Powered by vBulletin

Melhorar rendimento motor Samurai EFI

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 5 de 13 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910111213 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 01/11/2013, 15:28
    Nava
    Mrvin, acho mais viavel fabricar um coletor dimensionado.

Olha esse cara, ele pega o seu e copia...ja com as alterações!

" . B I N H O . E S C A P A M E N T O S . "
  • 24/12/2013, 20:43
    Mauricio.R
    só 10Cv? faz um coletor de escape dimensionado, dê um passe no cabeçote pra aumentar a taxa de compressão(até uns 10,5:1 roda tranquilo com gasolina boa) e use uma TBi maior, ou retrabalhe a sua.

Se a injeção estiver boa, ela consegue se adequar a isso.

Algum problema em usar álcool no carro? com adequação da taxa de compressão e reprogramação da injeção aposto que vc consegue ganhar 15cv...
  • 25/12/2013, 21:50
    Nava
    Estive conversando com um amigo preparador de carro de arrancada, a gente trabalhou junto uma época e ele manja bem.
    Ele veio olhar o motor qu eu comprei aqui para trocar o meu. Elogiou todo o sistema de injeção e dutos de admissão.

Me sugeriu o seguinte para ter um custo x beneficio razoável
    - escape 4x1
    - bobina e booster de ignição MSD com cabos 10mm e velas iridium.

O custo ficaria dentro de uns 1000 reais e ganharia segundo ele até uns 20cv fora a desenvoltura melhor do carro.

No site da lowrange vc encontra as seguintes modificações de performance para o samurai sem a troca do motor:
    - pistão plano
    - came de comando retrabalhado
    - bobina MSD
    - cabos e velas NGK iridium.
    - escape 4x1

Tem outros sites tb que os caras fazem o motor do samuca a base de troca, fazendo exatamente isso, mas PNP para uma troca sem dor de cabeça.

Eu acabei de revisar todo motor que colocarei. Desmontei tudo limpei medi, troquei...ta tudo 100%.

Depois que estiver rodando terei um motor extra para testes...
  • 13/01/2014, 14:19
    Marvin_CPS
    Dando uma atualizada no tópico.

O projeto teve q sofrer algumas mudanças!
    A vida passa, e chega uma hora a gente decide casar e dai o vem os cortes de orçamentos pra os fds! rs.s...

Cenário de hoje:
    - Samurai parado com problemas de injeção no motor original.... Sem tempo para pesquisar o que pode ser!
    - Novo projeto é mudar o distribuidor para roda fonica, instalar a Aspro RF4 e aproveitar a roda fonica e fazer DIS.
    - Fica faltando para uma segunda etapa novo coletor dimensionado para 4 bicos e nova TBi;

Peças compradas:
    - HardwareCar Aspro-RF4
    - Roda Fonica Crestana
    - Sensor hall de rotação Fiat 3 fios
    - Bobina Plastica (sem modulo de potencia interno) da Bosch, aplicação Gol GIII (Codigo F000ZS0213)
    - Sonda Narrow linha VW
    - Sensor Temperatura MTE4043 Linha Fiat

Falta cabos de vela que vou definir mais por ultima pois ainda não sei onde a bobina vai ficar!
    MO de mecanico contratado - R$1.500,00 (consta: limpeza do cofre do motor - sensores e eletrica original Suzuki, instalação da roda fonica no virabrequim, instalação da Aspro RF4 junto ao novos sensores e eletrica, regulagem da Aspro e do Motor).

Custo das peças até o momento - R$400 de peças e R$800 da Aspro = Total R$1.200,00

Custo final do projeto_etapa 01 = R$2.900,00

Assim que tiver tudo instalando e rodando coloco novidades!

Nava, interessante essa parte que vc colocou:
    "No site da lowrange vc encontra as seguintes modificações de performance para o samurai sem a troca do motor:
    - pistão plano
    - came de comando retrabalhado
    - bobina MSD
    - cabos e velas NGK iridium.
    - escape 4x1"

Dá para se pensar em usar algumas ideias dessas depois... rs.s! Vou dar uma xeretada!
    Abs
  • 14/01/2014, 01:55
    Brüner
    Bom pessoal, sou novo por aqui, mas a muito tempo gosto de carros e mecânica. Acompanho o fórum pois agora estou com um Jimny e antes como a verba estava curta, quase fisguei um Samuca.

Quanto a fazer umas melhorias, existem algum problema pelo fato dele usar uma injeção, precisa ver se a central aceita um remapeamento...

Quanto o que eu faria:

Primeiro, desmotagem geral do motor, verificar as medicas, folgas e deixar o motor dentro dos padrões de compressão, pois com anos e anos pode ter certeza que as coisas não estão perfeitas como quando novo.

- Cabeçote, se a central permitir, faria um remapeamento para comportar mais taxa de compressão. Tentaria equalizar as câmeras e se precisar um polimento nos duros. Acentamento de válvulas (muito importante no cabeçote) tentaria deixar o máximo perfeito...pois eu e meu mecânico já pegamos muitos cabeçote que voltaram de retíficas sem o correto acentamento, nisso os cilindros vazam a compressão.

- Caso a central não aceite um remapeamento, ai optaria para uma injeção programável, montaria um coletor em alumínio/Inox para 4 injetores usando uma borboleta praticamente do tamanho do Tracker, com isso precisa fazer um cálculo para saber o tamanho dos dos novos injetores, pois com o aumento da borboleta, seria necessário uma readequação na alimentação. Aposto que muitos irão perguntar o pq de uma borboleta grande, simples, o ganho de torque em baixa rotação. Algué aqui por acaso já teve a experiência com carburadores Weber 40? Eu instalei uma (single)Weber IDF 40 em um motor AP original, olha a diferença foi fantástica, parecia que estava com um motor GM 4.1 de tanto torque que ganhei...A condução ficou muito boa e divertida. Por isso faria questão de uma borboleta grande.

- Ignição, se o orçamento estivesse bem generoso, talvez optaria por um módulo, pois não acho um ganho tão significativo, talvez apenas trocaria todas as peças da ignição por peças novas e usaria velas de Iridium (Denso).

-Coletor, não sei se seria legal usar um 4x1 pois geralmente ele joga o torque máximo do motor para uma rotação maior...Mas uma readequação no diâmetro dos tubos, isso sim seria melhor, mas mantendo 2 abafadores para não deixar livre demais...

OBS lembrando, não precisa subir muito a potência, mas sim tentar abaixar o torque máximo do motor em rotações mais baixas...
  • 27/01/2014, 18:55
    Marcos W
    2 Anexo(s)
    Marvin,

Sensacional esse seu tópico!! Meu módulo de injeção queimou e eu acabei partindo para um FuelTech.

Meu Samurai depois de um tempo dava umas engasgadas quando a rotação aumentava, isso era intermitente até que parou de vez. Pensei que fosse a bomba de combustivel, troquei e ele ainda não pega. To muito deconfiado da bobina agora, quando tento dar partida não tenho centelha.

Eu to desconfiado que a bobina queimou porque tava configurada errada no modulo da FuelTech. A bobina tem saída para 02 fios e o módulo de ignição que fica junto da bobina tem saída para mais dois fios. A opção escolhida no módulo tava como 03 fios.

To bem perdido ainda de como resolver esse problema, queria saber se você pode me dar uma ajuda!! :concordo: No manual da Fueltech tem uma bobina de 03 fios do VW Gol Mi que é sugerida, será que eu posso instalar essa bobina?? Tem alguma especificação que eu tenho que olhar como voltagem, amperagem, potencia, etc? Tem que trocar as velas e cabos também?? Sei que são muitas perguntas mas eu to começando agora a estudar esse assunto...

Valeu!!!

Anexo 448572

Anexo 448571
  • 28/01/2014, 00:44
    Marvin_CPS
    Fala Marcus, blz?!

Kra, se a fueltech ta funcionando normal, então pode ser a bobina msm...
    Vc instalou com roda fonica ou distribuidor?!

Se foi com roda fonica, como vou fazer no meu, a bobina a ser usada é a F000SZ0213, 3fios e 4 saidas para as velas.
    Se foi com distribuidor, a bobina que deve instalar não é essa que vc indicou não!

Tanto a fueltech quanto qq outra central programável já vem com o modulo de ignição interno a central, e se usar bobina com modulo de ignição próprio o projeto não vai funcionar, correndo o risco de queimar a central...
    Então procure a bobina gemea dessa porém sem o modulo de ignição (ou modelo de potencia) integrado.
    Em alguns casos, como na pandoo, existe opção de modulo de potencia a parte (Spark Plug) pois trabalham com potencias maiores, mas a pandoo dá a opção (via configuração do software) de trabalhar com o modulo interno ou externo a ela.

Espero ter ajudado!

Abs
  • 28/01/2014, 15:10
    Nava
    Marvin, agora eu não posso $$$ mas eu vou usar o motor que eu tenho reserva com a seguinte configuração:
    - retifica completa onde necessário
    - pistões plano low range
    - revisão trem de válvulas e cabeçote.
    - Usarei o coletor original com abertura para os injetores MI
    - came comando retrabalhado.
    - Central injeção programavel
    - TBI boca grande a avaliar...

Veja, a idéia não é dispor de tanto torque assim em baixa, visto que andamos em reduzida na trilha em rotações acima de 2500. Para o uso diário até ajudaria mas no geral ja teremos uma boa melhoria mantendo o coração suzuki e a durabilidade do conjunto.

E boa.

Fora isso é comprar o kit low range e por o motor 2.0 do GV.
  • 28/01/2014, 16:27
    Marvin_CPS
    Grande Nava....
    Como anda o projeto do seu samuca!?
    Instalou os bancos da linha Fiat, neh?! Ficarão legais?! Põe fotos no outro topico....
    Fez os semi-eixos traseiros flutuante ou ainda não?! Manda o projeto pra mim depois......

Eu to trabalhando numa configuração próxima disso que falou! Veja:

- retifica completa onde necessário - NÃO FIZ PQ O MOTOR AINDA NÃO TA PRECISANDO... TA ORIGINAL COM 150.000KM, SEM VAZAMENTOS E COM BOM CONSUMO 7 A 7,5KM/L EM USO MISTO E UNS 6,5 A 7KM/L NA TRILHA. OLEO QUE LEMBRO ERA DIFICIL BAIXAR.

- pistões plano low range - AINDA NÃO VOU PARTIR PRA MEXER NISSO, SO QDO O MOTOR DER SINAL DE RETIFICA APROVEITO E AUMENTO O TORQUE MAIS UM POUCO NO MOTOR MUDANDO OS PISTÕES

- revisão trem de válvulas e cabeçote. - MSM RESPOSTA DA ANTERIOR. QUANDO COMPREI O SAMUCA TIVE QUE DEPOSITAR SOLDA NO CABEÇOTE PQ TAVA ESQUENTANDO DEMAIS. FOI A UNICA VEZ Q MEXI NELE.... MAS QUANDO FOR NA RETIFICA E AUMENTAR A CV DA CRIANÇA MUDANDO SO PISTÕES, AI MEXO NESSA PARTE TB.

- Usarei o coletor original com abertura para os injetores MI - MSM IDEIA QUE EU, PORÉM SOMENTE PRA SEGUNDA FASE DO PROJETO. NA PRIMEIRA AINDA VOU FICAR COM O EFI ORIGINAL E SO INSTALAR A RODA FONICA COM BOBINA DE CENTELHA PERDIDA.

- came comando retrabalhado. - SO SE PRECISAR VOU MEXER NO COMANDO. TALVEZ PRECISE POR CAUSA DA TROCA DOS PISTÕES

- Central injeção programavel - TO INDO DE ASPRO RF4. QUAL VAI USAR?!

- TBI boca grande a avaliar... - QDO FIZER O 4BICOS A IDEIA É USAR A DE CORSA 1.6, QUE DARÁ A VAZÃO NECESSÁRIO PARA O FLUXO DE AR DO MOTOR 1.3 RETRABALHADO. PENSO EM USAR OS BICOS DO GOL/GOLF QUE SÃO DA BOSCH E POSSUEM CORPO MENOR QUE OS DELPHI DA GM LINHA DO ASTRA.

Veja minha idéia é deixar o samuca mais para uso no dia a dia, viagens curtas até o litoral e trilhas leves.... Então não vou investir em mais muita coisa nele! Quem sabe pare no motor com injeção 4bicos standard e invista apenas num bloqueio micromaq no eixo traseiro. Com pneus 750x16 e bloqueio acho que o semi-eixo original aguenta o tranco. Se não aguentar, talvez um eixo flutuante e semi-eixos em 4340. Acho que taria de "mais q bom tamanho", kkkkk
    Pretendo ter outro pangaré para mastigar na trilha... Um willys com GM151 talvez.... Mas isso é futuro, vamos ver!
  • 29/01/2014, 14:25
    Nava
    Acabei de trocar o conjunto motriz então estou em ajustes ainda.
    Iniciei o projeto do freio de estacionamento com disco de freio no cardã...ainda sem resultados bons.
    Coloquei bancos do punto. Show de bola. No outro tópico ja postei os resultados e comentarios.
    O projeto do eixo flutuante é o próximo passo. Ja tenho tudo em mãos.
    No motor next generation usarei esta receita. Mas claro que posso alterar depois dos resultados de vcs.
  • 05/02/2014, 23:22
    Marcos W
    1 Anexo(s)
    Citação:

Postado originalmente por Marvin_CPS Ver Post
    Fala Marcus, blz?!

Kra, se a fueltech ta funcionando normal, então pode ser a bobina msm...
    Vc instalou com roda fonica ou distribuidor?!

Se foi com roda fonica, como vou fazer no meu, a bobina a ser usada é a F000SZ0213, 3fios e 4 saidas para as velas.
    Se foi com distribuidor, a bobina que deve instalar não é essa que vc indicou não!

Tanto a fueltech quanto qq outra central programável já vem com o modulo de ignição interno a central, e se usar bobina com modulo de ignição próprio o projeto não vai funcionar, correndo o risco de queimar a central...
    Então procure a bobina gemea dessa porém sem o modulo de ignição (ou modelo de potencia) integrado.
    Em alguns casos, como na pandoo, existe opção de modulo de potencia a parte (Spark Plug) pois trabalham com potencias maiores, mas a pandoo dá a opção (via configuração do software) de trabalhar com o modulo interno ou externo a ela.

Espero ter ajudado!

Abs

Fala Marvin!! Valeu pela ajuda, to aprendendo muito com esse tópico aqui!!

Então, o meu Samurai tá original, to com o distribuidor mesmo. Não mexi na minha bobina, mas fiz um teste com o modulo da FuelTech e eu to desconfiado do meu sensor de rotação. Dei a partida do motor e ele não registrou rotação, sem rotação o módulo não aciona a ignição. To com o sensor de rotação efeito Hall, vou tentar dar uma revisada no conjunto ou trocar o sensor.

Gerei o gráfico da partida do meu motor, dá para ver que o RPM se mantém zero o tempo todo e não tem ignição. A única variação é do sensor MAP.

Abraços!!

Anexo 449756
  • 06/02/2014, 12:01
    Nava
    Marvin, não entendo nada de modulos de injeção.
    Pq escolheu a Aspro RF4 e não a Aspro.
    Qula ful tech seria a similar a esta Aspro?

Por que vc vai ficar com EFI e modulo novo? Não entendi.

Os sensores que temos em nosso sistema serão usados nessa central sem problemas? Temp, TPS, MAP, etc?
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 5 de 13 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910111213 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 10:16.