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Tópico: Band 1964

  • #37
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    Citação Postado originalmente por mecamaniaco Ver Post
    O legal desse alternador ( q é igual ao da besta ) é o fato de ter uma peça a menos no sistema!

    Funciona bem sim, pode por sem medo, além do q vc vai ganhar um alternador novo com regulador interno!
    Buenas Mecamaniaco,

    Medi o braço que segura o alternador atual e aparentemente dá para colocar o da L200 sem precisar de maiores alterações, só precisa tencionar a correia mais para baixo...
    Espero que na próxima semana acabe a parte dos cilindros de embreagem (amanhã vou regular e testar) e comece a etapa dos freios, ai vou atrás de um alternador com bomba de vácuo... Se achar com preço legal vou matar essa charada...

    Gracias pelas dicas, tem sido fundamentais!!!

    Citação Postado originalmente por Sergioporto Ver Post
    Grande mecamaniaco !!
    Faz um bocado de anos que nao trabalho mais com mecanica diesel pesada ,entao sinceramente nao lembro.Este motor é muito bom,forte,economico ,só o porem de ter paciencia,aquecer bem,bateria e arranque bom.Se velas nao funcionarem tira a entrada da admissao ,faz uma bucha,coloca fogo,aproxima da entrada de ar e aciona partida!
    Buenas Sérgio,

    Pois é, nesse meio tempo que a viatura ficou parada a bateria foi para o saco... Já estou procurando uma para trocar, complicado é decidir por uma "paralela" mais barata ou por uma de marca que custa exatamente o dobro...! Por enquanto usando uma bateria estacionária emprestada, mas é provisória, devolverei assim que puder... O arranque está revisado, ficou show!

    Legal essa dica da admissão... Espero não precisar usá-la, mas se as velas aquecedoras pifarem, ou não aguentarem o frio do inverno, já sei o que fazer!!!

    Citação Postado originalmente por Guiga Tostes Ver Post
    Fala Canali,

    aproveitando a pergunta do Junior888, compartilho aqui uma história e fotos da Band 1963(General) capota de lona do amigo Fernando Fernandes, que está na família dele desde 1979 e foi reformada/militarizada, note que a grade frontal é das Band 1970 em diante e guincho mecânico Biselli não data do mesmo ano do jipe...mas o restante é todo original

    Esta Band possui o OM324 turbinado + filtro de ar seco(Band OM364 e 14B) + escape dimensionado de 2,5", o serviço foi muito bem feito pela Sollo4WD de São Paulo,...e como toda Band turbinada o motor ganhou vida nova e muito mais folego para encarar os desafios...e se ficou bom?

    ...A resposta é sim, a valente Band e o Fernando cumpriram em 2009 uma expedição ao deserto do Atacama, partindo de São Paulo-SP realizaram uma travessia do Atlantico ao Pacífico percorrendo o norte da Argentina, Chile, Bolivia e Paraguai retornando a São Paulo...e detalhe a Band "General" era o único veiculo da expedição.

    Enfim, Toyota pra quem gosta de Toyota!

    E como não poderiam faltar, seguem algumas fotos da jóia em ação e detalhes...a do motor é a unica que tenho!
    Buenas Junior,

    Também tenho essa dúvida... Apesar de não estar nos meus planos próximos turbinar a viatura, o futuro a Zeus pertence... hehheheh... Gracias pelos comentários...! Esta bonita mesmo, chama atenção, mas está merecendo um carinho em função da idade... Espero conseguir deixá-la 100% num todo o mais rápido possível!
    O Guiga respondeu nossa dúvida e provou que esse "motorzinho" aguenta uma turbina!!!

    Buenas Guiga,

    Mas que bela empreitada, Tchê!!! Não é qualquer um que encara um dessas... Muito bacana!!! Obrigado por compartilhar a história e as fotos (Por sinal, linda a viatura... De muito bom gosto a reforma/militarizada)

    Na foto do motor notei uma semelhança especial, a minha também tem a plaqueta de identificação... Não sei se isso é diferencial, mas desconfio que poucas dessa idade ainda possuam!!!

    Buenas Dimasi,

    São 4 cilindros, mas também não sabia que os cilindros centrais eram gêmeos...! Mais um aprendizado aqui no fórum!!!

    Pô DeMelo, essa ai é fora de comparação... hehheheh
    Linda é pouco...
    Obrigado por compartilhar o video... Inspirador!!!

    Buenas Gurizada,

    Estive meio ausente, esperava as peças chegarem e também por estar com uma alergia violenta não sei do quê... Mas hoje esqueci dela e botei a mão na graxa...

    A sexta feira foi bacana...

    Passar o dia inteiro metido na graxa, trocando e moldando a tubulação de fluído, instalando e sangrando os dois cilindros de embreagem novos... Só falta regular o eixo que precisei adaptar...
    Nos intervalos trocar as fechaduras da Bud (rebatizaram a Bandeirante... hehehhe)... Uma está pronta, ficou igual a geladeira, só falta fechar o forro... A outra vai ficar legal tb, faltou furadeira para arrancar os rebites que colocaram na maçaneta e trocar por parafusos...
    Nos intervalos dos intervalos revisar as máquinas de vidro e aparafusar os espelhos externos que estavam soltos... Tudo OK...
    Quando sobrava o tempo olhar os detalhes das laterais por dentro e parte interna das portas... Zero KM

    E no fim dar tudo certo, ver que tudo até agora está beleza e em ótimoooo estado é muito bacana...

    Faz esquecer das coceiras, azar da alergia... ehehhehhe

    Grande abraço a todos... Espero voltar com mais dúvidas na próxima semana...!

    Ricardo

  • #38
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    Canali,
    O motor OM324 aguenta a turbina e dura a vida toda. Permite fazer viagens longas e é de fácil manutenção.
    Então se quiser manter o jipe originalzinho sem investir muito para no futuro trocar por uma Band mais moderna, tudo bem.
    Mas se pretende investir na viatura e torná-la um veículo mais confortável, com melhores respostas e de condução mais prazerosa, comece pela troca do motor.
    Somente quando troquei o motor foi possível conversar dentro do jipe.
    A Band que o Guiga mostrou está maravilhosa, certamente o dono investiu muita grana nela. Acredito que manteve o OM324 por algum motivo especial, talvez até sentimental. Não pode ter sido por motivos técnicos.
    Eu já tive os motores OM324, OM314 e agora tenho OM364, a diferença do OM324 para o OM314 é gritante (gritante rarará).
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
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    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #39
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    Citação Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    Canali,
    O motor OM324 aguenta a turbina e dura a vida toda. Permite fazer viagens longas e é de fácil manutenção.
    Então se quiser manter o jipe originalzinho sem investir muito para no futuro trocar por uma Band mais moderna, tudo bem.
    Mas se pretende investir na viatura e torná-la um veículo mais confortável, com melhores respostas e de condução mais prazerosa, comece pela troca do motor.
    Somente quando troquei o motor foi possível conversar dentro do jipe.
    A Band que o Guiga mostrou está maravilhosa, certamente o dono investiu muita grana nela. Acredito que manteve o OM324 por algum motivo especial, talvez até sentimental. Não pode ter sido por motivos técnicos.
    Eu já tive os motores OM324, OM314 e agora tenho OM364, a diferença do OM324 para o OM314 é gritante (gritante rarará).
    Buenas Hercílio,

    A idéia no momento é manter o motor devido ao investimento necessário não estar disponível, por enquanto... hehehheheh
    O motor da Bud está sereno (se é que aquele motor pode ser sereno, a comunicação com ele funcionando é complicada mesmo!!!), o que me instiga um pouco é a caixa ser curta, torna o transito na cidade nervoso, se é que me entendes... É força demais para o "arranca e pára" diário...

    Pelo que andei estudando aqui no fórum o ideal seria mudar a relação ou mesmo trocar a caixa, mas aí vem a dúvida, só trocando a caixa (ou alterando a relação) já mudaria o suficiente? Ou precisaria trocar eixos, cardãs, diferenciais e afins? Dúvida cruel...!
    São muita opiniões divergentes, não consegui achar uma "receita" para o meu perfil de uso (urbano + pescarias, não trilheiro).

    Quanto a Band que o Guiga compartilhou, Zeus queira que um dia possa ter algo parecido... Na minha humilde opinião, está no ponto!!!

    Gracias Tchê, tua experiência e comentários tem sido de grande ajuda (e incentivo!)

    Abraços,

    Ricardo

  • #40
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    Buenas Gurizada,

    Atualizando minha aventura como meXânico de Bandeirantes...

    Fechaduras dianteiras trocadas, as novas serviram perfeitamente, plug and play!
    Troquei também as travas, as duas portas estão fechando igual ao refrigerador aqui de casa!!! hehehhe
    Mas nem tudo são flores. Esqueci de mandar fazer as chaves novas para as maçanetas (cada porta tem uma chave diferente), e como os forros de porta são presos por trocentos parafusos, futuramente precisarei abrir novamente...
    Conferi a fechadura da porta traseira, está boa, só reapliquei graxa para durar mais tempo...

    Troquei também os cilindros de embreagem, os dois (talvez o auxiliar não precisasse, mas foi no embalo) e aproveitei e troquei também a tubulação do fluído e o flexível inferior... Só faltou prender de maneira digna o parafuso do pedal... hahhahahha... Amanhã farei isso.
    Como o serviço terminou a noite não reparei que o flange superior ficou vazando, o fluído que escorreu tirou um pouco da tinta por dentro do cofre... Problema solucionado, mas não deu tempo de pintar a parte escorrida, outra missão para amanhã (ou mais além, pois tem outras partes precisando de um banho de tinta)...

    Amanhã inicia a segunda fase... Freios!

    Vou desmontar e tirar umas fotos, principalmente dos discos, pois tenho uma certa desconfiança que possam não ser originais... Caso essa desconfiança se confirme começa outra vez o garimpo...!
    Neste embalo já vou dar uma conferida nos arredores, se achar alguma coisa estranha compartilho com os amigos, ou melhor, peço ajuda desesperadamente a vocês!!! hehheheh

    Abraços e boa noite!

    Ricardo

  • #41
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    Citação Postado originalmente por Canali Ver Post

    Vou desmontar e tirar umas fotos, principalmente dos discos, pois tenho uma certa desconfiança que possam não ser originais... Caso essa desconfiança se confirme começa outra vez o garimpo...!
    Canali,
    Os discos originais são fáceis de achar.
    Aqui em Campinas tem na Tor Off Road. Custa R$ 80 cada.
    As pastilhas são as mesmas da S10.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
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  • #42
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    Citação Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    Canali,
    Os discos originais são fáceis de achar.
    Aqui em Campinas tem na Tor Off Road. Custa R$ 80 cada.
    As pastilhas são as mesmas da S10.
    Buenas Hercílio,

    Coincidência - ou não -, uns 15 minutos atrás mandei e-mail para o Rodrigo lá da Tor perguntando valores dos itens básicos, como discos, pastilhas e reparos de pinça...
    Depois me dei conta que alguns itens tem valores no site... hehheheh

    Não sei ainda se os discos (o sistema de freio dianteiro num todo) são originais, pois representa que o antigo proprietário fez diversas adaptações na camionete, talvez possa ter usado freios de outro carro... Vide o uso da bomba de vácuo adaptada da camionete Peugeot...

    Para confirmar se são ou não originais, o que pensei em fazer é retirar um deles, levar numa auto peças e pedir um par de discos iguais (sem citar o modelo do carro)... Muito idiota essa idéia??? hehehheheh

    Grande dica essa das pastilhas!!!

    Agora a dúvida tola... Os discos e pinças não poderiam ser da S-10 também?

    Abraços,

    Ricardo

  • #43
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    As pinças não são as mesmas, mas as originais Varga, custam em torno de R$ 300,00 cada.
    Tomara que não precise mexer nelas.
    Alguns proprietários de Jeep Willys optam pelo kit Super Break Disk que usa pinças de Kombi. Na Band não funciona, esqueça.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
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  • #44
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    Buenas Gurizada,

    Fase freios no início (bem no início!!!)

    Dianteira desmontada... Como era de se esperar de um mexânico inexperiente, consegui quebrar um dos parafusos...
    Resultado é que mesmo antes de qualquer outra coisa já precisei mandar a pinça para tirar o pedaço do parafuso. Aproveitei e mandei revisar as duas...
    (Mas como alento descobri que a cagad* não foi toda minha, esse parafuso que quebrou era adaptado, parafuso de ferragem, enquanto os outros eram automotivos, resistência 10.9 se não me engano...)... Já aproveitei e encomendei os 4 parafusos novos, allen resistência 12.

    O lugar onde levei as pinças é a Tecnifreios aqui em Porto Alegre, bastante conceituada no meio... O camarada que me atendeu desconfiou que as pinças possam não ser originais da Bandeirante, comentou algo sobre modelo "T", mas não soube dar certeza de qual carro seria em função das pastilhas não serem muito tradicionais, ele ficou de pesquisar nos catálogos.

    Com isso já fiquei com receio de comprar os discos e pastilhas pela internet. Na Toroffroad os preços das peças originais estão muito bons mesmo considerando o frete para cá, mas se vierem errados vai custar caro fazer a troca.

    Para piorar minha dúvida, esqueci de fotografar as pinças antes de deixá-las para revisão, e procurando aqui no fórum não achei nenhuma foto para ver se achava alguma semelhante... GÊNIO!!!

    Eis as fotos do meu serviço!!!


    (retirei a placa pois as fotos estão postadas no Facebook)

    Lado esquerdo



    Lado direito




    E os discos (que pegaram bastante chuva e enferrujaram um pouco)



    Achei que a fase Freios seria complicada se desse problema nas peças internas, mas de começo já complicou nas partes visíveis... eheheheh

    Hercílio, ou qualquer outro mestre, alguma dica?!!! hehehheh

    Abraços,

    Ricardo

  • #45
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    Ô Canali,
    Não sou especialista, não.
    Só tenho relatado aqui, os problemas pelo quais passei e as formas como solucionei (ou não).
    Infelizmente nesse caso não poderei te ajudar. Se tivessemos fotos do conjunto talvez pudesse comparar com o meu.
    Vamos aguardar a opinião dos amigos.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
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  • #46
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    Citação Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    Ô Canali,
    Não sou especialista, não.
    Só tenho relatado aqui, os problemas pelo quais passei e as formas como solucionei (ou não).
    Infelizmente nesse caso não poderei te ajudar. Se tivessemos fotos do conjunto talvez pudesse comparar com o meu.
    Vamos aguardar a opinião dos amigos.
    Nao é original toy ou Varga.Suporte da pinça é parafusado no munhao,este é soldado. Nao dá para definir sem ver pinças.
    Abs
    Band 92 , a branquela! Direçao,turbo,intercoler,5 marchas, guincho biselli,33x12,5, flutuante,disco nas quatro,Freio àr,train horn.

  • #47
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    Buenas Hercílio,

    Os problemas que já passaste te deram experiência, então ao meu ver és sim um especialista, nem que seja no sentido de ser um camarada especial, que tem me ajudado bastante!!!

    Buenas Sérgio, (outro especialista, no mínimo, no mesmo sentido que mencionei ser o Hercílio!!!)

    Pois é, o suporte é soldado mesmo... Sábado, enquanto eu montava a dianteira, apareceu um camarada que entende de solda, trabalha com funilaria. Como eu já havia lido teu comentário Sérgio, perguntei a ele sobre aquela solda, ele disse que está muito bem feita, nem parece ser adaptação (comentou que talvez a peça inteira fosse adaptada de alguma camionete ou caminhão, de tão bem soldada)... Gostei do comentário... hehheheh

    Durante a semana peguei as pinças na revisão (por sinal, o pessoal da Tecnifreios comentou que elas são de Escort e de ação dupla, que pelas medidas e testes nos discos servem tranquilamente para usar nas Bandeirantes, então fica a dica caso alguém precise adaptar), comprei os discos (tive que comprá-los aqui no mercado mesmo, 160,00 o par, pois o frete para mandar vir da Tor ficou caro) e flexíveis novos...
    Toda a dianteira está montada e "aparentemente" funcionando... Ainda não consegui testar andando pois abri a traseira, durante essa semana vou mexer nas lonas...

    Abaixo algumas fotos da dianteira montada, ainda sem as rodas.



    Detalhe do suporte das pinças.


    Tentei dar uma proporção do tamanho das pinças


    Uma coisa que me intrigou... Nesta foto abaixo está em detalhe o lugar onde vaza óleo, escorre ali onde estão 4 parafusos mas talvez possa vir também do "anél que suporta a bolota da ponta do eixo" e só escorrer pelos parafusos pois estarem no nível mais baixo... (não sei o nome das peças, pode ser o "munhão" que o Sérgio comentou mais acima???)

    Alguém sabe dizer se isso tem reparo ou alguma junta vedante???



    Depois disso montei as rodas e fui para a traseira... Essa semana mexerei nela e vou atrás da bateria nova!

    Abraço a todos,

    Ricardo

  • #48
    Usuário Avatar de Sergioporto
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    Tem kit pronto. É vedaçao da bola do munhao,É facil de trocar,nao precisa desmontar nada.
    Band 92 , a branquela! Direçao,turbo,intercoler,5 marchas, guincho biselli,33x12,5, flutuante,disco nas quatro,Freio àr,train horn.

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