Veja as velas, e bicos e Tbi tambem , que esta gastona esta, e o posto onde abasteçe , veja se estão enchendo o tanque direito pois tem quem encha ate quase a tampa e tem quem pare no automatico da bomba
Abraço
Versão Imprimível
Caros, a minha é uma 2006/2007 eu estou com ela desde maio de 2010, peguei com 29 mil km e nestes quase 4 anos rodei um pouco mais de 70 mil km, atualmente não ando nem mil km por mês, não uso o carro para vir trabalhar e o consumo sempre se manteve na faixa de 9 a 9,3 km/l em uso misto. Neste tempo, a manutenção foi praticamente a preventiva seguindo aquele "check list" do manual, únicos itens a mais foram o rolamento da polia de apoio da correira de serviço, as buchas da barra estabilizadora e a mangueira superior do radiador, mais nada. No final do ano passado coloquei pneus 225/70 R 16, Maxxis H/T, apesar de ser um pneu para asfalto, gostei muito, já que meu uso fora do asfalto é leve, nada muito radical. O que é muito bom saber é que outros estão chegando aos 200 mil firme e fortes, com muito folego ainda, ou seja, como a minha tem "só" 100 mil, estarei tranquilo por muitos anos.
Wellington
A minha ano 2000 motor 2.0 16v automática com lift esta fazendo na casa dos 8/8,5 estrada 120km/h ar ligado! Para falar a verdade me desanima um pouco! Já fiz de tudo (filtros, velas, bicos, etc). Desculpem minha santa ignorância, mas o que é Tbi que nosso amigo Ricardo citou?
Abraços!
Tenho uma 2009, muito boa de andar, tenho apenas uma queixa a fazer, esta com folga na caixa de direçao que esta me tirando o sono, fora isso otimo carro, confortavel e economico.
Fala Junqueira.... a sua por ser automática irá fazer um pouco menos Km/l mesmo devido ao conversor de torque que todo carro automático tem.... mas com certeza fazendo todas as preventivas com óleos e filtros, velas, e inclusive a TBI.
Mas não é ignorância nenhuma perguntar e sim deixar de faze-la.
O TBI (Throttle Body Injection) tem a função de controlar a entrada de ar para queima no motor, quando pisamos no acelerador o TBI abre conforme nossa solicitação deixando passar mais ou menos ar para queima. Ou seja nada mais, nada menos do que o Corpo de Borboleta
Quando não é feita a limpeza do TBI, o acumulo de sujeira pode comprometer a marcha lenta do veiculo, causando oscilação na aceleração e em casos mais críticos o motor morre quando se esta fazendo uma manobra por exemplo.
Então pessoal, para fazer trilhas na minha região eu acho o carro 10! Mas como eu falei, quando preciso andar em viagens mais longas, em questão conforto e segurança o carro é 10, mas em questão consumo desanima um pouco. Vou sempre para Ubatuba (aprox. 550km) e o consumo desanima.
Abraços!
Galera.. vou falar uma desse tal de corpo de borboleta...
Duas dicas que aprendi esse final de semana que nunca havia pensado, mas que pode ajudar..
Um camarada foi passar numa lagoa sem snorkel.. a agua com barro subiu até metade do vidro da TR4.
Dai enxarcou todo o filtro de ar e o cano até o corpo de borboleta..
Abrimos tudo, tiramos o cano e verificamos o corpo de borboleta..
Havia agua.. bastante água..
Dai um outro camarada consegui uma super dica:
Nessa hora, que molha tudo o TBI, dá pra tentar tirar um pouco da agua fazendo o motor girar ao contrario...
Como? tb fiquei besta: vc poe em quinta marcha e empurra o carro pra trás.. a agua sai jogrando do TBI aberto.. muito lindo..
Mas não deu muito certo pq tinha mais de um litro de agua que havia entrado.. com o corpo de borboleta aberto e empurrando o carro em quinta de re engatado dá pra ouvir quanta agua chocoalha na TBI.. se for pouca, pode-se tentar ligar o carro..
Se for muita, mais de um litro: NUNCA TENTE LIGAR... a agua desce e mistura com o motor.. o carro liga, mas o óleo vira café com leite e bate muito pino..
Teste de 10 segundos. Se bater tem muita agua.. se não bater dá pra sair da dificuldade.. Ou seja, essa dica é mais pra qdo vc tá sozinho, ou perdido sem noção do que fazer no meio do nada, sem sinal de cel e o carro não liga..
Fica a dica do nosso famoso CORPO DE BORBOLETA.. = TBI.. KKK
[ ]S
Chuva..
Ja tive "problemas" assim com meu ex willys, motor opala 4cc. Parei com carro passando na agua na metade do farol. O que eu fiz, foi tirar as velas, e rodar a ventuinha (mecanica) na mao.. assim ela expulsou a agua do pistao. Depois, ainda sem velas, foi batido o arranque, que expulsou o resto da agua que tinha entre o carburador e os pistoes. Remontei as velas. Deixei o carro parado uns 30 min. Abri o parafuso do carter, agua e oleo nao se misturam, entao vc drena a agua por baixo. Nao saiu toda, mas saiu. Fiz o mesmo no tanque de gasolina. Depois foi bater a chave e pegar. OK.. o motor ficou uma bosta, batendo, fora de ponto e a gasolina com agua.. mas deu p chegar em casa..
Legal Rubens.. a ideia é chegar em casa!!!
E o que precisou trocar? vc lembra? Acho q além do óleo alguma válvula empenada e juntinha? ou o pepino foi grande?
[ ]
Mack fica tranquilo ele gasta mesmo, rodo todo dia estrada/cidade andando a 80 km/h gasta e faz 10,3 com ar ligado, andando a 100/110 faz 10,2 porque? Vc so vai precisar manter a velocidade , a 80 km/h tem que afundar o pé nas subidas , faça o teste , ate na parte do GV3 tem uma foto e por incrível que pareça esta ilustrado lá no computador de bordo, uma conta rapida se vc rodar esta km ele deve chegar no litoral quase na reserva ou ate , menos de 1/4 como o tanque tem 66 lts e na pior das hipóteses fez 9,5 x 55 litros vc chega proximo aos 500 km , ou seja um tanque para ir e voltar rs!
Abraço