É verdade Nelson, e vamos aproveitar a vida pq é curta e passa muito rápido heheheh Um abraço.
Versão Imprimível
Boa Noite, vou usar as palavras do Jipeiro Norberto Boddy para falar desse carro que só tem me dado alegria: " Uma viagem não é um ponto de partida e um local de chegada. Ela é o que você vê e vive entre estes extremos." "Para aqueles que são ansiosos em chegar e que passam pelas as estradas com velocidade acima dos 120Km/h, eu pergunto: -Para que acumular tanto stresse? E o que fazer com aquela hora a mais que vai sobrar por ter chegado antes? Gastá-la para tentar controlar a ansiedade gerada pela correria?"
Essas e outras frases voces encontram no livro dele que está viajando o Brasil todo em um willys 1951, e traduz sobre esse "motorzinho" que reclamam, sou fã do carro vale cada centavo que gastei para o meu propósito. Saudações JIMNEIRAS
Galera.... tem vários post falando de velocidade, correria, stress e tal... lá no começo do tópico eu comentei sobre minha impressão sobre a insatisfação do colega que abriu o tópico. Correr em nada tem a ver com a proposta de um autêntico jipe como o Jimny, porém achar que seu motor 1.3 é suficiente é outra coisa... nem sempre potência de motor está ligado a correria e imprudência... Um fôlego a mais pode te dar segurança em ultrapassagens por exemplo, visto que as nossas estradas estão abarrotadas de caminhão.... Sou um dos que sempre prefere estradas de terra e acho que a diversão do jipe está nisso, no prazer que ele te proporciona até chegar aos lugares... porém, acho que a Suzuki, visto o preço que cobra no carro, poderia ter colocado um motor 1.6. E isso não significa que os donos de Jimny iam sair correndo feito loucos por aí.... Os jipes normalmente tem motorização boa (Troller, Wrangler) e nem por isso vemos eles abusando da velocidade, porque normalmente que tem esse tipo de carro tem noção de suas características (fora as alterações de pneus por exemplo que limita a velocidade), mas eu disse normalmente.. sempre tem os imbecis.....
enfim... querer um motor melhor não necessariamente está ligado a querer velocidade alta em rodovias....
abs!!
Enquanto a Suzuki não muda o motor do Jimny, os interessados em aumentar a potência do jipinho podem tentar o remapeamento da central eletrônica: http://jconline.ne10.uol.com.br/cana...rro-157311.php
Aliás, já existe um tópico no fórum que trata desse assunto: http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...o-jimny-7.html
Guilmar,
Poderia me mandar alguma foto da sua adaptação das hellas?
Acabei de comprar exatamente as mesmas.
Desde já agradeço.
dutrafcd@hotmail.com
Olá a todos
Desde que vendi minha Band 90 penso em comprar outra viatura. Já há algum tempo estou propenso em comprar um Jimny mas acabo desistindo de tanto relato, que leio e ouço, de proprietários insatisfeitos com o jipinho devido à vibração (shimmy) que ocorre ao se atingir os 70/80 Km/h.
Gostaria de contar com a opinião de vcs sobre esse fato pra me me ajudar na tomada de decisão entre comprar ou não o Jimny.
Abraço a todos.
Nelson
Ex Band 90
Nelson, se os tópicos aqui não te ajudaram a decidir ainda, aí fica mais difícil, mesmo nesse tópico onde um dono relata sua insatisfação com o jipe, a maioria absoluta dos comentários é a favor do Jimny... O negócio é você conhecer suas limitações, como espaço, desempenho no asfalto (que é aceitável, mas alguns não se acostumam).... a questão do shimmy realmente existe e são muitos os relatos, porém teve relatos de gente que colocou alguma "pecinha" na Css (não sei se é um parafuso, arruela ou algo parecido) e resolveu o problema. O meu vibra bem o volante por volta dos 60km/h.... quando faço o balanceamento melhora, mas em pouco tempo volta de novo... para ser sincero, acabei acostumando.... é chato, mas atribuo ao pneu MUD e vou levando.... Penso em colocar uma amortecedor de direção em breve.. não sei se vai solucionar.....
abs!!!
Nelson,
Tenho um 4Sport 13/14 com pneus Mud KM2, retirado da concessionária em janeiro de 2014. Ele teve o shimmy entre a velocidade que vc citou até os 5.000km por falta de informação correta e de um bom profissional em balanceamento.
Na primeira revisão em Atibaia o consultor me desaconselhou a virar os pneus dizendo que iria aumentar a vibração, fizeram balanceamento e o rodízio fora da CCS e o J continuou com a vibração.
Já na revisão de 10.000, feita na Valentus, em SJC, viraram os 5 pneus e me garantiram que não iria dar o famoso shimmi, dito e feito o carro saiu perfeito e está assim até hoje. Mês que vem levo para a revisão de 20.000 na mesma CCS, pois confiança e fidelização se consegue com boa prestação de serviços.
O que te aconselho e andar uns bons Kms com um Jimny de algum conhecido para ver sua adptação, pois vejo que vc é acostumado com carro a Diesel, que é muito torcudo, coisa que o J não é. Porém me atende perfeitamente e só tem me dado alegrias.
Abç.
Nelson,
Eu peguei um 4ALL a 1 mês e pouco. Atualmente ele está com 1300 kms e te afirmo que o shimmy eu só percebi que havia lido sobre, se não...passaria como irregularidade do asfalto tranquilamente. Peguei rodovia na quarta (em torno de 250 km na Rod. do Bandeirantes) e fui entre 90 a 120 e ele não "shimou" entre esta velocidade...no meu acontece em torno de 60 e as vezes ainda...não é regra.
Quando a comprar ou não....bom...te afirmo que recentemente tive que andar no civic (13/14) e são propostas diferentes entre os carros....mas vou te falar...vendi o civic sem o menor arrependimento....rs...e olha que não tive tempo nem colocar uma roda na terra.
Abs,
O shimmy pode ter várias causas (http://www.clubedesaopaulooffroad.co...mmy/shimmy.htm).
No meu caso, era problema de balanceamento; mandei balancear no local e o shimmy desapareceu.