x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de TMorais
    Entrada
    27/04/2006
    Local
    Salvador/BA
    Agradecimento: 1

Citação Postado originalmente por Barrio_L200 Ver Post
    Pois é.. meu caro Morais... então vamos ver se eu estou entendendo, desculpa a ignorância .

A galera modifica geral as trackers, principalmente calços na suspençao mais pneus 235/70/16, pelo que eu vi, é a modificação mais facil, barata e comum aqui no forum... e todo mundo tem seu seguro e não sabe se em caso de sinistro vai receber na boa ou vai ter que entrar na justiça? é isto???

meio perigoso.. mas a minha vontade de modificar ainda parece maior!!! hehehehe... acho que de todos...

Estou vendo com meu corretor algo por escrito da corretora que me abra uma brecha para passar no seguro, podendo provar em caso de sinistro.

Abraços e valeu. Se alguem que já passou por esta triste experiência com o seguro.. relata aí pra nós!!!

Barrio
    Acho que isso ai mesmo.
    Se vc encontrar alguma brecha sobre o seguro com seu corretor nos informe.
    Att

Citação Postado originalmente por Marcospaina Ver Post
    Olá Pessoal, preciso de ajuda.
    Comprei as já falada aqui molas dianteiras do opala ano 80/92 para por em meu GV.
    Ocorre ao ao tentar instalar o mecânico diz haver uma diferença no encaixe da bandeja superior, sendo o último elo da mola maior que o suporte de encaixe dentro da bandeja.
    Isso ocorreu com os senhores? Qual foi a solução?
    Marcos. Help.
    Alguem pode me ajudar?
    Marcos.

Usuário Avatar de Pedrinha
    Entrada
    12/02/2008
    Local
    Niterói/RJ
    Agradecimentos: 0
    Caro Marcos,

As molas que eu usei foram as dianteiras do Opala anos 69 a 79. Não tive nenhum problema de encaixe. Me parece que quem usou estas molas que vc comprou foi o Andre Sousa.

[]s.
    Jeep Cherokee/Liberty Limited KK 2012 com lift kit de 2" Daystar, espaçadores e pneus 245/65R17 Yokohama Geolandar A/T-S G012 - Dona Branca.

Citação Postado originalmente por Pedrinha Ver Post
    Caro Marcos,

As molas que eu usei foram as dianteiras do Opala anos 69 a 79. Não tive nenhum problema de encaixe. Me parece que quem usou estas molas que vc comprou foi o Andre Sousa.

[]s.
    Olá Pedrinha!
    Pois é... A mola que tinha no meu carro tinha o último elo superior diminuido, fechando um pouco mais a curvatura com relação aos outros elos. Já nesta nova mola do opala (80 a 92) todos os elos são do mesmo tamanho. Até cabe na bandeja mas percebe-se que fica fora do suporte que existe dentro da bandeja.
    André Souza, por favor, se vc ler o tópico me conte como foi sua instalação.

Obrigado,
    Marcos.

Usuário Avatar de Newton Guerra
    Entrada
    24/07/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 19
    Olá Pedrinha!
    Pois é... A mola que tinha no meu carro tinha o último elo superior diminuido, fechando um pouco mais a curvatura com relação aos outros elos. Já nesta nova mola do opala (80 a 92) todos os elos são do mesmo tamanho. Até cabe na bandeja mas percebe-se que fica fora do suporte que existe dentro da bandeja.

Obrigado,
    Marcos.
    É assim mesmo, não tem problema. Encape o último elo da mola com uma mangueira, use o calço de borracha do GV mais o calço de borracha do Opala (acima da mola vai o de Opala e depois o do GV).

Se você tem o calço de nylon da RC4x4 e não vai usar mais, fica legal torneá-lo de maneira que se encaixe perfeitamente por dentro da mola do Opala, deixando só uma aba com uma espessura de uns 5 mm.

Abraços
    Newton
    Vitara Canvas 97 Ex LC Prado 09 - Andina
    FZJ-80 1995

Usuário Avatar de Andre Sousa
    Entrada
    08/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 7
    Olá Pedrinha!

Obrigado,
    Marcos.
    Calma irmão...
    Quem opta pelas molas do Opala tem que se preocupar com o encaixe do elo inferior, não com o superior. É no encaixe inferior que mora o perigo de a mola se soltar e acabar cedendo ou quebrando um elo. Perceba que a bitola do aço das molas originais é menor que as do Opala, ou seja, as molas originais são mais finas correto? Pois é, no encaixe inferior o último elo se acenta perfeitamente numa covinha que existe para que a mola fique bem fixada (a mola fica meio que abraçada). No caso de molas mais grossas, elas não se encaixarão e ficarão apenas repousadas sobre o local. Após instaladas, verifique periodicamente se há indício de que mola tenha aberto e escorregado - se isso aconteceu ela poderá quebrar. A mola que uso é COFAP e isso nunca aconteceu.

Mas vamos ao encaixe superior. Na parte superior o único problema é haver rangidos porque a mola não encaixa nos calços de borracha originais. Mas a solução é simples e o Newtom Guerra, que sabe tudo, já falou o que tinha que ser dito:
    1º passe os dois primeiros elos por dentro de uma mangueira de plástico grossa - use um pouco de vaselina ou graxa pra facilitar.
    2º compre junto com as molas os calços de borracha do Opala. A Nafil Autopeças vende pela internet. Eles são baratos. Compre um par de cada um e veja o que melhor cabe. Se a mola estiver bem calçada e não tiver atrito não haverá rangido algum.

Abraços.

Obs, Verifique se com as novas molas a traseira ficou muito ais alta que a dianteira. Já ouvi no Fórum que uns cortaram 1 elo da mola, outros usaram um outro tipo (menor ou mais macia). No meu caso eu não cortei o último elo porque é o elo que permite o encaixe do calço - ele é torto justamente pra isso. Eu acabei colocando na frente as molas do V6 que são mais robustas e garantem uma altura maior e uma maior estabilidade.

Mas isso depois agente fala...
    4X4 Brasil
    Novo Troller - pneus BF Mud 285/70/17

Citação Postado originalmente por Andre Sousa Ver Post
    Calma irmão...
    Quem opta pelas molas do Opala tem que se preocupar com o encaixe do elo inferior, não com o superior. É no encaixe inferior que mora o perigo de a mola se soltar e acabar cedendo ou quebrando um elo. Perceba que a bitola do aço das molas originais é menor que as do Opala, ou seja, as molas originais são mais finas correto? Pois é, no encaixe inferior o último elo se acenta perfeitamente numa covinha que existe para que a mola fique bem fixada (a mola fica meio que abraçada). No caso de molas mais grossas, elas não se encaixarão e ficarão apenas repousadas sobre o local. Após instaladas, verifique periodicamente se há indício de que mola tenha aberto e escorregado - se isso aconteceu ela poderá quebrar. A mola que uso é COFAP e isso nunca aconteceu.

Mas vamos ao encaixe superior. Na parte superior o único problema é haver rangidos porque a mola não encaixa nos calços de borracha originais. Mas a solução é simples e o Newtom Guerra, que sabe tudo, já falou o que tinha que ser dito:
    1º passe os dois primeiros elos por dentro de uma mangueira de plástico grossa - use um pouco de vaselina ou graxa pra facilitar.
    2º compre junto com as molas os calços de borracha do Opala. A Nafil Autopeças vende pela internet. Eles são baratos. Compre um par de cada um e veja o que melhor cabe. Se a mola estiver bem calçada e não tiver atrito não haverá rangido algum.

Abraços.

Obs, Verifique se com as novas molas a traseira ficou muito ais alta que a dianteira. Já ouvi no Fórum que uns cortaram 1 elo da mola, outros usaram um outro tipo (menor ou mais macia). No meu caso eu não cortei o último elo porque é o elo que permite o encaixe do calço - ele é torto justamente pra isso. Eu acabei colocando na frente as molas do V6 que são mais robustas e garantem uma altura maior e uma maior estabilidade.

Mas isso depois agente fala...
    Obrigado, André e Newton!
    André, a traseira focou bem mais alta sim... Vc pagou muito na mola dianteira do seis cilindros? Qtas polegadas subiu a dianteira com elas? Onde as encontro? Algum perigo de dar fim de curso no amortecedor?

Abraço,
    Marcos.

Entrada
    08/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Obrigado, André e Newton!
    André, a traseira focou bem mais alta sim... Vc pagou muito na mola dianteira do seis cilindros? Qtas polegadas subiu a dianteira com elas? Onde as encontro? Algum perigo de dar fim de curso no amortecedor?

Abraço,
    Marcos.
    Comprei na SUZUCAR, não lembro o valor mas achei barato. A suspensão dianteira sobe 1" a mais. A maior vantagem é que a dianteira fica mais firme e compensa um pouco o fato de a carroceria estar mais elevada, ajudando a estabilizar a dianteira nas curvas e evitando que a carroceria incline muito.

Quanto ao amortecedor não há problema algum. porque sua ação continua preservada.

Mas antes de partir pra isso verifique a possibilidade de rebaixar o diferencial dianteiro pra preservar suas homocinéticas. O diferencial é fixado por dois suportes. A solução é simples, compre num ferro velho esses dois suportes e faça um prolongamento dos encaixes num soldador. No tópico há fotos de todas as medidas. Acho que resultado final valerá o investimento.

Ainda sobre o amortecedor, pesquise no tópico informações sobre o prolongamento do batente da supensão dianteira. Ele é necessário para quem usa calços como nós.

Abraços.

Citação Postado originalmente por Andre Sousa Ver Post
    Comprei na SUZUCAR, não lembro o valor mas achei barato. A suspensão dianteira sobe 1" a mais. A maior vantagem é que a dianteira fica mais firme e compensa um pouco o fato de a carroceria estar mais elevada, ajudando a estabilizar a dianteira nas curvas e evitando que a carroceria incline muito.

Quanto ao amortecedor não há problema algum. porque sua ação continua preservada.

Mas antes de partir pra isso verifique a possibilidade de rebaixar o diferencial dianteiro pra preservar suas homocinéticas. O diferencial é fixado por dois suportes. A solução é simples, compre num ferro velho esses dois suportes e faça um prolongamento dos encaixes num soldador. No tópico há fotos de todas as medidas. Acho que resultado final valerá o investimento.

Ainda sobre o amortecedor, pesquise no tópico informações sobre o prolongamento do batente da supensão dianteira. Ele é necessário para quem usa calços como nós.

Abraços.
    André, não tenho calços.
    Levantei a traseira só com as molas do opala e acho q vou levantar um pouco a dianteira só com molas do 06 cil.
    Mesmo assim vc acha necessário o ajuste no diferencial e prolongadores de batente de amortecedor?
    Não faço trilhas pesadas, só passeios e trilhas leves.
    Marcos.

Marcos.

Entrada
    08/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    André, não tenho calços.
    Levantei a traseira só com as molas do opala e acho q vou levantar um pouco a dianteira só com molas do 06 cil.
    Mesmo assim vc acha necessário o ajuste no diferencial e prolongadores de batente de amortecedor?
    Não faço trilhas pesadas, só passeios e trilhas leves.
    Marcos.

Marcos.
    Prezado Marcos,

O uso de molas maiores na traseira só é recomendado quando é dado à dianteira a mesma altura, sob pena de haver perda no rendimento e estabilidade do veículo.

De um modo geral, o lift que fazemos é de 2". A solução mais adequada para dianteira é utilizar calços nas molas e no amortecedor - existem kits à venda no mercado.

Pesquise um pouco no tópico sobre o que é usado nos nossos carros.

Prolongar o batente dianteiro é importante para preservar os amortecedores que dão fim-de-curso. No caso da lrealocação do diferencial o benefício é para as homocinéticas. Você deverá avaliar o comportamento do veículo e o desgaste dessas peças.

Abraços

Usuário Avatar de Nelmont França
    Entrada
    05/08/2009
    Local
    Monte Dourado/PA
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por TMorais Ver Post
    Bom... isso é verdade mesmo. As seguradoras vão procurar alguma coisa para nao cobrir o seguro. O meu mesmo como é renovação nao há visita do corretor para tirar fotos etc.. Nao inclua na apólice nenhuma modificação feita pois dessa forma seu carro fica "marcado" na seguradora.

A propósito tenho aqui o kit de suspensão à venda + amortecedores.
    TMorais, vc ainda esta com o kit e amortecedores a venda?

Usuário Avatar de TMorais
    Entrada
    27/04/2006
    Local
    Salvador/BA
    Agradecimento: 1
    Tenho sim.

Mande um e-mail para clubedotracker@yahoo.com.br

Att

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 3 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 3 visitantes)

Tópicos Similares

1. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59

Permissões de Postagem