser grande, é um pouco menor do que se isso acontecer num aro 15".
- pneus aro 16 tendem a ser mais finos, mais estreitos... Isso torna o pneu menos "pesado" para o powertrain movimentar e para o freio freiar...
- para quem vai faze trilha COM LAMA, pneus finos trabalham melhor pois cortam a lama. Pneus Largos são bons, mas vão melhor em areia fofa e pedreiras (pois tracionam mais).
- se você utilizar pneu 32" na Band, provavelmente terá que colocar "alargador" de paralama. Se usar o equivalente no aro 16, que é o 265/75r16, não precisará pois ele é mais estreito e encaixará perfeitamente na Band.
Vale lembrar que a maior medida que entra na Band sem pedir alterações é a 265/75r16 e os 32".
Mais que isso você precisará fazer pequenas alterações na suspensão (como troca de jumelo) OU fazer um BodyLift.
São coisas simples, mas que precisam de cuidados nos detalhes...
PS: sua Band ficou no SAULO????
Abraços e parabéns pela Band!
Valeu Titanium!
Show! Eu insisti nessa pergunta porque eu estava querendo uma explicação mais detalhada, o simples fato do pneu encostar na pinça não me convenceu hehehehe Agora eu consigo analisar e ver o que me atende.
Decidi que vou comprar aro 16 e pneu 265/75r16 (no futuro) para instalar na Toyota. Morreu a questão do pneu :D
Então, não consegui deixar com o SAULO. Como era meio urgente, eu achei melhor deixar aqui perto de casa mesmo.
Vc só arruma com o SAULO?
A minha usa o 265/75 R 16 é ótimo porem tive de colocar alargador pq os pneus ficaram saindo um pouco por causa do offset da roda mais ficou muito bom pra rodar. Depois posto fotos da band.
Leo,
Não é o Pneu que encosta na pinça não..... É A RODA que quando gira, vai esmerilhando a pinça!!! Isso é PERIGOSISSIMO, como já alertou o amigo Dr. Guilherme!
:D
Mas os pneus aro 15 são mais largos e fica mais bonitos!! heheheheh
Vai pensando com calma em qual medida de pneu vai utilizar..
Pois o tamanho do pneu muda a RELAÇÃO do carro, ou seja:
- Pneu maior: faz a Band ficar mais pesada, menor RPM e maior velocidade final
- Pneu menor: deixa a Band mais ágil, com rotação mais elevada e menor velocidade final.
Vale ressaltar que o Desempenho em Trilha com LAMA (que NÃO é o caso de Brasília - pois aqui é raro) também está atrelado ao tamanho do Pneu, pois quanto maior o Pneu MAIOR é a distância do EIXO para o SOLO, ou seja, faz com que a Bola do diferencial fique mais alta e com isso diminua a chance de encostar na lama quando você estiver passando no "trilho" da trilha..
Pneus grandes, acima de 265/75r16 ou acima de 32", pedem alterações na suspensão ou carroceria.... Mas como já falei, eles aumentam a relação do carro.
Mas como são mais pesados, se de repente você colocar pneus 35" ou 315/75r16 provavelmente vai querer turbinar a Band pois ela vai ficar pesada.
Agora é hora de revisar o que é importante de mecânica. Se precisar trocar embreagem, troca logo o kit todo.
Lembre-se de Trocar todos os Fluidos (câmbio, motor, transmissão e eixos)!
E ir curtindo a Band antes de resolver fazer grandes modificações!
O mais importante é deixar ela redonda de mecânica, aparência você vai fazendo aos poucos à medida que ganha confiança no carro!
Abraços