duas boias, dois relogios circuitos independentes, acreddito ser mais pratico e seguro, vc monitora os dois sem precisar comutar chaves, e nao corre o risco de checar o tanque errado.
Versão Imprimível
duas boias, dois relogios circuitos independentes, acreddito ser mais pratico e seguro, vc monitora os dois sem precisar comutar chaves, e nao corre o risco de checar o tanque errado.
hehehe, na verdade eu confio mais na km percorrida, baseado na média histórica que tenho registrado. A cada 500 km rodados eu paro e encho o tanque, sobra ainda uma boa margem de segurança.
Só um aviso aos que tem 2 tanques... Ficar atento as vistorias do Detran!
Pela resolução CONTRAN nº181 de setembro de 2005, Art. 2º: "A instalação de tanque suplementar de combustível somente será permitida em caminhões, caminhões-tratores, reboques e semi-reboques."
Abs,
Bira.
Pessoal,
Eu não gosto muito da idéia de instalar "relógios" em cima do console do painel. O meu console está sem nada.
Eu vi vendendo uma dupla de marcadores, oléo e combustível igual ao já utilizado no painel da Band. Acho que vou colocar um desses no painel para o tanque reserva.
Faz a maior falta esse marcador, eu costumo encher o tanque adicional e ir transferindo o diesel para o principal e fico sem referência de quando o diesel acaba.
Eu fiz a vistoria da Band 2010 já com o tanque reserva e ninguém me perguntou nada, tb não vou ficar fazendo propaganda...rs. Sem contar que será necessário um CSV para cada ano, igual ao que é utilizado em carros com GNV que não são de fábrica.
Eu acho ridículo o DETRAN não aceitar modificações efetuadas nos carros. Isso acontece somente aqui.
Mas..., tb não gostei muito da comutação de um marcador para duas bóias, apesar da idéia ser bo. O ideal é poder ver os ponteiros esvaziando e enchendo simultâneamente.
Abç.
Se os tanques estão interligados, por que vc nao deixa eles sempre abertos??
Se não houver nada impedindo a equevalencia, basta vc dobrar o que marca seu reloginho de combustivel, pois os tanques são aproxomadamente do mesmo tamanho não são ??
ta dificil...
Pessoal,
Pode se tambem, colocar uma chave eletrica que para um lado marca o nivel do tanque-1 e na outra posição marca o nivel do tanque-2 no mesmo relogio do painel. Tive um caminhão MB-1525 que era assim e melhor ainda ele tinha uma solenoide em cada tanque que ao acionar uma chave voce selecionava o tanque a ser utilizado, pois os dois eram interligados pelas mangueiras com uma conexão "T" que interligava as mangueiras dos dois tanques com a bomba injetora. Acho uma coisa bem simples de ser feita com um bom eletricista/Meca.
Boa Sorte,
André
Pessoal,
Me corrijam se estiver falando besteira, a idéia de deixar os tanques sempre abertos, vaso comunicantes, funcionaria se os tanques estiverem alinhados, se um tanque ficar mais alto que o outro poderá vasar diesel pelos suspiros.
A interiligação dos tanques é feita pelo bocal de saída de diesel que tem um diametro bem pequeno, na hora de abastecer eu iria encher o tanque e depois de alguns muitos minutos iria acontecer a equalização dos tanques, dai eu teria que abastecer novamente e como eles estarão vaso comunicantes há chance de transbordamento.
Sem contar que é quase impossível instalar os tanques nivelados, além do problema dos suspiros, acabaria diminuindo a capacidade total dos tanques.
Abç.
Reparem que não é uma questão tão simples.
As Bands curtas não tem onde por tanque extra. O paleativo é instalar um tanque maior (CLA talvez), mas não se consegue muito mais autonomia.
Dois tanques. Um tanque que abastece o outro por bomba elétrica e o controle é pelo marcador (que a maioria não funciona), sei lá. Gosto de coisas mais simples.
HERCILIO NETO
Realmente vc esta certo, se estiverem interligados, deveram estar ao mesmo nivel do solo.
Quanto a suspiros, é simples, vc instala o final dele em um ponto mais alto, pois ele não vai poder servir pra "vasar" combustivel, e sim pra sair o ar na equalização.
E quanto a ligação de um ao outro, quem disse que precisa ser aquela mangueirinha fina de 1/4 ???
Voce pode adaptar uma mangueira de 3/4, ou 1 pol, e assim não esperaria muitos minutos pra encher ambos os tanques.
Eu tambem prefiro as coisas mais simples, nada de 2 reloginhos, solenoides, chaves de seleção ou afins, mais se for pra fazer chique no urtimo, dai arrumaria aqui um pedaço de painel de certas aeronaves de 2 tanques, colocaria uma seletora e ficaria show de bola.
Se vc quiser eu te mando depois algumas fotos da seletora que utilizamos aqui no avião agricola.
E quanto a autonomia, faça o abastecimento no tanque que ficar mais alto, e o pescador no baixo, assim vc suga até a ultima gota.
Faz uns 6 meses que eu mesmo fiz a instalação de uma bomba elétrica do Santana em conjunto com os dois tanques da minha Band curta, um de 55 litros e outro de 80 litros, ambos da CLA.
Eu havia colocado um botão do tipo START, mas eu acho que é meio cansativo, então vou trocar para uma chave liga-desliga. Eu só acho que 10-15 minutos um tempo muito longo, não sei se terei que aumentar o respiro do tanque adicional ou aumentar a vazão da bomba ou ambos.
Funciona muito bem ter dois bocais, porque minha finalidade é para viagens. Eu acho que quem quer ter autonomia dentro da cidade, não faz muito sentido mesmo.