Nelson, tem sim, ali no botão de volume, por exemplo, tem uma luz vermelha, a mais visível até.... hoje quando tiver indo embora para casa tiro uma foto e coloca aqui para você comparar...
abs!!!
Versão Imprimível
Nelson, segue a foto!
Anexo 509990
abs!!!
Eu nunca fucei as configurações do som do jimny, mas no som do meu samurai havia opção de desligar ou ligar as luzes.
Ok Jorge. Muito obrigado por esclarecer a minha dúvida. Era o que eu imaginava: o meu rádio está sem a iluminação noturna. Já mexi em todas as configurações dele e não vi nada que se refira a esta função.
Um abraço.
Nelson
Observei que o snorkel do 4Sport não tem dreno, é isso mesmo ?
Também tinha reparado isto no meu.
Mas ao abrir a caixa do filtro de ar entendi pq não tem.
Observe que o ar entra na caixa de ar, onde está o filtro, por baixo, vindo do snorkel ou não (4all), passa pelo filtro e é aspirado pelo motor por cima.
No fundo da caixa de ar tem um pequeno furo que permite que a água que entre na caixa de ar saia gotejando por aí.
Outra coisa, na teoria a entrada do snorkel, voltada para trás, faz DIMINUIR a massa de ar aspirada pelo motor com o aumento da velocidade. De certa forma é uma destomada :) de ar... Contrária, por exemplo, as da Fórmula 1. Tudo bem que o sensor MAP acusa isso e compensa a injeção de combustível.
Então, teoricamente, o 4Sport é mais econômico e de menor desempenho do que outros sem snorkel.
Sassagudo,
na instalação do meu snorkel (OGZ) nos tampamos esse furo com silicone, seguindo uma recomendação de alguns amigos daqui do fórum, pois poderia entrar água por ali.
Poderia me explicar melhor a questão do consumo? No meu tenho a impressão que está consumindo mais... E as n discussões que já li aqui não chegaram a uma conclusão se consome mais ou menos....
Vou verificar esse furo na caixa. Em relação ao consumo ainda não sei estou no 1° tanque do 4Sport. O meu HR ficava entre Km/l 8,5 e 9,0 na cidade com ar, se conseguir essa mesma média com pneu MTR tá bom.
Olá.
Quanto a questão de consumo é só em teoria... A diferença para menos será tão pequena que as variações de marca de gasolina, vento, diferenças de modo de dirigir, etc., mascaram tudo...
Na teoria aerodinâmica, a entrada do snorkel, voltada para trás, tem a tendencia de, com a velocidade, "chupar" o ar do snorkel. A pressão atmosférica na entrada do snorkel diminui e o ar "chupado"/aspirado pelo motor estará mais rarefeito. Observe a entrada de ar dos F1 ou a entrada de ar as motos de maior cilindrada. Voltadas sempre para a frente.
Se entrar menos ar no motor, ar mais rarefeito, o sensor de massa de ar (MAP) na entrada do coletor de admissão detectará isso e a ECU injeta menos combustível para manter a proporção ar/combustível. Como se o motor estivesse funcionando em lugar de maior altitude. Justamente o princípio contrário do (turbo ou não) compressor. Daí, teoricamente, o menor consumo e desempenho.
Se a entrada fosse para frente o efeito seria o contrário. Mas ai teríamos outro problema: em velocidade e com chuva torrencial entraria muita água. E como ficaria a drenagem? O furinho mixuruca da caixa do filtro não daria conta...
Estou pensando de tirar o tampão que fecha a entrada de ar do meu 4sport e fechar o snorkel deixando-o como o 4all. Coloco um sensor de pressão ou pego carona no sinal do sensor MAP e comparo a diferença de pressão. Não acho que é significativo. Mais curiosidade mesmo...
Vou esperar mais um pouco, pela garantia, para dar uma mexida na eletrônica do motor. Acho que 85 HP para um motor 16 V, VVT e 6500 RPM é pouco. Mesmo para uma taxa de compressão relativamente baixa de 9.5. Uns 10 HP a mais deve-se conseguir. Acho que só mexendo no sensor de temperatura do ar já daria 1.5/2 HP. Qualquer ganho de potencia seria útil para ultrapassagens...
Mas entendo a posição do fabricante em gerar só 85 HP. As suspensões, freios e a estabilidade no geral não são compatíveis com muito mais potencia... Usar esse extra numa reta para ultrapassar um longa carreta cegonha é uma coisa, em curvas sinuosas é outra...
Boa semana a todos!!