Powered by vBulletin

14B TURBO - Informações, Dicas, Impressões

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 27 de 45 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 171819202122232425262728293031323334353637 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 02/04/2013, 13:05
    Walter da Camper
    Felix, acho melhor verificar se não aconteceu algum outro problema além de escapar a mangueira do retorno, pois há algumas coisas estranhas em seu relato.
    A pressão não é tão grande nessa mangueira, por isso o óleo não deveria vazar tão rápido e nem fazer barulho de estouro (coisa que normalmente acontece quando escapa a mangueira de ar da admissão).
    Também não deveria haver queda imediata na pressão do óleo, já que se trata de retorno para o carter e a pressão da bomba fica retida antes do mancal da turbina.
    Considerando que os kits turbo do 14B ligam o retorno a um selo em parte relativamente alta do bloco, não era para vazar rapidamente o óleo do carter, a menos que o instalador tenha ligado o retorno soldando um caninho na parte baixa do carter, como se fazia antigamente para turbinar caminhonetes antigas.
    Para haver danos no motor por falta de óleo, é possível que o óleo já tenha vazado bem antes do tal estouro.
    Faça uma boa investigação antes de aceitar o diagnóstico do mecânico.
  • 02/04/2013, 13:21
    mecamaniaco
    Felix, é exatamente isso que o Walter falou, essa mangueira não deveria ter pressão nenhuma, só conduzir o óleo que passou pela turbina de volta ao cárter!

É provável que você tenha rodado sem óleo por algum tempo, um jeito fácil de saber é olhar o eixo traseiro em busca de óleo espirrado, se você parou a viatura pouco depois de ouvir o "estouro da mangueira" o eixo deverá estar seco, se estiver cheio de óleo é prq vc andou com ela jorrando óleo até ficar sem!

O barulho de pipoca estourando pode ser o da biela quebrada se debatendo pelo bloco do motor, oq pode ter ocorrido por N motivos, entre eles excesso de pressão, falta de óleo, fadiga do material e qualidade do material caso o motor já tenha sido mexido antes! Se foi mesmo a biela, oq é bastante provável pelo barulho, dificilmente seu cárter estará íntegro, é bastante provável que o óleo escorrido tenha saído por uma trinca ou até mesmo uma quebra do bloco!

Enfim, nenhuma das opções citadas é boa, mas poderão te ajudar na hora de arrumar a viatura!
  • 02/04/2013, 14:17
    Fe_jipeiro
    Walter / Bruno,

O Retorno da turbina, tb tem pressão ... Como disse, já passei por isso, porém 2 vezes ... as duas vezes, mangueira cortada, agora dei a solução para o meu caso.

A primeira vez, só percebi qdo parei o carro, conforme relatei. Já na segunda, estava andando com o braço meio pra fora e respingou, oleo na minha camisa ... em primeiro momento, meio q xinguei, mas ai na hora ja encostei e lembrei da primeira vez q estourou a mangueira... batata ... o oleo era do retorno da turbina... rsrs

Como a sorte de nao acontecer nada nao bate 3 vezes na msm porta.. ahuhauha... resolvi o problema, colocando uma mangueira mega ultra mais reforçada... q já dura mais de 2 anos, sem problemas.

O correto, é instalar uma cebolinha de óleo, pode ser da f1000 ... assim vai avisar qdo houver falta de óleo, pois nesse caso de mangueira rompida, o oleo vai embora muito rapido e so acusa no manometro, qdo nao há mais uma gota de óleo... rsrs... pois enquanto tiver, a bomba vai gerar pressão nessa gota, marcando no relógio.

Ahh e detalhe ... o corte da mangueira era mais para furo .. rsrsrs .. e vazou muito rápido ... para comprovar, como há pressão.

Abs
  • 02/04/2013, 18:21
    Walter da Camper
    Fê_jipeiro, não querendo discordar, permita-me dar uma filosofada sobre a questão da pressão na mangueira de retorno:

O lado que vem da turbina recebe o fluxo de óleo que passou pelo mancal, mas o outro lado comunica-se livremente com o carter, que está (ou deveria estar) sob pressão atmosférica, já que tem um respiro que ou está ligado no filtro de ar, ou no snorkel, ou desconectado.

No meu entender, para haver pressão deve haver algum tipo de restrição na extremidade da mangueira. Um fluxo elevado, mesmo sem restrição, pode até gerar alguma pressão, suficiente para vazar uma boa quantidade de óleo, mas nunca para dar um estouro e vazar 8 litros em alguns segundos.
  • 02/04/2013, 18:34
    Elmer_Jeep
    Citação:

Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Um fluxo elevado, mesmo sem restrição, pode até gerar alguma pressão, suficiente para vazar uma boa quantidade de óleo, mas nunca para dar um estouro e vazar 8 litros em alguns segundos.

Se o óleo não retornar pro carter vai derramar tudo pois a conexão de lubrificação da turbina vem direto do duto central onde temos a pressão máxima do sistema.

O barulho e os "estouros" são consequência da falta de lubrificação, é uma sequencia: motor quente, componentes dilatados, atrito e desgaste prematuro de componentes.

Espero que não seja grande o prejuízo mas infelizmente pelo relato só nos leva a crer que danificou bastante coisa.

[]'s
  • 02/04/2013, 22:30
    Fe_jipeiro
    Walter,

O Elmer escreveu o que eu quis dizer ... O cartér está sem pressão, porém logo após o mancal da turbina, ainda temos pressão e esta, suficiente para vazar óleo quando a mangueira está rompida.

Detalhe, a mangueira não estourou devido pressão, sisplemente cortou/furou !A

Na torcida para não ter sido grande o preju do nosso amigo.

Abs
  • 03/04/2013, 10:02
    felix
    elmer/valter,como o fe jipeiro falou é iso mesmo que aconteceu,a mangueira de retorno pro carter,
    o funcionario que instalou a turbina nao apertou suficientemente a abraçadeira e com a trepidação da estrada foi soltando aos poucos,e justamente no momento de uma ultrapassagem quando estava na casa de uns 110km,ocorreu o incidente.
    o serviço de instalação da turbina foi realizado numa autorizada bosh/turbo garret/turbo biaggio,
    eles so trabalham com turbina/bomba instalação/manutenção.
    voltei de la a pouco o que foi feito ate agora:
    abriram a tampa de valvula,na esperança de ter alguma vareta quebrada ou mola,enfim alguma avaria mais simples.
    nada foi constatado.
    o veiculo esta sendo levado agora para uma oficina mecanica,para abrir o carter e o motor.
    final do dia talvez tenho informação precisa do que aconteceu.
    um comentario infeliz do tecnico da turbo garret que estava acompanhando a avaliação:
    se fosse problemas de falta de oleo o primeiro componente que ia estourar seria a turbina,pois a mesma nao pode trabalhar sem lubrificação,logo se a turbina nao estourou o problema nao foi a falta de oleo causada pela mangueira que soltou,ou seja,o motor ja devia ter algum problema.???????:
    sugeri esgotar o oleo do carro dele e dar uma volta a 100km/por hora,adivinha se ele aceitou,saiu andando.
    mas fiquei preocupado com este comentario,totalmente desnecessario,
    sera que a autorizada vai tentar me repassar o prejuizo.???
    final do dia volto com mais novidades.
    se tiverem mais sugestoes por favor fiquem a vontade.
    grato pela atenção de todos.
  • 03/04/2013, 10:28
    Fe_jipeiro
    Felix, blza?

Cara, fica esperto, pois esses caras são pilantras ... e com certeza, vão tentar empurrar o preju para vc.

A turbina só danificaria, se rodasse muito sem óleo e em alto giro, pois em baixo giro, o mancal estaria melecado de óleo e não ia prejudicar tanto assim.

Abs,
  • 03/04/2013, 18:52
    Elmer_Jeep
    Cara, mês passado concluí meu curso técnico em manutenção automotiva e me formo esse ano, estou decepcionado com os comentários desse "técnico", pqp. Veja bem, a turbina recebia óleo e jogava pra fora, então a lubrificação dos mancais estava ok apenas era interrompida APÓS a turbina(não retornando pro carter) portanto o turbo era a última peça do sistema que recebia óleo com pressão e jamais seria a primeira a sofrer desgaste pois todo óleo do motor iria passar por ela até se esgotar.

[]'s
  • 04/04/2013, 17:38
    mecamaniaco
    Citação:

Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Cara, mês passado concluí meu curso técnico em manutenção automotiva e me formo esse ano, estou decepcionado com os comentários desse "técnico", pqp. Veja bem, a turbina recebia óleo e jogava pra fora, então a lubrificação dos mancais estava ok apenas era interrompida APÓS a turbina(não retornando pro carter) portanto o turbo era a última peça do sistema que recebia óleo com pressão e jamais seria a primeira a sofrer desgaste pois todo óleo do motor iria passar por ela até se esgotar.

[]'s

Pois é Elmer, pior que isso está mais comum a cada dia, eu também gosto e entendo de mecânica, mas geralmente me finjo de leigo só para ver qual será a postura do "profissional" a me atender.....

Agora só estou curioso para saber oq constataram na mecânica.......
  • 05/04/2013, 16:39
    felix
    pessoal,situação é a seguinte:
    carter foi aberto,encontrado 01 pedaço de bronzina de uns 5cm.
    motor retirado e em fase de desmontagem,segundo informação da oficina,sera necessario enviar o virabrequim,
    para retifica e o bloco do motor tambem,
    causa do problema:
    falta de lubrificação,mesmo parando a viatura de imediato,o tempo entre ir para o acostameno e desligar,foi suficiente para causar o estrago prematuro da bronzina,pois no momento eu estava a uns 100km/h.
    localizado uma pequena avaria no coxim do motor,vou aproveitar para trocar,e verificar a embreagem.
    alguma coisa mais posso verificar ja que ta tudo desmontado.????????
    tirei algumas fotos com o celular mas nao to conseguino descarregar via wireless/not,
    a sensaçao de ver o motor sendo desmontado é horrivel,pra falar a verdade quando abriram o carter e vi o pedaço da bronzina e começaram a desmontar o virabrequim,vim embora,coisa muito triste........
    semana que vem volto para ver os orçamentos,se alguem tiver ideia dos custos,por favor manda ai pra ver se nao vou ser muito explorado.ou sera que tem algum topico sobre retificando o motor 14b.?ainda nao achei
    um bom final de semana a todos.
  • 05/04/2013, 16:43
    Fe_jipeiro
    felix,

Dá uma conversada com o Edson Ferian ... Ele está retificando o 14B dele ... No grupo toyoteiros do google, ele criou um topico...

Se quiser o fone dele, me avisa em PVT...

Abs
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 27 de 45 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 171819202122232425262728293031323334353637 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 23:35.