Guga o dia que um de seus pneus baixar a calibragem hehehe , e vc tiver que trocar, tira umas fotos do suporte pra galera , mas sem o estep pra copiar a ideia alheia kkkkkkkkkkk:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
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Amigos acabei de comprar um atoyota jeep curta, 1987 com motor 709, pelo que vi no topico esse motor nao saia antes de 1989, procede? tenho um laudo do detran falando que o numero do motor é original no carro? Minha toyota so nao tem freio a disco, putzzzzz
Bom pessoal, minha experiência com Band é muito próxima de zero. O pouco que sei aprendi aqui no fórum em algumas semanas de leitura.
Dirigi uma Band uma única vez, motor 14B funcionava redondo, câmbio engatava bem, isso foi o que eu senti como leigo. Porém uma folga MONSTRA na direção, aquela peça lá na frente com 3 pontas estava com o furo mais largo que o pino, a peça se entortava toda ao virar o volante, quase meia volta do volante pra um lado e pra outro pra manter ela em linha reta.
Esse sábado vou fazer test drive numa outra Band (estou vendendo a TR4) e tenho dúvidas em como avaliar o estado dela.
Existe algum check-list ou alguns itens básicos que devem ser verificados para garantir a qualidade do veículo???
Ex:
- Cor da fumaça na partida motor frio, motor quente, em acelerações e desacelerações rápidas, etc.
- Sopro do motor ao retirar a vareta do óleo. (como se mede esse sopro???rs Tem que ser quase imperceptível a pele)
- Quais locais mais costumam ter trincas?
- Quais locais apresentam mais ponto de ferrugem?
- Em quais componentes costuma vazar óleo? Ou quais nunca deveriam estar sujos/vazando óleo?
- Verificar se tem eixo flutuante. (na roda traseira terá algo semelhante a um cubo, igual roda livre)
- Como se verifica se os freios a disco são originais Vargas?
- Como identificar a marca/modelo da DH?
- Algum ronco específico em rolamentos, diferenciais, etc.
- O que verificar na suspensão/molas/amortecedor?
- Acessórios que devem estar presentes: estepe, macaco, oq mais?
Alguém pode dar mais dicas ou complementar esses itens que eu já citei?
Sei que o recomendável é levar num mecânico especializado mas nem sempre ele está a disposição. O ideal seria eu fazer uma pré-avaliação antes de levar no mecânico pra não ficar queimando cartucho com cada oportunidade de band que me aparece.
Agradeço desde já a ajuda de todos!
Abs...
Bom, a TR4 se foi, agora resta apenas o busca pela BAND ideal....
Estou procurando uma entre 93~2001.... 5 marchas.... motor MB ou Toyota.... não precisa vir com acessórios.
A intenção é usar de final de semana, em trilhas leves e médias apenas colocando uns pneus mud recapados.... e aos poucos ir preparando para trilhas mais pesadas com bloqueio, algum tipo de preparação na suspensão, guincho, etc.
Se alguém tiver mais dicas do que verificar na hora da compra, agradeço...
rbata
1º e mais importante dica: Paciência ( muita ). Procure com calma.
Não se deixe empolgar por carros cheios de penduricalhos. Acessórios são são bons e custam $$$, mas bands, já são carros antigos, então o principal é conservação e manutenção preventiva. Achando uma conservada e com os acessórios que vc quer, melhor, mas a manutenção em dia é sempre o principal.
Ferrugem, todas as bands tem, já tiveram e vão ter. Então é melhor uma com alguns pontos de ferrugem e mnt em dia, doque uma que o vendedor deu uma guaribada e vai estourar tudo em 6 meses.
O motor, tanto o MB quanto o 14b, são muito duraveis, mas se estiverem ruins é prejú. Como vc não tem muita experiência, a opinião de um meca é fundamental. Motor soltando fumaça preta, apresentando falhas, pode ser problema de bomba e bicos, cujo reparo pode chegar a 2 ou 3K.
Verfique a transmissão, veja se a tração e a reduzida funcionam prefeitamente, sem ruídos ou folgas, se a roda livre está funcionando e se as marchas entram sem dificuldades. Se não tiver freio a disco, calcule o custo para colocar, ao menos na frente. Procure andar por ruas de terra e veja se não bate tudo e se não tem folgas excessivas. A Band nunca vai ser um carro de passeio, mas tb vc não precisa se sentir dentro de um liquidificador.
Bom, os mais experientes podem dar dicas mais especificas.
Não sei qual é a faixa de $$$ que vc pretende investir. Pelos anos que vc procura, o preço varia de 35 á 60k :shock:.
Tenho um conhecido que tá vendendo uma 99 muito nova, impressionante o estado de conservação. Parece que saiu da agência agora. Ele tá pedindo 52K mas tem choro. Se te interessar, me manda uma MP.
Abs e boa sorte.
Agradeço as dicas pessoal.... acho que estou no caminho certo então.....
Realmente não faço questão dos acessórios.... se a mecânica estiver boa já é um grande começo.
Minha intenção é pagar uns 35mil em uma com mecânica boa.... e se estiver com lataria, interior bons, e algum acessório como A/C até uns 42~44mil...
E muita paciência é fundamental mesmo....
rbata,
dependendo de qual regiao de sp vc esta,tem o seu carlos japones,mecanico especializado em band,ou o eduardo do jeep club do brasil,
lado da zona norte/sul eles podem ate indicar algum cliente que tenha band a venda.
Opaaa felix / rbata,
O Eduardo (Conhecido no JCB como Petta ou Edu) eu conheço e recomendo ! Além de mecânico, é meu amigo e companheiro de trilha ... Boa parte do que sei de Band, aprendi com ele ...
Se quiserem, posso fornecer o contato e endereço, q alias fica perto da minha casa ...
Abs...
Toyota bandeirante jeep curto
ano 1998/1998
cor branca
motor toyota modelo 14b
tração 4x4 e reduzida
freio a disco nas 4 rodas
pneus mud aro 15 medida 33"
saida de escapamento especial
escadinha
bagageiro de teto
06 farois de milha
estribo preto
som pionner mp3 com 4 alto-falantes
suporte de estepe especial
snorkel para entrar na agua no motor
bancos em couro da pajero
ar condicionado
direção hidraulica
trava eletrica
alarme
terminais de direção novos
kit de suspensão completo para deixar mais macia
bomba injetora totalmente revisada
bicos injetores novos
motor revisado
cambio revisado
embreagem nova
diferencial trazeiro revisado com rolamentos trocados
freios revisados
documentação em dia
sem alienação
valor 50.000,00
Rbata,
Se te interessar uma longa, a minha esta a venda, como falou o Dimasi, na Band importa muito a procedencia, a minha é completa, 18 anos de manutenção rigorosa, nao é 5 marchas, mas esta com diferencial alongado, anda como se fosse uma 5 marchas, nao tem acessorios para trilha.
Veja link na minha assinatura.
Abs.