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Convex Datacenter
  • #1909

    Desmanche




    Citação Postado originalmente por pedrinha Ver Post
    murillus, As Pastilhas Na Japanautoparts Estão A R$ 70,00 E Estão Na Promoção!!! Quanto à Sugestão Do André, Já Comprei Peças P/ O Gv Num Desmanche Tb...com Nota Fiscal, Inclusive...acho Que Neste Caso Específico, Vale A Pena!
    Pedrinha,
    Vc. Tem O Telefone Do Desmanche ? Qual A Cidade? Estado?
    Grato
    Eustaquio

  • #1910
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    Postado originalmente por vbeltram
    Boa tarde pessoal. Só para colocar mais lenha na fogueira, ou água fria na fervura, como queiram, o meu parafuso ( o de cima) também é de 12 mm (é um comum, com aço especial, não o da cambercaster. Eu uso uma porca e uma contraporca) e a cambagem trabalha dentro da recomendação técnica específica e não foi necessário "rasgar". Também não tenho explicação técnica para tal. Abs e bom final de semana para todos. Válter.

    Valter,

    Parafuso 12mm é o tamanho original... E parafuso de amortecedor não é um parafuso comum. É uma parte importantíssima da segurança do carro. É um parafuso com rigoroso controle de qualidade pelas montadoras. Qq problema nesse parafuso já viu...

    E, sinceramente, se não oblongastes o furo do amortecedor, fizestes mágica! Dê uma olhada de quão enviasada fica a bieleta após o calço e terás uma idéia de como fica o amortecedor e a roda sem oblongar.
    Mário

    Pessoal, desculpem-me pelo engano e pela polêmica causada. Retificando , na verdade o parafuso superior por mim utilizado é de 10 mm ( e não 12 conforme informado). Abs. Válter
    4X4 Brasil

  • #1911
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    Citação Postado originalmente por iwakura Ver Post
    Hélio,

    Isso é uma coisa que não entendo. Esse CAM12 permite, no máximo, uma variação de uns 2mm, e olhe lá. O rasgo do amortecedor num Tracker novo deve ser em torno de 5mm. Então, não sei como vai conseguir zerar a cambagem sem rasgar o amortecedor ou, no mínimo, substituindo os 2 parafusos por esses CAM12.

    Essa conta não fecha...

    []
    Mário.

    Olá Mário
    O que vc acha disso ?
    Comparando os dados dos relatórios de ensaios que podem ser acessados através de link em msg anterior, verifiquei que no ítem “ensaio de cisalhamento” a amostra M10 da Camber&caster se aproxima bastante da amostra M12 do original ( que estou entendendo ser o parafuso original). Essa diferença não poderia ser desprezada ? Assim poderíamos usar o parafuso Camber&caster de 10mm e possivelmente não haveria necessidade do “rasgo”
    No ítem “Determinação da dureza HRC” pode-se verificar que a amostra M10 da Camber&caster tem valores superiores ao da amostra M12 original (continuo entendendo ser o parafuso original) .
    Baseado nesses dados não poderíamos então substituir os parafusos de 12mm originais por um Camber&caster de 10mm sem que haja um grande comprometimento ?
    Abs
    Helio

  • #1912
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    Citação Postado originalmente por vbeltram Ver Post
    Pessoal, desculpem-me pelo engano e pela polêmica causada. Retificando , na verdade o parafuso superior por mim utilizado é de 10 mm ( e não 12 conforme informado). Abs. Válter
    Valter,

    Desculpar-te pela polêmica? Não vejo porquê! É pela polêmica (sadia) que conclusões valiosas são tiradas!

    Então, só pra polimizar um pouco mais: mesmo com a substituição do parafuso superior de 12 para 10mm não vais conseguir acertar a cambagem! Só vais conseguir se substituisses ambos os parafusos por 10mm, o que te daria uma margem de 4mm de ajuste. É o que fazem alguns argentinos e também já li em sites gringos. E também uma multidão de críticas sobre esse procedimento arriscado.

    Hoje eu não compraria carro sem air-bag nem ABS, então, porque escolheria usar parafusos mais finos ao invés de ablongar o furo do amortecedor? E, ainda mais, numa caminhonete que você utiliza em trilhas?? Dando porrada a torto e a direito?

    Veja, no site do fabricante do parafuso CAM e conte quantos carros, de que tipo e de que origem utilizam parafusos 10mm. Veja se consegue ver algum fabricante alemão ou japonês utilizando 10mm. E a única caminhonete a utilizar 10mm é a coreana Kia Sportage (não diz se a nova ou velha).

    http://www.cambercaster.com.br/docum...a_cambagem.pdf

    Claro que, cada um cada um, mas pra mim a segurança está em primeiro lugar. Posso ser chato, mas não gostaria de perder nenhum amigo do fórum por uma besteira destas.

    Abraços,
    Mário.
    Tracker 2008 - Lift 2" + Yokohama 235 70 R16 + XCrawler + Amort. by Beto Paraná

  • #1913
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    Citação Postado originalmente por hrodrigues Ver Post
    Olá Mário
    O que vc acha disso ?
    Comparando os dados dos relatórios de ensaios que podem ser acessados através de link em msg anterior, verifiquei que no ítem “ensaio de cisalhamento” a amostra M10 da Camber&caster se aproxima bastante da amostra M12 do original ( que estou entendendo ser o parafuso original). Essa diferença não poderia ser desprezada ? Assim poderíamos usar o parafuso Camber&caster de 10mm e possivelmente não haveria necessidade do “rasgo”
    No ítem “Determinação da dureza HRC” pode-se verificar que a amostra M10 da Camber&caster tem valores superiores ao da amostra M12 original (continuo entendendo ser o parafuso original) .
    Baseado nesses dados não poderíamos então substituir os parafusos de 12mm originais por um Camber&caster de 10mm sem que haja um grande comprometimento ?
    Abs
    Helio
    Hélio,

    Não sou especialista, mas esses testes são bastante suspeitos, em primeiro lugar foram feitos testes em apenas 6 parafusos, 3 originais e 3 da empresa. Uma amostra muito pequena, concorda?

    Esses originais são de que marca e tipo de carro?? São de caminhonetes ou de carros de passeio??

    Tomemos os testes do parafuso de 12mm original e do CAM12:

    Parafuso CAM12: 11,8 mm - 80,9kN
    Parafuso orig 12mm: 10,9mm - 67,2kN

    O parafuso CAM12 é mais fino que original, senão não teria manobra para ajustar o camber. Então, como é que o diâmetro da região ensaiada é maior que o do parafuso original???? Certamente ensaiaram na parte excêntrica do parafuso e não na parte mais fina dele. Será que dá pra confiar nessa empresa????

    E pegar um parafuso original que deveria ser de 12mm, mas que têm apenas 10,9mm??

    Se pegar o parafuso CAM14 e 14mm original, vais notar que os valores de diâmetro da região ensaiada e da força de cisalhamento são bastante parecidos. E a parte mais fina? Certamente resiste menos que o parafuso original.

    Abraços,
    Mário.
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  • #1914
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    Citação Postado originalmente por iwakura Ver Post
    Hélio,

    Não sou especialista, mas esses testes são bastante suspeitos, em primeiro lugar foram feitos testes em apenas 6 parafusos, 3 originais e 3 da empresa. Uma amostra muito pequena, concorda?

    Esses originais são de que marca e tipo de carro?? São de caminhonetes ou de carros de passeio??

    Tomemos os testes do parafuso de 12mm original e do CAM12:

    Parafuso CAM12: 11,8 mm - 80,9kN
    Parafuso orig 12mm: 10,9mm - 67,2kN

    O parafuso CAM12 é mais fino que original, senão não teria manobra para ajustar o camber. Então, como é que o diâmetro da região ensaiada é maior que o do parafuso original???? Certamente ensaiaram na parte excêntrica do parafuso e não na parte mais fina dele. Será que dá pra confiar nessa empresa????

    E pegar um parafuso original que deveria ser de 12mm, mas que têm apenas 10,9mm??

    Se pegar o parafuso CAM14 e 14mm original, vais notar que os valores de diâmetro da região ensaiada e da força de cisalhamento são bastante parecidos. E a parte mais fina? Certamente resiste menos que o parafuso original.

    Abraços,
    Mário.

    Mário

    Desculpe, não entendi a parte grifada em vermelho...

  • #1915
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    Citação Postado originalmente por hrodrigues Ver Post
    Mário

    Desculpe, não entendi a parte grifada em vermelho...
    Hélio,

    Acho que você nem têm a mínima idéia de como funciona esse sistema, não?

    A parte mais larga do parafuso é excêntrica e conforme vais girando o parafuso, ele altera (levemente) o ângulo do amortecedor. Mas para isso funcionar, o parafuso CAM necessariamente têm de ser mais fino que o original:



    Nos EUA, já há parafusos desse tipo mas com o mesmo diâmetro do original (aproximadamente), mas nesse caso, é necessário "arrombar" o furo original do amortecedor e do suporte.

    Abraços,
    Mário.
    Tracker 2008 - Lift 2" + Yokohama 235 70 R16 + XCrawler + Amort. by Beto Paraná

  • #1916
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    Valter,

    Desculpar-te pela polêmica? Não vejo porquê! É pela polêmica (sadia) que conclusões valiosas são tiradas!

    Então, só pra polimizar um pouco mais: mesmo com a substituição do parafuso superior de 12 para 10mm não vais conseguir acertar a cambagem! Só vais conseguir se substituisses ambos os parafusos por 10mm, o que te daria uma margem de 4mm de ajuste. É o que fazem alguns argentinos e também já li em sites gringos. E também uma multidão de críticas sobre esse procedimento arriscado.

    Hoje eu não compraria carro sem air-bag nem ABS, então, porque escolheria usar parafusos mais finos ao invés de ablongar o furo do amortecedor? E, ainda mais, numa caminhonete que você utiliza em trilhas?? Dando porrada a torto e a direito?

    Veja, no site do fabricante do parafuso CAM e conte quantos carros, de que tipo e de que origem utilizam parafusos 10mm. Veja se consegue ver algum fabricante alemão ou japonês utilizando 10mm. E a única caminhonete a utilizar 10mm é a coreana Kia Sportage (não diz se a nova ou velha).

    http://www.cambercaster.com.br/docum...a_cambagem.pdf

    Claro que, cada um cada um, mas pra mim a segurança está em primeiro lugar. Posso ser chato, mas não gostaria de perder nenhum amigo do fórum por uma besteira destas.

    Abraços,
    Mário.
    __________________

    Boa dia ao Mário e aos demais amigos foristas. Concordo plenamente contigo e agradeço às concisas informações. Eu também entendo que a segurança sempre deve ter prioridade. Como eu vou ter que mexer na dianteira devido ao "fim de curso dos amortecedores", vou providenciar o aumento do furo e a colocação dos parafusos originais (que estão guardados). O problema é que este serviço ( do do parafuso de menor diâmetro) foi proposto e executado por uma oficina conceituada em preparação e modificação de veículos 4 x4 em São Paulo ( Alternativa4x4 ) e por este motivo que eu estava tranqüilo ( estava, até agora). Abs. Válter
    4X4 Brasil

  • #1917
    Citação Postado originalmente por iwakura Ver Post
    Hélio,

    Acho que você nem têm a mínima idéia de como funciona esse sistema, não?

    A parte mais larga do parafuso é excêntrica e conforme vais girando o parafuso, ele altera (levemente) o ângulo do amortecedor. Mas para isso funcionar, o parafuso CAM necessariamente têm de ser mais fino que o original:



    Nos EUA, já há parafusos desse tipo mas com o mesmo diâmetro do original (aproximadamente), mas nesse caso, é necessário "arrombar" o furo original do amortecedor e do suporte.

    Abraços,
    Mário.


    Iwakura,

    Vc poderia postar fotos de seu Tracker?
    Por esta foto pequena aí de cima parece que é uma bela viatura!

    abç,

  • #1918
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    Citação Postado originalmente por Piolho-BA Ver Post
    Iwakura,

    Vc poderia postar fotos de seu Tracker?
    Por esta foto pequena aí de cima parece que é uma bela viatura!

    abç,
    Obrigado!

    Ainda é uma obra inacabada, mas ai vai:

    Tracker 2008 - Lift 2" + Yokohama 235 70 R16 + XCrawler + Amort. by Beto Paraná

  • #1919
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    Citação Postado originalmente por iwakura Ver Post
    Hélio,

    Acho que você nem têm a mínima idéia de como funciona esse sistema, não?

    A parte mais larga do parafuso é excêntrica e conforme vais girando o parafuso, ele altera (levemente) o ângulo do amortecedor. Mas para isso funcionar, o parafuso CAM necessariamente têm de ser mais fino que o original:



    Nos EUA, já há parafusos desse tipo mas com o mesmo diâmetro do original (aproximadamente), mas nesse caso, é necessário "arrombar" o furo original do amortecedor e do suporte.

    Abraços,
    Mário.

    Mário

    Eu tinha noção do funcionamento, só que os que havia visto ( na internet) tinham o mesmo calibre e a parte excêntrica era maior ainda, daí a minha dúvida. Alem disso ontem estive com um desses pafusos na mão, o mais fino ( o do descarte da oficina ). De qualquer forma informação nunca é demais principalmente por partir de um entendido...

    Abs

    Helio

    PS: Vc pintou as rodas do carro da mesma cor ? Ficou maneiro...
    Pela foto parece que sua cambagem não está zerada...

  • #1920
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    Soube que por aqui existe uma loja que fabrica molas para veículos. Vou ver maiores informações e possibilidade de confecção de molas para Tracker com + 2" no mesmo diâmetro e mais rígida.
    Se eles relmente confeccionarem as molas irei lá com Espinheira (pois tá na mão as traseira originais para análise).

    A propósito Espinheira comentou comigo que havia pedido esses parafusos na medida de 12mm. Devem chegar essa semana e aí na montagem descobrimos se precisa ou não reabrir o furo. (Eu particularmente acho que sim.)

    No meu ex-tracker teve a necessidade de reabrir o furo para ajuste de cambagem.

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