Postado originalmente por
Sérgio L.P.
Colegas foristas,
Sobre o assunto consumo do GV III, considerado importante por muitos, até porque está sempre em pauta nesse fórum, segue a minha opinião.
Tenho um GV III, 2011/2012 – AT, comprado Zero KM, hoje com 10.800 KM.
Quando fiz o test drive na VIA NATSU de BH, o carro indicava no painel uma média de 5,6 KM /L. Achei essa média muito baixa e questionei ao vendedor sobre esse consumo. O vendedor me disse que, por se tratar de um veículo de teste, andava sobre condições “muito severas”.
Nesse 1 ano e meio que estou com o carro nunca consegui média superior a 5,7 KM rodando dentro de BH, indo para o trabalho, levando filhos na escola, fazendo compras, etc.
Vale destacar que essa média refere-se a deslocamento exclusivamente dentro da cidade. Se for considerar ida a aeroporto, 40 KM de distância, e outras situações parecidas, a média melhora um pouco.
As minhas viagens são geralmente pela BH 381 (rodovia da morte) entre BH/Governador Valadares, cheia de caminhões e radares de 60 KM/H. Nunca consegui media superior a 8,7 KM/L. Quando fui a Monte Verde, BR 381 sentido BH / SP, rodovia duplicada e com melhor traçado, a média foi de 10 KM/L.
Outro aspecto que deve ser considero é que o medidor demora a alterar a média. Exemplo: se faço uma viagem no final de semana de 200 KM com média de 8,7 KM/L e não zero o medidor, rodo a semana inteira seguinte dentro da cidade e a média passa para 8,1 KM/L, 7,9 KM/L, ou próximo disso.
Concluo que não dá para comparar o mesmo carro em condições distintas.
Obs. É o meu primeiro 4x4. Acho até que o carro poderia ser melhor em alguns aspectos, mas nada que desabone. Recebi exatamente o produto que comprei.
Estou plenamente satisfeito com meu carro (segurança, espaço, carro grudado no chão). Não vejo no mercado interno nenhum carro que pudesse atender a mim e a minha família melhor que o GV III.
Um abraço a todos.
Sérgio