
Postado originalmente por
Mauro B
Concluída a reforma (pintura personalizada, pneus novos e interior em couro), não pude esperar mais. Levantei o
Jimny para não raspar mais. Segue a fórmula que usei:
- Pneus BF AT 235/75 R15.
- Calços de 19mm (3/4") na frente e atrás (RC4x4).
- Molas dianteiras de Chevete, com isoladores de borracha próprios, e amortecedores da Chevy (Cofap B.47464) na frente; foi necessário trocar o pino (parafuso) inferior por um de bitola menor, para utilizar uma bucha comum no olhal inferior do amortecedor.
- Molas dianteiras do próprio
Jimny e amortecedores de Kombi (a óleo Cofap 0200208) atrás; foi necessário desbastar um pouco a bucha superior, para que entrasse no encaixe existente.
Resultado:
- Ergueu umas 2" (suficiente para não raspar mais).
- Dianteira e Traseira niveladas.
- A suspensão ficou muito dura para o meu gosto, e ainda estou ouvindo estalos das molas dianteiras, imagino que em acomodação.
- Caster que originalmente seria de em torno de +0,5(mínimo) a +1,5, ficou com -2,3; ainda não dá para dizer o resultado prático.
- Curso da suspensão na frente deve ter aumentado uns 60mm, pois os amortecedores da Chevy têm isso a mais de curso que os originais; talvez a barra estabilizadora passe a ser a limitante.
- Curso na traseira deve ter aumentado um pouco menos que isso.
Outros comentários:
- Ia instalar atrás os amortecedores Traseiros da Besta GS de 12 lugares, como sugerido por vários foristas, mas nenhum deles disse que é necessário encomendá-los para o modelo antigo, com olhais em vez de pino.
- O mesmo para as molas Traseiras do Chevete - precisariam de adaptação (não encaixam), e desisti delas.
- Gostei da aparência do carro. Vamos ver na trilha.
Fotos:
Obs.: só com os calços de 19mm os pneus raspavam nos paralamas.
Última edição por Mauro B; Hoje em 17:25.