É o seguinte - notei que minha viatura (Grand Vitara 1.6 16V 3p) as vezes está expelindo uma fumaça branca pelo escapamento... Tem um cheiro forte essa fumaça.
Fumaça demais saindo do escape nunca é normal, repare se isto acontece somente quando você para a viatura muito inclinada, se for é porque existe algum tipo de folga e o oleo passa.
Srs, tive esse mesmo problema: carro inclinado na subida e gerou uma fumaça branca!
Esse é meu primeiro 4x4 e fiquei preocupado.
O colega abaixo mencionou 'folga'. Aonde poderia ser?
Postado originalmente por Morcego
Fumaça demais saindo do escape nunca é normal, repare se isto acontece somente quando você para a viatura muito inclinada, se for é porque existe algum tipo de folga e o oleo passa.
Suzuki Sidekick 93 1.6 16V Automático, banco de couro.
Fumaça branca geralmente é queima do líquido de arrefecimento, talvez pela junta do cabeçote. Uma menor possibilidade é de queima do fluido de freio.... sim, fluido de freio. Se o cilindro mestre estiver com defeito o fluido passa pro hidrovácuo e é aspirado para a admissão pela mangueira do vácuo. Isso se a fumaça for branca mesmo. Não confunda com fumaça azul, que é da queima de óleo.
Minha GVIII 2.0 2009 está fumando na primeira partida do dia. O meu mecânico disse que provavelmente é retífica do cabeçote, e que as borrachas podem ter se ressecado de ter ficado muito parado. O carro tem só 53.000 km, eu sou o terceiro dono e até 40.000 km tem a manutenção no caderninho. O dono anterior me deu a nota da última troca de óleo dele aos 47.000 km.
Alguma dica ou cuidado extra? Será que vale a pena aproveitar a abertura e fazer alguma coisa de preparação para melhorar potência?
Preciso fazer uma lista de peças e confirmar com o mecânico, porque não quero ficar muito tempo sem o carro depois que abrir o cabeçote.
Retificar o cabeçote é para o caso de empeno, causado por super aquecimento e isso não faz o carro fumar (= fumaça azulada de óleo) pela manhã. Troca de retentores de válvulas ok, deve (provavelmente vai) precisar trocar a junta do cabeçote tb. Mas é muito estranho um carro Suzuki com essa quilometragem ter esse problema. Talvez seja o caso de vc pesquisar mais com outro mecânico.
Abs,
LFC
Pois é. Em defesa do mecânico, ele não olhou o carro, eu só falei com ele pelo telefone. Ele disse que as juntas podem ter ressecado por o carro ter ficado muito parado. Para abrir e olhar precisa da junta do cabeçote e dos retentores, certo? Senão vou ficar com o carro parado
Não era vapor não? Por causa do frio por aí.
Ou houve um super aquecimento antes da fumada?
Imagino que não seja nada pois esses carros não costumam apresentar esse problema mesmo com quilometragem maior.
Abs,
LFC