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Convex Datacenter
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  • #1
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    26/03/2008
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    Alongamento de diferencial Band turbo 11x35 ou 12x35?




    Saudações a todos,

    Primeiro de tudo gostaria de agradecer pela oportunidade de participar do forum, que acho extremamente ilucidativo para quem busca informações, dicas e conselhos em uma area com pouca oportunidade de adquirir conhecimento como o mundo 4X4.
    Pois bem, eu possuo uma bandeirante ano 89 motor OM314 e apos muito ler e pesquisar nesse forum, optei por turbina-la e alongar o diferencial. Entendendo que quanto mais se busca o entendimento mais duvidas surgem, por isso, algumas questões ainda me preocupam.
    Eu ando muito no asfalto, por isso a opção por alongar o diferencial, mas ao mesmo tempo não gostaria de perder força em situações pesadas de Off road, pelo que ja li, a relação 12x35 e a mais apropriada para as Band turbo, porem, eu gostaria de saber como a band turbinada se comportaria com a relação 11x35. Seria essa relação muito curta para o turbo e este nao renderia seu maior potencial? Sera que a relação 12x35 mesmo turbinada não deixa a dever em situações onde muita força se faz necessaria? Por acaso o turbo faz alguma diferença nas marchas de baixa rotação, subistituindo assim a força perdida com o alongamento do diferencial para 12x35? Alguem anda com essa relação, 11x35/turbo? Ja foi feito algum teste de desempenho road/off road?
    Como veem as perguntas sao diversas, o meu objetivo, como ando em ambos, estrada e off road e ganhar velocidade e torque nas altas e ao mesmo tempo manter a força tão conhecida da Band nas baixas, sera isso possivel optando pelo turbo e a relação 11x35? Mais uma vez obrigado pela oportunidade.

  • #2
    Usuário Avatar de Jun Okada
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    30/12/2005
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    assunto já discutido...

    Olá, esse assunto foi amplamente discutido em vários tópicos como ex: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ar+rela%E7%E3o e http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ar+rela%E7%E3o.
    Voce pode tb procurar mais assuntos a respeito no link pesquisar.
    Boa sorte!

  • #3
    Banido
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    14/04/2008
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    Oi Kaiapos

    Instalei as relações 12x35 da Coniflex no meu carro que é um '89 curto com um motor 364-A, e caixa de 5 marchas, e posso assegurar que ele ganha final, mas fica meio broxa nas retomadas de velocidade, e em certas subidas. Além, do mais, o meu mecânico falou que instalar o pinhão de 12 na caixa satélite do Bandeirante é uma guerra com o esmeril, e dá um trabalho desgramado. Agora, o carro fica muito solto nos retões; acabei de chegar de viagem e ele veio a 110 km/h a 1.600 rpm numa boa. E a velocidade final fica muito insegura; tirei o pé a 150, e nunca mais.

    Ainda fico meio na dúvida se não deveria ter optado pela 11x35 para o carro ter um pouco mais de pique. Enfim, é uma descisão muito pessoal. Seria perfeito se a gente pudesse instalar uma relação, e depois a outra para decidir qual é a melhor, mas, infelizmente não dá.

    Kaiapos, honestamente, acho que a 12x35 para o 314 vai fazer o seu carro mais mole ainda que o meu porque o meu motor tem 122 hp, e mesmo assim demora na retomada de velocidade em subidas, mas tem muita gente que pode me contradizer. Na verdade você tem que decidir a função que você vai usar o carro. A minha intenção era ter uma velocidade de cruzeiro "alta" por volta de 100-110 e tirar o pé, e para isso foi perfeito, mas de resto, certamente preferiria a 11x35.

    Talvez essa matemática ajude:

    37 ÷ 10 = 3.7 voltas do pinhão para cada volta da coroa (relação M-B)
    35 ÷ 11 = 3.2 voltas do pinhão para cada volta da coroa
    35 ÷ 12 = 2.9 voltas do pinhão para cada volta da coroa

    Não sei se ajudei ou atrapalhei mais ainda...

    De qualquer forma, não sei se todos concordam, mas acho que a Coniflex faz engrenagens de primeira, e eu optaria pelo produto deles.

    Abraço e boa sorte;
    Chico
    4X4 Brasil

  • #4
    Usuário Avatar de Guiga Tostes
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    11/02/2007
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    Caramba Chico, vc instalou a 12X35 já possuindo 5a. marcha?!

    Na minha Band OM-314 turbo intercooler, 4Marchas e pneus 33" instalei a 12X35 e fiquei bastante satisfeito. Não falta força, tanto on quanto off-road...se a coisa aperta no fora de estrada basta chamar na reduzida que o bicho pega.

    Agora, se pudesse ter testado antes como o Chico falou e depois escolher a relalção...teria ficado com a 11X35.

    Explico: com a 12X35 o carro ficou excelente, consigo viajar a 120km-h com 2200rpm e a 100km-h com 1800rpm, o que é bastante confortável e as viagens ficaram bem mais prazeirosas.

    Porém, a 4a. ficou mto longa. Praticamente infinita, até hoje(7 meses após ter alongado) não consegui chegar a 3000rpm em 4a. marcha. Falta pista e coragem para pisar fundo pois passa dos 140km-h e considero isso mto para a Band.

    Assim, se tivesse optado pela 11X35 teria respostas mais rápidas em 4a. e um melhor aproveitamento para retomadas.

    Esta é minha unica queixa, o desempenho em 4a. marcha e olha que o meu motor está bem bravo, entre 115 e 120hp. Nas outras marchas está um tesão.

    Qualquer duvidas estou a disposição.

    PS.: Chico, bacana saber que vc tambem fez este trabalho tb!

    Abr
    BandCruiser 85" - TDI (Acesse: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=79572)
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  • #5
    Banido
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    Oi Guiga

    Pois é, eu fiz um monte de coisas no carro, primeiro troquei a caixa de marchas, depois troquei o motor, substituindo o 314 pelo 364-A que hoje é quase um LA, e assim sendo todas as marchas começaram a ficar meio curtinhas, porque o motor tem muita potência, mas acelerava que era uma beleza; em 5a ele ia de 80 a 120 muito rápido. Talvez, por comparação com a relação 10x37 a 12x35 tenha feito o carro mais mole, mas isso porque antes ele tinha uma resposta muito mais rápida, enfim, é uma decisão difícil mesmo.

    Não acho que a relação mais longa, qualquer que seja, influencie a performance do carro no fora-de-estrada, porque com a reduzida ele fica ótimo, mesmo com a 12x35, o negócio é que se o motor estiver um pouco cansado, ou a bomba desregulada a 12x35 pode não ser a relação ideal. Conversando com o Sílvio da Coniflex, eu concluí que, se instalasse a 11x35 e achasse ela ainda meio curta, me arrependeria mais do que com a 12x35 indo longe demais, sabe como é? Aquela coisa, de "tive medo de ser feliz". Hoje, num mundo perfeito, gostaria de ter a 10x37 da 1a a 4a marchas, e a 12x35 para a 5a...

    Abraço;
    Chico

  • #6
    Usuário Avatar de Guiga Tostes
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    Citação Postado originalmente por Francisco Bicalho Ver Post
    Oi Guiga

    Pois é, eu fiz um monte de coisas no carro, primeiro troquei a caixa de marchas, depois troquei o motor, substituindo o 314 pelo 364-A que hoje é quase um LA, e assim sendo todas as marchas começaram a ficar meio curtinhas, porque o motor tem muita potência, mas acelerava que era uma beleza; em 5a ele ia de 80 a 120 muito rápido. Talvez, por comparação com a relação 10x37 a 12x35 tenha feito o carro mais mole, mas isso porque antes ele tinha uma resposta muito mais rápida, enfim, é uma decisão difícil mesmo.

    Não acho que a relação mais longa, qualquer que seja, influencie a performance do carro no fora-de-estrada, porque com a reduzida ele fica ótimo, mesmo com a 12x35, o negócio é que se o motor estiver um pouco cansado, ou a bomba desregulada a 12x35 pode não ser a relação ideal. Conversando com o Sílvio da Coniflex, eu concluí que, se instalasse a 11x35 e achasse ela ainda meio curta, me arrependeria mais do que com a 12x35 indo longe demais, sabe como é? Aquela coisa, de "tive medo de ser feliz". Hoje, num mundo perfeito, gostaria de ter a 10x37 da 1a a 4a marchas, e a 12x35 para a 5a...

    Abraço;
    Chico
    X2!! Falou tudo!!

    Teu motor deve estar o mesmo monstro que meu Tio instalou na dele 364LA turbinado. Parabéns!!

    Abr
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  • #7
    Banido
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    Oi Guiga

    O motor era um 364-A da 912, e depois eu instalei o intercooler da Garrett original do LA, mas, não sei bem se posso chama-lo de LA. Existem duas versões do 364-LA; o que vem no 710 que tem 115 hp e o que vem no 914 que tem 140 hp. Não faço idéia de quantos hp o meu motor tenha, porque nunca botei o carro num dinamômetro, que é o único instrumento que avalia de verdade a potência de um motor. Mas a pesar de ele ter todas essas melhorias mecânicas, o que eu mais gosto nesse meu Toyotinha, é que por fora, ele é totalmente original e 100% caretinha.

    Abraço,
    Chico
    4X4 Brasil

  • #8
    Usuário Avatar de titanium
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    16/07/2009
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    Question Relação 12x35 numa Band sem turbo???

    Turma,

    Estou com uma dúvida cruel !!!
    Já decidi alongar a Bandeirante (pickup 89 + câmbio 4m sincro + motor om 314-s que baixa um pouco de oleo) mas POR ENQUANTO ela vai ficar sem turbo.

    Aí vem a dúvida cruel: coloco uma 11x35 ou vou direto para a 12x35? (lembrando que vou ficar um bom tempo com ela Sem turbinar o motor)

    Sei que o assunto já vou discutido aqui várias vezes, mas gostaria de ouvir opiniões!
    Fico com receio de colocar a 11x35 e depois que turbinar, ter que gastar novamente para colocar a 12x35.

    O que faço? rsrsr
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #9
    Fala Titanium.

    Eu já pensei nisso também! A minha é turbinada(OM-314 todo feito agora na reforma), 5m, 285x75x16, e a dúvida é a mesma sua.
    Uns dizem que devo deixar como está, por causa do conjunto(turbo/5m/285x75x16), já outros sugerem a relação 12x35. Vou ficar de olho aqui nas respostas para tirar algumas conclusões. Vamos em frente! Com a palavra, os especialistas no assunto.

    Um abraço.
    Band 89-Toyossauro
    Fibra-4P-TDI-LDA-5M-11x35-AC-VE-DH-Biselli-FDx4-Bloqueiox2-Flutuante

    "Tem coisas que a gente não perde, se livra."

  • #10
    Usuário Avatar de titanium
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    16/07/2009
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    Grande Márcio!

    O amigo Guiga Tostes tem uma configuração semelhante semelhante a sua: om314 + 5m + pneus 35" + Turbo Intercooler e USA as relações 12x35..

    E acredito que a band dele seja um verdadeiro canhão! rsrsrs

    Mas no meu caso, a preocupação seria de a minha Band ficar absurdamente muito chocha!

    Sera que o 314-s maçarico aguenta empurrar o conjunto, mesmo em ladeiras com uns 50º de inclinação (nem que seja de 1a marcha)???


    Abraços
    --
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  • #11
    Usuário Avatar de Fband
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    Titanium,

    Se me permite fazer uma correção, os motores chamados "maçaricos" eram os que equiparam as Band antes de 1973 e se chamavam OM-324 porque antes de você dar a partida era necessário esquentar as velas.

    Agora pra subir uma ladeira, a reduzida vai dar conta, só precisa ter paciência.

    Abração !
    Band 73 Jipe Curto
    OM 314 Turbo, 4 Marchas Sincro., Freio a Disco, Eixo Flutuante.

  • #12
    Usuário Avatar de titanium
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    16/07/2009
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    ---/DF
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    Citação Postado originalmente por Fband Ver Post
    Titanium,

    Se me permite fazer uma correção, os motores chamados "maçaricos" eram os que equiparam as Band antes de 1973 e se chamavam OM-324 porque antes de você dar a partida era necessário esquentar as velas.

    Agora pra subir uma ladeira, a reduzida vai dar conta, só precisa ter paciência.

    Abração !
    Olá FBand!
    É que em alguns lugares o termo maçarico serve para identificar o motor Sem turbo.
    Inclusive já vi alguns mecânicos usando esse termo!


    --
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