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  • #1
    Usuário Avatar de Chuva
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    GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa




    Olá a todos!

    Depois de algumas manutenções básicas no carro, já que comprei usadinho pra dona da pensão, percebi que a viatura ficou bem bacana e falta pra ela algumas coisas simples que acho q todo mundo já pensou em fazer por aqui.

    Como não achei muita coisa direcionada ao "faça vc mesmo" na garagem, como no mundo da GV2/tracker, fui coletando e reuni algumas coisas aqui. São perfumarias e um lift BBB que consegui fazer.

    A idéia é a de compartilhar essas experiências pqnas mas gratificantes de fazer num carro que adoramos. Há muitos macetes que facilitam a vida de qquer simples entusiasta em mecânica como eu.

    Tirei muita foto e vou colocando as brincadeiras e tentando explicar aos poucos.

    Se vc tiver alguma coisa desse tipo que fez tb poste pra gente copiar! kkk

    Boa sorte!!
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  • #2
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    A primeira coisa que me decepcionou nesse carro, assim como na Tracker, foi a buzina.

    Dá até vergonha de apertar.. kkk Enfim, criei coragem e fui lá tirar a grade do parachoque dianteiro.

    A grade do logotipo sai ao se tirar as 4 presilhas de plástico e se puxando para cima, reto. Primeiro de um lado, depois o outro, devagar. Uma chave de venda pode ajudar.

    A ligação elétrica é simples com um pedaço de fio novo e dois conectores para as buzinas. Uma grave outra aguda, juntas.



    Kit buzina do monza: 30 dilmas


    Aproveitei e coloquei num lugar que achei o mais provável esse sensor abaixo da foto. Não sei se é de ABS ou temperatura, os que souberem digam por favor e se o local é esse mesmo.

    Ele estava todo caído atrás do parachoque, que já havia tomado umas paredadas de garagem do antigo proprietário e já havia sido pintado.

    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-troca-de-buzina.jpg   GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-sensor.jpg  
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  • #3
    fala chuva, é fácil soltar o parachoque? to pensando em tirar o m eu porque tem um pequeno amassadinho, daí vou voltar com soprador térmico.

  • #4
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    Chuva! Sou proprietário recente (2 semanas) de uma Gran Vitara. E você tem razão. O buzina é ruim e já está me incomodando. Kkk

    Mas eu sou ligado nesse assunto. Troco de quase todos os carros que tenho. Só não troquei a de um Fusion que tive porque é boa.

  • #5
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    Como o parachoques estava meio detonado, fui cotar para pintar. O cara mais baratinho cobrou 300 reais numa variação até 700.

    Resolvi pintar, já que meu pai tem um compressor a ar antigo.

    Esse tipo de pintura é relativamente simples, já que se usa o tradicional prime (usei o fino e não o grosso pra tampar buracos), duas a 3 demãos da cor, no caso o preto ZJ3, e por final um verniz transparente.

    O prime meio cinza é de secagem rápida. Após a colagem de algumas presilhas de plástico e massa de poliester lixada, junto com todo o parachoque com lixa 320 a seco, apllicamos 6 demãos fininhas, sendo 3 mais nas massas.



    No dia seguinte lixei o parachoque com lixa 400 a agua e pintamos.

    O preto ZJ3 não é DUCO (nitrocelulose) e sim um PU (poliureteano) não catalisado. Uma tinha tb de secagem muito rápida e fininha, já que fui numa loja de tintas e foi feita com a base suzuki preta e ajustada na hora considera a queimada do restante do carro, ou seja, foram adicionados diversos pigmentos (azul, dourado, prata, vermelho) pra chegar na cor atual do carro e nem acreditei que ficou idêntica. A cor original comprada a olho dá muita diferença.

    Por fim, pra se começar a ver a cor do carro de novo no parachoques, já que esse preto sem verniz é muito feio e sem graça, foram dadas 4 maos de verniz PU catalizado wanda. As primeira super suaves e a última meio fininha e carregadinha.

    A intenção desse processo de pintura, em qquer parte do carro, é a de se conseguir polir decentemente depois.

    Como esse verniz é praticamente mágico, a última demão fez com que o polimento fosse praticamente esquecido.

    Muita curva e poli com massa branca no. 2 e estopa por inteiro e não mudou nada. Alguns detalhes de tinta originais do efeito "casca de laranja" ainda continuaram e desencanei. Mas para se eliminar completamente esse tipo de efeito, que sai até original nos carros, é possivel antes do verniz se lixar o preto com lixa 600 a agua e se eliminar essas pqnas rugosidades que aparecerão no verniz. Se forem retiradas, no verniz com 3 demãos fininhas e sem a futura intenção de polir, a superfície fica um vidro!

    Como é apenas um parachoques e não um capô de ferrari (kkk) deixei assim msm. O importante foi tirar todas as rachaduras e craquelês antigos e deixar todo preto novamente.

    Mas fica aqui o processo simples e barato pra se brincar em casa tb. Total de meio quartinho de lata de tinta ZJ3, lixas, prime, verniz, etc: 70 dilmas. Tempo corrido de execução 2 dias esperando secar..

    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-parachoques-dianteiro-gv3-4-.jpg   GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-parachoques-dianteiro-gv3-2-.jpg   GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-parachoques-dianteiro-gv3-6-.jpg   GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-parachoques-dianteiro-gv3-1-.jpg   GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-parachoque-pintura-final-3-maos-preto-e-3-maos-verniz-1-.jpg  
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    Pneus.

    Tavam muito judiados e com 1mm de risco ainda os dueler, que alias parecem durar pra kct.

    Queria por pneus melhores e mais altos mas o bolso não me permitiu. Comprei os scorpion atr de medida 225 65 17 originais msm. Pra quem é tá bom demais!

    Puz a foto abaixo que mostra o detalhe dos pigmentos na tinta. Nunca pensei que num simples preto tinha tanta cor embutida.

    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-estado-final-pneu-dueler-trocado.jpg   GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-pneu-pirelli-scorpion-atr-225-65-17-zero.jpg  
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  • #7
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    Lampadas

    Bom, muita gente odeia mas eu não resisto a uma luz branca. A tracker tem xenon e veio assim, esse carro a luz amarela, apesar de bem forte não me apetece.

    Como o xenon tá proibido fucei e achei uma tecnologia nova no mercado. As lampadas de led.

    Fica aqui meu parecer desses kits: tem a cor q se quiser, igual a do xenon (4, 6, 8, 10k) mas uma luminosidade idêntica a da lampada original! Ou seja, ela não ilumina tanto quanto o xenon, embora esteja sendo comparada com ele.

    A luminosidade fica mais intensa e realmente se enxerga melhor, sou meio cegueta tb, mas não incomoda quanto o xenon. Outras vantagens são: acendem na hora, não ficam piscando, tem vida util maior e, o mais importante, são economicas. Quem tem xenon sabe que é o fim das baterias.

    Ficou bem bacana tb, achei, modéstia a parte. O unico problema foi o preço um pouco caro ainda, 140 dilmas cada kit. Comprei 3, um H11 pro farol de milha, um H7 pro farol baixo e um HB3 pro farol alto. As lampadas não tem o tamanho de encaixe nos soquetes perfeitos e há uma certa dificuldade em se encaixar nas lentes. Principalmente a H7 que não vem com uma base que talvez seja especifica desse carro. Adaptei com muitas voltas de fita crepe pra chegar na altura. As lampadas praticamente não esquentam o suficiente pra deformar a fita crepe. Led é led.. kk

    Aproveitei e troquei tb aquelas lampadinhas W5W, as famosas PINGAO, que ficam na placa e nas lanternas dianteiras. São de led 5 pontos super brancas tb, só pra combinar td.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-lampada-h7-original-e-led-adaptacao-base-para-presilha-1.jpg   GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-lampada-h7-original-e-led-adaptacao-base-para-presilha-2-final.jpg  
    4X4 Brasil
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  • #8
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    E viva o Natal! kkk
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-lampadas-brancas-lanterna-dianteira.jpg   GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-lampadas-brancas-farol-de-milha-h11.jpg   GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-lampadas-brancas-farol-baixo-h7.jpg   GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-lampadas-brancas-farol-alto-hb3.jpg   GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-lampadas-brancas-placa-traseira.jpg   GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-lampadas-brancas-visao-frontal.jpg  
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  • #9
    Ola Chuva, é dificil trocar as lampadas 5w5? tem que tirar o farol? abraço.

  • #10
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    Citação Postado originalmente por Chuva Ver Post


    E viva o Natal! kkk
    Nossa! ficou muito massa top demais!
    Projeto Szk GV3! Pneus 245/70/17 MUD, Proteções RudeBoy! e para-choque de aço!

  • #11
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    LIFT 1 Polegada e um pouco..

    Há diversos kits bons no mercado nacional e estrangeiro interessantes pra se levantar um pouco a viatura.

    Minha intenção não é fazer trilha e sim alguns passeios com mais conforto e, principalmente, ficar feliz de não ouvir essa jaca raspando nas valetas por onde cotidianamente passo. Sem dizer que o carro é relativamente baixo considerando aquela barra de proteção sob o cambio.

    Segue aqui uma coletania de "tecnologias" que me baseei pra confeccionar um kit simples e barato pra ser feliz.


    Esse achei bem bonito mas é de duas polegadas. Só os suported dianteiros, sem as molas maiores, custam mais de 800 dilmas.. surreal pra duas pecinhas de aço..


    Esse é muito bacana e minha opção se fosse comprar, mas tb é de duas polegadas, alem de pedir a troca dos amortecedores.
    O preço é bom, mas é gringo e pra chegar aqui o preço deve ficar salgado..


    Esse é de uma polegada e achei o suficiente. Não altera muito o carro, consegue-se um ótimo objetivo de lift e é tranquilo de fazer. Não lembro, mas acho que é nacional. O preço tb é astronômico.


    E por último esse aqui do ebay de 1 polegada tb. Era barato e tb compraria, mas resolvi me divertir e fazer..

    Queria ver se valia tanto assim se confeccionar um kit desses aqui no Brasil.. surreal a cara de pau de alguns fabricantes. Nao é pq consegui comprar uma GV3 que sou rico! kkk
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-kits-de-internet-1-.jpg   GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-kits-de-internet-2-.jpg   GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-kits-de-internet-3-.jpg   GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-kits-de-internet-5-.jpg   GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-kits-de-internet-4-.jpg  
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  • #12
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    Suportes dianteiros

    Conversando com um torneiro ele viu o projeto de caneta bic e achou ridículo.

    Demorou pra achar a chapa e cortar, já que queria superdimensionar por nunca ter feito algo do tipo pra esse tipo de suspensão alternativa mas deu certo. A espessura mínima das chapas deve ser de 0,5cm. ele usou de 0,9cm.

    Como não consegui as medidas em lugar nenhum na internet, tive que desmontar a torre.

    A construção é simples e a partir de 4 triangulos, cortou-se, furou e se soldou um pedaço de cano robusto no entre duas chapas.



    OBS: o diametro do cano ou furo central do calço poderia ser maior, de 6,5cm. Mas foi usado o material disponível e nada foi comprado. Mesmo assim foi feito um chanfro pra comportar a borracha do topo da torre. É uma borracha do batente do amortecedor. No aperto dos parafusos ficou ainda um pouco pressionada, mas nada demais e encaixou perfeitamente.

    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-confeccao-base-suporte-lift-amortecedor-dianteiro.jpg   GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-torneiro-decio.jpg   GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-par-suporte-3-5cm-lift-dianteiro-2-.jpg   GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-par-suporte-3-5cm-lift-dianteiro-3-.jpg   GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-gv3-par-suporte-3-5cm-lift-dianteiro-1-.jpg   GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-detalhe-suporte-pintura.jpg   GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-detalhe-suporte-altura-suporte-3-5cm.jpg   GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-detalhe-suporte-distancia-entre-centro-do-furo-central-e-centro-de-furo-parafuso.jpg   GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa-detalhe-suporte-distancia-entre-furacao-9-5cm.jpg  
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