(...)
Diante de tal fato, alguém já arriscou colocar 225/70? Pelo que simulei fica muito parecido com os originais no diâmetro, mas são bem mais largos... Será que vai raspar? (...)
Respondendo: É compatível sim. Nao precisa de nenhuma adaptação
Estou considerando adquirir um Jimny Sierra Manual.
Gostaria de saber a partir de que medida de pneu preciso fazer o lift pra não raspar. Chuto que seja a partir do 225, certo?
Fiz uma breve pesquisa de valores na internet, considerando algumas marcas que me interessam. As medidas 225 e 235 ficaram em média 200 reais + barato que os mesmos pneus 205 e 215. Fiquei curioso sobre isso também.
195 80 r15 = Medida de fábrica 205 75 r15 = R$ 800,00 cada pneu 215 75 r15 = R$ 850,00 cada pneu 225 75 r15 = R$ 650,00 cada pneu 235 75 r15 = R$ 650,00 cada pneu
Se tem alguma medida que consideram ideal pro carro, gostaria de ouvir as impressões de vocês.
Obrigado
Sem lift e sem qualqer outra mudança, voce pode por as medidas 215/75 e 225/70 sem nenhum adaptação. Com o pneu 235/75 ou voce faz uma chapinha pra afastar o parachoque, ou corta os parabarros e faz um desgaste minimo no parachoque para nao raspar.
Sou novo no fórum e venho solicitar apoio baseado na experiência e vivência de vocês sobre troca de pneus para Jimny Sierra.
Eu preciso trocar os 5 pneus do meu jipinho e estou em uma tremenda dúvida entre "estilo" e "Sossego".
Eu gostaria de comprar o BFgoogdRich, mas ouvi dizer que ele raspa se o veículo não estiver preparado. Isso é verdade?
O que vocês me aconselham para não precisar modificar muita coisa no veículo? Necessário colocar flanges ou Offset?
Meu veículo é todo original e tem as seguintes características:
Véiculo: Jimny Sierra 4You All Grip 1.5 | Modelo: 2021 Acessórios:
Dei uma pesquisada mais a fundo e entendi melhor as características do veículo e também, dos Pneus.
A conclusão que eu cheguei é que como eu uso o Jimny Sierra "mesclando" estrada, cidades, terra e possivelmente trilhas leves/moderadas, um pneu AT ou ATR me parece uma escolha equilibrada e sensata: bom custo-benefício, versatilidade, carga adequada e compatibilidade com o espaço do carro. Mas se eu quisesse um off-road pesado ou trilhas agressivas, eu consideraria um pneu MT (mais robusto, agressivo).
Peguei alguns modelos sugeridos na internet e que se enquadrariam no que procuro.
Pirelli Aro 15 Scorpion Mtr 215/75r15 106q (Indicação concessionária e marca Suzuki); Maxxis AT-980 235/75R15 ou Maxxis AT-980 215/75R15 102S WL AT-980; General Tire Grabber ATX 235/75R15 109T ou General Tire 235/75r15 109t Grabber A/tx Xl;
Su009 At Wanli 235/75r15 (mais barato, porém informações de degradação mais rápida do que outras marcas segundo o que pesquisei); Barum Bravuris AT 235/75R15 109 - 1030 kg T; Firestone Aro 15 Destination A/t 235/75r15 104/101s S; RADAR RENEGADE 235/75 R15 RT+8L 110/107Q;
Já os pneus abaixo, me disseram que talvez eu teria problemas com o para-choques ou ao virar o volante total.
31X10,5 R15 BFGOODRICH ALL TERRAIN KO2 109S LETRA BRANCA
31X10,5 R15 XBRI BRUTUS ALL TERRAIN LETRA BRANCA 109S LT 6PR
use 215/75 e nunca maior, é a medida ideal (um conhecido meu tem um jimny ha mais de 10 anos)
nao e so uma questao de caber e raspar ou nao, pneu maior sobrecarrega todo o sistema de suspensao e direcao,prolonga as marchas e gasta mais combustivel. nao vale a pena
- Calibragem que costumo usar: 23 PSI na frente / 26 PSI atrás (para priorizar o conforto na cidade).
O Problema:
Precisei trocar apenas os dois traseiros e tive que misturar as marcas por que não acho mais esse Scorpion para comprar (mantive a medida original). Agora, na estrada, sempre que passo dos 80 km/h e vou fazer uma mudança de faixa, sinto um "arrasto" ou um "repuxo" na traseira, como se ela demorasse para acompanhar a frente ou desse uma leve rebolada antes de alinhar.
Sei que o Jimny é muito sensível de entre-eixos, mas a sensação está bem desconfortável e me passando insegurança. (Obs: sei da existência do shymmi, já tenho arruelas no munhão, amortecedor de direção e meu carro foi feito balanceamento com roda NO LOCAL).
Dúvidas:
- Alguém já passou por essa instabilidade misturando Pirelli (meia-vida) com Bridgestone (novo) ou outra marca?
- Esse comportamento é puramente o "tread squirm" (flexão dos blocos novos) somado à calibragem baixa (26 PSI) na traseira leve? Subir a pressão na estrada resolve ou ameniza bem?
- Há algum risco dinâmico grave a ponto de eu ter que correr para trocar os dianteiros e igualar o jogo de Bridgestone imediatamente?
Agradeço desde já pelas recomendações e dicas de vocês!