x
Convex Datacenter
    Usuário
    Entrada
    17/01/2010
    Agradecimentos: 0

Preparacao da Tracker

Ola Andre,

muito obrigado pelo pronto atendimento. Realmente estou um pouco ansioso para ver o carro depois de modificado. Pretendo fazer umas trilhas leves para fugir do asfasto de vez em quando.

Minha ultima aventura em Florianopolis so nao foi um desastre por pura sorte. O carro ficou todo alagado, inclusive a central eletronica. Gracas a Deus nao houve calco hidraulico. A proposito, existe maneira de vedar melhor o carro, mesmo fazendo o lift da suspensao?

Comprei os amortecedores da Suprema e as bieletas e vou trocar no sabado. Pelo que entendi somente a cambagem pode dar problemas? Nao fica melhor, trocar as molas traseiras tambem?

Grande abraco e parabens pelo carrao. Quem sabe futuramente nao faco algo mais agressivo assim.

Winderson.

Usuário Avatar de TMorais
    Entrada
    27/04/2006
    Local
    Salvador/BA
    Agradecimento: 1
    Adaptação para ajustar cambagem?? Eles vão é reabrir a furação original do seu amortecedor dianteiro. Compre um par de parafusos CAM12 que o ajuste é ideal sem mexer no seu amortecedor.

Não há necessidade de ajustar cardã. Só se for levantar a carroceria tambem.

Se faz necessário um par de prolongadores para o batente do amortecedor dianteiro que o kit da RC nao tem. (evita fim de curso na dianteira).

Vc encontra na www.alternativa4x4.com.br

Entrada
    27/04/2006
    Local
    Salvador/BA
    Citação Postado originalmente por windsurf Ver Post
    Aproveitando, passo os precos que comprei as pecas ate o momento:

1) Bieletas do Honda Civic 98/00 - R$13,50/un;
    2) Amortecedor do Omega Suprema GBL 1024 - R$108,00/un;
    3) Kit 2" da RC - +/- R$500,00;
    4) Pneus Yokohama G012 235/70/16 - R$585,00/un;

Caso tenham precos melhores, ou algum local que tenha os BF AT KO, peco que me avisem pois ainda nao paguei os pneus.

Abracos,

Winderson.
    Pneus vc poderia avaliar os GENERAL GRABBER AT2 235/70/16 da Continental ou os BF T/A 225/75 R16.

sobre o novo angulo das bieletas, não é preciso colocar aquele calço na barra estabilizadora para forçar menos ?

com a troca pelo amortecedor pelo da suprema n é preciso trocar a mola pelo dianteiro do opala e nao usar o calço da RC ?

putz li esse topico todo, mais nao tenho grana pra mexer no carrinho, ta novo e original ainda.

abs.

Usuário Avatar de iwakura
    Entrada
    22/09/2007
    Local
    Porto Alegre/RS
    Philipe,

Sobre as bieletas: se for colocar o calço vai forçar um pouco menos. Mas se não colocar, dependendo do uso, as bieletas podem durar até mais de 100.000km, e depois, são baratas mesmo...

O amortecedor da Suprema pode ser usado com as molas do Opala ou com as molas originais+calço.

Tarciso: o CAM12 serve somente para um ajuste fino, mesmo utilizando-o têm que oblongar o furo do amortecedor. Somente o CAM12 não vai zerar a cambagem.

Winderson: é melhor ablongar o furo superior que o inferior, pois é menos sujeito às pancadas.

abs,
    Mario.
    Tracker 2008 - Lift 2" + Yokohama 235 70 R16 + XCrawler + Amort. by Beto Paraná

Usuário
    Entrada
    17/01/2010
    Olá Pessoal,

cada dia eu fico mais interessado neste Forum. Só tenho que agradecer pelas dicas que todos tem a maior boa vontade em fornecer.

Mais uma dúvida: Precisa colocar os prolongadores do amortecedor dianteiro? Acabei de ligar para a Alternativa 4x4 e eles me disseram que no Kit deles vem o tal prolongador, mais o espaçador de cardã e o espaçador da mola traseira (para não escorregar e fazer barulho). Só que o preço do kit da alternativa é R$580,00 + Mão-de-Obra (contra R$500,00 da RC). Caso eu compre somente os prolongadores, o custo é de R$85,00 por unidade.

Bom, resumo da ópera: vou mesmo de RC 4x4, mas precisa instalar os prolongadores (pois não vem no kit da RC)?

A propósito, alguém sabe onde encontrar os penus General Grabber em São Paulo? São melhores que os Yokohama (50/50% asfalto)

Obrigado,

Winderson.

Entrada
    27/04/2006
    Local
    Salvador/BA
    Citação Postado originalmente por iwakura Ver Post
    Philipe,

Sobre as bieletas: se for colocar o calço vai forçar um pouco menos. Mas se não colocar, dependendo do uso, as bieletas podem durar até mais de 100.000km, e depois, são baratas mesmo...

O amortecedor da Suprema pode ser usado com as molas do Opala ou com as molas originais+calço.

Tarciso: o CAM12 serve somente para um ajuste fino, mesmo utilizando-o têm que oblongar o furo do amortecedor. Somente o CAM12 não vai zerar a cambagem.

Winderson: é melhor ablongar o furo superior que o inferior, pois é menos sujeito às pancadas.

abs,
    Mario.
    Mário,

Coloquei o CAM12 direto na Pirelli e logo no inicio nao zerou a cambagem por completo (ficou faltando pouca coisa), o meca pediu que rodasse assim por um tempo e voltasse para verificação. Ao retornar a cambagem estava no lugar sem problemas. Tempos depois verifiquei novamente e estava tudo ok.

Usuário
    Entrada
    17/01/2010
    Ola Pessoal,

aqui vai algumas fotos da aventura em Floripa. Por sorte nao perdi o motor e a Central Eletronica. Hoje estive na RC 4X4, sendo muito bem atendido pelo Adriano que instalou o KIT de 2".

Tive a oportunidade de conversar com o Rodrigo, que me deu uma verdadeira aula sobre a mecanica, e dicas de pilotagem. Uma das dicas achei muito util, principalmente em situacoes como a que passei em Floripa, caso entre agua no motor:
    1) Desligar o motor imediatamente, caso nao tenha apagado;
    2) Esconder a chave para evitar que algum "amigo" curioso tente fazer o motor funcionar;
    3) Secar o filtro, eletrica e retirar todas as velas (levar uma chave de vela);
    4) Secar todas as partes eletricas, sensores, filtro de ar, agua no carter (pela vereta);
    5) Girar o motor SEM AS VELAS nas posicoes. Essa e a dica quente, pois se houver agua na camara de combustao e pistoes, atraves da entrada pela admissao de ar, ela sera jogada fora atraves dos oricios das velas. Assim, evita-se o calco hidraulico quando os pistoes forem movimentados.
    7) Depois e so conectar tudo e torcer para nao haver nenhuma pane eletrica e ligar o carro.

Espero nao passar mais nenhum susto, mas pelo menos agora tenho mais informacoes e que podem ser uteis a mais alguem.

ABS,

Winderson.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -tracker4-2-.jpg   -tracker3-2-.jpg   -tracker1-2-.jpg  

Usuário
    Entrada
    17/01/2010
    Pessoal,

voltando ao assunto do Forum, acabei de fazer as modificacoes no meu carro:

1) Lift de 2" na suspensao da RC 4X4;
    2) Pneus General Grabber AT2 235/70/16;
    3) Amortecedor da Suprema GBL 1024;
    4) Protetores de motor e caixa da RC 4X4.

O carro ficou muito bom, mais firme na estrada. Ainda nao sei qual a melhor calibragem, mas estou usando 28 lb em todos os pneus.
    Senti que ele ficou mais pesado e agora pede mais marcha nas subidas, mas nada que incomode.
    O velocimetro, como esperado, agora marca quase a velocidade real comparado com o GPS. O consumo nao sei ainda, mas deve ter aumentado (fazia 8 na cidade e 9,5 na estrada a 110 km/h de media e ar ligado).

A cambagem foi acertada com o aumento do orificio do parafuso superior do amortecedor dianteiro e deixei com 0 grau, mas acho que a convergencia nao ficou correta, pois o sujeito deixou 1/2 grau divergente e acho que seria convergente, ou 0, pois o carro e tracao traseira.

A altura ficou muito boa, com cerca de 6 cm mais alto. Acho que agora da para entrar na lagoa em Floripa...brincadeira, nunca mais.

Seguem algumas fotos para comentarios, mas tirei outras com detalhes da montagem e do trabalho sendo executado.

ABS,

Winderson.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc02666.jpg   -dsc02680.jpg   -dsc02686.jpg   -dsc02683.jpg   -dsc02679.jpg  

Usuário Avatar de Andre Sousa
    Entrada
    08/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 7
    Legal Surf...

O carro ficou muito bonito com esses pneus maiores e com a nova altura da suspensão. Como você já pôde perceber. Só isso já é bem suficiente para que o carro tenha um comportamento melhor fora de estrada. O ajuste da cambagem parece que foi resolvido com o alargamento do furo. O que o TMorais falou do CAM12 está certo. Eu uso e ele ajuda a manter o ajuste da cambagem. Mas não são indispensáveis.

O Iwakura falou muito bem sobre as bieletas. Elas quebram ou desgastam se o uso do carro for em trilhas que torçam muito a suspensão, como em erosões. Do contrário, podem durar uma eternidade. Sugiro ter um par na mala. Elas são muito fáceis de trocar. As do Civic antigo são mais robustas e servem como uma luva - custam apenas R$ 14,00 o par.

Não pense em trocar as molas agora, sinta o carro primeiro. Os prolongadores do batente dos amortecedores dianteiros eu recomendo porque evitarão que os mesmos batam secos no fim-de-curso.

Outra coisa. Vejo que está usando um belo estribo. Eles realmente são bonitos mas devem ser usados na cidade. Em trilhas esses estribos vão te prejudicar e você vai certamente amassar eles. Note que eles diminuem o vão livre e aumentam as extremidades laterais do carro. E isso é justamente o que procuramos diminuir pra evitar que a carroceria arraste em pedras, barrancos, etc.

Abraços.

André
    Novo Troller - pneus BF Mud 285/70/17

Hmm....

Hi ALL,

Tá com um cheiro de "outra viatura querendo encavalar" danado no ar.

...André, aaaaaacccchhhooo que tem mp pra vc. rs rs rs.

[ ]'s,

Tormy.
    .: T o r m y :.
    Tracker 4x4 off hole, porque no RJ não tem road...

Usuário
    Entrada
    17/01/2010
    Olá André,

agradeço os comentários.

Quanto aos prolongadores do batente dos amortecedores dianteiros, o Adriano da RC 4X4 me disse que foram instalados. Qual a posição deles? Pelo que observei, além dos itens da foto do Kit, que postei anteriormente, ele instalou calços na barra de torção, que fica no compartimento do motor. São esses os prolongadores dos amortecedores também? Poderia mandar uma fotos deles no seu carro?

Gostaria de abrir 2 novas discussões neste Forum:

1) BLOQUEIO DA TRANSMISSÃO.
    O Rodrigo da RC 4X4 fabrica um bloqueio fixo que é adaptado na transmissão, mas eu gostaria de ter um selecionável.
    Pesquisei e descobri que existe o ARB para a Tracker mas parece que serve somente para 26 ranhuras. No caso da Tracker são 39/8 que dá a relação 4,875, é isso mesmo? Tenho a oportunidade de importar diretamente dos USA mas o preço deste bloqueio e mais o compressor fica em U$1,000.00. O link da ARB:
    http://arb.com.au/resources/pdf/airL...tion_chart.pdf
    Dúvidas:
    Quais seriam as modificações necessárias para este tipo de bloqueio e que partes são necessárias para adquirir? Vale a pena modificar a transmissão original para virar um verdadeiro tratorzinho? As demais funções 4x4 H e L continuarão a funcionar normalmente ou em conjunto com o bloqueio?

2) VEDAÇÃO DAS PORTAS

Após o "incidente" (tradução=cagada) em Floripa, constatei que as portas não possuem boa vedação, pois a borracha pega em cima dos acabamentos de plástico das caixas e colunas das portas. Como você melhorou isto?

Grande abraço e obrigado pelas dicas.

Winderson.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59

Permissões de Postagem