Chico,
é fato, tanto que comprei um lote de pinças a um bom preço. Vendo o kit completo anunciado no forum por R$1.000,00 se conseguirmos fechar um grupo dá pra melhorar o preço.
http://4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=57971
Abrass
Versão Imprimível
Chico,
é fato, tanto que comprei um lote de pinças a um bom preço. Vendo o kit completo anunciado no forum por R$1.000,00 se conseguirmos fechar um grupo dá pra melhorar o preço.
http://4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=57971
Abrass
Oi LM
Mas você não postou que a combinação Vargas/F + SBD/T é a melhor? Queria um depoimento seu sobre a instalação do kit da SBD no eixo traseiro. Tem que esmerilhar as pinças?
Ja tenho Vargas na frente, e o kit da SBD pronto para o eixo traseiro, mas meu mecânico botou uma pulga atrás da minha orelha, e fiquei na dúvida.
Obrigado;
Chico
Ops...
Em questões de frenagem, sim eu acho a melhor.
O que me assusta no SBD é a questão da pecas de reposiçao.. já vi nego ficar com a viatura parada quase 1 mes por conta de um disco de freio.
Na minha atual, disco nas 4 original.
Qto a qualidade do sbd, sim é questionavel, depende do lote.. ja peças bem feitas e outras bem ruins... qto a esmirilhas pinça, ACHO que depende da roda.
Sds,
LM
Quanto ao suporte de disco parece que não quebra é ferro fundido! Talvez com impacto direto de frente, acho que nem o suporte original iria aguentar, quanto a pinça tem em qualquer ferro-velho, depois que eu comprei me ofereceram 2! E quanto ao disco, não é o duplo ventilado de toyota, mas tb achei numa loja que nem especializada em toyota era, não sei se a vargas fabricou esse disco pra toyota, mas fabricou o disco pra gm, então quando eu precisar do disco de freio que entre na pinça da kombi, com a furação da toyota, vou comprar o disco da GM, que é da D-20, que é o q veio junto com meu kit sbd que entra perfeitamente na band!
Mas se houve algum kit com problema antes eu não sei, ou então é falta de informação! Pois a pessoa podia procurar o disco ventilado da toyota que não cabe, porém agora que sabe é só pedi o disco solido da d-20!
Mas nada como ter tudo original! Mas na falta de recurso! Não tenho do que reclamar do sbd freia melhor que o tambor, então tá bom! Agora só falta eu achar a pinça do kadett barata, já achei a pinça, mas por $240 cada, pelo menos quero achar por 240 as três! A pinça do kadett entra no disco sólido do sbd, essa semana se eu conseguir um tempinho de tarde vou num ferro velho vê se a do Tipo tem a mesma espessura, pq acho q o cara vende esta pinça barata! Sabem me dizer se a pinça do Tipo que eu acho que é mesma do Tempra vem com freio estacionário? Quero fazer um freio seletivo tipo gurgel, até eu consegui recursos pra colocar um eixo flutuante com bloqueio total!
elmestizo boa sorte na venda! Pra eu colocar Vargas agora só falta o disco e o suporte da pinça! Que eu já consegui só falta pegar e pagar!
Valeu!
AÊ PESSOAL ATENÇÃO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Em matéria de freio deixando a modestia de lado sou catedrático , gosto de MUITA SEGURANÇA nossa vida não tem preço , sou pé pesado e sou médico e trabalho em PU , vejo como as pessoas chegam em acidentes , ISOLA . Mas vamos lá :
Tive uma BAND que tinha freio a lona na dianteira e traseira , coloquei na frente o SBD ( uma bosta , não parava a BAND ) aí coloquei o freio a disco duplo ventilado VARGA na frente e lona na traseira ficou bom , mas melhorei mais ainda colocando disco na traseira , já tem bastante tempo que não me lembro qual foi , mas não travava as rodas traseiras . Se bobeasse vasava pelo vidro , arrastava as 4 rodas juntas sem mudar a trajetória .
OBS : O FREIO TRASEIRO DE QQUER CARRO TEM QUE TER UMA EFICIENCIA MENOR DO QUE O DIANTEIRO PELOS MOTIVOS JÁ EXPOSTOS AQUI , SENÃO IRÁ SEMPRE TRAVAR AS RODAS TRASEIRAS PRIMEIRO SE OS FREIOS FOREM IGUAIS .
HOJE TENHO UM ENGESA que veio original com freio de KOMBI na frente e lona na traseira , coloquei um motor MWM 2.8 turbo/intercooler , DAÍ TENHO QUE TER FREIO BOM e não tinha , COLOQUEI FREIO A DISCO VENTILADO VARGA DA BAND NA FRENTE , e lona na traseira , ficava igual a BAND co m lona na traseira : QDO FREAVA MUDAVA A TRAJETÓRIA ALEATORIAMENTE .
Coloquei disco sólido do ENGESA na traseira com pinças do TEMPRA=KADETT=GOLF com freio de mão a cabo , RESULTADO : qdo fiz uma trilha com bastante lama no sabado foi beleza , no domingo e na 2ªf ouvia um chiado na traseira , achava que era lama na pinça , na semana seguinte fui verificar , as pastilhas haviam acabado e acabou com o disco tb , PUTSGRILA , que merda , prejú na certa , pensei o que poderia ter acontecido de errado , mas não decobri , recoloquei disco novo e pastilhas novas , no PRÓXIMO FIM DE SEMANA fiz outra trilha e na 2ªf fui verificar o estado das pastilhas , AS PASTILHAS HAVIAM ACABADO EM UMA ÚNICA TRILHA , aí comprei pastilhas novas e troquei e não fiz trilhas mais e andando só em asfalto fui ver qto duravam , RESULTADO : com 3.000 km rodados , apenas 3.000 km rodados as pastilhas acabaram .
RESUMINDO A ESTÓRIA :
NÃO RECOMENDO A COLOCAR PINÇAS DE TEMPRA=KADETT=GOLF NA TRASEIRA DE BAND E QQUER OUTRO 4X4 .
O QUE FIZ :
COLOQUEI DISCOS VENTILADOS , CAVALETES DE PINÇAS E PINÇAS VARGA DA BAND NA TRASEIRA DO MEU ENGESA IGUAIS AS DIANTEIRAS , E FIQUEI SÓ COM UM PROBLEMA .
Por serem pinças iguais de mesma dimensão , LÓGICO que ficou travando as rodas traseiras primeiro PELOS MOTIVOS JÁ EXPOSTOS , mas foi resolvido , como ?
Foi resolvido da seguinte maneira :
O ENGESA vem com uma válvula equalizadora de fábrica como as BANDS , só que o do ENGESA é de zero bar QUE É A VÁLVULA EQUALIZADORA NACIONAL COM MAIOR PODER DE DIMINUIR O FLUXO DE ÓLEO PARA A TRASEIRA , a da BAND , não sei de qtos bar são , talvez seja de zero bar tb , as da paratí e outros carros são de 15 bar , 40 bar 45 bar qto maior o número , MENOR É O PODER de diminuir o fluxo de óleo .
O QUE FIZ ?
Ví aqui no forum que existe uma VALVULA EQUALIZADORA americana da marca SUMMIT que tem regulagem da passagem do óleo , e comprei e instalei , RESULTADO : ela com toda a abertura para diminuír o máximo o fluxo de óleo , AINDA TRAVAVA AS RODAS TRASEIRAS .
PUTS , o que vou fazer ?
Bolei em colocar , ou melhor RECOLOCAR A VÁLVULA ORIGINAL NO LUGAR E COLOCAR A SUMMIT LOGO A SEGUIR EM SÉRIE , BIMBA : melhorou muito , MAS AINDA ASSIM TRAVAVA AS RODAS TRASEIRAS , mas aí eu já tinha MATADO A CHARADA , fui numa autopeças e comprei outra válvula que eles chamaram de PROPORCIONADORA , aquela que vai lá em baixo no chassi imediatamente antes da divisão do caninho de óleo para as duas rodas traseiras e coloquei lá , NOSSA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ESTOU USANDO ASSIM : COM UMA VÁLVULA EQUALIZADORA ORIGINAL NA SAÍDA DO CILINDRO MESTRE QUE VAI PARA A TRASEIRA + A VÁLVULA SUMMIT LOGO A SEGUIR + A VALVULA PROPORCIONADORA LÁ EM BAIXO FIXADA NO EIXO TRASEIRO IMEDIATAMENTE ANTES DA BIFURCA~ÇÃO DO CANINHO PARA CADA RODA .
RESULTADO :
Ainda no limite máximo de pisar no freio com muitíssima violencia , AINDA ARRASTA MUITO POUCO AS RODAS TRASEIRAS PRIMEIRO SEM MUDAR A TRAJETÓRIA DO CARRO QDO O ENGESA ESTA VAZIO , QDO TEM 3 PESSOAS NÃO ARRASTA A TRASEIRA PRIMEIRO NÃO , LOGO ESTA FALTANDO MUITO POUCO PARA EU CHEGAR AO IDEAL .
PARA QUE DEIXE DE ARRASTAR COMPLETAMENTE AS RODAS TRASEIRAS TENHO CERTEZA QUE SE EU COLOCAR MAIS UMA VÁLVULA EQUALIZADORA ORIGINAL EM SÉRIE IRÁ RESOLVER DEFINITIVAMENTE ESTE PROBLEMA DE ARRASTAR AS RODAS TRAASEIRAS PRIMEIRO .
RESUMINDO TUDO :
ACONSELHO A TODOS OS TOYOTEIROS , ENGESEIROS E CAMPEIROS , A COLOCAREM FREIO A DISCO VENTILADO VARGA DA BAND NAS 4 RODAS DAS SUAS VIATURAS , E COLOCAR VÁLVULAS EQUALIZADORAS ORIGINAIS O NÚMERO QUE FOR SUFICIENTE PARA QUE NÃO HAJA TRAVAMENTO DAS RODAS TRASEIRAS PRIMEIRO , não precisa de comprar esta americana SUMMIT NÃO , coloca só várias originais em série , aí é só ír pro abraço , depois que fiz ísto não tive e não mexí mais em freio , nem parece que meu ENGESA tem freio , só em pensar ele já esta parando , CONCORDANDO plenamente com o FE JIPEIRO que tem este conjunto na dele tb , MUITA SEGURANÇA NAS FRENAGENS E BAIXÍSSIMA MANUTENÇÃO .
As vávulas equalizadoras originais de ZERO BAR são da marca ATE que custam em torno de R$40,00 cada .
Espero em ter ajudado , e qquer coisa estou aqui a disposição para algumas dúvidas .
ABRAÇÃO A TODOS
Guilherme falou tudo , não preciso falar mais nada e ainda assino em baixo e pronto.
Guilherme vc colocou qual afinal? Do tempra? do kadett? ou do golf?
Provavelmente o desgaste prematuro das pastilhas foi devido ao disco ser mais largo que o buraco destinado a passagem do disco, então o seu carro andava "freiando". Normalmente a gente tenta abrir um pouco mais ou tenta dar um passe no disco! No meu SBD teve que dá um passe, senão a toyota viveria freiando o disco dianteiro. Isso é um procedimento normal afinal o disco não foi projetado pra pinça em questão! Com o SBD o freio melhorou 50%, acho que a porcentagem de melhora só não foi maior pq já dirigi bands com freio original vargas ventilados, então a idéia que o freio poderia ficar perfeito foi logo anulada, se nunca tivesse dirigido uma band assim, provavelmente eu ficaria super satisfeito só com o sbd!
Se a instalação de todos os seus freios foi no mesmo mecânico, provavelmente esse tb pode ser a idéia do freio SBD ter sido tão ruim na tua band, ele ficava superaquecido por andar "freiando", quando vc precisava o disco estava superaquecido e então pedia a eficiência da frenagem! Não é todos os meca que gostam de dar um passe num disco novo!
Me fala ae qual foi a pinça traseira q vc usou pq aí eu tiro a conclusão da pinça que o "buraco é pequeno demais".
Um amigo instalou no willys dele a de kadett e colocou o sistema do gurgel! Em relação ao freio original do willys melhorou 1000%! Mas band é band! Então tem que ser algo mais planejado! E como vc disse o seu sistema ainda não está 100%, mesmo com 3 valvulas, tenho medo de que meu freio fique parecido com certo projeto de jipe nacional que vinha várias válvulas equalizadoras e o freio era uma merda. Eu já quero deixar minha band 100%, e como raramente carrego alguém atrás, não posso dar o luxo do freio traseiro travar!
Já notaram que band só possuem 3 problemas: Freio, direção e embreagem! Incrível!
Valeu!
AMIGO MAXDELTA
PUTS!@#$%¨&*()GRILA , vc viu o tamanho da minha explicação , ficou enorme , não deu para descrever totdos os detalhes , mas eu sou MUITO CHATO E GOSTO DAS COISAS MUITÍSSIMO BEM FEITAS , NÃO FAÇO GAMBIARRA A DOIDADO , FAÇO SEMPRE COM CONHECIMENTO TÉCNICO . LOGO :
Qdo citei que coloquei o disco do ENGESA na traseira com pinças do TEMPRA QUE É IGUAL ( = ) AO DO KADETT QUE É IGUAL ( = ) AO DO GOLF , EU DEI PASSE NO DISCO PARA FICAR COM A MESMA ESPESSURA DO DISCO DO TEMPRA , LOGO O FREIO TRASEIRO NÃO FICOU FREANDO SOZINHO NÃO , E A CONCLUSÃO QUE CHEGUEI É QUE AS PINÇAS DESTES CARROS CITADOS SÃO " SUBDIMENCIONADAS PARA A FINALIDADE NOSSA QUE É FREIO A DISCO TRASEIRO EM BAND , ENGESA E CAMPER , E AS PASTILHAS ACABARAM RÁPIDO POR CAUSA DO TAMANHO " ÍNFIMO DELA " QUE PARA O TEMPRA ESTA BOM , MAS PARA A BAND/ENGESA/CAMPER FICOU PARECENDO PINÇAS DE CARRINHO DE BRINQUEDO , POR ÍSTO QUE ACABARAM RÁPIDO , NÃO FOI PQ FOI MAL INSTALADO .
E com relação ao freio a disco dianteiro que inicialmente eu coloquei na BAND qdo tive foi o SBD que com as pinças de KOMBI , TB FICARAM SUBDIMENCIONADA PARA A BAND E A MINHA BAND NÃO PARAVA QDO EU PRECISAVA DE FREAR MAIS BRUSCAMENTE , POR ÍSTO QUE EU TROQUEI PELOS DISCOS E PINÇAS ORIGINAIS BAND QUE SÃO DA MARCA VARGA .
E NO MEU CASO ATUAL QUE TENHO UM ENGESA , ELE ESTA COM FREIOS A DISCO ORIGINAIS DA BAND NAS 4 RODAS , E É O QUE RECOMENDO A TODOS , E O PROBLEMA DE ARRSATAR AS RODAS TRASEIRAS " É MUITO SIMPLES DE RESOLVER , E RESOLVE APENAS COLOCANDO VÁLVULAS EQUALIZADORAS EM SÉRIE , QUE NO MEU CASO ESTOU COM 3 EM SÉRIE , E DISSEAINDA QUE ATUALMENTE ESTA 99% DO QUE DEVERIA FALTANDO APENAS COLOCAR MAIS UMA VÁLVULA EQUALIZADORA EM SÉRIE PARA QUE ELE FREIE AS 4 RODAS JUNTAS , mas estou com preguiça pq do jeito que esta funciona tranquilo dentro de um padrão de segurança muito grande , 1.000.000 de vezes melhor do que era e do que se fosse um SBD . o freio do seu amigo , melhorou 1.000 vezes , o meu melhorou 1.000.000 de vezes mais , sendo melhor 1.000 vezes mais do que a do seu amigo .
O freio SBD na frente da BAND/ENGESA/CAMPER e o do KADETT na traseira , eles perdem eficiencia por superaquecimento como vc falou SIMPLESMENTE PQ SÃO PEQUENOS DEMAIS PARA O ESFORÇO FEITO PELOS MESMOS , LOGO : NÃO DÃO CONTA DO RECADO . Eu já passei por estes dissabores e não gostaria que vcs passassem pelo mesmo que passei e GASTEI GRANA A TOA achando que estava fazendo o melhor , mas NÃO ERA O MELHOR , mas se tem alguem aqui que quer fazer estas adaptações que eu fiz E QUE NÃO DEU CERTO e achar que esta bom eu vou respeitar , VÃO EM FRENTE . Só estou aqui para ajudar e não criar polemica , FRISANDO SEMPRE QUE : EU SEMPRE GOSTO DO MELHOR E MAIS SEGURO , MESMO QUE SEJA UM POUCO MAIS CARO , POIS NOSSAS VIDAS NÃO TEM DINHEIRO QUE PAGUE POR ELAS .
FINALIZANDO É POR ÍSTO QUE RECOMENDO EM :
COLOCAR FREIO A DISCO VENTILADO ORIGINAIS VARGA DAS BANDS NAS 4 RODAS DAS TOYOTAS BANDEIRANTES/ENGESAS/CAMPER .
Qquer coisa diferente disto pra mim não ficaria tão bom qto este conjunto que tem no meu ENGESA hoje , que poderia ser numa BAND ou numa CAMPER ou em outro 4x4 deste porte .
Não concordo com vc que as 3 coisas ruins da BAND são os freios , a direção e a embreagem . Qdo tive a BAND como falei a minha era da geração que tinha freio a lona , as mais novas vieram com feioa disco ventilado na frente , ( EXCELENTES ) , a direção da minha era hidráulica de fábrica ( EXCELENTE ) e a embreagem , nunca troquei nada dela e usei por 4 anos .
Hoje meu ENGESA tem freio a disco nas 4 rodas da BAND , embreagem hidráulica da BAND , cilindro mestre do freio da BAND , hidrovácuo da BAND .
Para vc ver , o FE JIPEIRO tem este conjunto no carro dele e tem mais outro respaldo do ESTYVYBEYKR desta configuração de freio neste 4x4 citados por mim que são as BANDS/ENGESAS/CAMPERS
Para mim a BAND só tem 2 defeitos para o uso que eu faço que são :
1 - Motor muito pesado o OM314 e o OM364 já o 14B sou fã
2 - Feixe molas , que fazem ela ser muito dura , se fosse de molas helicoidais , não teria outro 4x4 melhor
ESTA É MINHA OPINIÃO E PARA MEU USO . MAS A BAND FOI FEITA NA REALIDADE PARA TRABALHOS PESADOS OU MELHOR PESADÍSSIMOS E NÃO QUEBRAR . POR ÍSTO ELA É TÃO BRUTA COMO É DE FÁBRICA .
ABRAÇÃO
Guillherme voce lembra de qual veículo é a valvula proporcionadora que voce colocou? Deve ser isto que esta faltando na minha toy, pois tenho a equalizadora na saida do cilindro, por pedal estar um pouco baixo coloquei aquela que vem original na toy que é uma espécie de válvula de retençao, nao sei nome correto que serve p/ manter uma certa pressao no circuito sem muito retorno p/ cilindro mas notei que estava segurando um pouco do freio traseiro, entao retirei e pedal volta 'a ficar baixo. To ficando invocado mas c/ ajuda do pessoal deste forum eu acerto minha branquela!!
Fala Dr. Guilherme !!
Falou tudo !! Muito bem explicado !! :concordo:
Abs...
Bom, vou falar o que ja falei em outro topico sobre o assunto:
Meu ex CJ5 e a F75 do meu pai ambos com motor 14B e cambio 5m possuem sistema à disco da band-varga nas 4 rodas, o cilindro mestre e o servo são varga também das bands 97 em diante(servo de maior diametro). Nunca tive problemas de frenagem e o cilindro mestre tem uma valvula original onde conecta o tubo que vai pro freio trazeiro.
As viaturas não tem nada mais alem disso e o freio funciona muitíssimo bem. O freio de estacionamento originalmente no cardan foi transformado p/ sistema à disco também, utilizando uma pinça do kadett somente com o acionamento mecanico (via cabo).
Sem desmerecer as explicações da pagina anterior dadas pelo vovô Guilherme que pelo jeito fez vários testes de campo até chegar ao resultado desejado. Mas pra mim, quanto mais simplicidade na montagem do sistema, melhor.
[]'s
Olá Elmer
Como experiencia de varios aqui no forum é grande,conheço muito da mecanica diesel pesada, tratores esteiras etc..., nao caminhoes ou veículos menores, quem faz serviço na minha Toy sou eu, só uma pequena pergunta:Alem do servo freio maior haverá alguuma diferença no cilindro mestre de 92 em diante?