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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1



    Citação Postado originalmente por billj
    O que estou falando é que o torque necessário para girar o pneu não depende da força feita pelo motor, mas da resistência gerada no pneu pelo obstáculo. Talvez fica mais fácil se imaginar o jipe em cima de um macaco, com todos os pneus fora do chão. Neste caso, dá para perceber que o drivetrain veria quase torque nenhum, mesmo se o motor for um V8 de 500 HP?!?



    Abraços,

    A bão..... agora deu pra entender.... ja tava pensando que tu era além de engenheiro advogado.

  • #2
    Citação Postado originalmente por billj
    Você acha que ele está se lixando com o consumo de combustível?!?
    Discordo Bill!!!!
    O consumo de combustível é importantíssimo e é uma preocupação minha.

    Preciso garantir que o X Mobile consiga percorrer pelo menos uns 2 km de Trial com um tanque de 30 litros

    Acabar como o Leitão? Nem morto

  • #3
    Só lembrando, X...
    Você tava cogitando colocar câmbio de Vectra, Astra, etc... nesses carros especificamente, o motor é transversal. Ou seja, um trampo pra adaptar, se é que é possível. Só fico pensando nos suportes...
    Aliás, desse motor GM 2.2, tem modelos longitudinais e transversais. Fica esperto.
    O Omega tem versão 2.2, ou 2.4, não lembro direito... só não sei se existe essa 4 cil com câmbio auto.
    Autos do Opala e Chevette existem. Os 2 são 3 marchas.
    Penso que o do Chevette seria legal pra você. Ou do Vitara (melhor ainda).
    Pra finalizar... talvez, pra evitar esse problema de combustível, fosse legal fazer um tanque de inox. É o que eu planejo fazer em breve, diminuindo os raios do tanque. E nem é algo absurdamente caro. A minha idéia é chegar num tanque de 60l, por aí. Vou desenhar e mandar fazer, depois, se tiver qualquer novidade eu dou um toque.
    []s,

  • #4
    Citação Postado originalmente por Bomba
    Só lembrando, X...
    Você tava cogitando colocar câmbio de Vectra, Astra, etc... nesses carros especificamente, o motor é transversal. Ou seja, um trampo pra adaptar, se é que é possível. Só fico pensando nos suportes...
    Aliás, desse motor GM 2.2, tem modelos longitudinais e transversais. Fica esperto.
    O Omega tem versão 2.2, ou 2.4, não lembro direito... só não sei se existe essa 4 cil com câmbio auto.
    Autos do Opala e Chevette existem. Os 2 são 3 marchas.
    Penso que o do Chevette seria legal pra você. Ou do Vitara (melhor ainda).
    Pra finalizar... talvez, pra evitar esse problema de combustível, fosse legal fazer um tanque de inox. É o que eu planejo fazer em breve, diminuindo os raios do tanque. E nem é algo absurdamente caro. A minha idéia é chegar num tanque de 60l, por aí. Vou desenhar e mandar fazer, depois, se tiver qualquer novidade eu dou um toque.
    []s,
    Desculpe minha ignorancia mas qual é a dificuldade de adaptação de um motor transversal?

  • #5
    Tche, a saida de força do cambio é de revesgueio...

    Nos transversais motor e cambio ficam paralelos aos semi-eixos.
    Assim a dita capa-seca/embreagem fica do lado do motora e o cambio vem em sequencia. A tracao é dianteira e tudo funciona em paralelo.
    No samuca é longitudinal e de tracao traseira...

    Consegui captar com essa enrolacao ai?

    UMQC,

  • #6
    Bom, motor é motor... você pode muito bem colocar um motor transversal pra funcionar como longitudinal.
    Na minha opinião, a dificuldade é nos coxins. Nos longitudinais, as bases para os suportes ficam nas laterais do motor, paralelos ao virabrequim. Nos transversais, um fica junto das correias, e o outro junto da caixa seca. Ou seja, se virasse o motor pra posição longitudinal, é como se ficasse na "frente" e "traseira" do motor. Muito sacal pra reposicionar tudo, ou fazer longarinas pra fixar os coxins; é mais fácil pegar um motor longitudinal e poupar a dor de cabeça.
    E se fosse pra posicionar ele na transversal, mesmo... teria que confeccionar uma caixa seca nova com um mecanismo pra fazer o eixo de rotação girar em 90 graus e transmitir ao câmbio. Resumindo, desencana dessa hipótese...
    Depois conta pra gente o que você decidiu. Boa sorte...
    []s,

  • #7
    Citação Postado originalmente por Bomba
    Bom, motor é motor... você pode muito bem colocar um motor transversal pra funcionar como longitudinal.
    Na minha opinião, a dificuldade é nos coxins. Nos longitudinais, as bases para os suportes ficam nas laterais do motor, paralelos ao virabrequim. Nos transversais, um fica junto das correias, e o outro junto da caixa seca. Ou seja, se virasse o motor pra posição longitudinal, é como se ficasse na "frente" e "traseira" do motor. Muito sacal pra reposicionar tudo, ou fazer longarinas pra fixar os coxins; é mais fácil pegar um motor longitudinal e poupar a dor de cabeça.
    E se fosse pra posicionar ele na transversal, mesmo... teria que confeccionar uma caixa seca nova com um mecanismo pra fazer o eixo de rotação girar em 90 graus e transmitir ao câmbio. Resumindo, desencana dessa hipótese...
    Depois conta pra gente o que você decidiu. Boa sorte...
    []s,
    Decidi injetar meu bom e velho 1.3L

  • #8
    Bem, voltando a pergunta inicial do tópico:
    - Qual o melhor motor para adaptar no samurai? AP 1.6, 1.8 ou 2.0?
    - Carburado ou injetado? Monoponto ou multiponto?
    - Alcool ou gasolina?

    Quem já adaptou motor no samurai coloque aqui qual o motor e o consumo que o mesmo está fazendo (quais pneus) e quanto gastou no motor+adaptação. Obrigado

  • #9
    Alex,
    -O q veio primeiro o ovo ou a galinha?
    -Qual o melhor jipe?

    Essas sao perguntas sem fim e sem resposta definitiva.
    TUDO depende!!! Se o cara quer forca, economia, meio termo, quer gastar pouco, quer mecher pouco, manutencao barata...

    Ta vendo? Nao tem fim!!! Nem vale a pena discutir isso...

    Abracao,

  • #10
    Suzuki 1.6 16 V do Swift sedan, injeção monoponto, gasolina. Os pneus de 38,5", não sei do consumo.

    Gastei uns R$ 2.000 no motor e adaptação........

    Abraços,

  • #11
    Banido Avatar de ojaneri
    Entrada
    01/07/2004
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    Agradecimentos: 0
    X,

    Tu vai importar aquele kit de injeção pro 1.3 ? Ou ja arranjou uma I.E. pra adaptar? Eu ate tenho minha TBI aqui, mas com o mod. queimado...

  • #12
    Citação Postado originalmente por billj
    Suzuki 1.6 16 V do Swift sedan, injeção monoponto, gasolina. Os pneus de 38,5", não sei do consumo.

    Gastei uns R$ 2.000 no motor e adaptação........

    Abraços,
    Menos mão de obra.

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